sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

China: Carne de cão e gato fora dos menus

..."500 dólares e 15 dias na prisão para particulares e entre mil e 50 mil euros de multa para empresas. É assim que o Governo Chinês pensa punir quem comer carne de cão ou gato. A lei está a ser redigida há mais de um ano, mas as últimas notícias dos órgãos de comunicação chineses dão a entender que foi finalmente aprovada.

O consumo de carne de cão e gato é ainda popular na China, onde se acredita que estes animais promovem o calor corporal e tanto cães como gatos são criados para consumo. Paralelamente a este hábito, muitos Chineses têm cães e gatos como animais de estimação e são contra o consumo destes."...

In "Arca de Noé"

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Imagens soltas


P
erspectivas de um dia de Inverno...

Espiritualidades...

"Limitamos Deus atribuindo todos os males ao Diabo. Uma infinita bondade e uma infinita justiça, despidas de todo o pensamento que a moral condena, fazem suspeitar que se empregou na construção uma escala demasiado humana; mais uma vez nos julgámos os senhores absolutos; mais uma vez nos quisemos centro do universo e nos vimos tratados com atenção e carinho especiais.

Não ousou o homem pôr a maldade entre os atributos de Deus e pecou primeiramente porque foi estreito; e de novo pecou porque foi tímido. Consolava-o a ideia de uma protecção sempre possível e a mente, que se não levantava ao total, só pôde conceber a explicação infantil e ilógica dos dois demiurgos. Fugimos da aspereza e erguemos um palácio de fadas, esplêndido e seguro, mas enervante e mole; tememos a vida e a vida se vingou.

Restituamos a Deus toda a sua grandeza; reconheçamos o seu poder na violência e no terror; tenhamos por divino o abaixamento deste tempos; emana Caim do espírito supremo - como Abel; não tiremos a Deus o que temos como ideal superior: a vontade do progresso; não o despojemos, por interesse egoísta, do prazer de marchar, não lhe dêmos em troca da variedade que roubamos a monotonia a que aspira a alma baixa.

E em face de um Deus pleno e terrível sejamos heróicos; cresçam as forças com que lutamos, seja mais larga a compreensão, mais perfeito o amor; enfrentemos o mal, cara a cara, e adoremos o Senhor no inimigo que nos derruba e pisa. Sejamos bravos e tolerantes. Não vacilemos na derrota, nem um instante voltemos costas ao perigo; mas não abusemos da vitória. É este o dom que nos oferece Deus, liberto de cadeias terrestres."

(Agostinho da Silva,
Considerações e Outros Textos)
Foto:(c)Fidalgo Pedrosa

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

No canil municipal de Aveiro

Rectificação

Quero aqui deixar a rectificação desta informação, que por "generalização" e por me ter chegado a mensagem de forma incorrecta, deixei aqui, quando referi neste apelo, que os animais destacados no "post" se encontram no Canil Municipal de Aveiro para abate...
Os animais encontram-se sim no canil municipal de Aveiro, mas não estão para abate, procuram no entanto, adoptantes!

...E ainda congratular este canil municipal, se por lá a prática comum e fácil não for a eutanásia dos animais, mas sim a sua promoção e divulgação para adopção!

(Rectificação no dia 03/02/2010)

E
stas coisinhas LINDAS, estão no Canil Municipal de Aveiro, para abate, divulgue e incentive as adopções nos canis municipais, pois os animais lá têm o destino traçado!...







Olhem só o focinho desta coisinha LINDA, que olhinhos tão tristonhos, não haverá ninguém que se apaixone por ela?????

Canil Municipal de Aveiro (ver secção de ADOPÇÃO)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Obras no canil/gatil venceu votação do Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa "

"Ao todo, nesta segunda edição da iniciativa foram apresentadas 533 propostas, menos 47 do que no último ano. Mas em compensação, o número de pessoas que expuseram as suas ideias para a cidade mais do que duplicou, porque desta vez cada participante só podia apresentar uma proposta. Também o número de votantes subiu de 1101 para 4719.

Além da obra no canil/gatil municipal, vão ser executados pela Câmara de Lisboa outros 11 projectos, com um valor que ascende a cerca de 4,9 milhões de euros. O limite era cinco milhões de euros, o que segundo António Costa representa “mais de cinco por cento do orçamento de investimento do município”, montante que não foi atingido porque o 13º projecto mais votado o ultrapassava largamente.

A criação de um equipamento cultural no piso térreo do Cinema Europa, que há vários anos é reivindicada pela população de Campo de Ourique, arrecadou 475 votos e está orçamentado em 690 mil euros. O presidente da autarquia sublinhou que a concretização deste investimento está dependente do arranque da obra no conjunto do edifício, que é propriedade privada.

Também eleitos foram a requalificação do Largo do Coreto, em Benfica, a beneficiação da Escola Manuel Teixeira Gomes, em Marvila e a criação de um quiosque e um parque infantil na Praça João Bosco, nos Prazeres. A Câmara de Lisboa vai também avançar com a criação de uma “incubadora” destinada a micro ou pequenas empresas de “sectores estratégicos para o desenvolvimento económico da cidade”, com o alargamento de faixas bus para permitir a circulação de bicicletas e com a melhoria das condições de largada e tomada de passageiros junto a algumas escolas da cidade.

Entre os projectos mais votados estão ainda uma iniciativa de arte urbana em espaços devolutos, a substituição da iluminação pública no Bairro das Novas Nações (nos Anjos) por “sistemas mais eficientes e sustentáveis”, uma operação de limpeza de cartazes e graffiti nos bairros históricos e, por último, a realização de “um Festival Net Audio, à imagem dos festivais congéneres em Berlim, Londres, Moscovo e Barcelona”."

In Jornal "O Publico"

"Incêndio mata cães e gatos e destrói associação de proteção animal em Portugal"

"Duas dezenas de cães e dois gatos morreram na madrugada de ontem, na sequência de um incêndio, em Vagos, distrito de Aveiro. Os animais encontravam-se nas instalações da associação Gaticão, no edifício principal da sede, reduzido a cinzas.

Salomé Filipe

Salomé Filipe

“Não tenho palavras, estão aqui anos de trabalho destruídos”, contou, visivelmente emocionado, Carlos Sousa, presidente da Direcção da Associação de Animais. A casa de madeira que servia de clínica ficou totalmente destruída, e com ela queimaram os animais que estavam dentro das instalações e, também, todo o material médico. “Tínhamos em jaulas animais que precisavam de cuidados e outros que tinham acabado de serem recolhidos das ruas”, recorda Carlos Sousa. A salvo ficaram 197 animais que estavam afastados do local do fogo.

Os Bombeiros Voluntários de Ílhavo receberam o alerta por volta da uma da manhã e, já no local do incêndio, demoraram cerca de três horas para extinguir o fogo.

As causas do incêndio ainda não foram descobertas, mas, segundo Carlos Sousa, pode ter havido mão criminosa. “É estranho isto ter acontecido por acaso, pois dois cães que estavam lá dentro fechados apareceram vivos e sem queimaduras”. A PJ está investigando o caso.

Fonte: Correio da Manhã"

ANDA

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pelo conteúdo, merece leitura atenta...

"Exmos. Srs,

Venho por meio deste dar minha opinião pelo facto de uma "senhora" estar a queixar-se de haver muitos cães no Parque Nossa Senhora dos Milagres.
Esta noticia chocou-me, não pelo conteúdo em si, mas por uma vez mais não andarem a caça dos infelizes que abandonaram os seus cães ou deixaram que os mesmos reproduzissem e andarem a CAÇA das vítimas que são sempre os animais. Está mais que provado que o abate não é solução, mas as Câmaras preferem eutanasiar do que apostar em esterilizar e castrar. Neste aspecto e noutros a Câmara de Valongo é um exemplo a seguir. Também não consigo entender porque há verbas para tantas obras, grupos de folclore e para as associações nada. Pelo que sei, as mesmas tem que fazer pela vida para sobreviverem, porque se um animal vai para uma clínica, quem paga é a Câmara? Não, porque esta iria eutanazia-lo, nem pensaria mais no assunto. Há médicos veterinários conscientes, mas ainda não vi nenhum com CORAGEM para ir a frente com o propósito que fez ao dedicar-se na faculdade e prometer salvar vidas e não mata-las. Não há condições para fazerem esterilizações nos canis municipais? Então façam um acordo com clinicas ou associações que já o fazem. O problema está, sempre no mesmo ponto....muitos não querem perder os seus postos de trabalho e como tal os valores ficam em 2º plano. Todos sabemos que o que digo é a mais pura verdade.
Fica uma pergunta para os leitores e agradecia que enchessem as caixas do correio e as linhas telefonicas para as Juntas de freguesia e para os próprios veterinários municipais,camaras municipais: quando um animal é atropelado na via pública o que se faz? quero ver se algum lhes saberá responder.
Se a resposta for diferente desta, estão a mentir. Há que contactar o SEPNA 808200520 ou a Protecção Civil(que nesses casos pouco ou nada fazem) e alertar que está um animal atropleado na via publica em sofrimento e que exigem que se desloque imediatamente o veterinário municipal daquela zona para proceder a remoção/tratamento ou a eutanásia(em último caso para não sofrer mais ainda o animal). Se assim não fizerem podem e devem proceder a uma queixa por negligencia. E se não aparecer ninguém levem vocês próprios a uma clinica de urgência e depois levem a factura para a camara pagar porque é a obrigação da mesma e não vossa. Não tenham medo das autoridades sejam elas quais forem, o problema é que quando se trata de animais a GNR,PSP, Protecção Civil e até mesmo o organismo oficial para tratar desses assuntos SEPNA não ligam muito....é o País que temos, mas dependerá de nós muda-lo ou não. Liguem para as câmaras das vossas Cidades localidades, visitem os canis, vejam as condições, sejam participantes! Afinal quem elege os políticos, quem paga impostos? Nós! Estamos num País democrático e como tal, temos o direito e dever de denunciar pançudos que nada fazem, mas para não perder o seu posto seja ele qual for ficam calados. Porque não vão a caça de quem abandonou os animais? Porque as Juntas colocam os microchips (obrigatórios) pagamos para isso e os animais a grande maioria os Presidentes das Juntas ou responsáveis esquecem os papéis nas gavetas(caso mais recente Junta de Freguesia de moldes) Bonito não é? Encobrem-se uns aos outros por não perderem o tachozito....que ridículo,estas pessoas são despreziveis e agora vamos assistir em SJM a caça aos cães. Espero não deparar-me com uma situação dessas porque caso isso aconteça(normalmente é de madrugada e os mais complicados são pêgos com dardos anestésicos ajudados pela PSP e a veterinária municipal) Juro por tudo que chamo as TVs e isto vai ter que mudar.
Espero que haja mais vergonha por parte dos políticos, autoridades em geral, veterinários municipais(que muitas vezes dizem que não podem isto ou aquilo,mas na verdade não podem é perder os seus postos de trabalho(tachos), porque eles tem a sua autonomia, é bom que os leitores saibam destas coisas para ficarem mais esclarecidos)e se preocupem menos com tantas actividades lúdicas e olhem para o bem estar animal da mesma forma que olham para as restantes actividades.
Que façam colóquios sobre a necessidade de castra/esterilizar (para as pessoas que já possuem animais)e não deixar ser adoptado nenhum animal sem o mesmo ser castrado ou esterilizado. Se for adoptado em cachorro(2/3 meses terá que apresenta-lo após o mesmo(a) ter 6/7 meses para futura esterilização/castração.
As autoridades se virem uma pessoa a passear o seu animal pedir identificação (do cão, vacinas, microchipa)se não a tiver ou o cão estiver sem trela, passar uma coima, isso até daria dinheiro as Juntas...será que não sabem as Leis? Fazer visitas incertas a apartamentos, casas, cujos muitos animais morreram de fome e sede porque os donos foram embora e os deixaram lá.Mas talvez não...não interessa, e dá muito trabalho, não é? Que tristeza! Anexo documentos para saberem mais sobre castração/esterilização e caso percam seu animal a fonte a qual poderão recorrer para obter estas informações é: www.encontra-me.org

Cumprimentos e espero que sejam bem punidos quem abandonou estes animais que agora vão morrer ou ficar num local minúsculo até serem eutanasiados ou irem para o intermunicipal onde a sorte é quase a mesma e não é feita uma triagem dos adoptantes(declarado por fonte segura).Sendo muitos animais infelizmente adoptados para ficarem a vida inteira amarrados numa corrente de meio metro numa casota ridícula de cimento ou pior ainda, servirem de isco para lutas de cães.Pobres coitados, que vêem ao mundo para sofrer e quem tem obrigação de os proteger MATA-OS!"

Ricardo Alberto.C. Moutinho

A propósito de uma reportagem no Jornal "O Regional de São João Madeira"

"Investigação revela falácia que é o chamado ‘abate humanitário"

"Que a expressão ‘abate humanitário’ é um oximoro, isso qualquer vegano já sabe. Mas, como muitas organizações que supostamente defendem animais apoiam esse golpe de marketing da indústria de exploração de animais, é importante esclarecer o público que se deixa levar por essa mentira.

A ONG inglesa AnimalAid filmou com uma câmera escondida, entre 19 de outubro e 3 Novembro de 2009, o que acontecia na Tom Lang Ltd, em Ashburton, Devon. O matadouro é certificado pela Soil Association, o selo orgânico mais respeitado na Grã-Bretanha. E, durante esse tempo, o que o investigador registrou foram animais sendo chutados, lançados a distância e apanhando. Alguns deles não foram atordoados como manda a cartilha do chamado ‘abate humanitário’, tendo sido até mesmo decapitados ainda vivos.

A ONG informa, em um press-release, que três funcionários foram suspensos e os órgãos oficiais já se manifestaram para apontar o dedo a essa empresa pega ‘em flagrante’. O jornal de maior circulação da Inglaterra cobriu o assunto com uma matéria de destaque. Mas, apesar disso, milhões de animais continuarão a ser enviados para esse destino de horror, tudo isso para encher os bolsos de alguns e o paladar corrompido de muitos.

A reação correta para essa tipo de investigação não é pedir que se instalem métodos de monitoramento de matadouros. Isso não vai resolver nada porque o problema é filosófico e não apenas logístico. Enquanto os animais são tratados como propriedade alheia, é impossível esperar que eles sejam respeitados, principalmente por pessoas embrutecidas por ofício tão esdrúxulo.

O saldo positivo dessa investigação é que ela ajuda a destruir o mito do abate humanitário. Se você acha essa situação revoltante, faça a sua parte para pôr um fim a essa situação e torne-se vegano. Ao ajudar a diminuir a demanda por produtos animais, você contribui para que um dia vivamos em mundo sem matadouros."

Ver vídeo aqui - "ANDA - Agência de Notícias De Direitos Animais"

Fundo Monetário Animal

Mais uma bela iniciativa, em prol dos animais abandonados!

A história na integra:

"Amigas e amigos,
Vou começar por enviar este email a quem me conhece e pedir que reencaminhem, na esperança de chegar a todos quantos ajudam os animais, sejam associações, sejam particulares.
Erika Nunes (eu mesma), desde sempre amante dos nossos melhores amigos de várias patas, cores, feitios, etc, desde 2004 que começou a colaborar com o grupo de amigas que veio a formar os Bichanos do Porto. Saiu, por motivos pessoais e, até, de saúde, em 2005, pois engravidou e teve mais um bebé e não "dava jeito" nenhum continuar numa vidinha às vezes indecente em horários e correrias com os bichinhos. Mas, este ano, voltou à actividade. Uma mãozinha num caso dos Bichanos, outra nos Animais de Rua, outra em vários particulares de outras zonas do país e, até, da ABRA. A certo ponto, este ano, tinha 10 gatos em casa, duas cadelas no quintal e dois miúdos pequenos para criar (sozinha). Ajudas monetárias e em géneros foram sendo dadas sempre, desde à SOS Animais, até à ASAAST, à AANIFEIRA, etc. Ainda conseguiu esterilizar a maioria de uma colonia de rua (colónia da Regeneração, Porto), mas a dificuldade na angariação de fundos (pagou N do bolso), as capturas sozinha com duas crianças pequenas, às vezes de noite num beco ermo, outras vezes à chuva, os transportes antes e depois de ir para o trabalho e os pós-operatórios com a casa também cheia de penduras, interrompeu temporariamente esses "trabalhos". Agora, "chovem" gatos bebés abandonados na rua, em hipotermia, em cima de telhados sem saída, caídos nos quintais de vizinhas que não gostam de gatos (e já envenenaram alguns), etc. No email, "chovem" urgências todos os dias e os euros de sempre as mesmas pessoas não se multiplicam. Essencialmente, queria dar mais e não tinha como, então ajuda-se com o que se tem: ideias, iniciativa, profissionalismo e contactos também.
A Carla Mendonça, com quem eu (Erika) tinha contactos profissionais, mas com quem, aquando da adopção da gata dela, comecei a conversar sobre estes assuntos e, embora sem tempo, sem "vida" e sem "estômago" para lidar com as situações dos animais no terreno, quis ajudar com euros e achou que as pessoas, tal como ela, antes de adoptar a gata que adoptou agora, não conhecem a realidade do trabalho dos voluntários no terreno e da extrema necessidade de fundos para tudo: desde os medicamentos as rações, passando pelas areias de gato ou as trelas de cão.
Criámos a 18 de Dezembro de 2009, um grupo no Facebook denominado FUNDO MONETÁRIO ANIMAL (FMA), que está a dar os primeiros passos mais burocráticos para funcionar e que visa angariar uns trocos (um euro hoje ou esta semana ou este mês, multiplicado por muitos, ajuda muito) para distribuir por aqueles casos que recebemos diariamente no email: aqueles gatos doentes, aquele cão atropelado, aquela associação sem ração, etc, etc. O FMA quer receber esses apelos no email fundo.animal@gmail.com e apresentará os casos no grupo para motivar quem desconhece essa realidade para que ajude.
Imaginámos uma forma de funcionamento que nos salvaguarde de qualquer desconfiança e seja justa. Esperamos ter pensado bem:
- cada mês começará com saldo a zero e terminará com saldo a zero;
- o extracto de cada mês será apresentado aos "benfeitores" do mês, havendo apenas os movimentos de crédito de cada um; deles e o débito para os casos eleitos, apenas deduzido do valor que o banco cobra para a transferência bancária (0,5€) - assim, não haverá dinheiros injustificados, nem custos de funcionamento, pois a conta não tem despesas (Banco Big);
- um euro=um voto: ninguém decide sobre o destino dos fundos alheios, muito menos quem criou o FMA;
- quem deposita ajudas mas não quer votar será informado do resultado do mês e os seus euros terão sido convertidos em votos divididos pelos participantes daquele mês, assim será o julgamento colectivo a decidir também sobre aquele dinheiro;
- quem receber o dinheiro, seja particular ou associação, terá como único dever informar o público do FMA da ajuda recebida e do desfecho do caso ajudado - acreditamos que, com mais historias felizes, com belos "antes e depois", as pessoas sentir-se-ão mais motivadas a ajudar.
O caminho só se faz andando, passe o cliché. Estamos a começar, teremos de contar com a vontade e boa-fé dos amigos e de quem já nos conhece antes de chegarmos a cada vez mais pessoas. Agradeço que quem me conhece, a mim ou à Carla Mendonça, possa dar algum testemunho (no Facebook ou no blog) que abone a favor da verdade desta iniciativa em que sabemos que corremos riscos pessoais, pois haverá sempre quem nos coloque em cheque por haver dinheiro envolvido, mas que visa apenas e tão-só, ajudar a criar consciência para os problemas com que nos deparamos enquanto voluntários e, efectivamente, que o resto da sociedade se digne contribuir, ao menos, com um eurito aqui e ali. Tudo junto, fará a diferença.
Por agora, queria pedir também que, quem tiver e puder ceder, nos envie (fundo.animal@gmail.com) fotos de animais ajudados por vós, que não sejam demasiado chocantes para quem não tem "estômago" ou não está habituado a isso, mas que só assim perceberá por que é que os animais precisam de ajuda. Com a vossa permissão, serão publicadas no blog e na página do Facebook e, tendo definição suficiente, com os devidos créditos, em jornais e revistas que divulgarão, brevemente, a iniciativa
Obrigada por lerem tanta prosa!


Erika Nunes (kya2005@gmail.com)
Facebook:http://www.facebook.com/pages/Fundo-Monetario-Animal/375345985306?ref=search&sid=1787821527.1840953272..1
Enviar apelos para fundo.animal@gmail.com
Fazer depósitos para 0061 0050 00543958500 60 (Banco Big)


DIVULGUEM POR TODOS OS VOSSOS CONTACTOS, FÓRUNS, GRUPOS, AMIGOS, ETC E VAMOS FAZER A DIFERENÇA!"

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"Dia de cão"

À semelhança da Nestlé, agora também uma empresa portuguesa aderiu ao dia do animal, neste caso o "dia do cão", à sexta feira, todos podem levar consigo para a empresa, o seu amigo de 4 patas...Mas que belo exemplo, só mesmo coisa de empresário de mentalidade aberta, evoluída, sensível, típica de um primeiro mundo, que ainda não é o nosso.

"Quando falamos num dia de cão, referimo-nos habitualmente a um mau dia, que nos surpreende porque quase tudo corre mal. Mas nós descobrimos um caso em que um dia de cão é um dia feliz." "Nós por cá"



segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Coisas Simples...



Cada inicio de ano, é para mim um novo recomeço...

Eu gosto dos contrastes do Outono, do amarelo e do vermelho, do verde e castanho das folhas das árvores.
Gosto dos entardeceres,da mística que transportam.
Gosto de passear os meus cães pela praia no Inverno.
Gosto do cheiro da terra quente, arrefecida pela chuva.
Gosto de Figos e de Morangos, bem vermelhos.
Adoro Animais, são o melhor que este planeta reserva.
Gosto de gente inteligente, criativa e irreverente.
Gosto de sorrisos abertos e verdadeiros, daqueles que deixam os olhos em "bico".
Gosto de vinho branco num fim de tarde de Verão.
Gosto do cheiro de relva aparada, cheira a renascer.
Gosto da paz do pinhal e de me perder na sua solidão.
Gosto do som dos riachos, é harmónico.
Adoro U2, a minha banda sonora.
Gosto de olhos verdes, são exóticos.
Gosto do cinza, que tinge o meu Porto.
Gosto do mar revolto, da sua fúria.
Gosto de Praga, cidade do meu imaginário.
Gosto de filmes de gente real.
Gosto de como me sinto, num concerto ao vivo.
Gosto de ideais, que me fazem acreditar num futuro possível...
Gosto de poetas e de pintores, são sensibilidade bruta.
Gosto de espíritos inquietos, são excitantes.
Gosto de livros e de pensar à "toa"...
Gosto de histórias de viagens, fazem-me sonhar.
Gosto de saber, conhecer e descobrir que nada sei!
Gosto de dançar, deixar o corpo solto.
Gosto da palavra liberdade.
Gosto de fotos a preto e branco, são arte pura.
Gosto de cidades misteriosas, não reveladas.
Gosto de luz, da claridade dos dias.
Gosto dos sinos nas Igrejas, carregam o peso da imponência..
Gosto de baloiço e bicicletas.
Gosto de flores e pássaros, são o brilho da natureza.
Gosto de velhos hábitos, porque confortam a alma.
Gosto de lareiras acesas.
Gosto de flocos de neve, da suavidade do seu toque.
Gosto de rir.
Gosto de John Malkovich e Johnny Depp.
Gosto de conversas cheias...por tudo o que dizem.
Gosto de teatros, claustros do mundo.
Gosto do aroma de café.
Gosto do "Oceano Pacífico".
Gosto do gosto de chocolate.
Gosto de "sangria".
Gosto da Costa Alentejana,paraíso perdido.
Gosto de Azul Indigo.
Gosto de lençol de linho.
Gosto do reflexo da Lua, testemunha de amores confessos.
...
Não gosto de circos e palhaços.
Não gosto de gente banal.
Não gosto de hipocrisia e cinismo.
Não gosto de casas velhas.
Não gosto de tirania.
Não tolero injustiças.
Não gosto de ficção cientifica.
Não gosto de prédios altos.
Não gosto das chaminés das fábricas.
Não gosto de "filas".
Não gosto de intolerância.
Não gosto de ruas sujas.
Não gosto de mentalidades retrogradas e mesquinhas.
Não gosto de politiquice e demagogias.
Não gosto de pessimismo.
Não gosto de praças vazias.
Não gosto de "farturas".
Não gosto de arrogância.
Não gosto de falta de ideias.
Não gosto de música "oca".
Não gosto de ordens.
Não gosto de dogmas.
Não gosto de "jogging".
Não gosto de falsas promessas.
Não gosto de falta de consciência.
Não gosto de conformismo...

..."there is always a hope for a better future as long as we don’t give up the fight!"...

...Porque é chocante, mas poderoso e porque não podemos fazer de conta que não existe, de que esta não é a realidade...por isto, RECOMENDO!


"Animal recebe 350 denúncias de maus tratos todos os meses"


"Autoridades não actuam por limitação da lei e pouca sensibilidade, diz associação.

Todos os meses a associação Animal recebe, em média, 300 a 350 denúncias de maus tratos a animais. Na maioria, cães que os donos abandonaram ou fecharam em casa, privando-os de cuidados ou alimentação. Mas estes números estão muito aquém da realidade global do País, pois muitas das queixas são feitas directamente às autoridades. Contudo, considera Rita Silva, da Animal, as burocracias e limitações da lei, e a falta de sensibilidade das forças policiais e judiciais, não permitem resolver o problema. Por exemplo, retirando o cão ao dono que o maltratou.

Em Espanha, um juiz tomou recentemente uma decisão inédita, ao retirar um cão ao dono por este lhe infligir maus tratos sistemáticos. Mas neste país, tratar mal os animais é um crime punível com uma pena de prisão de três meses até um ano. Cá, um comportamento destes poderia apenas ser punido com uma contra-ordenação até 3740 euros, explicou ao DN, Ana Silva, da Animal. Mesmo assim, acrescenta, "raramente as pessoas chegam a ser multadas".

"Depende da boa vontade e da sensibilidade de quem recebe a queixa, e da interpretação que faz da lei. Muitas vezes, nem sabem que são autoridade na matéria", afirma a dirigente da associação. Se as autoridades (policiais ou veterinárias) responderem à denúncia, podem admoestar ou instaurar um auto, explica, citando a lei.

São raros os casos em que os animais são retirados aos donos, pois tal pressupõe a concordância dos mesmos ou exige um mandado judicial para entrar no domicílio. "Acontece apenas em casos extremos, quando as pessoas têm mais animais do que devem e põem em causa a saúde pública. Por exemplo, uma colecção de cães ou gatos, onde estes acabam por se comer uns aos outros."

Quando os animais ficam à guarda do Estado, como prevê a lei, há oito dias para as condições serem restabelecidas ou o animal adoptado. "Senão são alienados, ou seja, mortos no canil. A maioria dos canis não tem condições para os manter ou esterilizar."

Ana Cristina Figueiredo, jurista da Quercus, também critica a inexistência de mecanismos legais que permitam actuar directamente, e até prevenir, estes problemas. "Muitas pessoas denunciam. Mas os casos resolvidos são poucos. O domicílio é inviolável e quando não há vontade das pessoas, nem o organismo policial pode entrar", disse ao DN. E exemplifica: em Cascais, havia um leão a viver em cativeiro. Só com um mandado judicial foi possível lá entrar."

In "Diário de Notícias"