segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Inaceitável!!!

"Caros Senhores,

Venho por este meio solicitar de alguma forma ajuda à vossa instituição (para tentar dar solução a um problema directamente exposto em praça pública), uma vez que tem como objectivo a preocupação e defesa dos direitos dos animais. O que me faz escrever tem a ver com uma situação, que se calhar já é do vosso conhecimento, pois para isso, basta apenas percorrer a rua Augusta na baixa de Lisboa, ou seja, deparamo-nos entre outras lamentáveis visões, com esta - a de crianças que tocam acordeão e se fazem acompanhar por um cão, normalmente bebé (com menos de 1 ano de idade, sujo e amedrontado) que segura o dia inteiro um cesto com esmolas, o animal é mantido sentado numa caixa e sob ameaça de maus tratos (por mim observada um destes fins de semana, basta uma observação de cinco minutos ao longe) segura pela boca um cesto de moedas (por vezes com peso a mais)...
Foto: (c) Hugo Amador
Já me dirigi a uma dessas crianças e lhe fiz chegar a mensagem, de que a fazer com o animal aquilo que porventura fazem com ele (obrigar a trabalhar e submeter a maus tratos) não lhe dava qualquer "moeda"... A questão é que este problema é alimentado pelos transeuntes, pessoas que passam e que ao acharem muita piada à triste imagem, dão dinheiro às crianças...se todos as informassem de que aquele comportamento não está correcto ao invés de as compensarem com dinheiro, talvez as coisas mudassem...Ou através da pressão de instituições como a vossa, a Câmara Municipal de Lisboa (no caso) não permitisse e vigiasse estes abusos contra os animais...que apesar de tudo são proibidos por lei, pois apesar de se tratar de crianças, a lei proíbe o uso de animais (e respectivas habilidades) com o objectivo de se conseguirem recompensas monetárias...
Muito sinceramente, sempre que vou à baixa fico de coração partido, angustiada e revoltada com todos estes cenários deploráveis e não consigo ao contrário da maioria, passar, deixar a moeda e prosseguir como se tudo estivesse bem...Apelo à vossa ajuda, quanto menos não seja, para tentar alertar a consciência das pessoas, dissuadi-las a apoiarem estas situações e talvez conversarem com estas crianças e fazer com que entendam que o que fazem está errado, que é o que tento sempre fazer...
Agradeço desde já a atenção dispensada e tudo o que poderem fazer para minimizar este tipo de abuso contra animais tão indefesos.
(A foto em anexo é reveladora da situação que descrevi, foi tirada a uma dessa crianças em plena baixa Lisboeta...)"
Foto:(c) Álvaro
Este foi o e-mail que enviei a algumas instituições que protegem os direitos dos Animais em Portugal, esta foi a resposta de uma delas, que para mim é INACEITÁVEL, pois quer dizer, que nada será feito e tudo ficará na mesma...na minha opinião, não é desta forma que se protegem os direitos dos ANIMAIS!
"Cara Carla,

Da minha parte agradeço imenso o facto de ter exposto uma situação que é evidenciada todos os dias em público e que continua a ser, do ponto de vista ético, um abuso para quem sofre.

A questão (que se pode desenrolar numa uma bola de neve) é muito simples: será que aquela criança vive em meios que lhe proporcionam uma formação adequada onde nós possamos julgar pelos "maus tratos" a q o animal se sujeita tal como a Carla revelou? Seria a maneira mais viável tirar a companhia (e a forte fonte de rendimento que serve para alimentar ambos) que provavelmente lhe resta? E se a intenção seria livrar o animal daquele sacrifício, com que autonomia iriamos proceder à retirada do animal das mãos daquela criança? Onde estão os pais?

Carla, por muito compreensível seja o seu ponto de vista, estas situações são deveras complexas e embaraçosas. A Câmara Municipal procederia de imediato à captura e ao abate do animal ao receber participações dessa natureza. E por isso, a única forma q resta será tentar sensibilizar a criança para que trate melhor o animal sem o magoar.

Verá que nenhumas consequências afectarão ambos os lados se chegarem a um consenso. São crianças e precisam de ser alertadas ao máximo."...


1 comentário:

Help Us! Animals wordwilde disse...

Carla, ante de tudo: Muitos parabéns pelo seu blog. Vim aqui ter por meio da Eunice Pires, Dos animais em risco. Mas que bem que escreve! Quem me dera ter o dom da palavra, que a Carla tem. Há muito que vejo esses miudos com os pobres animais. É logico que nunca lhes dei dinheiro.As respostas das Assoc de protecção aos animais em Portugal, são sempre hilariantes. Até parece que não gostam de animais. Uma prova disso e que em portugal não vai haver numa manifestação no dia dos direitos dos animais. Vou vi cá mais vezes, pois gostei da sua frontalidade e grande coração pera com os animais.