sexta-feira, 29 de setembro de 2006

World Press Photo do ano 2005

Esta é a foto vencedora do 49.º concurso anual da World Press Photo e pertence ao canadiano Finbarr O Reilly, da Agência Reuters.
"O presidente do júri, James Colton, descreve assim a imagem vencedora: Esta fotografia persegue-me desde que a vi pela primeira vez. Permaneceu na minha cabeça, constante, mesmo após ter visto os milhares de outras fotografias a concurso. Esta imagem tem tudo – beleza, horror e desespero. É simples, elegante e comovente."...


Em exposição no CCB, está a World Press Photo 2006 e o Prémio Visão Fotojornalismo 2006 - de 29 de Setembro a 22 de Outubro de 2006.

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Pearl Jam - continuação



Dia 4 de Setembro no Pavilhão Atlântico de Lisboa

Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu precisa urgentemente de Ração

O Cantinho de Animais Abandonados de Viseu é a 1ª Associação Zoófila do distrito de Viseu, sem fins lucrativos, fundada em 4 de Março de 1993.

A Associação recolhe gatos e cães abandonados, que são tratados, desparasitados e vacinados. Esta Associação atravessa um período complicado, e lança o seguinte apelo:"O Cantinho dos animais abandonados de Viseu, como sabem, abriga perto de 900 animais, ali, garantem todos os cuidados necessários, carinho e a dignidade que merecem.
Neste momento todo o quadro de apoio, direcção, funcionários e voluntários atravessam um momento angustiante e desesperado, não há ração. Os animais estão a pão e água já há uns dias.
Vamos ajudar o Cantinho de Viseu ?
Proponho que todos nos organizemos a nível familiar ou profissional e vamos oferecer cada um uma saca de ração. Lembro que a Deco considera a ração "Orlando" do Leadl como a melhor ração da mais barata nos super mercados (não é publicidade, é porque é melhor na relação qualidade/preço para quem não pode dispender mais dinheiro)
Estou disponível para recepcionar, armazenar e tratar do envio para Viseu de acordo com o Cantinho.Posso receber na Alameda Afonso Henriques (Lisboa), Telheiras (Lisboa) Loures (arredores de Lisboa) ou vou buscar préviamente combinado.
Penso que poderemos criar outros pontos de recepção a nível do país, para isso, agradeço a quem se disponibilizar que me envie o nome e o contacto para : malheiro@civil.ist.utl.pt (este endereço serve apenas para esta situação)
Contacto: Teresa Malheiro - 91 8484361
Muito obrigada a todos

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Verme está a provocar a morte de dezenas de cães

"O assunto não é para alarme, mas aconselho a que façam o teste aos cães", referiu, ao JN, Pimenta de Castro, veterinário municipal de Caminha, ao abordar os casos de canídeos infectados por um verme (Dirofilaria Immitis) devido a picadelas de mosquitos. No concelho de Caminha, já foram detectados vários animais contagiados por aquele parasita, cujas larvas entram na sua corrente sanguínea, concentrando-se no coração e causando a obstrução do sangue devido à criação de "novelos". Os vermes podem atingir um comprimento de 30 centímetros, levando os cães à morte, ao fim de alguns anos.
Os sintomas não são apreciados na fase inicial da infecção, mas logo que comece a denotar-se cansaço súbito ou tosse, é sintoma de que a doença (filariose canina) já se encontra numa fase adiantada, sendo então difícil debelá-la, para além de ser dispendioso o tratamento.
O tempo seco que se tem feito sentir poderá ter contribuído para a propagação daqules insectos no Norte do país - uma possibilidade dificilmente aceite pelos Serviços de Veterinária do Ministério da Agricultura-, habitualmente existentes em zonas mais quentes, cuja picada torna os canídeos transmissores da doença.
Uma clínica privada do Vale do Minho já realizou cerca de 200 testes a animais do concelho de Caminha, desde Março até ao presente, e um pouco mais de 30 revelaram que se encontravam contaminados pela filariose canina, com particular incidência nas freguesias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros, todas localizadas junto a rios e a juncais, zonas de abrigo e reprodução dos insectos, refira-se.
Também no concelho de Viana do Castelo, em freguesias banhadas pelo rio Lima, designadamente em Darque e Santa Marta de Portuzelo, têm surgido "muitos" casos de animais afectados por esta doença, conforme nos revelou uma médica responsável por uma clínica veterinária.
Acrescentou que há uns anos já tinha surgido um surto da doença, mas não comparável ao actual, tendo já levado à morte de vários cães.Recomenda igualmente a realização de um teste rápido, através da recolha de sangue, permitindo que alguns minutos depois já seja possível confirmar o contágio ou não, devendo então iniciar-se o tratamento, no caso de a doença não estar demasiado adiantada.

Pearl Jam parte III



Aos poucos vou aqui colocando todas as fotos que tiramos no concerto dos Pearl Jam, no dia 4 de Setembro no Pavilhão Atlântico:


Fotos: (c) Carla / Edgar


sexta-feira, 15 de setembro de 2006

"Queremos um Portugal sem as sangrentas touradas que nos envergonham perante o Mundo."

"Os Portugueses não podem continuar a ser envergonhados por uma minoria de sádicos que gozam na bancada a ver a tortura e o sangue de animais, sem escapatória, bois e cavalos (a estes até são cortadas as cordas vocais para não relincharem quando à força de esporas são obrigados a enfrentar o boi).

Os Portugueses não podem continuar a admitir que, neste terceiro milénio, em pleno século XXI, permaneçam espectáculos sangrentos, como os das arenas romanas da decadência do Império de Roma.

Os Portugueses, e em especial os Lisboetas, não podem consentir no retrocesso da sua capital, que durante os últimos anos foi uma cidade sem touradas, agora por causa dum grupo de marialvas decadentes e aberrantes, contratando torturadores profissionais, voltem a ser ofendidos na sua dignidade de pessoas civilizadas.

Os Portugueses na sua esmagadora maioria já expressaram em sondagens oficiais o seu repúdio pelas bárbaras e sangrentas touradas:74% e 89% de Portugueses e Portuguesas votaram NÃO respectivamente às touradas e aos “toiros-de-morte”. Só visto, num verdadeiro Estado de Direito democrático seria suficiente para acabar definitivamente com tal espectáculo de tortura sangrenta, que jamais poderá ser considerada Arte e Cultura, bastando para tanto haver capacidade política.

As touradas desde há séculos que são condenadas pelas altas figuras da História, a começar pelo Papa Pio V, que em 1566 excomungou todos os que praticassem ou assistissem a touradas-excomunhão que ainda hoje é válida, por que sendo os actos dos Papas inspirados por Deus, são os mesmos irrevogáveis. Também João Paulo II pontificou sobre a protecção dos animais por parte de todos os Cristãos.

Até Ernest Hemingway, prémio Nobel da Literatura, antigo aficionado, acabou por condenar as touradas declarando: “Nas touradas, logo à partida, tudo está preparado para massacrar o animal”.

Nada, nem a invocada tradição, pode justificar um monstruoso espectáculo de tortura sangrenta de animais e de grande potencial estropiamento e morte de seres humanos. É que as verdadeiras tradições são as que elevam e enobrecem as pessoas e não aquilo que as avilta e degrada.

Queremos um Portugal sem as sangrentas touradas que nos envergonham perante o Mundo."

Orlando Soares (Escritor e sócio-fundador da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal)

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO ANIMAL

"Dias 07/08 de Outubro

TOPO DA PRAÇA SONY - AV.ª DO GIL – Espaço coberto


Caros Amigos e Amigas:

Vamos realizar, nos dias 07 e 08 de Outubro, pelo 19.º ano consecutivo, O “Dia Mundial do Animal”.

O DIA Mundial do Animal – dia de S. Francisco de Assim, patrono dos animais e da ecologia, celebra-se a 4 de Outubro; porque acontece num dia de semana adiámos para o fim-de-semana a seguir, 07/08. Isto, para que possam assistir o maior número de pessoas, não só pelo acto em si da comemoração, mas, porque pretendemos, tal como tem acontecido nos anos transactos, que nesta data muitos animais possam vir a ser adoptados possam encontrar um dono que os acarinhe e os tire do sofrimento de abandono ou os salve de um canil.


Para que este grande, o maior evento de adopção, possa ser realizado contamos com o apoio da: Câmara Municipal de Lisboa, da administração da Praça Sony, das Forças Militarizadas, que irão estar presentes com os seus animais na Bênção, de escolas de educação e obediência de canídeos e de vários médicos veterinários que procederão ao rastreio dos animais, aplicarão a vacinação anti-rábica e o microchip aos animais presentes.

Vamos ter um pavilhão de exposições sobre a problemática animal, distribuição de informação, espaço infantil, etc.…

Foto: (c) Carla/ Edgar


A concretização desta iniciativa tem contado, com o importante apoio dos nossos jovens e menos jovens colaboradores. Assim, mais uma vez apelamos à boa vontade e espírito de ajuda de todos para mais uma vez nos ajudarem a concretizar com êxito este evento em pról dos animais.

Precisamos de voluntários para:

A adopção dos animais
Para ajudar no stand de exposições e distribuição de folhetos
Para ajuda aos veterinários (se possível com conhecimentos ou estudante de veterinária)
Para stand das crianças, animação, palhaços, malabaristas, pinturas faciais, etc..

Turnos das: 9,30 às 12,30 das 12,30 às 15,30 e das 15,30 às 19,30 horas

Contamos consigo: Venha a esta grande festa, traga os seus filhos, os seus animais a festa é para eles. A BÊNÇÃO DOS ANIMAIS È DOMINGO DIA 08 PELAS 14,30H

Divulgue o evento por conhecidos e amigos.

Esta é a melhor altura para adoptar um animal, para além de lhe estar a proporcionar um lar, também, ganha um bom amigo.

Porém, antes de o fazer pense bem se tem condições para o ter; um animal deve fazer parte integrante da família. Se tem condições então esta é a melhor altura
para ajudar um animal adoptando-o.

A adopção deve ser uma adopção consciente e responsável. Não adopte um animal hoje para o não querer amanhã.

Para além dos animais das associações zoófilas e de particulares, irão estar presentes animais para adopção da Câmara Municipal de Lisboa, de Sintra, e do Seixal."
...
"Informações através do nosso Mail ou para 969827999 MC Sampaio - 9827997 Jorge Santos ou telefone214578413 das 1º às 14 das 15 às 18 de 2.ª a 6.feira."

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Pearl Jam - Still Alive!

Para os apreciadores aqui ficam mais alguns dos pedaços da memória, retirados do Pavilhão Atlântico no dia 4 de Setembro de 2006.









(Fotos: (C) Carla/Edgar)

terça-feira, 12 de setembro de 2006

"VI Marcha Anti-Touradas e Defesa Animal dia 16, pelas 17 horas, no Parque Eduardo VII, em Lisboa"

Num momento em que a consciência social começa a mostrar-se mais desperta, a Coligação Unidos Contra as Touradas vai promover no dia 16 de Setembro a VI Marcha Anual Anti-Touradas e de Defesa Animal.
Esta acontecerá em tom pacífico e pretende, mais uma vez, mostrar a importância e necessidade do RESPEITO PELOS DIREITOS DE TODOS OS ANIMAIS.

Esta marcha incidirá também sobre o tema das touradas tendo em conta a época do ano em que nos encontramos e a afluência com que estas ocorrem.
Mas pretende-se que seja de cariz generalista, abraçando o direito de todos os animais ao não sofrimento, a uma vida digna e de acordo com a sua natureza.

Iniciaremos a concentração no Parque Eduardo VII (junto ao Marquês de Pombal) pelas 17:00h e começaremos a Marcha a pé por volta das 18:00h, em direcção à Praça de Touros do Campo Pequeno, onde terminaremos pelas 19:30h.

Poderá contar com alimentação vegetariana e bebidas a preços simbólicos no final do trajecto, promovido pelo restaurante vegetariano Govindaji de Oeiras.

Haverá também animação e actividades lúdicas várias, mostrando que DIVERTIMENTO NÃO SIGNIFICA SOFRIMENTO.

Para quem vier do norte e centro do país haverá um autocarro gratuito que sairá do Porto e terá uma paragem em Coimbra.

Foto:(c) Fernando Lucas


APAREÇAM - PARTICIPEM - DIVULGUEM - OS ANIMAIS AGRADECEM

Coligação Unidos Contra as Touradas

terça-feira, 5 de setembro de 2006

Absolutamente Arrepiante!

Dia 4 de Setembro de 2006, para ficar na memória - Pearl Jam no Pavilhão Atlântico...e porque não encontro melhores palavras para descrever o sucedido, aqui estão as palavras de Nuno Príncipe com Ana Tomás - Cotonete


Foto: (c)Carla / Edgar


"Os Pearl Jam actuaram ontem no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Foram duas horas de um concerto empolgante, com direito a dois encores, que vai perdurar na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de o presenciar. O público lotou o recinto e ovacionou o grupo de Seattle do primeiro ao último minuto.

O concerto da banda norte-americana serviu para promover o álbum "Pearl Jam" editado em Maio deste ano. Mas, como era previsível, o alinhamento foi um desfilar de temas da sua longa discografia da qual fazem parte álbuns como "Ten", "Vs", "Vitalogy", "No Code", "Yield", entre outros. Num espectáculo de tamanha qualidade torna-se quase inglório tentar enunciar quais foram os pontos altos do mesmo, visto que a actuação valeu pelo todo e não apenas pelas partes.


Os Pearl Jam entraram em palco com a versão reprise do tema 'Life Wasted'. Logo de seguida, a descarga de energia impulsionada por 'Animal', 'Corduroy' e 'World Wide Suicide' iniciou o elo de ligação entre público e banda que se viria manter até ao final do concerto.

Na primeira comunicação com os fãs nacionais, Eddie Vedder agradeceu, e relembrou, em português esforçado, os espectáculos que a banda deu em Cascais em 1996 e, no Estádio do Restelo, em 2000.

'Even Flow' foi um dos momentos altos do concerto com o público a cantar em uníssono a letra e o refrão da música. Mas os fenomenais solos de bateria de Matt Cameron e de guitarra de Mike McCready conseguiram transportar o tema para uma dimensão onde apenas o talento verdadeiro pode ser a base da música levada a sério.

Em diversos instantes do concerto, era como se o público português e o grupo norte-americano se tornassem num só: bebiam energia um do outro e partilhavam-na de seguida sem restrições. Tanto podia ser para alertar para os perigos ambientais à escala mundial como para se fecharem sobre as dúvidas existenciais do ser humano.
'Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town', 'Jeremy' e 'Why Go', com o público a cantar em uníssono fecharam uma sequência de ouro para o primeiro encore da noite.

Nesta altura, a coesão da banda, o talento musical aperfeiçoado ao longo dos últimos 15 anos, o divertimento em palco, a música pela música, a partilha de ideias e emoções e o sentido crítico apurado foram apenas alguns aspectos que ficaram bem visíveis na actuação do colectivo de Seattle.

Eddie Vedder surpreendeu o público ao surgir no centro do Pavilhão Atlântico, no meio da assistência, num pequeno palco improvisado (como já havia acontecido no espectáculo dos Coldplay) para cantar 'Last Kiss'. Já de regresso ao palco principal, a interpretação de 'Black' foi um dos pontos mais altos do espectáculo, quer pela intensidade, quer pela identificação com público, quer pela profundidade da música que ecoou pelo Atlântico. O vocalista dos Pearl Jam finalizou-a da melhor forma com as palavras «We belong together, we belong together...».
Para terminar esta sequência, 'Alive' foi o hino à vida cantado pelos fãs até onde as cordas vocais aguentaram.
Foto:(c) Carla / Edgar

Eddie Vedder observava deliciado o Pavilhão Atlântico de uma ponta à outra até que, deixando de lado a vertente politicamente correcta, surpreendeu com a frase da noite ao afirmar em português: «Vocês são do C...........!!!» A histeria foi total!!!No final ficamos com a certeza que, mesmo passados quinze anos, os Pearl Jam continuam a ser músicos de corpo inteiro com muita alma e coração.

Na primeira parte do espectáculo actuaram os My Morning Jacket. O grupo apresentou alguns temas do seu mais recente trabalho de estúdio, "Z", que cumpriu a tarefa de aquecer o público."

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Ao AMOR que outrora era...

ELOGIO AO AMOR - Miguel Esteves Cardoso in Expresso

"Quero fazer o elogio do amor puro. Parece-me que já ninguém se apaixona
de
verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita
amar
sem uma razão. Hoje as pessoas apaixonam-se por uma questão de prática.
Porque dá jeito. Porque são colegas e estão ali mesmo ao lado. Porque
se dão
bem e não se chateiam muito. Porque faz sentido. Porque é mais barato,
por
causa da casa. Por causa da cama. Por causa das cuecas e das calças e
das
contas da lavandaria.
Hoje em dia as pessoas fazem contratos pré-nupciais, discutem tudo de
antemão, fazem planos e à mínima merdinha entram logo em "diálogo". O
amor
passou a ser passível de ser combinado. Os amantes tornaram-se sócios.
Reúnem-se, discutem problemas, tomam decisões. O amor transformou-se
numa
variante psico-sócio-bio-ecológica de camaradagem. A paixão, que devia
ser
desmedida, é na medida do possível. O amor tornou-se uma questão
prática. O
resultado é que as pessoas, em vez de se apaixonarem de verdade, ficam
"praticamente" apaixonadas.
Eu quero fazer o elogio do amor puro, do amor cego, do amor estúpido,
do
amor doente, do único amor verdadeiro que há, estou farto de conversas,
farto de compreensões, farto de conveniências de serviço. Nunca vi
namorados
tão embrutecidos, tão cobardes e tão comodistas como os de hoje.
Incapazes
de um gesto largo, de correr um risco, de um rasgo de ousadia, são uma
raça
de telefoneiros e capangas de cantina, malta do "tá tudo bem, tudo
bem",
tomadores de bicas, alcançadores de compromissos, bananóides,
borra-botas,
matadores do romance, romanticidas. Já ninguém se apaixona? Já ninguém
aceita a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o desequilíbrio, o
medo, o custo, o amor, a doença que é como um cancro a comer-nos o
coração e
que nos canta no peito ao mesmo tempo?
O amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha.
Não
é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a
pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o
nosso
"dá lá um jeitinho sentimental". Odeio esta mania contemporânea por
sopas e
descanso. Odeio os novos casalinhos. Para onde quer que se olhe, já não
se
vê romance, gritaria, maluquice, facada, abraços, flores. O amor fechou
a
Foto:(c)Claúdia F.

loja. Foi trespassada ao pessoal da pantufa e da serenidade. Amor é
amor. É
essa beleza. É esse perigo. O nosso amor não é para nos compreender,
não é
para nos ajudar, não é para nos fazer felizes. Tanto pode como não
pode.
Tanto faz. É uma questão de azar. O nosso amor não é para nos amar,
para nos
levar de repente ao céu, a tempo ainda de apanhar um bocadinho de
inferno
aberto.
O amor é uma coisa, a vida é outra. A vida às vezes mata o amor. A
"vidinha"
é uma convivência assassina. O amor puro não é um meio, não é um fim,
não é
um princípio, não é um destino. O amor puro é uma condição. Tem tanto a
ver
com a vida de cada um como o clima. O amor não se percebe. Não dá para
perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É
a
nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não
apanha,
não larga, não compreende. O amor é uma verdade. É por isso que a
ilusão é
necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e
sonhe o
que quiser. O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode
matar, o
amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num
olhar, o
coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por
muito
difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos
escapa
das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se
ama,
não é ela que nos acompanha - é o nosso amor, o amor que se lhe tem.
Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não
se
ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado, viver
sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode
ceder. Não se pode resistir.
A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a vida inteira, o
amor
não. Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também"