sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O abandono de animais acaba na impunidade dos infractores!

Tendo em conta a história abaixo relatada, não admira portanto que o abandono de animais em Portugal seja escandaloso, uma vergonha e as autoridades tudo o que fazem é nada!

"Na sequência do nosso email anterior e da conversa telefónica, informamos:

A Sra. D. Lina que abandonou o animal ontem à porta da instalações da Associação Bianca mora na Rua Elvira Tavares Ventura, nº. 152, 3º. Esq. Montijo.

Esta morada foi-me dada por telefone, pela própria Srª.D. Lina que abandonou o animal. Disse não ter receio da policia e que podiam lá ir a casa.

A Srª e o marido, abriram a porta de trás da carrinha e tiraram de lá o animal, e depois enxutaram-o.

As colaboradoras insistiram que não tinham ordens para receber o animal ao que a Srª. D.Lina disse já ter falado com a Presidente da Associação (a signatária) o que é mentira. As colaboradoras insistiram em dizer que não recebiam o animal.

As colaboradores da Associação tiveram de apanhar o animal que estava amedrontado e poderia se dirigir para a estrada, depois da Srª. D. Lina dizer mais uma vez que não levava o animal de volta para o Montijo.

Antes de se ir embora a Srª. D. Lina deixou o contacto de telemovel para, disse" Se quiserem dinheiro liguem-me". Disse ainda que o cão não era seu, mas sim do seu vizinho que ia ser internado e que não poderia ficar "ali".

Trata-se de um caso de abandono que merece punição. A pessoa que recolher um animal fica sendo responsável pelo mesmo, de acordo com a lei portuguesa. Para todos os efeitos legais o animal é da Srª. Dina, pois foi a pessoa que o transportou e o abandonou, assumindo assim a propriedade dele.

A irresponsabilidade e o sentido de não punição leva-nos a exigir justiça para este caso. Que não deve cair no esquecimento e ser mais um entre centenas. O abandono de animais de companhia é uma calamidade publica em Portugal, cabe ás autoridades tomarem todas as providências.

A Associação Bianca colabora com a Câmara Municipal de Sesimbra, a quem irá participar o caso, e não pode recolher animais de outros concelhos.

O animal encontra-se doente e será hoje visto por um médico veterinário. Foi-lhe dado o nome de Monty.

Pede-se responsabilidade à Srª. D.Lina também para pagamento de todas as despesas que a Associação venha a ter com o animal, que permanecerá com a Bianca até ser encontrado novo dono, depois de recuperado.
O casal conduzia uma carrinha "Tipo Berligo", de cor escura.

Com os melhores cumprimentos
A Presidente da Direcção
Drª. Ana Duarte

2008/6/22 Bianca Associação sesimbra.bianca@gmail.com"

Resposta:

"Sobre o assunto em epígrafe, encarrega-me o Exmº. Tenente-General, Comandante-Geral, de informar que após averiguação feita à situação comunicada por Vª. Ex.ª em 23 de Junho de 2008, cuja denúncia ficou registada com o número 2128/08, o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, através da sua Equipa do Destacamento Territorial do Montijo, não elaborou qualquer expediente Contra-Ordenacional, pela inexistência de infracção.

Com os melhores cumprimento,
CSEPNA/GNR"

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Inacreditável!!!

"SÉRVIA

Proteste contra a matança a tiro de gatos e cães nas ruas

Fonte: Serbian Animals Voice

Por favor enviem email's de protesto contra a matança a tiro de cães e gatos, por polícias, nas ruas, para o Ministro da Agricultura e Director de Veterinária, com cópia para os eurodeputados.

Para:

Mr.Sasha Dragin- Minister of Agriculture

Mr.Zoran Micovic -Director of Veterinary Department of Serbia


Mr. Dragin and Mr. Micovic;

We have been informed today that hunters and policemen in Racha; a village in the municipality of Kragujevac, Serbia, are shooting both dogs and cats on the streets of Racha, and foxes in the surrounding areas of the village, in some alleged attempt to stop and eradicate rabies in the area.

We understand that some eight (8) cats have been killed by the use of a mallet.

This is not acceptable, and does not in any way conform with Serbian animal welfare legislation. Therefore we consider that you are both responsible directly for what is happening in Racha. Information on this situation will now be sent to the EU Intergroup for Animal Welfare, as well as to every MEP within the union, informing them that Serbia is not enforcing existing national animal welfare legislation, and that both of you are failing in your positions of responsibility (Minister of Agriculture and Director of Veterinary Department of Serbia) to stop these killings and taking proper actions to restrict the spread of rabies, if it even exists. We consider your actions are yet another attempt to find excuses which allow the mass destruction of animals in Serbia, and yet whenever it takes place, always fails to reduce animal numbers in the long term. You have been told that the only way to reduce stray and roaming animal numbers is to adopt and undertake a no kill sterilisation program throughout serbia; which would be cost effective and produce a reduction in animal numbers, something which you 'experts' have never been able to do with your current policies.

Legal action is being considered.

You should be aware, especially in the positions you hold, that the mass killing of animals as a means of rabies control usually leads to the redistribution of the surviving animals into the then newly vacant territories, thus actually increasing the rabies risk through increased movement. Also, a sudden reduction in animals in one particular area through mass killing may allow greater access to resources for the remaining animals, resulting in them quickly being allowed to replace the culled animals. As stated, you SHOULD be aware, but obviously you are not; killing being your one and only solution to all animal problems.

Your failure to take responsibility and to enforce existing Serbian animal welfare legislation is now being provided to global animal welfare organisations with the request that all their supporters contact you both and for EU citizens, their MEPs, to express their disgust at your stray animal management failures. The EU will be asked to consider your failures as part of the system which will grant EU accession to Serbia; with the request that until this kind of action is halted, Serbia should remain a non-EU member.

You have both failed to take responsibility and act as you should. Now we have to move on to consider legal actions.

Stop the killings in Racha.

Nome/País"

Boletim Pelos Animais

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Voluntários

"Caros Amigos,

Colaboradores e Simpatizantes da Causa Animal

Vamos realizar, pelo 21.º ano consecutivo, o dia Mundial do Animal em Lisboa (oportunamente informaremos o local).

Pretendemos doar de uma forma responsável de Bem-Estar animal o maior número de animais, de associações zoófilas, de particulares e da Câmara Municipal de Lisboa, Sintra e Seixal.

A situação de abandono, este ano, foi dramática; as associações zoófilas e as Câmaras Municipais, que promovem a adopção, estão completamente cheias.

Precisamos de si; de colaboradores que nos ajudem a por em prática com eficiência este evento; pretendemos que a adopção venha a ser feita por donos responsáveis fazendo feliz o maior número de animais.

Espaços:

Apoio aos animais para adopção - cães e gatos;

Preenchimento dos termos de responsabilidade
Preenchimento de boletins de vacinas
Apoio aos médicos veterinários

Apoio na adopção

Verificar as condições, se têm água etc.
Encaminhar os animais adoptados ao preenchimento do termo de responsabilidade e à vacinação.

Apoio ao Stand da LPDA


Distribuição de informação
Vendas
Material Audiovisual

Espaço Infantil

Pinturas faciais
Desenhos
Animação

Precisamos da sua colaboração – inscreva-se até ao dia 20 de Setembro.
Aceitamos sugestões que contribuam para o enriquecimento do evento.
A direcção da LPDA agradece!"

Largo do Girassol, Bloco E2-Loja – Bairro da Torre
2775-663 Carcavelos
Tlf./Fax: 214 578 413
www.lpda.pt
info@lpda.pt

"Colins" para adopação no Canil Municipal


"Somos duas "colins", deixados pelos nosso donos no canil!!! não vale a pena cansar o vosso coração... Os nosso estão destroçados. Eu Neusa tenho 5 anos e sou pura, a minha colega a Nani tem 1 anito e é x da minha raça. Tanto amor que demos aos nossos donos, para quê!!!, queremos sair daqui, ninguém sabe o que nos vai na alma!!!!"
Adopção: Jesus Catarino 919829968 - Kuisa Bonniz 965438445

(
À partida há dono para a castanha. Falta a tricolor (preta)

terça-feira, 26 de agosto de 2008

"A pobreza, não é a causa mas o efeito da imoralidade..."

Foto:(c) Pereira Lopes

"A new generation - our generation - must make our mark on history"

Discurso de Barack Obama em Berlim a 24 de Julho 2008

O país e a mediocridade

(...)"a parte mais dramática da herança do salazarismo foi a sua aversão à modernidade e ao desenvolvimento". Isto, claro, "para além dos aspectos que têm a ver com a democracia".

(...) "fomos condenados a uma mediocridade que ainda estamos a pagar".

António Guterres in Expresso

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

CANIL INTERMUNICIPAL DE TERRAS DE SANTA MARIA


"Como membros da Aanifeira e pessoas preocupadas com os animais, eu pedia-lhes que a Aanifeira fizesse uma visita urgente ao Canil.

Durante o mês de Agosto só lá está um funcionário e diz que não tem tempo para fazer tudo. Primeiro limpa as jaulas e só depois, muitas vezes, depois das 3 horas da tarde é que vai alimentar os animais.
Como cada jaula só tem um comedor pequenito, e as jaulas têm entre 3 a 8 cães, há cães que nunca chegam a comer.

Ao Domingo ninguém lá vai alimentar os cães. Com o estado debilitado de muitos deles, mais um dia sem comer vai ser a morte deles :(:(:(
Alguns estão esqueléticos!!!! É horrível!!!
Já enviei uma carta de revolta e indignação à Câmara de Vale de Cambra com fotos, mas o Canil não é só de V. Cambra.... é de 5 municípios.

Envio-lhes apenas duas fotos ilustrativas do que se está a passar.
Por favor venham visitar o Canil. Apresentem também a vossa indignação. Eu sozinha pouco posso fazer.

Reencaminhem este mail ao presidente da Anifeira e a presidentes de outras associações dos 5 municípios do Canil.

Vamos lutar pelo bem-estar dos animais deste canil que actualmente mais parece que estão num campo de concentração.
Obrigada.
Helena Barbosa
Associação Patinhas / Vale de Cambra

POR FAVOR, façam chegar junto das Câmaras Municipais que integram este CANIL INTERMUNICIPAL DE TERRAS DE SANTA MARIA (aberto este ano), as vossas petições de repúdio como estão a ser tratados os animais naquele canil..."

Contactos dos municípios:

C.M.S.J.Madeira (geral@cm-sjm.pt)

C.M.Feira(gabinete.ambiente@cm-feira.pt ou veterinario.municipal@cm-feira.pt)

C.M.O.Azeméis (geral@cm-oaz.pt)

C.M.V.Cambra (geral@cm-valedecambra.pt)

Aberrações na forma humana!


Eu gostaria realmente de conseguir mudar a temática dos meus post's, mas de momento não consigo calar em mim a revolta que sinto, no que à forma de tratar os animais em Portugal diz respeito...

"O Mateus foi abandonado nas instalações da Bianca na madrugada de 4ª. feira, dia 20 de Agosto.

Reparámos que tinha o pénis de fora. Levámo-lo ao veterinário. Para espanto de todos não era apenas e simplesmente o pénis de fora. Alguma BESTA abriu-lhe um buraco a seguir aos testículos e fez sair o pénis por aí, por isso não podia recolher. Estava seco!
Ao ser reconstituída a zona para mais espanto ainda, o orifício por onde o pénis deveria sair estava cozido!!!!!!!

Ou andaram a brincar com o pobre animal ou é algum louco, mas é certamente alguém que não deveria andar neste mundo dos vivos!!!
Quem faz isto a um animal também faz a um humano em situação de fragilidade ou indefeso.

Inexplicável, Insólito e Aberrante.

O pobre do Mateus tem também leshmaniose.

Precisamos ajuda financeira para as despesas.

PRECISAMOS DE RAÇÃO

A Bianca está sem comida para os seus animais!! Restam-nos sacos até sábado!

Pede-se ajuda de ração URGENTE. Gastamos 420Kg de comida por semana.

Entregue-nos, nem que seja um saquinho. Todos os saquinhos fazem falta.

Contactos 964423018 969174268 968132815

Carrasqueira - Sesimbra

Obrigada

Sesimbra, 21 de Agosto de 2008

--
O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo – Émile Zola"

www.bianca.pt

http://biancaassociacao.blogspot.com

Ana Duarte 964423018
Rosa Zegre 969174268
Françoise 968132815

"Os cães são a nossa ligação ao paraíso. Não conhecem o mal, a inveja ou a insatisfação" Milan Kundera"

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Período de férias deixa Canil Municipal de Sintra à beira da ruptura

"Enquanto os donos partem de férias, o Canil Municipal de Sintra serve de morada - a última, em muitos casos - a centenas de cães e gatos que deixaram de ter um lar.

Alguns chegaram com patas partidas, vítimas de atropelamento, outros foram encontrados amarrados ao portão do canil, para que os donos pudessem fugir dos olhares indiscretos durante a noite. O abandono de animais é punível por lei, com coimas que variam entre os 500 e os 3740 euros, mas a impunidade continua a imperar, deixando os canis municipais de todo o país a rebentar pelas costuras.

"O que está a acontecer em Sintra é comum a outros canis: toda a gente quer ir de férias, mas ninguém quer levar o cão", disse à Lusa a veterinária municipal, Alexandra Pereira. A sobrelotação é evidente. Apesar de ser feita "uma triagem muito rigorosa", as boxes estão cheias e os animais espalhados por todo o recinto, incluindo um contentor com jaulas onde se encontram cachorros retirados a um dono esquizofrénico.

A veterinária, por entre um ladrar ensurdecedor, explica que é obrigatório ficarem pelo menos oito dias, antes de poderem ser encaminhados para adopção. Alguns podem ter este final feliz, mas para outros o destino é mais triste. Em épocas mais difíceis, como as férias, chegam a ser abatidos por semana dez a 15 cães. "Muitos chegam moribundos", acrescenta a veterinária. Num só dia chegaram cinco animais com patas partidas.

Juntam-se gatinhos deitados no caixote do lixo, cães abandonados por estarem velhos ou doentes e animais que ficam gravemente feridos por terem sido atirados para dentro do canil por cima do portão, em actos que fazem duvidar do atributo de "racional" aos seres humanos. O canil recebe cerca de 300 animais por mês. Todas as semanas são enviadas duas a três queixas por abandono para a Direcção-Geral de Veterinária, incluindo de animais com chip de identificação. Face à precariedade das instalações, a câmara decidiu construir de raiz um novo canil."

In Jornal "Público"

Clube SOS Patinhas

"Se você está desesperado porque quer muito ajudar cães e gatos abandonados ou feridos mas não sabe como...

Não pode ajudar porque não tem jardim nem espaço para adoptar um animal, nem tempo para fazer voluntariado, nem dinheiro que chegue para oferecer…

Então, nós temos aqui a solução para si!

Inscreva-se e faça-se membro do Clube SOS Patinhas e consiga fazer isso tudo com uma doação minúscula de 2€ por mês. Não precisa de perder tempo e ajuda de forma simples e rápida, porque o Clube tratará tudo por si! As cotas de todos os membros revertem a 100% para os animais que precisam de ajuda urgente. Receberá informações actualizadas dos casos que ajudou e de tudo que dá vida a este Clube.

Visite o blog Ajudar Animais e clique no projecto Clube SOS Patinhas para conhecer melhor o Clube e saber todas as informações.

Faça-se membro hoje, faça um animal feliz todos os meses! Obrigado"

Canil Municipal de Lisboa


"Em média, entram sete cães por dia no Canil Municipal de Lisboa e saem apenas dois.

Cinco acabam por ser eutanasiados. É a dureza dos números de uma actividade de importância fulcral para a segurança e salubridade de uma cidade. Os animais, esses, são naturalmente o elo mais fraco .
Uma imagem vale mil palavras. Mas há números que valem muitas imagens. Em cada quatro cães e gatos que dão entrada no Canil Municipal de Lisboa, três saem de lá sem vida. A maioria destes acaba por ser eutanasiada e uma pequena parte morre de doença ou causa natural.

Por cada dia que passa, cinco animais acabam incinerados nos fornos crematórios do canil. Conseguem sobreviver à arriscada experiência de passar pelo canil/gatil os animais adoptados por novos donos ou restituídos aos donos aflitos dos quais se tinham perdido. Mas não se contam apenas sortudos entre os que escapam à morte: há também os mais infelizes dos animais: aqueles que, por razões judiciais, permanecem meses, senão mesmo anos, presos no canil, em condições degradantes, à espera de uma decisão do tribunal - sim, a morosidade da justiça não afecta apenas os humanos. Segundo dados oficiais da Câmara Municipal de Lisboa disponibilizados ao DN, em 2007, entraram no canil/gatil 2571 animais.

Destes, 1361 foram recolhidos pelos serviços camarários, perdidos e vagueando pelas ruas da cidade ou em residências com condições insalubres ou desrespeitando outras normas legais.
Os restantes 1210 foram entregues voluntariamente pelos próprios donos. Em alguns dos casos, com o objectivo de os abater por estarem doentes e em sofrimento; em outros casos, simplesmente para se livrarem deles, o que na maior parte dos casos acaba por dar no mesmo: abate.

Com efeito, apesar dos esforços dos responsáveis pelo canil e de algumas associações que trabalham em parceria com a câmara - a SOS Animal e a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais -, o número de adopções continua muito abaixo do que seria necessário. Em 2007, só 27% dos bichos que entraram nas instalações situadas em Monsanto foram adoptados. Se excluirmos aqueles que foram restituídos aos anteriores donos, a percentagem desce para 20%. E se nos basearmos nas estatísticas citadas numa carta endereçada pela Associação Acção Animal ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, só 8% dos animais entregues pelos donos ao canil são efectivamente adoptados - um número rejeitado liminarmente pela responsável pelo canil, Luísa Costa Gomes. Abatidos não, eutanasiados .Luísa Costa Gomes não gosta de falar em animais abatidos e prefere o termo eutanasiados.

O canil presta este serviço a todos os donos que pretendam pôr fim ao sofrimento dos seus cães e gatos ou outros animais domésticos.
- "temos a obrigação de facultar esse serviço". E, apesar dos custos elevados, presta-o gratuitamente. "Se cobrássemos, muitos nem sequer se davam ao trabalho de trazer cá os cães, abandonando-os em qualquer lado", justificou a responsável pelo canil. Assim, os cães sempre têm uma possibilidade de encontrar novos donos, dirão uns. Outros, mais cépticos, lembrarão que, dados os indicadores oficiais, essa possibilidade pode ser maior se forem largados na via pública."

in Diário de Noticias

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Portugal no seu melhor

...Apesar de todos os apelos e campanhas, parece que a cada ano que passa tudo piora...Cheguei de férias e o que posso dizer é que viajar cá "dentro", para amantes de animais é deprimente.

Cruzei-me por tantos, mas tantos animais abandonadas, que cheguei a pensar ser irreal, fruto da minha imaginação, andei pelas serras do Gerês e não sei, se por se tratarem de pequenas localidades rurais (aldeias /vilas) a indiferença para com estas pobres criaturas parece ser ainda maior que nas grandes cidades, isto tendo em conta o seu aspecto de grande magreza...e o elevado número de elementos das matilhas. Talvez também, pelo facto de não existir a organização de grandes instituições zoófilas no interior do país e os animais ficarem mais desprotegidos, largados à sua sorte...


Para quem gosta tanto de cães como eu, aqui fica a referência de algumas zonas que me impressionaram pela quantidade de matilhas de animais abandonados (cadelas em período de cio, perseguídas por grupos de cães...) e pela forma desprezível com que as pessoas residentes tratavam os animais em questão, caso passem por estas terras do nosso Portugal, não deixem de pelo menos levar alguma ração/comida...eles vão agradecer...

Locais: Vila de Soajo (pertence a Arcos de Valdevez) bem no centro da vila, é só caminhar pelas ruas... / Sta Lúzia (Viana do Castelo), entre a igreja e o bar...
Ponte da Barca (centro)
Múltiplas aldeias de Viseu...

Já em Espanha, onde o cenário relativo ao abandono de animais é igual ou pior ao nosso, logo depois da "Portela do Homem - Gerês" - na primeira localidade (de nome "Lobios", junto às lagoas aquecidas do rio Caldo) após a fronteira deparei-me com um grupo de pelo menos (os que contei) 10 cães, entre eles cadelas...animais esfomeados que mendigavam comida junto dos visitantes...

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Obrigada por resistirem ao cansaço, eu não conseguiria...

"Vou ser muito sincera: estou de rastos e preciso de parar.

Preciso de tempo, preciso de espaço, preciso de pensar um dia que seja em mim própria. Julgo não ser pedir muito.

Infelizmente hoje fui ao canil. Resultado: tenho a imagem de um cão q nunca vou esquecer, entre muitas outras coisas.


Kiko

Não me sinto bem, cheguei a um limite q preciso parar pelo menos por uns dias.

Mas antes preciso pedir-vos que me ajudem a arranjar dono para pelo menos 2 cães que lá estão. Chego ao canil e o Mauro (lindissimo) abana a cauda e olha para mim de frente, a Katia (simpática) coloca as patinhas nas grades e abana-se toda.


Katia

Todos os outros em principio estão encaminhados (espero).


E o Kiko? Pobre cão, pequenino, muito novinho, ali a um canto, junto a um bébé pequenino q tb lá está.

Por favor, ajudem-me a ajudar estes meninos a saírem do canil. É mm SUPER URGENTE.

Obrigada em nome de milhares de animais que vão parar aos canis municipais onde nada mais os espera que a escuridão final.
Obrigada tb em nome de todos os que conseguíram sair e ver luz e sol a bater-lhes nos olhos


Mauro

Muito obrigada em nome de todos os meninos do canil do grande Porto
e tb muito obrigada por tudo o q poderão fazer por nós Mauro, Kiko e Katia e eu (por estar ao lado destes meninos sempre)"

Maria João
emaildas4patas@gmail.com
Tlm.: 914469266
Visite o Espacito:http://www.espacito4patas.com/

----------------------------



"HUSKY ABANDONADA AGORA EM CANIL AJUDEM-NOS A SALVÁ-LA

É O ROSTO DA TRISTEZA. NENHUM ANIMAL MERECE MORRER ASSIM

As Patinhas da Padina"
www.as-patinhas-da-padina.blogspot.com

-----------------
  • Feira de Adopção de animais da Associação BIANCA, no dia 30 de Agosto, na Carrasqueira em Sesimbra, das 10h30 às 18h.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"EARTHLINGS" - Documentário obrigatório...

"EARTHLINGS (Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa,
entretenimento, e pesquisa científica), mas também demonstra nosso
completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos".

O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix (Gladiador) e apresenta música pelo artista de platina renomado pela crítica Moby.

Um estudo profundo em pet shops, fábricas de filhotes e abrigos de
animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a
profissão médica e científica.

EARTHLINGS usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para
demonstrar as práticas quotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente de animais para o lucro.

Poderoso, informativo e provocador, EARTHLINGS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interesses económicos humanos.

Existem muitos filmes valiosos de direitos dos animais, mas este
transcende o cenário.

EARTHLINGS grita para ser visto.

Para ver o filme acesse:
http://paredesdevidro.com/ver.htm"