sexta-feira, 30 de março de 2007

Campanha de adopção!

No próximo dia 1 de Abril, Domingo, irá decorrer uma campanha de adopção de animais (cães e gatos) no Jardim Vasco da Gama, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, das 9 da manhã às 17 da tarde, onde poderão ser encontrados animais de vários tamanhos e raças, todos desejosos de um dono responsável e consciente, que lhes possa dar uma nova oportunidade de serem felizes.

Para mais informações, consultem o site da organização em http://www.peantepata.com.

segunda-feira, 26 de março de 2007

SOS Mata Atlântica | Burocracia

"Nova campanha da F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Fundação SOS Mata Atlântica.
Bela direção de arte, com sombras estilizadas e carimbos, para mostrar que a falta de vontade política e a burocracia estão destruindo a natureza. Deve ser um bom páreo no Festival de Cannes 2007.
A assinatura da campanha diz: "Burocracia mata a natureza. Exija aprovação para as leis de preservação da Mata Atlântica." (Bureaucracy kills nature. Demand approval for preservation laws of the rain forest.)
Abaixo você confere os títulos de cada peça. Clique nas imagens para ampliar."





Legendas das Imagens:

1ª - "Na cadeia alimentar da Mata Atlântica, o carimbo é o principal predador - "(In the food chain of the rain forest, the rubber stamp is the principal predator).

2ª - "As leis de conservação para a Mata Atlântica estão no arquivo morto há 13 anos. Premonição? - "The law for the conservation of the rain forest has been in the dead letter file for 13 years. Premonition?

3ª - Leis para conservação da Mata Atlântica: 13 anos aguardando aprovação. Emendas para aumentar o salário dos deputados: 1 dia. - "(Law for the Conservation of the rain forest: 13 years awaiting passage. Amendments to increase representatives salaries: 1 day.)

4ª - "Na sentença de morte da natureza, a execução acontece enquanto se espera por uma decisão - "(In nature's death sentence, execution occurs while waiting for a decision.)

5ª - "Na natureza nada se cria, tudo é arquivado - "(In nature nothing is created, everything is filed.)

6ª - "Os atuais projetos de conservação garantem a sobrevivência de uma espécie: a traça - "(Current conservation projects guarantee the survival of one species: The moth.)

quinta-feira, 22 de março de 2007

Proprietários de cães obrigados a vacinar animais contra a raiva

"Os proprietários de cães vão ter de sujeitar os seus animais à vacinação anti-rábica durante o ano de 2007, de acordo com um aviso da Direcção-Geral de Veterinária recentemente publicado em Diário da Républica. O aviso reitera que os "donos dos cães, com três meses ou mais de idade, relativamente aos quais não se prove que tenham sido vacinados há menos de um ano, têm de o fazer junto do médico veterinário à escolha ou nos dias e locais anunciados nos editais afixados em locais públicos".


As vacinas anti-rábicas serão aplicadas em doses de um mililitro por animal e serão válidas por um ano. Ao abrigo da legislação em vigor, o director-geral da Veterinária, Agrela Pinheiro, "torna ainda obrigatório que nas áreas das Direcções Regionais de Agricultura da Beira Interior, do Alentejo e do Algarve, seja administrada, no local e sob controlo do médico veterinário, uma dose de comprimidos desparasitantes a todos os cães que se apresentem à campanha oficial".Uma segunda dose de comprimidos será fornecida ao proprietário para administração posterior.Os donos dos cães serão notificados para que os seus animais sejam sujeitos a testes de diagnóstico no caso de estes apresentarem sintomas que permitam suspeitar de doença infecto-contagiosa, nomeadamente leishmaniose, sarna e dermatotifose. O resultado deverá ser apresentado ao médico veterinário municipal em 30 dias e, findo este prazo, o proprietário fica sujeito a um processo de contra-ordenação. Se o diagnóstico à leishmaniose for positivo, o proprietário do animal deverá ser notificado pelo médico para se proceder ao tratamento médico do animal no prazo de 30 dias. O aviso recentemente publicado prevê também que os "animais com resultado positivo para a leishmaniose que não forem sujeitos a tratamento médico da doença deverão ser eutanasiados (abatidos)"."

terça-feira, 20 de março de 2007

...Concerto que visa chamar a atenção para o problema do aquecimento global...

(c) Sergei

"Os U2 poderão ser convidados a participar num concerto de grande escala mundial com a intenção de chamar a atenção ao problema do aquecimento global. A iniciativa, chamada SOS, é liderada pelo ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore, e junto aos U2, outros nomes como os Coldplay e os Scissor Sisters também aparecem nos planos. Os concertos estão agendados para o dia 7 de Julho, nas cidades de Londres, Washington, Shanghai, Rio de Janeiro, Cidade do Cabo e Kyoto.

Podem ver o artigo completo no Independent o­nlin"

segunda-feira, 19 de março de 2007

Temos tanto a aprender com eles e "tratámo-los" tão mal!!!!

"Esta é a Ema.
A Ema é mais uma menina, que vive na rua... e como todos sabemos na rua está exposta a todo o tipo de perigos!



Esteve grávida, deu a luz na rua,e todos os seus bebes menos um, foram despedaçados por carros em frente a ela... passa fome, sede, dorme à chuva, não sabe o que é carinho, e ficou admirada quando viu uma manta para se deitar!

Para agravara situação, ficou com a pata presa numa armadilha ou algo do género, e ficou com a pata literalmente desfeita... anda assim há meses e meses, cheia de dores, com dificuldade em se mexer... passa os dias a ver os carros passar, a ouvir as pessoas impressionadas com a sua pata, muitas viram a cara, outras enxotam-na para não ver, e uma, senta-se com ela e chora a sua dor!

Ainda não morreu de dores e de fome, porque tem uma razão de viver, tem um filho, já com quase um ano, que a acarinha, que lhe lambe a ferida, e que come no caixotes do lixo e traz para ela o suficiente para a manter viva... A isto chama-se amor, sem interesse, sem regras... amor profundo entre mãe e filho que moram na rua, sem nada nem ninguém, mas que nós dão uma lição de partilha e de dedicação!


Ele não abandona a mãe e divide com ela a pouca comida que arranja no lixo, e ela aguenta a dor e continua viva para estarem juntos!
Ficamos a saber desta situação e juntos tentamos ajudar, no entanto a situação é realmente grave!







A mãe precisa de ser operada à pata, porque está gravemente infectada e seriamente destruída.

Está num hotel e precisa de ajuda para ser operada, para pagar a sua estadia, tratamentos e medicamentos!O filho continua na rua, porque não temos dinheiro para pagar também o hotel para ele... ambos estão infelizes por estarem separados, sem perceber o que se está a passar! Mas tínhamos de recolher a mãe, a situação é grave e ela estava mais vulnerável aos perigos, como carros, pessoas más, etc!



Já está medicada para a infecção e para as dores, o veterinário diz que não sabe como ela aguenta tanta dor!Com tanta dor e tanto sofrimento é um doce de cadelinha, está muito assustada e perdida porque não tem o filho, mas é doce, carinhosa e teve pela primeira vez carinho! A gratidão do seu olhar é imensa!



Tem nos olhos uma bondade comovente!
Merece tudo de bom, e até hoje só teve coisas más...

Vamos unir esforços e tentar dar uma hipótese a está inocente!

Precisamos de momento de 300 Euros para os primeiros tratamentos (Raio-X, primeira cirurgia, medicamentação diária e alimentação)

Como Ajudar:
Pode ajudar, enviando um cheque à ordem de:

I.Z.Q.C. - Instituto Zoofilo
Quinta Carbone
com o valor que puder dar, por correio, para:
SOSANIMAL
A/C Lígia Santos
Apartado 81051802-001 Lisboa

Inclua dentro da carta onde segue o cheque, o seu e-mail para que possamos confirmar a recepção do cheque.

Porquê cheques em nome de um Hospital ou Clinica Veterinária ao invés de transferência bancária? O SOS Animal apenas funcionará de intermediário, querendo assim evitar quaisquer mal entendidos sobre o destino do dinheiro. Desta forma, quem ajudar com uma contribuição, sabe que aquele cheque APENAS pode ser utilizado para pagamento de tratamentos. Assim que conseguirmos o valor necessário, divulgaremos aqui. Caso o valor recebido exceder o valor necessário, fica automáticamente o mesmo reservado para uma próxima Operação.
Todo o processo será acompanhado pelo SOSANIMAL e será divulgado aqui a toda a evolução do mesmo.No final do processo, divulgaremos os nomes das pessoas que contribuiram (a menos que nos seja pedido a não divulgação do nome).

Se todos participarmos com um pouco, decerto ajudaremos muitos animais.

Quer adoptar a Ema ou o filho dela, o Gandor? Entre em contacto para:


E-Mail -
sandra.cardoso@sosanimal.com
Telefone: 96 256 69 64

Obrigado a todos! Da Ema e de toda a equipa do SOS Animal."

S.O.S ANIMAL

sábado, 17 de março de 2007

Quando pensamos que já vimos de tudo...

"Por favor leia atentamente, não fique indiferente e ajude, pelo menos divulgando esta mensagem pelos seus contactos e pedindo-lhes para a divulgarem:


Fui informada por 2 Amigas minhas que em Lisboa, na zona da Graça/ Penha deFrança na seguinte morada: R. do Triângulo Vermelho, 21 - 3ª Dto. (fica aopé da conhecida Pastelaria Tebas), estão 4 Gatos Persas puros fechados numa marquise de 2 m.por 1 m., sem terem água, comida ou local adequado para fazerem as suas necessidades (fazem as sua necessidades no chão da marquise a um canto, que não é limpo há meses!).


Foram descobertos pelos Vizinhos há algum tempo, mas só agora as minhas Amigas tiveram oportunidade de os ver e fotografar (através das escadas de incêndio).

Um deles fugiu pela janela e desceu pela escada de incêndio - esteve fora de casa 5 dias e a sua "dona" nem deu pela falta dele. Quando ele apareceu mal conseguia andar pois onde está fechado não tem oportunidade de
esticar as pernas, além disso devia estar em fraqueza pois comeu imenso e já estava habituado a vir a casa das minhas Amigas pedir comida.




As minhas Amigas não podiam ficar com ele pois têm 2 Cadelas, uma das quais andava simplesmente doida por apanhar o Gato e fazer-lhe sabe Deus o quê.

Entretanto ao fim de 5 dias a "dona" deu pela falta do Gatito e veio buscá-lo.Os vizinhos do prédio já pensaram chamar as autoridades sanitárias, pois o espaço onde estão os Gatos está simplesmente imundo, como podem ver pelas fotos que junto anexo, mas além de terem receio que os Gatos sejam levados para um Gatil e simplesmente adormecidos, também têm receio de acções de represália por parte desta "senhora" - penso que compreendem.



Como estão de pés e mãos atados mas também não suportam mais esta situação, solicitaram a minha ajuda, que não moro no prédio. Mas infelizmente a minha ajuda também é muito limitada - sinto-me super impotente por não poder fazer mais do que isto: divulgar esta situação junto de verdadeiros Amigos dos Animais, junto de várias Associações de Protecção e Defesa de Animais Errantes, na esperança que alguém possa fazer alguma coisa, pois em termo de Cães e Gatos já tenho aminha lotação há muito esgotada...!!!
Eu pela minha parte disponibilizo-me para lá ir a casa desta Srª com alguém, tentar resgatar os Gatitos, mas muito honestamente não tenho a mínima possibilidades de ficar com eles, mesmo que temporariamente.

Penso que se houver FAT's - Família de Acolhimento Temporário que lhes acudam, sendo eles de raça Persa, será relativamente fácil encontrar um Dono que os mereça, para cada um deles.

O nome da "dona" é: Maria José Silva Fernandes Gonçalves, costuma chegar acasa pelas 19.30/ 20 horas e normalmente ao fim de semana está em casa.


O meu contacto é o 96 464 76 33 - Clara Sá, caso alguém me possa ajudar a resgatar estes Anjinhos e a encontrar um local onde possam ficar até se arranjar Donos definitivos para eles.
Espero e desejo muito sinceramente que esta mensagem chegue às pessoas certas ainda a tempo de se fazer alguma coisas por aqueles Gatos!

Agradeço antecipadamente toda a ajuda que me possam dar para resolver esta situação deveras crítica!

Resta-me dizer que esta "Sra." tem 2 filhos ainda relativamente pequenos - é caso para perguntar se trata os filhos de igual forma...


Mto.Obrigada
Clara Sá - 96 464 76 33"

quinta-feira, 15 de março de 2007

A vida por momentos...

"Duro, este virar de página a meio da saudade. Este regresso à realidade. Quis-te tantas vezes. E tantas vezes deixei de te querer...
Ontem? Mais uma vez, sem pensar... Nada mais do que estar. Nada mais do que ter. Nada mais do que ser...

(O meu entardecer...)

Mas preciso esquecer... São convicções que nascem das experiências passadas. Que respeito. E que aceito. E que em vez de aos poucos, são nadas...

Claro que sim, que me doeu, partires assim. Encontrar-me perdido, tão teu, nessa dança esquecido, só eu...

O que quero? Não sei. Sei apenas o que sinto. Esta vontade de ir estando, de ir tendo, de ir sendo... Seja lá o que for, loucamente, no presente... Apenas sonhar acordado, sem futuro nem passado...

«Porém, tentasses tu isto: ser-me mão na mão como no copo de vinho o vinho é vinho. Tentasses tu isto.» (Rainer Maria Rilke in Momentos de Paixão)"

terça-feira, 13 de março de 2007

Aborto sem conselho

"A regulamentação da lei do aborto (assinada ontem, no Parlamento, pelo PS, PCP, BE e Verdes) não consigna a obrigatoriedade de aconselhamento.
O processo inclui uma consulta, informativa sobre o acto médico.É-lhe também oferecido apoio psicológico e social.
O aconselhamento terá lugar durante os três dias de período de reflexão.Depois do aborto, a mulher será encaminhada para uma consulta de planeamento familiar."

Fonte: Visão