sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mais um...

Um deste dias publiquei aqui um "post" que divulgava uma "cãominhada" a ter lugar na Guarda, onde entre outros iam ser levados numa caminhada animais do Canil Municipal Da Guarda, e então pensei, bom mais um bom exemplo no país e fiquei convencida disso, até porque depois vi nas notícias da Sic, uma reportagem sobre o mesmo acontecimento...e fiquei bem impressionada, mas entretanto, eis que hoje recebo, aquilo que considero um autêntico "banho de água fria" e afinal o canil em questão é mais um péssimo exemplo, da forma como em Portugal se tratam os animais, neste caso por mais um órgão público...

E pior, a questão nem se prende com as infra-estruturas do canil, mas sim e principalmente com os recursos humanos do mesmo, gente que tem a sensibilidade de uma pedra, o humanismo de um "calhau" e que descarrega as suas frustrações nos pobres dos animais, vitimas como sempre!

Leia e indigne-se, escreva, reclame e denuncie!


E.mail:canilmunicipalguarda@gmail.com

URL Site:http://canilguarda.hi5.com

Sediada em:Guarda - Guarda - Guarda (São Vicente)
Galegos (antiga ETAR)
6300 - Guarda

Telefone: 271225357

Um novo serviço, colocado à disposição de todos quantos queiram reclamar e reivindicar algo, junto das respectivas autarquias: Plataforma _ Autarquias.org


Por alguém que vive de perto a realidade deste canil:

"Depois do que hoje vi no Canil, o Vosso texto sobre a "minha" Cotovia (sim, eu sou a madrinha... ela veio da Quinta dos Cuviais e por isso ficou Cotovia) fez-me chorar... hoje fui lá buscar a Xaninha que amanhã vou entregar no Buçaco... o Canil estava fechado a sete chaves... pelos vistos ninguém queria que eu entrasse embora seja o meu local de trabalho... não só tiraram a chave que dá acesso às celas onde estão os animais, como puseram uma corrente com cadeado no portão grande... é escandaloso, é inaceitável, é uma vergonha haver quem dê cobertura a estas atitudes... quem não deve não teme e nada há a esconder, ou pelo menos, nada devia haver....fiquei aterrada com o que vi que pelos vistos é habitual ser assim qd estou de férias... o canil era assim há três anos, entravam, sofriam horrores e eram abatidos... às vezes parece que há muita gente que quer que o Canil volte a ser o que era... um centro de tortura e abate.... hoje vi lá cães pequenos e grandes, novos e velhos, com coleira, bem tratados e todos sem excepção a pedirem q alguém os salve... há ali cães com dono, há ali cães que não foram entregues... há ali cães que precisam MUITO de um novo dono.

Estou de férias... as minhas férias implicam que aqueles pobres não tenham o mínimo contacto com seres humanos para além de dois "artistas" que vão de mangueira em punho, quase de madrugada, lavar os dejectos da noite... nada mais... não há saídas para apanharem sol e esticarem as patas, não há janelas abertas para verem algo mais que paredes frias, não há festinhas,não há ninguém que lhes diga que vale a pena.

Deixei o caozarrao, o Rico, feliz e contente, um cão colinha que só queria festas... hoje vi de novo o Rico assustado, a temer o contacto humano, a esconder o olhar... fiquei doente e não aceito que o Canil Municipal da Guarda seja assim na minha ausência... não há direito que assim seja, não podem brincar assim com a vida dos animais... quem não gosta de cães NÃO PODE trabalhar num canil; quem acha que TODOS os cães que ali entram deviam ser abatidos, NÃO PODE trabalhar num canil, quem agride animais por puro gozo, NÃO PODE trabalhar num canil... muitos sabem de histórias tristes, outros pensam que o Canil Municipal da Guarda é um paraíso... pois a esses deixo um desafio... vão visitar o canil AMANHÃ!!! POR FAVOR, se algum de vocês puder, vá ao Canil, vão tentar ajudar aqueles tristes, vão tentar consolá-los, vão exigir um tratamento diferente... não precisa ser assim, basta haver um mínimo de dedicação, basta gostar de animais, basta saber respeitar a vida, e isso falta MUITAS vezes no Canil Municipal da Guarda.

NÃO VOU CONTINUAR CALADA E A DAR COBERTURA ÀS ATROCIDADES QUE ALI SÃO COMETIDAS em especial quando eu não estou... o normal é abaterem TODOS os que entram nas minhas férias e acreditem que vi lá montes de focinhos novos... em Junho abateram todos... cães jovens, saudáveis, cães que tinham entrado há meia dúzia de dias... se ninguém fizer nada, segunda-feira muitos vão ser abatidos sem a MÍNIMA razão plausível. CANSEI-ME DE SER CONIVENTE!

NÃO VOLTO A FICAR CALADA!

Obrigada a todos os que ajudam e aos que vão ajudar...."

(...)

E por fim o lema deste canil, municipal da Guarda, é:

"Não os podemos salvar a todos mas podemos salvar muitos!"

"Somos um Canil Municipal, e não sendo o típico canil municipal que funciona como um fim de linha, aqui, embora cada vez mais esporádicos, os abates são uma realidade.

A culpa nem sempre é dos canis, a culpa é dos responsáveis que obrigam a que eles existam."

Canil Municipal da Guarda

...No mínimo irrisório!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

"Ajude-nos a abrir uma Clinica"

"“Estou na 2ª Circular junto a um cão que foi atropelado por diversos carros. Preciso de ajuda urgente!” - Este foi o pedido de socorro para o Scott (fotos), um de muitos que é habitual recebermos todos os meses. O Scott chegou até nós já em coma, em muito mau estado. Teve de ser submetido a diversas cirurgias para o salvar, uma das quais para a remoção de uma das patas.

Felizmente, chegamos a tempo e graças à ajuda de muitas pessoas, conseguimos salvar o Scott.

Actualmente, o SOSAnimal está a receber mensalmente mais de 500 pedidos de ajuda urgente, pelo que os custos veterinários tornaram-se incomportáveis.

Apesar de felizmente contarmos com a ajuda de muitas pessoas que têm contribuído para as Bolsas de Saúde que temos lançado, estas correspondem apenas a uma pequena parte dos custos reais que temos com a saúde dos animais que chegam até nós.

A sua ajuda é essencial!
Com a sua ajuda, vamos conseguir adquirir estes equipamentos.

(...)


Como ajudar:

Pode ajudar enviando cheque à ordem de:
Grupo de Socorro Animal de Portugal
Com o valor que puder dar, para a seguinte morada:
SOSAnimal - Ao cuidado de Ligia Santos
Apartado 8105
1802-001 Lisboa

Se preferir ou não tiver cheques, também poderá fazer transferência bancária para o NIB do grupo SOSAnimal: (Conta especial para o equipamento da Clínica)

NIB: 0035 0202 00036403730 49
IBAN (transferências feitas do estrangeiro): PT50 0035 0202 00036403730 49
Conta da Caixa Geral de Depósitos, em nome de Grupo de Socorro Animal de Portuga
l

Se fizer transferência Bancária, envie-nos os dados da transferência para que possamos alterar a informação que está no site. Pode enviar para o e-mail: sosanimal@sosanimal.com

Mesmo que não possa contribuir, pode ajudar divulgando este apelo.

Pode enviar o link directo para esta página: http://sosanimal.com/html/clinica.html Ou Faça download do ficheiro abaixo e envie para os seus contactos:

Ficheiro Clinica formato PDF

Resta-nos agradecer a sua ajuda.

De toda a equipa do SOSAnimal, por ELE"

Pode ver em detalhe mais informações em SOS Animal

Já agora, daria concerteza uma grande ajuda, se veterinários altruístas se aliassem à causa...

"Candidaturas à CML, e as medidas concretas em relação ao canil/gatil de Monsanto!"

...Esta é uma carta tipo que pode enviar aos candidatos à autarquia de Lisboa e EXIGIR, alterações urgentes no funcionamento, nas estruturas e forma como os animais são tratados no canil municipal da capital do nosso país...VERGONHOSO, teremos que insistir até que a realidade mude!


"Ex.mos. Senhores,

Enquanto munícipe de Lisboa, venho por este meio solicitar a V. Exs. a correcção definitiva e em larga escala da situação desumana e selvagem que se vive no canil/gatil municipal de Lisboa.
Este canil não está sequer a cumprir a legislação nacional (DL-315/2003) e comunitária à qual é obrigado. Gostaria muito que V. Exs tornassem públicas as medidas concretas que pretendem tomar relativamente a este assunto, bem como o prazo para o cumprimento das mesmas.

É inaceitável que o único canil/gatil Municipal, apenas tenha acesso a quem tiver carro, pois o comum munícipe que utilizar transportes públicos tem que percorrer com risco de ser atropelado pela berma de uma estrada sem passeio ou outras condições durante cerca de 1,5 km, quando se poderia aceder pela parte de cima do canil, se aí se construísse um acesso que levaria directamente ás paragens de autocarro que servem o parque do Alvito!

Para tal bastaria a construção de um percurso pedonal, em escada talvez até utilizando os toros provenientes da limpeza da mata adjacente, seria uma opção barata e muito ecológica, para além de permitir o acesso a todos os Munícipes!

Esta situação, apesar da publicidade no site da CML , é por si, um factor de exclusão da maior parte da população em aceder aos serviços aí prestados!

Corrigir o modo de funcionamento do canil/gatil da CML é uma questão de princípio básico civilizacional. Diria mesmo uma questão de cultura e de humanismo.

Em finais de 2006 e já em 2007 muitos cidadãos denunciaram a desumanidade vivida no canil/gatil municipal de Lisboa, tendo-se testemunhado:


. cães presos a pequenas correntes - por vezes presas em 2 elos -, que os impediam de se deitar, beber ou comer convenientemente;


. recipientes de comida cheios de dejectos (diarreia) que só são limpos à hora estipulada para a limpeza e são deixados assim até à limpeza seguinte, que pode ser no outro dia;


. cães de grande porte que mal cabem nas próprias boxes;


. mangueiradas diárias de água gelada em TODOS os cães nas boxes, que ficam em pleno Inverno encharcados 24h por dia, adoecendo gravemente com pneumonia numa semana;

. uma altíssima percentagem de animais saudáveis que adoecem em poucos dias;

. falta de condições de higiene (e.g., sala dos gatos);

. base de dados de animais muito deficiente e falta de campanhas para adopção em locais de grande acesso para a população;

. gatos e cachorros mantidos em jaulas de metal minúsculas, sem luz, com paredes de metal e bases de grade (onde partem as patas que aí entalam com pânico);

. gatas que dão à luz nestas mesmas "jaulas" sem qualquer conforto e recém nascidos espezinhadas pelos outros ocupantes provenientes de outras capturas;

. animais mortos em caixotes a céu aberto;

. inúmeros testemunhos de maus-tratos sobre animais, patentes nas feridas não tratadas;

. um cão mantido numa cela há mais de 1 ano, com músculos atrofiados por não se poder movimentar e cujas unhas encaracoladas (de compridas) se cravavam nas almofadas das patas, o qual era pontapeado até à consulta por não conseguir andar;

. eutanásia de animais nas próprias boxes;

Esta descrição continua actual hoje passados TRÊS ANOS, isto com a degradação do espaço e a sua utilização deficiente em comparação com o modelo/planta afixado à entrada das instalações onde até consta uma sala de estar para os Munícipes que aí se deslocassem isto fica bem no papel, pois na realidade aguarda-se junto ao portão por vezes horas, dependendo da afluência (e da pouca vontade dos funcionários), ao sol ou à chuva dependendo das condições climatéricas!!

Esta descrição não é compatível com a definição de canil municipal de um país europeu civilizado.
É uma verdadeira vergonha para a capital de um país que até há dias ocupava a presidência da União Europeia.
A correcção desta situação é uma obrigação basilar de qualquer autarca.
Há óptimos exemplos em Portugal e em muitos outros países que provam ser possível um modelo de gestão humano e condigno.
É isso que defendo para o município de Lisboa.

Esperando uma atitude concreta e justa por parte de V. Exs., aguardo então a divulgação pública dos vossos planos de remodelação do canil/gatil da Câmara Municipal de Lisboa, a discussão pública deste assunto e a tomada de medidas concretas para corrigir esta situação.


Aguardando a vossa resposta
Com os meus mais respeitosos cumprimentos

Nome: ...
Freguesia (opcional)"


Contactos dos candidatos à CM de Lisboa:

gp_ps@ps.parlamento.pt,
gp_psd@psd.parlamento.pt,
blocoar@ar.parlamento.pt,
gp_pcp@pcp.parlamento.pt,
gp_pp@pp.parlamento.pt,
PEV.correio@pev.parlamento.pt,
mpt@mpt.pt,
josesafernandes@lisboaegente.net,
candidatura@unirlisboa.com,
secretariado@lisboacomcarmona.net,
lisboa@garciapereira.org,
ppm.geral@sapo.pt,
geral@cidadaosporlisboa.org,
lisboa@pnr.pt,
info@pnd.pt

Ligue e seja solidário!




- Ligue para o 760 50 10 15 e estará a ajudar a União Zoófila; http://www.uniaozoofila.org/



- Ligue para o 760 30 00 30 e estará a contribuir para a campanha de esterilização, da Associação BIANCA - ASSOCIAÇÃO DE PROTECÇÃO AOS ANIMAIS SEM LAR DO CONCELHO DE SESIMBRA (mês de Julho). http://www.bianca.pt/

(Custo de cada chamada 0,72€)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

"AAAA pede a colaboração de todos.. vamos andar bonitos e ajudar!!!"

"Pessoal, Voluntários e Amigos!

ALÉM DE DIVULGAR, DIVULGAR, DIVULGAR.... É NECESSÁRIO COMEÇAR A ENCOMENDAR!!!!

Deixo aqui o link que vos leva ate á pagina da AAAA onde podem ver as nossas T-Shirts já com as medidas e respectivos preços.

Sem a ajuda de todos não conseguimos ter sucesso nesta campanha de angariação de fundos tão necessários a esta associação!

Fico aguardar vossos mails (animaisagueda@gmail.com) URGENTES.
Por favor não esqueçam de mencionar: Modelo, Cor e Tamanho


São Lindas e realmente são mais uma forma de nos ajudarem!!
Vejam o link abaixo para poderem escolher:

http://www.facebook.com/l/;animaisagueda.googlepages.com/home32


OBRIGADA A TODOS
AAAA"

Petrúquio - A história de um abondono...



"Olá!

«O meu nome é Petrúquio, mas outrora terei sido um cão diferente com um nome diferente.
Só vos poderei relatar a minha história desde o famigerado dia 8 de Julho de 2009, porque o que antes se passou guardo na grande tristeza que envolve o meu coração e se denuncia nos meus olhos.

«Terei sido abandonado por alguém de quem sinto inúmeras saudades!... E as minhas almofadinhas nas patas são prova de que terei palmilhado muitos quilómetros para encontrar o meu caminho de volta a casa… Cansado, decidi repousar durante uns dias no largo da feira de uma terra com gente simpática, onde não me faziam mal, e onde eu podia dormir confortavelmente.

Só que depois montaram uma festa, e vieram os feirantes, e eu já não sabia qual era o meu lugar.
Confuso tonto e desnorteado, deambulei por lá, e tentei atravessar uma estrada com inúmeros carros. Não sei bem para onde queria ir, só sei que não cheguei ao outro lado. «Vocês compreendem que para nós, que só usamos as patinhas como meio de transporte, o frenesim dos carros é algo que não percebemos, não compreendem?

Pior ainda, nem sequer percebemos o perigo. Foi então que alguém que não deu por mim bateu com o seu carro contra as minhas patinhas dianteiras.
Fiquei ali, ferido e apático, no meio da estrada, levando a que outros condutores contornassem o meu corpo para que não me esmagassem. Julgo que por aquela altura queria desistir de viver… «Eu sei que vocês, humanos, estão em constante correria. É o ritmo da sociedade, ouço dizer… Por isso é que não me ajudaram mais cedo, não foi?

Felizmente dois amigos que por ali passavam, pegaram em mim e levaram-me para o passeio onde fiquei a salvo dos vossos pneus velozes. Eles não sabiam o que fazer e chamaram alguém de quem hoje reconheço o sorriso e a quem retribuo de cauda erguida e a abanar. Esta minha nova amiga acalmou-me com uns afagos, enquanto a ouvia falar ao telemóvel a clamar que alguém a ajudasse a ajudar-me.


«Ainda não passou uma semana, e parece que não encontrei ainda uma solução definitiva…

Sou demasiado meigo e estou demasiado assustado. Sei de cor o rosto de quem me quer mal e dos
que me estão a tratar bem. Mas eu não guardo rancor de nenhum de vocês. Porque eu preciso de ajuda, e só um humano de grande e bom coração me poderá salvar…»

O Petrúquio é um cão de porte médio, com menos de 1 ano. Precisa do melhor de todos os remédios: CARINHO e ATENÇÃO



Desde há uma semana passou já noites em 3 locais diferentes: uma casa onde também havia muitos cães e não pode continuar para além daquela noite, em casa da primeira família que se comprometeu a acolhê-lo e a dar-lhe tudo o que ele necessitava (mas que se livrou dele na primeira oportunidade), e em casa de uma generosa amiga que tem tentado o possível para lhe dar conforto.

Porém ela tem um cão com alguma idade e que já está demasiado habituado ao "seu território", que não tolera a presença de um "estranho" e que tenta de todas as formas mordê-lo e lutar com ele.

Mas o Petrúquio é calmo, e continua psicologicamente muito assustado e abalado…
Tudo o que ele mais queria e nós mais desejávamos era encontrar alguém que pudesse tomar bem conta dele. E definitivamente. Porque ele merece encontrar o seu lugar no mundo!

O Petrúquio nutre um carinho especial por crianças, e é amistoso com todos os animais.

*AJUDEM-NOS A AJUDÁ-LO*

*P.f. contactem o 918840378.*

*Vocês entregam o vosso coração. Nós temos o vosso melhor amigo*

Veja a nova edição do Jornal "Menos Zero em:
http://www.aanifeira.pt/Jornal.html"

terça-feira, 28 de julho de 2009

Mingu, para adopção responsável!

"Esta é a Mingau, uma cadelinha de porte pequeno/médio com cerca de um ano de idade que apareceu completamente desorientada numa rua de Ermesinde.

Está bem alimentada e com o pêlo muito bem tratado, pelo que presumimos que se tenha perdido de casa ou sido abandonada muito recentemente.

Uma vez que não conseguimos localizar a sua família anterior (muitas pessoas não percebem ainda a importância de colocar um microchip e uma coleira com contactos nos seus animais de companhia), a Mingau precisa de uma nova família que a estime até ao fim da sua vida.



É muito meiga, ideal para companhia.

A Mingau será entregue com microchip, esterilizada, vacinada e desparasitada interna e externamente.

Condições de adopção: comparticipação nas despesas das vacinas e micro-chip, no valor de 25€

Tentaremos encontrar uma boleia para ela, caso seja adoptada em outras zonas do país.

Contactos para adopção:
* Ana Mota 93 837 62 50
* mailto:ana.mota@animaisderua.org>ana.mota@animaisderua.org

Agradeço muito toda a ajuda que possam dar na divulgação deste apelo. A Mingau encontra-se num hotel canino à custa da http://www.animaisderua.org/ - Associação Animais de Rua , que não poderá suportar essa despesa muito mais tempo.
Se quiser ajudar sendo Madrinha/Padrinho de esterilização ou de hotel da Mingau, por favor contacte-nos para o mail:geral@animaisderua.org"

Não compre animais, não se justifica, adopte!

Blog's que divulgam animais para adopção, em situação de urgência!

http://sandracaesgatos.blogspot.com

http://caesescontrados.blogspot.com

http://cmsintra-caes.blogspot.com

http://cmsintra-gatos.blogspot.com

De variadas raças e de todos os géneros e feitios...

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O estado do mundo num mapa

Mais uma útil ferramenta para medir o pulso ao estado do mundo, nomeadamente no que às emissões de gases de estufa diz respeito.

A consultar em http://www.breathingearth.net/

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Arrebatador, como se lá tivesse estado...


..."Fim do mês de Maio, eis que chegou a tão aguardada autorização. Na semana seguinte eis que surge a nossa oportunidade. Os níveis de ansiedade são elevadíssimos, e dormir é quase “um pesadelo”. Os preparativos para este trabalho começaram semanas antes da minha partida para a Ilha do Faial.

O factor físico e psíquico, bem como o bom conhecimento do comportamento destes enormes Mamíferos marinhos, são fundamentais para se efectuar um bom trabalho.

Estamos em meados de Julho, nesta época do ano os cachalotes (Phiseter macrocephalus) encontram as condições ideais para o acasalamento. Pensa-se que a época de reprodução destes animais ocorra na Primavera, embora se possa alargar até ao Verão, podendo variar entre os meses de Março e Junho. Neste período este é um dos melhores locais do Mundo para observação de Cetáceos desta espécie.

Depois de uma noite de preparativos com os equipamentos de fotografia e Apneia, eis chegado o dia para começarmos o nosso trabalho. A manha está linda, o Sol brilha de uma maneira especial como se me estivesse a desejar boa sorte. 7.00 Horas da manha tomo a decisão de não levar o caiaque por questões de espaço. O barco está na água com todo o equipamento a bordo, mas nem um sinal de cachalotes.

No ano de 2001, após semanas de autêntica epopeia marítima, foi-me de todo impossível captar uma única imagem de cachalotes. Essa ideia perseguia-me. Será que a má sorte iria continuar?

Até que uma voz se ouve no VHF e tudo muda: “ Baleias, um grande grupo” diz o Vigia do Salão. O meu instinto de Homem do Mar reagiu, aquela mensagem entrou em mim da mesma maneira que nos caçadores, que outrora ouviam o rebentar do foguete e o grito: “Baleia à vista”. (Desta feita o princípio era muito mais nobre com este trabalho pretendi mostrar ao mundo a beleza destes Mamíferos e a importância para a continuação da preservação da sua espécie).

De imediato o Skiper dirige-se para perto da zona do Salão. As grandes profundidades perto da costa facilitam o avistamento dos Cetáceos que aí aproveitam para caçar e descansar.

O barqueiro, peça importante na realização deste trabalho pelo seu conhecimento sobre o comportamento dos animais, dá o sinal de partida. Pelo caminho foi-me dando alguns conselhos que mais tarde se revelaram vitais, embora me tenham destruído fisicamente. Como é hábito antes de qualquer trabalho, a auto-concentração começa, embora todas aquelas baleias me fizessem perdê-la por alguns momentos.

Um primeiro grupo de Cachalotes está a cerca de 100 metros da embarcação. Caio na água; o meu batimento cardíaco acelera de maneira brutal, limitando a minha Apneia a apenas alguns segundos. Vou-me aproximando de um macho de dimensões gigantes, perto dos 18 metros. Os raios de Sol entram na água de uma maneira pouco favorável ao meu trabalho, mas logo as primeiras imagens são registadas. Regresso ao barco para nos posicionarmos melhor em relação ao Sol e recuperar do stress inicial.

O primeiro impacto foi desgastante, os animais são muito grandes, mas só um pensamento me ocorria: tenho que me aproximar mais, muito mais…

Quando me dirigi para a água pela segunda vez tive de nadar uns bons 200 m sem fazer o mínimo barulho. O azul da água era vertiginoso, a ponto de reflectir a minha própria sombra na superfície. Ao fundo, vultos imóveis apareciam à medida que me aproximava, como se de rochas se tratassem.

Não imaginava eu, ser contemplado com tamanho Espectáculo oferecido pela Mãe natureza.

Grandes Cachalotes socializavam (os biólogos peritos em Cetáceos só à relativamente pouco tempo começaram a compreender algo sobre a complexidade social destes animais), num único grupo com nove elementos, constituído na sua grande maioria por fêmeas adultas e duas crias, emitindo um infindável número de estalidos, denominados por “Codas”, num perfeito sincronismo, como se estivessem a perguntar uns aos outros.” Quem é este, o que faz aqui?”

Comecei a disparar a máquina, tão rápido quanto possível. Consegui um grande número de imagens e até mudei de câmara. Não sei quanto tempo durou tal cena, nem de quantos minutos ou segundos foram as minhas Apneias, mas sei que algo em mim mudou para sempre.

Com o Sol bem posicionado e a luz dentro de água perfeita a minha alegria enchia grande parte daquele imenso Oceano.

Por momentos senti-me com vontade de deixar a câmara de lado. Senti vontade de ser um deles, de lhes tocar, o que foi de todo impossível, mas só porque vai contra as regras impostas para a protecção dos animais e não porque eles fugissem.

O seu gigantesco porte, contrasta com a delicadeza dos seus dóceis movimentos, provocando um autêntico bailado subaquático.

De novo no barco, agora mais tranquilo, assisto à lenta fragmentação do grupo em três. Mais à frente avistamos uma fêmea adulta e uma cria, paradas a dormir.

Mais uma vez deslizo lentamente para dentro de água e começo por me aproximar pelas barbatanas caudais. Os Cachalotes tem uma má visão periférica, as aproximações devem ser feitas pela cabeça ou pela barbatana caudal.

Cuidadosamente desloco-me para a cabeça. Os animais nem se mexem e começo a fotografar. Primeiro as baleias completas, depois vou-me aproximando mais e tenho dentro do fotograma a cabeça do Cachalote. Mais algumas fotos e aproximo-me mais. Estou, como é óbvio, a fotografar com uma grande angular. Por momentos perco a noção da distância entre mim e os animais, de tal forma que a cria acorda e num rápido movimento imerge, levando-me consigo. Enfim, coisas do oficio.

De volta ao barco, o meu corpo já não reagia da mesma maneira, mas era imperativo continuar. As grandes descargas de adrenalina tinham roubado quase todas as minhas energias, mas oportunidades como esta podem nunca mais acontecer.

Mal podia acreditar. Tudo isto num só dia. Estava a conseguir um trabalho que poderia demorar anos e tinha a sorte de ter um grupo de baleias muito numeroso, o que também é pouco usual.

São 15.00 horas, há mais de 30 minutos que nada acontece. Os Cachalotes mergulharam e demoram a aparecer. Estamos no mar há quase oito horas, tudo começa a esmorecer.

A luz do dia continua boa. No meu pensamento ocorrem, a grande velocidade, extractos de tudo aquilo que tinha acontecido. Não conseguia pensar em mais nada.

Eis que surge o primeiro Cachalote, submerso há quase 30 minutos. Imerge fazendo um “Breaching” (acto de saltar de um Cachalote, saindo totalmente, ou parcialmente, da água, provocando uma forte agitação) rompendo por completo o silêncio que se fazia. Geralmente os juvenis brindam-nos mais frequentemente com estas brincadeiras.

Preparo-me e volto à água. Desta feita, com outro equipamento e filme. O cansaço desaparecera dando novamente lugar à adrenalina.

Na minha direcção aproxima-se uma grande fêmea com ar dócil. Passa por mim a escassos cm e, com um movimento imaculado, desaparece no azul imenso. Parei. Comecei de novo a escutar os estalidos dos Cachalotes.

Tudo isto para mim é novo, não consigo compreender algumas coisas, mas sei que é um grupo mais pequeno.

Nas minhas costas algo de novo aconteceu. Reparo no estranho comportamento de um Cachalote que colocava a cabeça toda fora de água a “espiar” (acto de colocar a cabeça fora de água, expondo pelo menos um olho para observar em redor), e consegui obter registos deste comportamento, até agora menos visto em imagens fotográficas.

Este foi o último momento em que estas majestosas criaturas estiveram por perto. Não mais as avistei, esperei mais um pouco, e nada… Tão rápido quanto começou, tinha acabado aquele espectáculo maravilhoso. Durante horas houve uma grande cumplicidade entre mim e estes gigantes do mar, outrora caçados, agora felizmente protegidos.

Algo em mim mudou radicalmente, despertando na totalidade o meu lado selvagem, levando-me a perceber o quanto teremos que aprender com estes animais, para que haja um perfeito equilíbrio entre o Homem e a Natureza.

Com este relato pretendo descrever momentos inolvidáveis para sensibilizar todos aqueles que ainda não despertaram para a importância da preservação da vida Animal neste magnifico e por vezes cruel, Planeta Maravilhoso.

A necessidade premente de existir alguém que politicamente defenda com perseverança todos os animais, sejam eles selvagens ou não é de elevada importância para o nosso Planeta. Por tudo isto apoio incondicionalmente o PPA – Partido Pelos Animais e juntamente com eles tentarei reunir o máximo de apoio para que sejam uma força politica em defesa dos Animais com voz no nosso Parlamento."

Manuel Silva

Underwater Photography"

Patas Errantes

"O Programa Ressoar da Tv Record, um programa que passa aos Sábados às 11horas e costuma dar conhecimento de instituições ou iniciativas privadas desenvolvidas em prol do trabalho cívico e de outras causas mais desfavorecidas , apresentou sábado passado uma pequena reportagem sobre o nosso bazar , pois ouviram falar de que não vivendo de quaisquer fundos ou subsídios, a Patas Errantes arranjou formas de angariação de fundos próprias.

Passará brevemente uma pequena reportagem sobre o nosso trabalho com os cães! As filmagens já foram feitas!

Que sirva para consciencializar as pessoas para o flagelo do abandono !

Temos novas pecinhas artesanais e este SÁBADO; DIA 25 DE JULHO HÀ MERCADO!!!




O mercado realiza-se todos os 2ºs e 4ºs Sábados do mês, durante o ano inteiro das 9h às 18h.
Local - Jardim Visconde da Luz em Cascais

Apareça! Divulgue! Leve um amigo!Seja Solidário!
A cãobada agradece! "

Associação Patas Errantes

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Desígnios

O que se pode dizer quando Deus, concede a graça a alguém de nascer com o génio e ao mesmo tempo, com a paixão necessária para o ser brilhante, e quando esse alguém dá conta disso, eis que a vida o faz tropeçar e cair numa realidade vazia, confusa, com o sentido que a perda da razão pode conferir... Daí em diante, apenas resta a certeza da paixão, o amor pela arte daquilo que faz ou dá significado à existência num tempo no qual apenas se quer morrer, ou viver pela lealdade a qualquer coisa que organiza numa qualquer direcção o mundo em que apenas nos inserimos sem nos integrarmos...

...Por vezes por mais que tentemos não conseguimos fazer a diferença...Talvez porque esse, não seja o plano de Deus!


Foto:(c)
António Manuel Pinto da Silva

Filme a ver e reter..."The Soloist", de Joe Wright - (Estreia a 15 de Outubro.) - Baseado no livro com o mesmo nome, do jornalista do "L.A. Times", Steve Lopez.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um dia assim...


"Respiro em câmara lenta.
Assim acelero a forma como o mundo me chega.
Mas absorvo-o devagar.

Prolongo a onda na sua curva perfeita antes da sua igualmente perfeita rendição.

E só depois desço as pálpebras.
Rapidamente, para que dentro de mim, o ondular desse estranho mar permaneça lento.
Uma espécie de eternidade que falsamente fabrico para que o que acontece dure mais. O que existe, exista mais.
Em câmara lenta às vezes até a tristeza me faz sorrir.

Em câmara lenta apercebo-me de como afinal a rua está vazia.

A rua está muito mais vazia hoje.
...
...
...
Visto o casaco e adormeço.
Ou morro.

Sempre a mesma dúvida.

...

..."

domingo, 12 de julho de 2009

Salvem as baleias!

Numa iniciativa engraçada, com a chancela da Greenpeace, podemos construir uma baleia virtual em origami ao nosso estilo e enviá-la, com uma pequena mensagem, para o Japão, a apelar ao fim da caça às baleias para "fins científicos" (cof cof).

Construam a vossa baleia neste endereço: http://www.send-a-whale.com/

quinta-feira, 9 de julho de 2009

EUA: Mais de 350 cães de luta recuperados

"Chicago, 09 Jul (Lusa) - Mais de 350 cães destinados a combates, ilegais, foram recuperados na quarta-feira pelas autoridades norte-americanas, na maior acção do género desencadeada nos Estados Unidos, de que resultou ainda a detenção de 26 pessoas.

Estiveram envolvidas na operação autoridades de seis estados norte-americanos, que recuperaram sobretudo cães da raça "pitbull".

Os 26 detidos são acusados de ter forçado os animais a lutarem até à morte e de matarem-nos "de maneira sistemática e desumana" quando ficavam demasiado feridos.

Sete dos suspeitos são acusados de terem disparado contra dois cães e terem-nos abandonado porque "não estavam à altura das expectativas do seu treinador".

Outros animais foram mortos e largados no rio ou queimados, segundo as autoridades.

A operação foi realizada depois de uma denúncia de uma associação de protecção dos animais, que acolheu os cães.

As lutas de cães são ilegais nos Estados Unidos, onde 25 mil animais são forçados anualmente a combater.

Aquele que participa ou encoraja as lutas de cães incorre numa pena de prisão de cinco anos ou numa multa de 250 mil dólares (180 mil euros)."

(Por Lusa. In “Expresso.pt”, 9 de Julho de 2009)

..."Objectivo: Modificar Legislação"...

..."Paulo Borges, um dos coordenadores do PPA, explicou ao tvi24.pt que o partido nasceu através de várias petições pelos animais. «Houve várias pessoas que se conheceram por terem sido os primeiros subscritores de varias petições pelos animais», afirma, referindo-se aos colegas António Santos, Pedro Oliveira e Fernando Leite."...

Toda a notícia em TVI 24horas

terça-feira, 7 de julho de 2009

Artigo de Miguel Esteves Cardoso no "Público":

"Silêncio selvagem"

Foram admiráveis os elogios de Paulo Rangel aos colegas-adversários do Parlamento, por revelarem que continua pertinente o conceito de elite de Pareto – ou o conceito de pandilha do povo português. Rangel é claramente um homem civilizado. O mesmo ao quadrado digo do meu grande amigo Paulo Portas, do CDS-PP.
Nada me surpreendeu mais do que saber, pelo PÚBLICO de ontem, que essa civilização nem sempre se estende à condenação dos selvagens. Falo dos selvagens que se divertem a pôr cães perigosos (que eles próprios criaram e treinaram para serem assim) a lutar contra outros cães.
Falo dos seres desumanos que põem os cães tão nervosos e agressivos que os condenam a uma existência psicótica. E que, de vez em quando, fogem do controlo dos donos, e atiram-se a quem calhar.
Por que carga de água-de-colónia, então, é que o PSD e o CDS-PP se abstiveram no diploma que criminaliza os promotores de lutas entre animais e os donos de cães perigosos que se atiram às pessoas?
Podem explicar-me o que há de tão polémico nesta lei que castiga quem organiza lutas entre animais? E que dá alguma satisfação às vítimas dos ataques destas bestas?
A nova lei é até daquelas desconcertantes que se estranha não haver já há muitos anos.
Saúde-se o deputado do PSD Mendes Bota, o único que votou a favor. Mas não chega. Fazer bonitos com abstenções é feio quando se trata de proteger pessoas e animais uns dos outros.
E venha o Partido Pelos Animais!

- Miguel Esteves Cardoso, "Público", 5.7.2009"

Partido Pelos Animais

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Porquê ESTERILIZAR?

"Controle Populacional

Um casal pode originar em 10 anos em sucessivas gerações com duas crias por ano de 2 a 8 filhotes por cria

Proteja o seu amigo e as gerações vindouras!

Esterilize os seus animais!

Todos os anos assistimos ao drama de milhares de cães e gatos abandonados, doentes ou atropelados nas ruas.


Estudos documentam que a única maneira de terminar este flagelo a médio ou longo prazo é prevenir a procriação indiscriminada dos animais. Existem milhares de cães e gatos não castrados à solta nas ruas.


O seu animal é um deles?


Porque esterilizar/castrar... A esterilização das fêmeas previne que o seu animal apanhe doenças sexualmente transmissíveis e incuráveis. Previne também o aparecimento de muitos cancros, infecções uterinas graves, gravidezes psicológicas e cios. O veterinário pode informá-lo sobre isto. A castração do macho previne lutas e certos comportamentos agressivos. A esterilização/castração de gatos torna-se ainda mais essencial porque são animais mais difíceis de controlar, que tendem a fugir para seguir os seus instintos e muitas vezes regressam gravemente feridos, ou não regressam...

Mais animais abandonados nas ruas porquê? Esterilizar e castrar trata-se também (senão principalmente) de controlar o nascimento de animais de rua, muitos deles condenados a uma vida miserável e infeliz. Uma fêmea de rua, com dois cios por ano, pode dar origem a ninhadas de muitos cachorros ou gatinhos que morrerão pouco depois ou ficarão a viver nas ruas, aumentando a uma velocidade enorme o numero de animais vadios, que podem até pôr em perigo a saúde pública.

O que é a esterilização/castração? É uma cirurgia simples e muito rápida. Nos machos é feita uma pequena incisão e são-lhes retirados os testículos. O corte pode depois ser cozido ou deixado aberto, cicatriza em poucos dias. Nas fêmeas, a esterilização consiste em retirar órgãos internos (útero e ovários). A recuperação é rápida, tal como nos machos. A anestesia, que é geral, vai desaparecendo e em poucas horas o animal recupera totalmente. As idades mais aconselháveis para a esterilização são sempre antes da primeira manifestação do cio. No entanto, a operação pode ser feita em qualquer altura, mesmo em fêmeas grávidas.
Idades preferenciais: Cadelas: Antes do primeiro cio Cães: Idade adulta Gatas: Aos 5 meses Gatos: 8-9 meses

O fantasma da castração Muitas pessoas têm argumentos de peso contra a castração... mas ao contrário do que pensam, não se trata de uma crueldade. Envolve riscos, como qualquer cirurgia, mas são mínimos. Qualquer pessoa que possua gatos ou cães castrados pode dizer-lhe que eles recuperam em horas e não dão por diferença nenhuma. Nem sequer ficam impedidos de fazer seja o que fôr. Simplesmente, a hormona que provoca os cios e o instinto de cobrição deixa de ser produzida. Os animais não acasalam por prazer, apenas por instinto, sem consciência, logo, não sofrem com a diferença. Esses instintos desaparecem e o animal fica com menos stress e menos frustração, estando mais feliz e satisfeito com outras actividades e passa os dias mais descansado. O animal castrado ou esterilizado não é necessariamente mais preguiçoso ou gordo do que o animal deixado inteiro! Se alimentado correctamente e dada a oportunidade de suficiente exercício diário qualquer animal se manterá em forma.


Em todo o caso, o veterinário é o melhor conselheiro. Ele o informará das vantagens da castração e da melhor altura para a efectuar. Fale com ele e decida, para o bem do seu animal e de muitos outros."

Retirado do Blog: Esterilização Obrigatória

domingo, 5 de julho de 2009

Lutas entre animais criminalizadas

"O Parlamento aprovou hoje um diploma que autoriza o Governo a criminalizar os promotores de lutas entre animais e os donos de cães perigosos, com a possibilidade de penas até 10 anos de prisão. O diploma foi aprovado com os votos favoráveis do PS, PCP, BE, PEV e a abstenção do PSD e do CDS-PP. O deputado do PSD Mendes Bota votou a favor.

A autorização legislativa prevê que "as penas previstas nas normas ao abrigo da lei não podem exceder 10 anos de prisão". O Governo definirá os ilícitos criminais que correspondem à participação ou promoção de lutas entre animais e à ofensa à integridade física causada por animais, por dolo do dono. De acordo com o diploma, passará a ser punível "a tentativa" de organização de lutas entre animais, e as ofensas à integridade física causadas por animais, seja por dolo ou negligência do dono.

A pena será agravada se da agressão resultarem "ofensas graves" à integridade física da vítima. No preâmbulo do diploma, aprovado em Conselho de Ministros a 28 de Agosto do ano passado, o Governo considera que "a punição como contra-ordenação das ofensas corporais causadas por animais de companhia não é eficaz para a sua prevenção"

"Por as lutas entre animais visarem o aumento do seu potencial genético agressor, são ainda criminalizadas tanto a sua organização, como a participação nas mesmas", refere ainda a proposta de lei. Um diploma do CDS-PP que visava combater a realização de espectáculos de luta de cães, criminalizando a sua promoção ou realização foi chumbado pela maioria PS."

(Fonte:
Público)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

I CãoMinhada na Guarda, reverte a favor dos animais do Canil Municipal!



Anfitrião: Câmara Municipal da Guarda
Tipo: Angariação de fundos
Data: Sábado, 4 de Julho de 2009
Local:Guarda - Parque Urbano do Rio Diz
Site: http://icaominhadaguarda.yolasite.com/

Participe, por uma boa causa!


TRISTE e REAL!

Apesar das muitas denúncias sobre o que no Canil Municipal de Lisboa se passa, nada, mas nada acontece!

Por lá se vive um autêntico filme de terror, visto dia após dia, aqui fica o testemunho, não de um voluntário, mas de um cidadão anónimo que se lembrou que no canil Municipal de Lisboa, vivem em agonia, pelo desespero e sofrimento, muitos animais, um dia abandonados... e foi apesar da espera (quase 1 hora), adoptar um...

"Vejam este link, infelizmente é esta a realidade dos canis:"

Canil Municipal de Lisboa

Dois anos antes, e já era esta a realidade:

Uma tarde no Canil/Gatil Municipal de Lisboa

Podem escrever e denunciar, bem como mostrar repugnância perante tal atrocidade, para:

E.mail: gab.presidente@cm-lisboa.pt
E.mail: geral@cm-lisboa.pt

Não se pode calar esta situação... já dura por muito tempo, é urgente mudar!!!