quarta-feira, 27 de maio de 2009

Partido Pelos Animais

Finalmente, alguém teve a excelente ideia de se organizar e dar o primeiro passo para dotar de voz real e audível, aqueles que nada valem num país como o nosso. Falo dos animais e de um grupo de pessoas que reúne neste momento esforços para constituir um partido político, que defenda na Assembleia da Republica, onde tudo é definitivamente decidido, os direitos dos animais, para que quando se debata uma lei, como a da proibição de animais em circos, alguém defenda de forma convincente e consistente o direito que os animais têm de ser e viver como tal, acima de tudo com dignidade e porque do pequeno se faz grande, aqui fica o apelo, para que apoie com todas as suas energias este projecto, divulgue, assine, mas acima de tudo não fique indiferente!

...Porque como alguém disse: A UNIÃO faz a força e a indiferença, fortalece o opressor!


"Recolha de assinaturas

Este blog é a presença online de um grupo de pessoas que pretendem fundar em Portugal um partido de defesa dos animais, a exemplo dos que já existem em vários países estrangeiros.

Para formalizar a inscrição do Partido Pelos Animais junto do Tribunal Constitucional são necessárias 7500 assinaturas de cidadãos eleitores, e contamos com o apoio de todos aqueles que amam os animais no processo de angariação das mesmas.

Imprima a ficha de recolha de assinaturas quantas vezes quiser, obtenha o máximo de assinaturas possível e remeta-as depois para o endereço referido na ficha. É essencial que todos os signatários sejam cidadãos eleitores em Portugal e que preencham todos os campos solicitados.

Contamos consigo. Muito obrigado!

Se quiser envolver-se de outras formas no projecto, escreva-nos para aqui."

Toda a informação no site "Partido Pelos Animais"

Foto: (c) Mico


terça-feira, 26 de maio de 2009

Verdade factual...

"[A verdade é esta – a esmagadora maioria dos espectadores prefere qualquer outra programação que não seja a que contém violência contra animais, como aqui fica factualmente demonstrado]

(In “Mais Portugal”, 15 de Maio de 2009)

A Tourada - Especial do 3º aniversário do Campo Pequeno - que a TVI transmitiu ontem, quinta-feira fez com que o canal perdesse milhares de espectadores. É essa a conclusão que se pode retiriar dos dados de audiometria. Enquanto esteve no ar a tourada captou a atenção de apenas 33% dos espectadores que àquela hora viam televisão e 7.1 de rat. Por norma e naquele período - com as novelas - há muita mais gente a seguir a TVI. Basta olhar para as audiências dos restantes dias da semana para se constatar isso mesmo. Na segunda-feira a TVI não baixou dos 22 de rat. e dos 53% de share, na terça andou pelos 19 e 14 de rat. e 47% de share e, na quarta chegou aos 18 de rat. e 48% de share.

De resto basta olhar para os dados de ontem para se perceber que enquanto a corrida de touros não tinha começado, a TVI conseguiu 17.1 de rat. (mais 10 pontos) com a novela Deixa Que Te Leve.

Já vem sendo hábito nos últimos anos a TVI transmitir corridas de touros, mas a verdade é que para a estação privada, no que respeita às touradas, as audiências pouco importam. Caso contrário este “espectáculo” que divide opiniões no nosso país, já não seria transmitido, tão pobres são os resultados em audiência.

Apesar disso ontem a TVI voltou a ser o canal mais visto, com uma programação muito forte desde bem cedo com o Você na TV. No total o canal de Queluz teve 30.6% de share, contra os 23.9% da RTP1, 9% da SIC, 6.6% da RTP2 e 16.1 do Cabo."

Ass. Animal

O dedo na ferida!

"A peixeirada entre Manuela Moura Guedes e António Marinho Pinto não foi um momento edificante, é certo. Mas convinha que ela não fosse aproveitada para alimentar o desejo mal escondido de muito boa gente: acabar de vez com o Jornal Nacional de sexta-feira e enviar Moura Guedes de volta para a prateleira da TVI. Os defensores do Portugal compostinho certamente aplaudiriam a decisão, com o argumento de que "aquilo não é jornalismo". Só que o País ficaria a perder. Porque apesar do sensacionalismo e da ocasional falta de rigor do seu Jornal Nacional - que deve ser apontado quando ocorre, se necessário aos gritos, como fez Marinho Pinto -, há ali um desejo de incomodar, de denunciar, de escarafunchar, de meter o nariz nos podres do poder que a comunicação social portuguesa precisa como de pão para a boca.

Manuela Moura Guedes não é a pivot com que eu mais gosto de acompanhar o jantar. No entanto, ainda sei distinguir o estilo do conteúdo. O facto de ela despejar o frasco da demagogia por cima de todos os textos que lançam as peças, sempre com aquele tonzinho de "isto é tudo uma corja", não significa que as notícias do Jornal Nacional, em si, não sejam relevantes. Hoje em dia nós aguardamos pelo telejornal de Moura Guedes como no tempo do cavaquismo aguardávamos pelo Independente. Ora, esse "deixa cá ver de que forma é que eles vão estragar o fim-de-semana ao primeiro-ministro" é de uma enorme importância num país como Portugal, cuja cultura democrática está ligeiramente acima da da Venezuela e o Governo tem um poder absolutamente excessivo sobre as nossas vidas.

Dir-me-ão que aquilo é desequilibrado e injusto. Muitas vezes, sim. Tal como o Independente. E para dirimir os excessos existem tribunais. O próprio Independente foi condenado em vários processos - mas o seu papel foi inestimável. É que o que está em causa não é a nossa identificação com aquele tipo de noticiário. É, isso sim, a defesa da sua existência num país onde o primeiro-ministro diz que um dia feliz é um dia em que o seu nome não sai nos jornais, lapso freudiano bem revelador do seu desejo de silenciar. As intervenções histriónicas de Manuela Moura Guedes estão à vista de todos, e por isso ela está sujeita a ser criticada da mesma forma que critica. O que não está à vista de todos - e por isso é bastante mais perverso - são os jornalistas que calam, que não arriscam, que se retraem com medo das consequências. O Jornal Nacional tem muitos defeitos, mas pelo menos tem uma independência e uma capacidade de incomodar que advém da mais preciosa das liberdades: a das empresas que têm sucesso, dão dinheiro, e não precisam dos favores do Estado. Em Portugal, infelizmente, isso é um bem raro. Convém proteger os casos que existem."

DN online


segunda-feira, 25 de maio de 2009

"ASTOR um RoughCollie Jogado Fora"

Clique no cartaz para ampliar a foto!

Campanha de adopção de animais do Canil Municipal do Seixal


"Campanha de Adopção no dia 30 de Maio de 2009 (sábado), entre as 10h e as 17h, esta é uma iniciativa do Gabinete Médico-Veterinário da C.M.S. e conta com a colaboração e apoio da Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal. O Canil/Gatil fica situado à beira rio entre a Torre da Marinha e a Arrentela. Torne a vida destes animais mais feliz, quer através da adopção responsável quer através da oferta de ração, coleiras, trelas, medicamentos, cobertores e tudo o que considerar útil.

Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal


966420094 (exclusivo para adopção/entrega de donativos)

POR FAVOR DIVULGUEM

http://osmiausdacristina.blogspot.com
O Canil/Gatil fica na Avenida da República N.º 175,
Arrentela-Seixal

Autocarro 114 da TST Junto à marginal. Desvio para a igreja da Arrentela.

Apareçam!!"

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Petição à Assembleia da República - Direitos dos Animais

"Cá em Portugal, a pouca legislação existente sobre animais é arcaica e não os protege de todo. É urgente a revisão e criação de um Código de Protecção dos Animais que nos recorde que vivemos, de facto, no século XXI.

Peço-vos, encarecidamente, um minuto do vosso tempo para que a assinem e, desta forma, ajudem também a que tenhamos um país melhor, mais justo e mais evoluído!"

Aqui fica o link para a petição dirigida à Assembleia da República.

http://www.gopetition.com/online/14055.html

quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Proposta de alteração do estatuto jurídico dos animais no Código Civil "

"Ministério da Justiça avança com proposta de alteração do estatuto jurídico dos animais no Código Civil – Animais poderão vir em breve a deixar de ser considerados juridicamente coisas, num sentido tradicional, no ordenamento jurídico português | Por favor, encoraje o Ministério da Justiça a avançar com a implementação desta mudança fundamental


Há já algum tempo que o Gabinete de Política Legislativa do Ministério da Justiça tinha vindo a fazer consultas – incluindo à ANIMAL – e a preparar uma proposta que tinha como objectivo rever e actualizar o actual enquadramento dos animais no Código Civil Português. Entretanto, a ANIMAL recebeu – via Gabinete do Ministro da Justiça – aquela que será a proposta final do Ministério da Justiça para produzir alterações legislativas neste campo. A verdade é que, apesar da proposta do Ministério da Justiça não reflectir, de forma perfeita, uma visão jurídica inteiramente correcta de como os animais devem estar protegidos legislativamente numa sociedade ideal, nomeadamente por meio de uma correcta, justa e eficaz categorização e protecção no âmbito do Código Civil, esta é, ainda assim, uma proposta bastante correcta e capaz de afectar, de forma muito significativa, toda a protecção legislativa e jurídica dos animais em Portugal, oferecendo uma resposta inteligente e transitoriamente correcta (até que a sociedade deixe de todo de considerar os animais propriedade) que, no imediato, pode melhorar importantemente as suas garantias e graus de protecção.



Numa sociedade em que os animais ainda são vistos como seres menores que podem ser explorados e mortos com diversos fins (desde o entretenimento, à experimentação e investigação, passando pela alimentação), não é possível ainda, juridicamente, ir tão longe quanto se pode e deve ir socialmente. Os indivíduos e as sociedades evoluem mais depressa, quanto às suas concepções, percepções e códigos de conduta morais informais, do que os ordenamentos jurídicos dos estados progridem – as leis e o Direito sempre acompanharam, com algum ou muito atraso, aquilo que a moral, incluindo a moral reconhecida e praticada socialmente, definiu primeiro. É neste contexto que a ANIMAL entende que a proposta do Ministério da Justiça é bastante positiva e pode provocar uma profunda mudança de concepção e protecção jurídica dos animais em Portugal, lançando, de resto, bases para que uma mudança maior e mais acentuada possa vir a registar-se no futuro.


Entre outros pontos que esta proposta contempla, a mesma propõe a inclusão, entre outras, das seguintes normas no Código Civil:


· “Os animais, enquanto seres sensíveis, embora possam ser objecto de relações jurídicas, não são coisas e a sua protecção opera-se por via de lei especial.”


· “O direito de propriedade de um animal não contempla a faculdade de recurso a maus-tratos ou actos cruéis, nem de destruição, ressalvadas as excepções contempladas em legislação especial.”


· “O proprietário de um animal deve observar, no exercício dos seus direitos, as disposições especiais de protecção dos animais, devendo assegurar o seu bem-estar.”


Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – ao Chefe de Gabinete do Ministro da Justiça, congratulando o Ministério da Justiça pela iniciativa e pela proposta e encorajando este Ministério a levar esta proposta a Conselho de Ministros o mais urgentemente possível, para que os animais cedo possam beneficiar desta alteração legislativa. Por favor, envie a sua mensagem para: gmj@mj.gov.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.


Mensagem Sugerida


Exm.º Senhor Dr. Rui Santos,


Digníssimo Chefe de Gabinete de S. Ex.ª o Senhor Ministro da Justiça:


Excelência,


Tomei conhecimento, através da ANIMAL, da proposta do Ministério da Justiça para alteração do enquadramento jurídico dos animais no Código Civil.


Quero enviar ao Ministério da Justiça as minhas felicitações por ter preparado esta proposta e pela redacção encontrada para a mesma, que entendo que virá já trazer uma importante e bastante profunda alteração na categorização, concepção e protecção jurídica e legislativa dos animais em Portugal.


Venho, pois, neste sentido, pedir ao Ministério da Justiça que, assim o seja possível, avance, tão rapidamente quanto possível, com os procedimentos necessários para que esta proposta venha a ser aprovada em Conselho de Ministros de modo a poder vir a entrar em vigor em breve, trazendo consigo todos os importantes, justos e extremamente urgentes benefícios, em termos de protecção dos animais, que acredito que implementará.


Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada e ficando na expectativa de uma resposta de V. Ex.ª,


Apresento a V. Ex.ª os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,


[Indique o SEU NOME AQUI]


[Indique a SUA CIDADE AQUI]


[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]"


Animal

"Cadelinha" com os dias contados, canil de Custoias.


Esta menina já esteve na eminência de abate, conseguiu ver a sua via prolongada por mais uns dias, tem agora que conseguir uma casa, fat, ou ajuda para o pagamento de hotel, até o próximo Sábado, sem direito a nem mais um dia de vida!...

Se tiver como auxiliar, contacte por favor: Mafalda - T.M :915624375
E.mail:mafalda_patricia_araujo@hotmail.com

Lamentável!!!

Este é o e.mail de denúncia de uma estrangeira, única pessoa que auxiliou esta pobre cadela e colocou fim ou seu sofrimento, é esta a imagem que os estrangeiros têm sobre nós no que à forma como tratamos os animais diz respeito, que VERGONHA e que TRISTEZA!!!!


"Yesterday, I at last, after days and days of trying, managed to capture this poor, poor bitch on the road about 1km from my house, near a restaurant. We had to put vetranquil into her food in order to put a slip-collar and lead on her.

Because it was sunday eve we had to take her to the animal hospital in Faro where she was immediately euthanised. She had a very contagious form of Sarcoptes, dangerous to humans especially children.

She had been hanging around that restaurant and they had been feeding her without informing the municipal vet for months. If she had been captured months ago she could have been saved. Nobody cares here in S. Brás. The locals are very ignorant about animals and treat them as commodities. The bill for having her euthanised and the cadaver burnt was 102 euros which we had to pay.

Public awareness and care /compassion are hard to find.

When I looked into her eyes I could not stop myself from crying..............so very sad.

Please feel free to use pictures.

XX Marie"

quarta-feira, 20 de maio de 2009

"The Kismet Account"

Um destes dias tive conhecimento da existência de uma organização sediada em Inglaterra, cuja missão é realizar grandes acções de esterilização de animais de rua ou de abrigos/associações em países estrangeiros, de forma gratuita.

Este projecto é desenvolvido maioritariamente por voluntários, veterinários e não só, já estiveram em Portugal e está agendada uma nova visita para Julho/Agosto, com o intuito de esterilizar cães.

A sua presença é justificada quando existe um número de animais substancial, e gente em campo que ajude na organização da acção.

Aqui fica o endereço do site (de momento em actualização), desta organização, lá podem encontrar informação detalhada sobre a forma como actua, onde, inscrições, etc. - The Kismet Account

No site da APAFF - Ass. de Protecção Animal da Figueira da Foz, está testemunhado o trabalho já efectuado em Portugal, pela "The Kismet Account".

Associações de defesa e protecção animal

Lista com várias das associações de defesa e protecção de animais de todo o país, ajude adoptando com consciência um animal, torne-se voluntário ou sócio:

A Casota - Guarda, site: acasota@gmail.com

A Cerca, abrigo dos animais abandonados - Póvoa de Varzim, site: www.a-cerca.org tel: 960392452 email: cerca.adoptar@gmail.com cerca.abrigo@gmail.com

ABRA - Braga, site www.abra.org.pt

AEZA, Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur, site: www.aeza.org

ALAAR, Associação Liminiana dos Amigos dos Animais de Rua, site: www.alaar.com/

Amigos dos Animais Abandonados da Moita, site: http://aaaamoita.com.sapo.pt/ email: animaisdamoita@sapo.pt

Amigos dos Animais da Moita, site: www.animaisdamoita.web.pt/, tel: 934854724

Amigos dos Animais de Águeda, site: http://animaisagueda.googlepages.com tel: 917873164

Associação dos Amigos dos Animais de Águeda, email: animaisagueda@gmail.com

Amigos dos Animais de Chaves (AAAC), site: http://aaac.wordpress.com/

Amigos dos Animais de Espinho, site: http://bobby.planetaclix.pt/ tel: 914441095

Amigos dos Animais Sta. Mª Feira, site: www.aanifeira.pt/ email: aanifeira@aanifeira.pt

Animais Barcelos, site: www.animaisbarcelos.blogspot.com/ email: animais.barcelos@gmail.com

Animais de Portimão, email: animaisdeportimao@gmail.com

Animais de Rua, site: www.animaisderua.org email: geral@animaisderua.org

APAAE - Castelo Branco (primeiro santuário português para cães abandonados), site: www.apaae.pt/

ASAAST - Sto. Tirso, site: www.asaastirso.blogspot.com/ tel: 919478465

ASPA, Associação Scalabitana de Protecção Animal - Santarém, site: http://aspa-santarem.blogspot.com tel: 917614210, email: aspa-santarem@iol.pt

Associação de Pombal, tel: 917821491

APAAE, Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante - Castelo Branco, tel: 969736015 (segunda a sábado das 12h30 às 18h30)

Associação para a Protecção dos Animais de Torres Vedras, site: http://www.apa.web.pt/

APAMG, Associação Protectora dos Animais da Marinha Grande, site: www.apamg.org email: apamg.geral@gmail.com

Associação Protectora Dos Animais Domésticos De Ovar, site: www.apado.web.pt/

AUAUA - Associação Um Animal, Um Amigo, site: www.salvemoscaesabandonados.blogspot.com

Bianca - Sesimbra, site: www.bianca.pt/ email: sesimbra.bianca@gmail.com

Bichanos do Porto, site: http://bichanosdoporto.blogspot.com/ tel: 933516000

Canil de Ponte Lima, tel: 961578031

Cantinho do Tareco, site: http://cantinhodotareco.blogspot.com/ tel: 938160282

Cantinho dos Animais de Évora (e Beja), site: http://cantinhodosanimais.blogspot.com/ tel: 964648989 / 90 email: cantinhodosanimais@gmail.com

Crapaa - Caldas da Rainha, site: http://crapaa.blogspot.com/

Focinhos & Bigodes, site: http://focinhosebigodes.blogs.sapo.pt/ email: focinhosebigodes@gmail.com

Iniciativa Pro Animal - Espinho, email: iniciativaproanimal@sapo.pt

Liga Portuguesa dos Direitos do Animal - Famalicão, site: www.lpda.pt tel: 252310361

MIDAS, site: www.associacaomidas.com email: midas@associacaomidas.com

Patas Errantes, site: www.patas.errantes.org/ email: info@errantes.org

PRAVI - Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas, site : www.pravi-portugal.blogspot.com/ email: geral.pravi@gmail.com

Pata Vermelha (recolhe medicamentos também por todo o país para os distribuirem por associações e particulares que tenham acolhido animais feridos), site: www.patavermelha.com email: ajuda.patavermelha@gmail.com

Pelos Animais, site: www.pelosanimais.org.pt email: geral@pelosanimais.org.pt

Projecto Animais de Barcelos, site: www.animaisbarcelos.blogspot.com tel: 911970102

Projecto de Ajuda Alimentar Animal (recolhem alimentação em diversos pontos do país para distribuir por associações), site: http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com

Projecto JAVA - Lourinhã, site: www.projectojava.org/ email: mail@projectojava.org

Refúgio das Patinhas, site: www.refugiodaspatinhas.org tel: geral@refugiodaspatinhas.org

Sobreviver - Setúbal, site: http://sobreviver.blogspot.com/ email: sobreviver_setubal@yahoo.com

SOS Animais de Moura, site: www.sosdosanimaisdemoura.com/

SOS Animal, site: www.sosanimal.com email: sosanimal@sosanimal.com

Um Animal, Um Amigo - Trofa, tel: 913337675

UPPA, União para a Protecção dos Animais - Estoril, site: www.uppa.pt/ email: uppa2007@gmail.com tel: 933719225

VivAnimal, site: www.vivanimal.com email: vivanimal@gmail.com

Por favor, proteja as baleias – protegendo a proibição da caça às baleias

"No dia 22 de Junho, mais de 80 governantes de diversos países encontrar-se-ão em Portugal, na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional, para decidir o futuro das baleias no mundo. Nesta reunião, será considerado levantamento da proibição internacional da caça à baleia.

Mais de 25 anos depois da proibição global da caça comercial de baleias, estes animais estão em perigo uma vez mais.

Sente-se capaz de fazer algo muito simples para ajudar a salvá-las?

Se sim, por favor aceda a
http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=24&ea.campaign.id=3498, preencha o formulário aí disponível e, ao fazê-lo, estará a enviar uma mensagem ao Ministro do Ambiente de Portugal pedindo-lhe que vote contra o levantamento desta proibição. É fundamental que cada português peça ao Governo de Portugal que faça o que puder para impedir que volte a ser permitido caçar baleias."

ANIMAL

terça-feira, 19 de maio de 2009

Canil Municipal da Maia já tem blog.

"Mais um passo foi dado na protecção dos animais, no município da Maia. A partir de agora vão poder ver os canitos que lá se encontram e recomendar :-). É só ir a www.canilmaia.blogsopt.com
"Ajudem a Ajudar os nossos amigos.""

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Esclarecimento público da ANVETEM, no nome da Dr.ª Ana Elisa, sobre o programa da SIC "Aqui e Agora"

"Em resposta às centenas de e-mails, sms’s, telefonemas, e comentários no blog (centenas no seu conjunto, entenda-se) que nos têm chegado, aproveito para deixar expressa publicamente algumas reflexões sobre o debate de ontem (SIC, programa “Aqui e Agora”):

1. Em primeiro lugar, um agradecimento óbvio à SIC por nos ter envolvido no programa – podia não ter acontecido; (pena apenas não termos podido levar um animal recolhido e reabilitado de um canil municipal, tal como tínhamos proposto à produção nem terem sido transmitidas quaisquer imagens (fotos ou videos) positivos sobre o bom trabalho feito em canis/gatis municipais, por médicos veterinários municipais e respectivos Municípios (muitos).)

2. Em segundo lugar, um MUITO OBRIGADA! A todos (Colegas – mvms mas não só), Associações, Amigos, etc, que manifestaram positivamente o seu agrado pela nossa prestação.

3. Também uma palavra para aqueles que nos enviaram mensagens mais críticas, reconhecendo com humildade que podemos sempre fazer melhor, e que tomámos nota atenta das mesmas, para em futuras intervenções sermos talvez mais claros, mais estruturados, mais ilustrativos e mais fundamentados.

4. Uma nota para relembrar todos aqueles que criticam os canis e gatis municipais que, na generalidade dos casos, as más condições referidas NÃO SÃO da responsabilidade do Médico Veterinário Municipal que se vê confrontado com falta de meios, recursos, equipamentos, pessoal com formação, fármacos, vontade política....Não nos revemos na imagem de “funcionário público” (no seu acento pejorativo com que é dito) com que nos querem rotular: não é essa de facto a força que nos move nem que nos anima, mas antes outra, persistente e voluntariosa, com que encaramos as nossas competências e as REIMAGINAMOS, conseguindo, por vezes, contra ventos, marés e várias correntes contrárias, verdadeiros milagres, que nos dão alento e estímulo para prosseguir.

5. Um comentário para esclarecer que o nosso caminho (não foi, não é e) NUNCA será o da crítica destrutiva, do “apontar o dedo” e do “dizer mal” (embora sintamos que somos alvos preferenciais dessas práticas por muitos...), nem em relação às Associações (sobre algumas das quais também temos informações preocupantes no que respeita à defesa e bem-estar de animais...entre outros pormenores), nem em relação aos Municípios – a “rota” a seguir será sempre de discriminação positiva e de demonstração do BOM e BEM (e é muito) que se está a fazer.

6. Se, quanto às Associações e Grupos de Voluntários, os seus corpos sociais e associados serão naturalmente “animal-friendly”, pela causa que abraçam e pelas funções que desempenham, sugerimos aqueles que criticam os Municípios e as Autarquias em geral, que utilizem os meios democráticos ao seu alcance (que talvez desconheçam): compareçam nas sessões de câmara públicas, nas assembleias municipais e nas assembleias de freguesia – levem as vossas reclamações e problemas mas levem também, contributos, ideias, sugestões e soluções. Os órgãos autárquicos são órgãos de proximidade e de diálogo com as populações: a democracia fica mais pobre quando, em vez de serem usados os meios adequados para a exercer, são antes escolhidas as armas do insulto, da ofensa, da injuria e da difamação. (habitualmente levianas e falsas)

7. Autarquias (Municípios e Juntas de Freguesia) “animal-friendly” serão sempre aqueles cujos Autarcas encaram estas matérias como uma prioridade politica, não só pelo impacto em saúde e bem estar animal mas também em segurança e saúde dos cidadãos, temas que não poderiam ser mais queridos a qualquer Eleitor. Por isso, lembre-se: nas próximas Autárquicas, procure, nos candidatos do seu Concelho, um programa eleitoral que refira as “grandes opções do plano” para políticas pró-animais, procure saber quais os Autarcas que visitam e se propõem a melhorar (ou a construir) os canis/gatis municipais (in)existentes, identifique quais as medidas que os mesmos propõem para cada Concelho, nestas matérias. O Voto está na sua mão de Freguês, de Munícipe, de Eleitor!

Obrigada
ANA ELISA
15.O5.2009"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Participe, porque é importante!

"Nesta 5.ª feira, 14 de Maio, o “Aqui e Agora” da SIC será sobre os
animais de companhia | Por favor, envie a sua opinião, comentários e
propostas sobre como são e devem ser tratados e protegidos os animais de companhia para direitosdosanimais@sic.pt

Rodrigo Guedes de Carvalho e a SIC cumpriram a promessa: nesta 5.ª
feira, o segundo debate sobre os Direitos dos Animais dominará o
programa “Aqui e Agora”, que desta vez será dedicado aos animais de
companhia, tal como anuncia o apresentador do programa no site da SIC:

Direitos dos animais (II)

O prometido é devido. Uma vez que a questão dos direitos dos animais
continua a merecer uma espantosa adesão, decidi agendar um novo debate para o próximo dia 14 deste mês.


Desta vez não se falará de touradas ou circo, mas sobretudo de animais de companhia. Alguns relatos e imagens impressionantes que temos recebido demonstram bem (infelizmente) que é urgente debater
comportamentos que nos definem como seres humanos.


Fico à espera da sua participação, com o que entenda ser relevante
discutir sobre maus-tratos, legislação, fiscalização, e, sobretudo,
mentalidades. Pode continuar a utilizar o direitosdosanimais@sic.pt ou o espaço de comentários abaixo, nesta página.

Cumprimentos do Rodrigo Guedes de Carvalho


A ANIMAL considera ser de extrema importância o destaque que a SIC tem felizmente estado a dar aos direitos dos animais, nomeadamente criando duas oportunidades importantíssimas, em duas edições do “Aqui e Agora”, para expor e discutir os muito problemas que afectam os animais em Portugal. E, uma vez que já foram debatidas as touradas e os circos com animais no anterior programa, e apesar de haver muitos outros assuntos relativos aos direitos dos animais que importaria debater, a ANIMAL congratula-se com o facto de Rodrigo Guedes de Carvalho ter decidido tratar sobretudo os problemas que afectam os animais de companhia em Portugal. Importa lembrar que, em Portugal, ainda hoje continua, em termos práticos, a ser possível cometer todo o tipo de barbaridades contra animais de companhia – e de forma impune.

Diariamente, milhares de pessoas, grupos e associações de protecção
dos animais fazem um esforço hercúleo – incluindo em termos financeiros – para salvarem animais da morte e para lhes darem uma
oportunidade de terem uma vida segura e feliz, enquanto o Estado,
nomeadamente através dos Municípios, continua, de uma maneira geral, a apostar na captura e extermínio em massa de cães e de gatos que são punidos com a morte depois de terem sido abandonados ou vítimas de negligência ou outras formas de maus tratos. É urgente mudar esta
situação dramática e este programa permitirá expô-la para que a
sociedade possa reagir e levar os decisores políticos a finalmente
aprovarem pelo menos uma nova lei de protecção dos animais de
companhia.


Por favor, participe neste importante debate:

Envie a sua opinião sobre o tema do debate para o e-mail
direitosdosanimais@sic.pt


Participe no debate deixando também um comentário no site
do “Aqui e Agora”, em
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/aquieagora/Artigos/Direitos-dos-animais-2.htm"...

Ass. Animal

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"PS mantém animais no circo"

...A utilização de animais no circo, constitui por si mesmo uma aberração, qual o prazer que se sente em ver animais a fazerem de palhaços? Essa não é a sua natureza, o lugar deles é no seu habitat natural, a fazerem o papel de si mesmos!

Continuamos a viver num país de atrasados de espírito, só lideramos no que aos piores aspectos diz respeito, nunca somos pioneiros em algo de positivo...


"Os circos vão continuar a utilizar animais selvagens. Pelo menos, para já. É que o PS chumbou, esta quinta-feira, no Parlamento, projectos do BE e do PEV para proibir o uso de animais naqueles recintos e um projecto do PCP para reforçar a protecção dos animais utilizados em espectáculos circenses.

A TVI avança que a votação dividiu o PS, com vários deputados a contrariarem a posição do partido e a votarem a favor dos diplomas, enquanto outros optaram pela abstenção. Entre os socialistas, o número de votos «dissidentes» não foi suficiente para fazer aprovar os diplomas porque a oposição não esteve unida. Só o CDS-PP votou a favor dos três diplomas.

Em defesa das propostas apresentadas, PCP, Verdes e Bloco de Esquerda alegaram à TVI que os animais utilizados nos circos são sujeitos a violência durante os treinos. O PS chumbou as propostas argumentando que os animais estão protegidos pelas leis actuais e que a fiscalização neste casos é suficiente."

IOL Diário

Os animais estão protegidos, por que leis? E por qual fiscalização, as leis são uma "treta" e nunca são aplicadas porque a fiscalização não funciona!...

É por estas e outras que o Sr. Sócrates não conta com o meu voto!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

S.O.S União Zoófila


"É sempre bonito quando se prova que o Twitter pode ser muito mais do que a ferramenta social da moda e o lugar onde pessoas com demasiado tempo nas mãos debitam banalidades. O André Toscano e o João Lúcio, baseando-se nas notícias dramáticas da semana passada que davam conta dos problemas de sobrelotação e falta de dinheiro e alimentos com que a União Zoófila se debate, resolveram criar, no Twitter, o movimento Petfood Showdown. A coisa começou no Twitter mas vai ter um efeito prático, directo, fora da Internet, com um encontro no dia 8 de Maio (de hoje a oito dias, portanto) à porta da União Zoófila, em Lisboa, às 14 horas, para a entrega de alimentos nas instalações da organização. Eles convidaram-me para a iniciativa e eu disse logo que sim - e aproveitei para gravar, com o André, uma mensagem video onde, apesar do extremo e indisfarçável cansaço com que tento articular as palavras no fim de um longo dia de trabalho, consegui falar de como o amor pelos animais nunca deve ser trocado pela solução mais fácil. E eu sei do que falo - a vida não é fácil com o maluco do Sharik (tem repentes de agressividade; quer ser o dominante cá da casa e um dia destes, na nossa ausência, brindou-nos com uma tenebrosa mijadela em cima da cama) e aqui há tempos, pensando como tudo vai ser mais complicado com um bebé aqui em casa, considerei seriamente a possibilidade de o entregar aos cuidados da União Zoófila. O que, dados os problemas que eles têm, seria uma solução profundamente idiota da minha parte e da qual, em boa hora, desisti. Um animal pode dar um trabalho do caraças, mas é um compromisso que nos faz mais humanos.

E quem não quer adoptar um cão ou um gato, pelo menos poderia fazer alguma coisa pelos que se amontoam na União Zoófila e juntar-se a nós para o Petfood Showdown. Todas as instruções (e a tal mensagem video, onde eu estou tão estafado que digo que aquilo vai ser no dia 10 - felizmente há uma legenda a corrigir-me - obrigado, André) estão no site oficial da iniciativa."

In Nuno Markl blogue


quarta-feira, 6 de maio de 2009

A quem possa interessar...

Lista de produtos comercializados em Portugal, testados e não testados em animais, a ver no link - "ASS. Pelos Animais"

Abatidas 200 a 300 mil focas ano com princípios rigorosos????

Imaginem se a caça não se procedesse sob "princípios rigorosos de bem estar animal"...só pode ser brincadeira...

"A decisão tomada ontem pela União Europeia (UE) de proibir a importação de produtos de foca pode custar ao Velho Continente uma queixa na Organização Mundial do Comércio. O Canadá criticou que a posição europeia assenta em razões políticas e sentimentais.

A partir do Verão de 2010, tudo o que tenha a ver com focas, desde luvas a cápsulas Ómega 3, não poderá ser comercializado na União Europeia. Este embargo às importações está em risco de gerar tensões nas relações comerciais com o Canadá. Ontem, o Governo lamentou a decisão europeia e expressou uma “profunda desilusão”. Não obstante, a cimeira União Europeia-Canadá realizada hoje em Praga não saiu beliscada e o seu propósito foi mesmo alcançado: promover a abertura de novos mercados e combater o proteccionismo.

Mas a ameaça canadiana de levar a UE à OMC não causou surpresa. Na verdade, Otava já tinha avisado antes que isto iria acontecer caso a moratória europeia avançasse sem incluir uma excepção para o Canadá e qualquer país que oriente esta caça por princípios rigorosos.

Ontem, o ministro canadiano do Comércio Internacional, Stockwell Day, garantiu em comunicado que “a caça à foca é orientada por princípios rigorosos de bem-estar animal”, citou o jornal “International Herald Tribune”.

“Iremos à OMC porque é claro nas regulações da OMC que se um país quiser proibir os produtos de outro país deve ter razões científicas e médicas aceitáveis para o fazer. E esta proibição europeia não está baseada na ciência pura”, comentou Day, citado pelo “Calgary Herald”. A votação europeia assentou mais na emoção do que em factos porque se baseou em práticas de há 40 anos.

A ministra das Pescas canadiana, Gail Shea, também manifestou o seu descontentamento, alegando que a decisão teve “motivos políticos”.

Tecnicamente, a moratória europeia precisa ainda da aprovação dos 27 Estados membros mas isso é tido como mera formalidade porque os ministros já aceitaram a medida.

A caça no Canadá, na Costa Este, é a maior do género no mundo. Por ano são abatidas entre 200 mil e 300 mil focas da Gronelândia (Phoca groenlandica).

Actualmente, a Dinamarca e Itália são os maiores importadores de pele de foca.

A acontecer, esta não será a primeira vez que a UE enfrenta uma queixa na OMC do Canadá. Em 2002, Canadá e os Estados Unidos e a Argentina apresentaram uma queixa por causa das restrições aplicadas pelos Quinze em matéria de produtos transgénicos."

Fonte: jornal "Publico"

Esta moratória só peca mesmo por tardia!

Manifestação pelo circo sem animais.

"Esta quinta-feira, dia 7 de Maio, pelas 14h.

Em frente à Assembleia da República.

Com a presença de

Nuno Markl

Karley Aida

artistas circenses

Contamos consigo!

Catarina Gouveia

(Departamento de Educação)"


www.lpda.pt


terça-feira, 5 de maio de 2009

Pascani - Roménia, um campo de concentração animal!


Quando achamos que já vimos tudo, eis que aparece algo de verdadeiramente chocante, um inferno na terra para dezenas de animais abandonados. Falo de um abrigo/ canil da localidade de Pascani, na Roménia, para onde são recolhidos cães abandonados, neste canil não se pratica a eutanásia, por sua vez, deixam-se os animais morrer à fome, ou por outra, comerem-se vivos, tal é o desespero! Morrem de todas as formas, menos de forma digna...

A quem tiver como ajudar , se tiver conhecimentos a nível internacional, nomeadamente a PETA, por favor, usem os mesmos e divulguem, alertem e solicitem ajuda para estes pobres sofredores.

É sobretudo uma questão de humanismo!


Podem testemunhar a realidade da situação aqui - Adapost - Pascani ou - Antena 3 Roménia

Nota: As imagens são chocantes...