segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

...

"A Madeira de Barroso

Durão Barroso trabalha num escritório com madeira retirada ilegalmente das florestas indonésias. Dois anos após a Comissão Europeia ter negado a acusação da Greenpeace com a garantia de que só aceitava a utilização de madeira certificada, o vice-presidente da Comissão admitiu agora que houve utilização de madeira não certificada na renovação do 13º andar do edifício Berlaymont - onde Durão Barroso tem o seu gabinete. Este caso demonstra uma vez mais que o mercado ilegal de madeiras exóticas continua fora de controlo.
Foto:(c) João Radich
Para Além do Petróleo
No Brasil, o etanol – um combustível obtido a partir da fermentação de cana de açúcar – faz mover metade do parque automóvel. Atrás deste exemplo, muitos países africanos estão a apostar em fontes de energia alternativas ao petróleo. O barril do “ouro negro” saltou de 40 USD em 2004 para quase 70 este ano. Com a China a revelar um apetite crescente, os preços deverão continuar a subir, colocando em maus lençóis as já frágeis economias africanas. O Senegal está entre os que querem seguir o exemplo brasileiro. Outras alternativas em desenvolvimento são o gás natural e a hidroelectricidade.
Banguecoque Submersa
Segundo um relatório do National Disaster Warning Centre, Banguecoque e as suas províncias adjacentes estarão debaixo de água dentro de 15 ou 20 anos se não se construírem barreiras ao longo do rio Chao Phrya. Banguecoque, capital tailandesa desde 1782, está ligada ao Golfo da Tailândia através deste rio. Devido ao aquecimento global, toda esta zona está em risco de ficar submersa devido às previsíveis marés mais altas e maior pluviosidade.

Sem comentários: