terça-feira, 17 de março de 2009

Leões de zoos europeus são libertados em reserva na África do Sul

Exemplo que o Jardim Zoológico de Lisboa poderia seguir...

"Eles nunca conheceram a vida selvagem. Agora, terão aulas de natureza em um santuário.

Leões que moravam em diferentes zoológicos europeus foram levados para uma reserva localizada na África do Sul.

De agora em diante, as leoas Bonnie (abaixo), oriunda da Áustria, e Aurica, da Romênia, aprenderão a viver com seus novos companheiros --entre eles, o leão Octavian e a leoa Suga.

Bonnie foi solta em sua nova casa, localizada na África do Sul, na última sexta-feira

Eles vão passar por um período de adaptação no santuário de grandes felinos Lions Rock, em Bethlehem.

Os animais --sete ao todo-- terão um espaço maior para viver.

A ação foi realizada pela organização não-governamental Four Paws (Quatro Patas)."

Folha Online

domingo, 15 de março de 2009

Sensibilização à esterilização e contra o abandono de animais

A Câmara Municipal de Valongo desenvolve e promove este vídeo em função da esterilização, como prevenção ao abandono de animais domésticos e excesso populacional de animais errantes.

Proibição de manutenção e utilização de animais em Circos

"O Bloco de Esquerda apresentou recentemente na Assembleia da República um projecto de resolução a recomendar ao Governo que proíba a manutenção e utilização de animais selvagens em circos.

Pode ler este projecto resolução aqui:
www.accaoanimal.com/site/images/stories//projresbecircos.pdf

Segundo as declarações deste partido "propomos a proibição da manutenção e utilização dos animais selvagens nos circos, prevendo um período máximo de 3 anos para que as espécies sejam reconduzidas a locais apropriados à sua permanência, de acordo com as suas características e necessidades físicas e comportamentais."

Apesar desta proposta não incluir animais domésticos, esta vai no sentido do fim do uso de animais no circo e por isso a Associação Acção Animal não pode deixar de congratular esta corajosa iniciativa, de defender a sua aprovação e apelar a todos os defensores dos animais que peçam aos restantes partidos políticos que também a votem favoravelmente.

Segue me baixo uma sugestão de mensagem que deve enviar ao Primeiro-Ministro e partidos com assento parlamentar pedindo que todos apoiem este importante projecto de resolução.

Por favor, envie a sua mensagem para: pm@pm.gov.pt; gp_ps@ps.parlamento.pt; gp_psd@psd.parlamento.pt; gp_pcp@pcp.parlamento.pt; gp_pp@pp.parlamento.pt; PEV.correio@pev.parlamento.pt; geral@accaoanimal.com


Exm.º Senhor Primeiro-Ministro,
Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista,
Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata,
Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português,
Exm.º Senhor Presidente do Grupo Parlamentar do CDS - Partido Popular,
Exm.ª Senhora Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes",


Tomei conhecimento que o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução a recomendar a proibição da manutenção e utilização de animais selvagens em circos, prática que é incompatível com as crescentes preocupações internacionais e nacionais com a preservação das espécies selvagens e dos seus habitats e com o bem-estar dos animais usados nestes espectáculos.

Pode ler este projecto resolução aqui:
www.accaoanimal.com/site/images/stories//projresbecircos.pdf

Este projecto de resolução vem em seguimento de uma crescente vontade popular em impedir o uso e abuso de animais neste tipo de espectáculos de entretenimento expressa, por exemplo, na petição "Os animais não são palhaços" entregue na Assembleia da República e que será brevemente levada a plenário.

Venho, por isso, pedir que V. Ex.as não deixem de dar a importância necessária a esta proposta, aprovando-a ou fazendo outras propostas ainda mais corajosas no sentido de respeitar o direito ao bem-estar e à liberdade de todos os animais usados em actividades
Ficando na expectativa de uma resposta de V. Ex.as e agradecendo antecipadamente a atenção dispensada à presente mensagem,

Os meus cumprimentos,
Nome
Localidade
Data"


Acção Animal
geral@accaoanimal.com
www.accaoanimal.com

"Portugal é para todos"

"Na sequência do desafio de elaboração de propostas de actuação para os municípios pelo jornal Expresso a fim de melhorar a sociedade, a enviar até ao Dia 25 de Abril, a ANVETEM preparou o seguinte texto, aberto às Vossas sugestões: Propostas de actuação para os municípios

Uma ideia para construir uma sociedade mais solidária:

"Os Municípios poderiam ter um papel mais proactivo na defesa e protecção dos animais, na luta contra o seu abandono, maus-tratos e violência de toda a ordem. Uma sociedade mais solidária passa, sem dúvida, pelo respeito pelos seres vivos que não podem, sozinhos, proteger-se de uma realidade que lhes é cada vez mais hostil e agreste. OS MUNICIPIOS PODERÃO, SEM DÚVIDA, FAZER A DIFERENÇA - dotação de estruturas mais modernas e adequadas que respeitem as normas de bem-estar animal (canis/gatis), disponibilização de autoridades sanitárias veterinárias concelhias cada vez mais atentas aos maus-tratos, ao abandono e violência em animais, em verdadeiros programas de controlo em cada Concelho, promoção de programas de esterilização de animais vadios ou errantes, divulgação e apoio a programas de ADOPÇÃO de animais a partir de canis/gatis municipais, incentivo a operadores que permitam a entrada de animais, desde que cumprindo as normas legais e acompanhados pelos seus donos, criação de espaços de lazer nos Concelhos, que possam ser usufruídos pelos donos com os seus animais, programas de informação, educação e sensibilização massivos nas Escolas, a começar pelo pré-escolar sobre estas temáticas, criação, nos regulamentos municipais, de coimas pesadas para aqueles que maltratam e abandonam animais, e tanto mais se poderá fazer!"

ANVETEM"

terça-feira, 10 de março de 2009

Adopte Animais no canil municipal de Sintra!


São vários e de diferentes raças os muitos animais que se encontram no extremamente lotado Canil Municipal de Sintra, este canil não pratica a política de abate de animais, mas momento chega em que o canil não pode suportar em termos de espaço e custo a manutenção de tantos cães e gatos, recolhidos nas ruas de um concelho de enorme dimensão e que abandona os seus animais ao nível da sua proporção.



Se tem condições para isso, adopte um destes animais, porque sem a sua responsável ajuda, estarão condenados!




Se não pode adoptar, DIVULGUE, estes amigos de 4 patas!

Conheça os animais que se encontram no CANIL MUNICIPAL DE SINTRA AQUI!!!

Hipocrisias à portuguesa

"A Assembleia de República aprovou um voto de pesar, com o consequente minuto de silêncio, pela morte de Nino Vieira.
Mário Soares tinha razão quando dizia que os homens violentos tinham mortes violentas.
O entreposto de negócio sujo em que a Guiné se transformou talvez devesse inspirar uma pausa sensata na hipocrisia diplomática do nosso Parlamento.
Pelos vistos, não."

Pedro Rolo Duarte in PRD, 10MAR09

quinta-feira, 5 de março de 2009

...os dias de hoje...

"Esta crise não é igual às outras, para passar daqui a uns meses e voltar tudo ao que era dantes. Esta crise é bicho mais raro e impiedoso.
Esta é daquelas que vem para nos demonstrar que os fundamentos da nossa realidade estavam errados. Nenhuma destas crises (o Pânico de 1873, a Grande Depressão de 1929, a estagnação de que o Japão ainda não saiu) é igual às outras, salvo num pormenor: quando uma crise destas ocorre, não saímos como entrámos.
Muda a nossa relação com o trabalho, mudam os planos que fazemos para a nossa vida, muda até a maneira como nos encaramos uns aos outros."

Blogue de Rui Tavares

terça-feira, 3 de março de 2009

"Não à sorte de varas nem aos touros de morte nos Açores "

"Apelo a todos os cidadãos e cidadãs e a todas as organizações ambientalistas/ecologistas e de defesa dos animais

Depois de várias tentativas frustradas de introduzir na ilha Terceira corridas picadas e touros de morte, tem-se assistido nos últimos anos a uma imposição das touradas à corda em ilhas onde não há qualquer tradição, como Santa Maria ou São Miguel, com a conivência ou apoio governamental ou autárquico.

Numa altura que as vozes de sempre aproveitando a revisão constitucional de 2004 e o novo Estatuto Político dos Açores, se preparam para fazer aprovar, na Assembleia Legislativa Regional, legislação que legalize a sorte de varas e depois os touros de morte, um grupo de cidadãos e cidadãs decidiu começar a luta em defesa dos direitos dos animais de que as touradas são uma parte do problema.

Considerando que não é aceitável que nenhum animal seja torturado para entretenimento do ser humano. Considerando que todo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida (Artigo 11º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais). Considerando ainda que os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem (Artigo 14º) e por acreditarmos que a evolução cultural irá sobrepor-se à tradição e à ignorância, vimos manifestar a nossa profunda discordância com a referida pretensão e apelar para que:

1- Não sejam promovidas nem apoiadas, com recurso a dinheiros públicos, touradas à corda, nas ilhas onde tal prática não é tradição;

2- Não venham a ser legalizadas as corridas picadas e os touros de morte, por serem alheias à nossa cultura, na Região Autónoma dos Açores.

3- Seja aprovada legislação regional de protecção dos animais que tenha em consideração o disposto na legislação europeia e na Declaração Universal dos Direitos dos Animais que foi proclamada em 15 de Outubro de 1978 e aprovada pela Unesco.

Primeiros Subscritores:

Aíridas Dapkevicius (investigador-bolseiro)
Almerinda Valente (professora)
Ana Carina Ávila da Silva (consultora comercial)
André Magalhães de Barros (recém-licenciado em direito)
Aníbal Pires (professor)
António Serpa (bancário)
Artur Gil (engenheiro)
Carla Silva (bióloga)
Catarina Furtado (professora)
Cláudia Tavares (professora)
Eduardo Santos (técnico de comunicações)
Eva Lima (Geóloga)
Gabriela Mota Vieira (enfermeira)
George Hayes (professor)
Helena Primo (professora)
Herondina Meneses (professora)
Hugo Evangelista (biólogo/investigador)
Humberta Maria Ferreira de Medeiros (funcionária publica)
Isabel Albergaria (professora)
João Pacheco (professor)
João Pinto (professor)
José Andrade Melo (professor)
José Guerra (professor)
José Luís Q. Mota Vieira (aduaneiro)
José Lopes Basílio (professor)
José Pedro Medeiros (bancário)
Leonor Galhardo (bióloga)
Lubélia Travassos (secretária)
Lúcia Ventura (professora)
Luís Noronha Botelho (professor)
Lurdes Valério e Cunha (professora)
Manuel Araújo (engenheiro)
Manuel Sá Couto (professor)
Maria José Vasconcelos (professora)
Maria Manuela Borges Gonçalves do Livro (professora)
Mário Furtado (professor)
Miguel Fontes (estudante)
Nélia Melo (professora)
Olinda Costa (professora)
Patrícia Costa (professora)
Paulo Borges (professor universitário)
Pedro Albergaria Leite Pacheco (professor)
Rita Melo (bióloga)
Ricardo Nuno Espínola de Ávila (educador de infância)
Rui Soares Alcântara (professor)
Sandra Câmara (bióloga)
Sérgio Diogo Caetano (geólogo)
Teófilo Braga (professor)
Vitor Medina (professor)
Zuraida Soares (professora)

Todas as pessoas singulares ou colectivas (formais ou informais) e blogues que queiram subscrever este apelo deverão enviar um mail para este blog(terralivreacores@gmail.com) manifestando a sua intensão e indicando o nome, profissão (ou instituição a que pertence)e local de residência (no caso dos cidadãos/cidadãs) nas associações e outros colectivos deverão indicar o nome e o local.

Agradece-se a divulgação desde Apelo."