domingo, 21 de dezembro de 2008

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bianca - Adoptada!


A Bianca, é mais uma "cadelinha" que se cruzou no caminho da Sílvia Alexandra... Está abandonada em terras de "Canelas"- Vila Nova de Gaia, extremamente magra e em busca de carinho, é ainda muito "novinha", tem menos de um ano de idade e é cruzada de "Boxer".

A Sílvia já alimenta na rua 15 animais sem lar, não tem possibilidades de alimentar mais nenhum...




Precisa de apoio, ainda por cima está grávida e vive angustiada... Neste momento procura uma casinha quentinha para a Bianca, alguém sabe de alguma?

Contactos:
Silvia Alexandra - cunhasilvia@hotmail.com
Tlm 916386464

* A Bianca vai ser esterilizada na próxima 2ª feira, a Sílvia procura uma FAT que a possa acolher durante o processo de recuperação, alguém capaz de lhes oferecer essa "prendinha"?!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Universidade dos Bichos


"Apresentação de Projecto - Universidade dos Bichos(Coimbra)

Depois de algumas experiências extremamente gratificantes na área do apoio aos animais surgiu a ideia de começar um projecto denominado "Universidade dos Bichos". Estudantes de Veterinária que somos, e após breve discussão nenhum outro nome faria sentido.

Perguntará então: Em que consiste este projecto?

Pois muito bem, frustrados com os nossos T1s, casas alugadas e partilhadas com outros colegas e com uma falta de tempo brutal que não nos permitiria dar a um cão, gato ou outro animal a merecida atenção, quisémos ajudar de outra maneira.

Inicialmente temos como objectivo a construção de um site e de uma base de dados onde constem possíveis FATs e voluntários para ajuda a outro tipo de associações que os necessitem. Iremos publicitar este projecto junto de jovens (estudantes, universitáriosm, e outras pessoas possivelmente interessadas na causa animal) que tenham como interesse o bem estar animal e os direitos dos mesmos e proceder à realização de angariações de fundos de tempos a tempos para as associações que a nós se queiram associar.

Procuramos jovens empreendedores que tenham gosto e respeito pelos animais e que nos queiram ajudar a publicitar este projecto e a melhor informar a população em geral acerca dos direitos e necessidades dos animais de estimação.

Entraremos em contacto com várias associações que se queiram associar à nossa "Universidade" e que só sairão beneficiadas se decidirem juntar-se a nós.

Se conhece algum animal em sofrimento, abandonado e para adopção, não hesite em contactar-nos para o nosso e-mail: universidadedosbichos@hotmail.com

Deixamo-vos também uma versão algo inacabada (ainda à espera do toque e aprovação final da sua autora) do nosso logotipo. Alguém se arrisca a baptizar o nosso gatinho?

Contamos com a vossa colaboração!

Até breve!

(Aproveitamos para deixar os maiores agradecimentos à Catarina Neto, que desenhou o lindo gatinho que aqui vos mostramos)"

...Meras questões...

"Discutiu-se o orçamento para 2009: por onde é que passaram os grandes debates? Por saber se a taxa de crescimento económico era mais ou menos umas décimas; ou pela discussão do défice. Tudo metas que são louváveis. Mas não ouvi ninguém discutir qual era a redução da incidência da pobreza. E não é só este Governo... Encontrou algum objectivo que dissesse "vamos reduzir a pobreza para metade"?"


Manuela Silva, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo da Igreja Católica para intervir nas questões sociais.

Foto: (c) Ana Mokarzel


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mais crise, menos crise!...

"A verdade é que, tirando aqueles seis meses da década de 90 em que chegaram uns milhões valentes vindos da União Europeia, eu não me lembro de Portugal não estar em crise. Por isso, acredito que a crise do ano que vem seja violenta. Mas creio que, se uma crise quiser mesmo impressionar os portugueses, vai ter de trabalhar a sério. Um crescimento zero, para nós, é amendoins.
Pequenas recessões comem os portugueses ao pequeno-almoço. 2009 só assusta esses maricas da Europa que têm andado a crescer acima dos 7 por cento. Quem nunca foi além dos 2%, não está preocupado."

Ricardo Araújo Pereira in Visão

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Manifesto do desagrado

Porque alguém me confidenciou em desabafo e não podia concordar mais, falando do meu país...


Foto: (c) Nuno Brandão

(...)é mesmo um "paízinho" pequeno, de mentalidades ironicamente provincianas, mas snobs, que se preocupam mais com a aparência do que com as verdadeiras questões de fundo de humanidade, civismo e respeito para com o próximo (
e não me refiro a isto apenas no que diz respeito aos animais) e, para quem, o clássico "chico-espertismo" tuga é pedra de toque nas motivações de muitos de nós, preocupados apenas que estamos em como roubar o estado....

...o lugar de estacionamento que o vizinho também está a cobiçar ou os trocos a mais do supermercado que a senhora, por engano, nos deu.

Não existe qualquer sentido de camaradagem, de cumplicidade ou de dever cívico, essencial num estado que se quer de direito, democrático e funcional. Tudo trabalha à base de arranjinhos, favores e cunhas, atropelando quaisquer princípios de carácter que se possam querer cultivar no meio desta selva.

São "pessoinhas" que vivem as suas vidas vazias e egocêntricas, mais preocupadas com o próprio umbigo do que com tudo o que as rodeia, e que são capazes de se atropelar umas às outras para chegarem 5 minutos mais cedo ao seu destino mas não conseguem oferecer nada de novo nem de genuíno em qualquer contexto em que se encontram, limitando-se, numa das mais básicas demonstrações de "grunhice" -

- cada vez mais comum - a debitar chavões sobre o futebol, o tempo ou, ainda pior, sobre como este governo não presta nem para varrer as ruas quando eles são os primeiros ineptos a não fazer a ponta dum ***** para o avanço da Nação."

Uma EXCELENTE ideia!

BANCO ALIMENTAR ANIMAL

Esperamos que todos sejam da espécie que ajuda todos os animais de Portugal Continental e Ilhas.
Estamos à espera do vosso contacto para que possamos pôr a nossa lista em andamento. Este projecto tem como objectivo: angariar comida/abrigos/mantas/brinquedos/medicamentos/etc., para Associações de Animais por Portugal inteiro.


Precisamos de voluntários que se disponibilizem a angariar comida, da forma que entenderem, para que as Associações possam ir buscar.
A ideia era cada um fazer na sua área de residência, para que as associações consultassem aqui a lista de voluntários, para saberem onde se dirigirem.

Podem ser Voluntários BAA Recolectores e enviar para Voluntários BAA Armazenistas ou as duas coisas. Basta checar a lista no nosso bloque não pára de crescer.

Esperamos por ti. Contamos com a tua ajuda.
Se queres ser Voluntário BAA e angariar comida manda mail para bancoalimentaranimal@gmail.com com o teu Nome, Mail e Cidade.

Os melhores cumprimentos e boas festas,
A Equipa banco Alimentar Animal
www.bancoalimentar-animal.blogspot.com

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Zoos: Portugal acusado na CE por «condições inadequadas

Foto: (c) Carlos Alberto


"P
ortugal foi formalmente acusado na Comissão Europeia, pelo Eurogrupo para os Animais, de manter nos parques zoológicos animais em «condições inadequadas», situação que pode conduzir a uma queixa no Tribunal Europeu de Justiça.

Em comunicado, o Eurogrupo - que representa organizações de protecção animal de quase todos os Estados-Membros europeus - lembra que «Portugal estava obrigado a inspeccionar e a licenciar todos os zoos até, o mais tardar, Abril de 2005», segundo uma directiva da União Europeia (1999/22/EC).

«Quase quatro anos depois, 20 por cento dos zoos portugueses ainda estão por licenciar, operando assim ilegalmente. Alguns dos zoos foram licenciados sem respeitar os requisitos legais», lê-se no comunicado.

Segundo as autoridades portuguesas, citadas no comunicado do Eurogrupo, há 26 parques zoológicos em Portugal, dos quais 20 estão licenciados.

O Eurogrupo recorda que, em 2002, financiou um projecto de dois anos para «ajudar as autoridades portuguesas no processo de categorização dos zoos e no treino dos responsáveis pelas vistorias oficiais».

«A actividade das autoridades é decepcionante», considera a organização europeia.

A directora do Eurogrupo, Sonja Van Tichelen, recorda que «a existência de zoos é questionada por muitas pessoas».

«Se não trazem qualquer benefício para a educação ou para a conservação, e se conduzem ao sofrimento dos animais, não têm lugar numa sociedade moderna», disse.

O Eurogrupo garante que, «se Portugal fracassar em solucionar correctamente estes problemas, poderá ser levado ao Tribunal Europeu de Justiça».

Esta organização está igualmente «a investigar de perto» a situação noutros Estados-Membros da União Europeia, tendo já apresentado uma queixa à Comissão «em relação ao fracasso de Espanha na inspecção e licenciamento dos seus zoos».

Em consequência, «foi iniciado um procedimento de contencioso que chegou à sua última etapa em Setembro deste ano, quando Espanha foi alvo de um parecer fundamentado»."

Diário Digital

"Organização europeia afirma ter visto animais a automutilar-se e a serem agressivos para outros"

DN Online

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Aguardam por um Inverno mais quentinho...


" já 2 meses que vejo estes 3 amigos a vaguear pela minha zona de residência - São Marcos/Sintra (perto do Pingo Doce e Alameda, mas circulam por toda a localidade), julgo tratarem-se de 2 fêmeas ( 2 totalmente brancos e peludos, lindíssimos - possivelmente irmãos visto serem iguais e um terceiro (macho), castanho de pêlo curto, porte médio/grande, são ainda jovens...). Pois só param para descansar e por muito pouco tempo num mesmo lugar. Dois deles não se aproximam das pessoas, apesar de extremamente dóceis, tentam alimentar-se nos contentores do lixo. A magreza de um deles é notória, já se lhe são vistas as costelas...



É preciso recolher estes animais urgentemente, o ideal seria numa associação para serem socializados e perderem o medo às pessoas só depois colocados para adopção (neste momento julgo serem de difícil adopção, até porque à primeira oportunidade fugiriam) , preocupam-me porque se trata de uma localidade bastante perigosa, rodeada por muitas estradas movimentadas, nomeadamente a via rápida - IC19.


Para além disso tratam-se de 2 cadelas que mais cedo ou tarde engravidarão, já para não falar da magreza progressiva dos pobres coitados...Só os consigo alimentar quando os vejo e os sigo para tal efeito.

Pede-se apoio urgente de uma Associação que os possa recolher...para depois então se procurar futuros adoptantes."

Contacto: cf_rodrigues@yahoo.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

União Zoófila em angariação de alimentos...

"No dia 8 de Dezembro vai haver uma campanha da UZ junto ao Pão de Açúcar no centro comercial das Amoreiras para realizar a recolha de alimentos para cães e gatos.

Mantas, cobertores, tapetes... enfim tudo o que se lembrem que pode aquecer os meninos nestas noites bem frias é muito urgente."


Porque o lugar dos animais não é no circo mas no seu habitat natural

"Porque os animais não existem para serem violentamente treinados e subjugados à vontade dos domadores e treinadores;

Porque já existem várias companhias de circo em Portugal livres de crueldade;

Este Sábado, participa na manifestação contra o uso de animais no circo.
Dia 6 de Dezembro, às 14 horas, em frente ao Circo Chen, na Gare do Oriente, Lisboa.


Vem divertir-te contra a crueldade."


Acção Animal
geral@accaoanimal.com
www.accaoanimal.com
Pelo direito à vida Animal
In Defence of Animal Rights

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

"Ajude-nos a alimentar um animal de rua neste Natal!"


Recolha de donativos para os animais protegidos pelo Animais de Rua

Olá a todos!

A Associação Animais de Rua alimenta inúmeras colónias e matilhas de gatos e cães de rua. Muitos destes animais são protegidos por pessoas com muito poucos recursos económicos, que podem apenas fornecer-lhes restos de comida, e muitas vezes em quantidade insuficiente.

É muito difícil para a Associação conseguir fornecer comida suficiente a tantos animais.

A vida dos cães e gatos que vivem na rua é sempre difícil, mas no Inverno ainda mais... Nos meses de frio é muito importante que sejam bem alimentados. Ajude-nos a dar a todos os nossos protegidos pelo menos o conforto de uma barriga cheia neste Natal!

Se puder ajudar, nem que seja apenas com um saco de ração, por favor contacte-nos:donativos@animaisderua.org

Relembramos que preferimos que nos seja oferecida ração pelo menos de qualidade média, mesmo que seja em menor quantidade (alguns exemplos: Friskies, Pedigree, Husse, Continente Premium, Purina, etc).

Temos vários pontos de recolha: Porto, Lisboa, Guimarães, Valongo, Gondomar, Leça da Palmeira, Maia e Vila Nova de Gaia.

Obrigada a todos e Feliz Natal!

Animais de Rua — Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar
http://www.animaisderua.org/
geral@animaisderua.org
--

Distâncias partidárias

"Quando Cavaco abandonou o governo, em 1995, estava farto do PSD. Quando Guterres deixou o governo em 2001 queixou-se "do pântano", e estava também a falar do seu partido. Treze anos depois, Cavaco continua farto do PSD e Guterres distante de um regresso à vidinha no PS. Periodicamente, há gente que se afasta e deixa no ar suspeitas sobre "o pântano" ou sobre "a política". Em qualquer dos casos queixam-se do "centrão", uma espécie de "organização secreta" que deixa a sua marca em todos os grandes negócios do regime e que dilui todas as diferenças entre os dois maiores partidos do sistema. Só assim se explica que Dias Loureiro tenha elogiado Sócrates na apresentação de uma biografia do primeiro-ministro e que as presidências dos bancos sejam ocupadas com um emblema ou outro."

Crónicas de Francisco José Vieira