terça-feira, 30 de março de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

São situações destas que alimentamos ao comprar animais de companhia ...

"Vendedor ilegal congelou 100 cães

Várias pessoas de Badajoz, em Espanha, compraram cães de pedigree que, mais tarde, vieram a ter problemas de saúde. Quando as autoridades visitaram o local onde as pessoas os adquiriam, depararam-se com os cadáveres de cerca de cem cães congelados.

O homem que lhes vendia os cães é natural da cidade de Cáceres era dono de um centro de venda ilegal. Comprava cães com pedigree a Eslováquia, transportava-os, com menos de seis meses, de camião pela Europa, e vendia-os ilegalmente em Espanha, de acordo com o site do jornal espanhol ‘ABC’.

Se algum comprador manifestasse interesse no pedigree, tinha de pagar mais 200 euros por um certificado ilegal. Muitos até apareciam como vacinados antes do seu nascimento e as autoridades espanholas suspeitam que os guardava no congelador para que o fornecedor eslovaco o recompensasse com dinheiro ou outros animais.

No prazo de um ano terá, alegadamente, recebido cerca de 365 mil euros pela venda dos animais, que apresentavam malformações e aos quais dispensava cuidados sanitários precários, causando a morte a muitos deles.

Quando a Guardia Civil espanhola desmantelou o local, deparou-se com 75 cães vivos, de diversas raças, em 58 jaulas e cerca de cem cães congelados. O vendedor foi detido e acusado de calote, inclusão profissional, porte de documentação falsa e contra a ordenação do território e investigam-se delito fiscal e maltrato de animais."

In "Correio da Manhã"

quinta-feira, 25 de março de 2010

Destaques

No Canil Municipal de Lagos!

"Este Sábado de manhã entre as 9h00 e as 12h00 é o Dia da Adopção Municipal, assim como todos os últimos Sábados de cada mês.


A todos os interessados deixo aqui o convite para aparecerem :)) É para passear os cães, fazer festinhas e divulgar pelos amigos para adoptarem um canito ou gato ;) Ou para vocês, poderem adoptar um verdadeiro amigo!!"

----------------------------

Associação Pravi, Projecto de Apoio à Vítima Indefesa com concerto de angariação de fundos!


"Para fazer face ao endividamento actual - que é comum a muitas associações de solidariedade animal - a PRAVI, Projecto de Apoio à Vítima Indefesa está a organizar um concerto de angariação de fundos e de géneros, que se realizará no próximo dia 1 de Abril, pelas 21h30 no IPJ em Setúbal, em parceria com a Experimentáculo, uma associação juvenil de promoção cultural.



Convidámos 3 projectos - Shivers, Porn Sheep Hospital e uma outra banda ainda não confirmada - para fazer um concerto cujas receitas reverterão a favor da nossa associação. Claro que montar um espectáculo tem os seus custos, apesar de toda a boa vontade das bandas – a quem queremos agradecer com um jantar modesto mas proporcionado de coração – e de todas as restantes pessoas envolvidas na organização.

A par da organização deste evento, temos também a generosa colaboração do grupo teatral "Espelho Mágico" que irá expor, em dia ainda a definir, uma das suas peças de teatro e cujos valores também reverterão a favor da Pravi. Contudo para que esta encenação seja possível, teremos de alugar um auditório, o que também representa mais um custo para a associação.

Em relação ao concerto, está tudo encaminhado, graças à colaboração da Experimentáculo que tem sido incansável! Precisamos apenas de patrocínios... Já a peça de teatro, não há ainda espaço para a levar à cena, embora tenha de subir ao palco, impreterivelmente, durante o mês de Março.

Temos esperança que haja por aí corações sensíveis a esta causa e cuja liquidez financeira lhes permita um pequeno (ou grande) donativo - a PRAVI passa recibo ao abrigo da Lei do Mecenato!
"

PRAVI, Projecto de Apoio à Vítima Indefesa

terça-feira, 23 de março de 2010

Canil Municipal de Sintra lotado!


N
o Canil Municipal de Sintra, encontra animais para todos os gostos, absolutamente soberbos, como o da foto, de raça também, pois estes já não escapam ao flagelo do abandono... Se quer adoptar um animal, vá ao
Canil Municipal de Sintra / "Site do Canil" ou a qualquer um da sua zona de residência...

...Apenas porque sim...

Foto: (c) Lenckowski

...Porque os sem abrigo, existem por todos os cantos da nossa vida, nós é que teimamos em não os querer ver, preferimos olhar para o outro, vazio e confortável canto...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Anúncios de publicidade, que apelam à consciência...


"A moda faz mais vítimas do que você pensa". Da Agência O&M, da Índia




"SAFE" é uma instituição de protecção animal que faz várias campanhas para expor e questionar a utilização desnecessária deles em experiências e exploração comercial. O anúncio acima tem como alvo o uso dos bichos no fabrico de cachecóis, calçado, casacos e outros produtos ...





Neste anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões. A área desmatada é um alerta, e a frase no canto diz: "Antes que seja tarde demais".

Mais uma iniciativa louvável da Câmara Municipal de Valongo



"Ex.mos Senhores:

Temos constatado no centro veterinário que algumas das adopções não se concretizam porque simplesmente os potenciais adoptantes têm receio do comportamento que o animal possa adoptar ao chegar a casa. Por outro lado, vários Munícipes gostariam de acolher um animal mas não possuem tempo disponível durante a semana.
Assim, para preencher estas lacunas e criar maior interacção entre Munícipes de Valongo e animais do centro veterinário lançamos uma nova iniciativa de nome "fins-de-semana em casa" na qual, mediante um termo de responsabilidade, os Munícipes podem acolher temporariamente um animal.
Este período de tempo será acordado entre o interessado e o centro veterinário podendo ir até uma semana.
Pensa-se que esta iniciativa será igualmente benéfica para o animal, pois ao ser alvo de uma maior atenção, será melhor cuidado e aumentarão as suas possibilidades de ser responsavelmente adoptado.

Com os melhores cumprimentos,

Dr. Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo

Presidente da Câmara Municipal de Valongo"

quarta-feira, 17 de março de 2010

"Seguradora Groupama apadrinha os animais de Loures!"


"Parece que existe uma luz ao fundo do túnel para os 80 cães de Loures...

A Seguradora Groupama solidarizou-se com a situação destes animais e com o sofrimento terrível por que passaram e continuam a passar, e decidiu apadrinhar a esterilização e desparasitação de todos eles, para além de oferecer 3 meses gratuitos de um seguro de saúde SafePet a cada um dos animais.

A única coisa que falta são mesmo adoptantes e FATs para eles, uma vez que a grande maioria continua a viver em jaulas do canil de Loures, incluindo 3 cadelas com ninhadas recém-nascidas. Sabemos quais são as condições em que vivem os animais nos canis municipais e todos os riscos que correm, por isso é mesmo MUITO URGENTE conseguirmos acolhimento para todos eles.

Se considerar a hipótese de acolher um destes animais, definitiva ou temporariamente, por favor contacte-nos para o geral@animaisderua.org ou 96 722 25 11.

Pode acompanhar a evolução da situação dos animais de Loures aqui: http://www.animaisderua.org/eventos/animais_loures, assim como na nossa secção de Comunicação Social: http://www.animaisderua.org/comunicacao_social

Para já, como podem ver na secção referida, ainda muito poucos animais conseguiram acolhimento. Precisamos muito da ajuda de todas as pessoas, empresas e associações de protecção animal para conseguirmos salvar todos estes animais.

Obrigada a todos pela ajuda que possam dar a estes animais, nem que seja apenas na divulgação deste apelo!

A equipa da Animais de Rua"

Urgente ajudar, são coisinhas absolutamente lindas e muito assustadas, precisam mesmo, mesmo de um dono, soluções para os retirar do canil municipal...? E já agora, um grande obrigada à Seguradora "Groupama", mas que belo e raro exemplo!!!

"PPA responde à justificação de Gabriela Canavilhas para a criação da secção de tauromaquia no CNC"

"Tendo tido conhecimento através de vários órgãos de comunicação social da resposta da ministra da Cultura Gabriela Canavilhas às críticas de que tem sido alvo pela criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura (CNC), o Partido Pelos Animais não pode deixar de contra-argumentar perante aquilo que consideramos declarações verdadeiramente irrisórias para justificar o injustificável.

Afirmar que a secção foi criada para "regular" a actividade tauromáquica é uma clara distorção dos factos e uma tentativa deliberada de induzir em erro os portugueses. Por se encontrar sob a alçada da Inspecção-Geral das Actividades Culturais, a tauromaquia já se encontra regulada pelo Ministério da Cultura, não havendo qualquer necessidade de uma secção permanente para esse efeito. Compare-se, já agora, essa afirmação com o regozijo dos defensores das touradas após o anúncio da criação da secção, claramente expresso em blogs, sites e outros meios de comunicação. Não há dúvida de que, se há coisa que os profissionais de qualquer sector acolhem de braços abertos, é maior regulamentação...

A acreditar, contudo, nas palavras da Sra. ministra, actividades como a música ligeira, a música clássica, o teatro, o folclore ou os espectáculos de variedades, todas elas com número de espectadores superior ao registado pela tauromaquia (dados das Estatísticas da Cultura, 2008, do INE), também não se encontram reguladas, já que não têm qualquer secção do Conselho Nacional de Cultura a si dedicadas. O teatro e a dança estão incluídos na recém-criada secção das artes, mas as outras áreas mencionadas não merecem qualquer tipo de referência em qualquer das secções actualmente existentes no CNC.

Apreciamos, contudo, a afirmação de Gabriela Canavilhas segundo a qual não tem posição pessoal em relação à tauromaquia. Sendo do conhecimento público que a ministra é aficionada, é com agrado que constatamos o seu embaraço em admitir publicamente essa posição, revelador de que tem noção de que a defesa e promoção da tauromaquia são, cada vez mais, negativamente consideradas pela opinião pública.

O Partido Pelos Animais apresentará brevemente para apreciação em plenário da Assembleia da República uma petição contra a criação da secção de tauromaquia no CNC, já subscrita por mais de 7000 cidadãos, e continuará a lutar pela reversão desta indecorosa decisão, pois torturar animais, seres cientificamente reconhecidos como capazes de sentir dor, não é nem nunca poderá ser visto como uma manifestação de cultura.

?ui=2&view=att&th=12658fdcfbee2615&attid=0.1&disp=attd&realattid=ii_12658fdcfbee2615&zw
http://www.partidopelosanimais.com"

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Olhamos pela saúde do seu PC!"

Porque estas coisas fazem sempre jeito e porque normalmente se praticam preços exorbitantes, para qualquer arranjo nos nossos computadores, aqui fica este útil link - "Oficina do PC"

sexta-feira, 12 de março de 2010

Ode canina!

Que a Pedigree faz excelentes anúncios, já não é novidade... mas este está realmente soberbo!


"Comércio de atum vermelho, elefantes e tigres pode ser proibido"

"PARIS — O atum vermelho pescado para fazer sushi, os elefantes perseguidos pelo marfim e a criação de tigres na China para a medicina tradicional encabeçam a agenda da conferência da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora Silvestres (CITES), que começa neste sábado, em Doha, capital do Qatar.

Os 175 membros da CITES, que se reúnem sob a égide da ONU entre 13 e 25 de março, se preparam para fortes polêmicas sobre a forma de proteger a frágil biodiversidade, cujo valor comercial está na origem de ataques cada vez mais intensos.

Até agora, este fórum era mais conhecido pelas medidas adotadas para restringir o comércio de espécies simpáticas como os grandes felinos, os símios e os elefantes.

Mas, desta vez, pela primeira vez uma espécie marinha - o atum vermelho (Thunnus thynnus) - estará no papel de protagonista.

Apesar das cotas autoimpostas pelos produtores, a pesca intensiva tem reduzido consideravelmente as reservas de atum, fazendo-as despencar em até 80% no Mar Mediterrâneo e no Atlântico Ocidental desde 1970.

Graças a Mônaco, Estados Unidos e União Europeia (UE), cresce a pressão para que este peixe seja incluído no Apêndice I da lista da CITES, somando-o a espécies célebres como o gorila das montanhas e o leopardo da neve.

"Tratar espécies marinhas de grande valor comercial - um negócio de bilhões de dólares - é um grande passo para a CITES", afirmou Sue Lieberman, diretora de política internacional do Pew Environment Group, em Washington.

A indústria pesqueira tem sido responsável por manter reservas de atum vermelho desde os anos 60. No entanto, segundo Lieberman, as populações desta espécie têm caído ano a ano.

"Outros dois a cinco anos de pesca excessiva e elas não se recuperarão", disse Lieberman, em uma entrevista na capital americana.

O Japão, o principal mercado do atum vermelho, se opõe radicalmente à sua proibição e já está mexendo os pauzinhos para bloquear os dois terços de votos necessários para que a proposta seja aprovada. O país também ameaçou ignorar a proibição, caso ela passe.

Outras espécies marinhas serão estudadas para sua eventual inclusão no Apêndice II, que as regula, mas não proíbe seu comércio transfronteiriço.

Estas abrangem oito espécies de tubarão, bem como os corais vermelho e rosado, cobiçados pelos joalheiros.

Tanzânia e Zâmbia, que apresentaram uma moratória de nove anos sobre o comércio do marfim depois de uma venda maciça de reservas por outros quatro países africanos, em 2008, se comprometeram a fazê-lo novamente.

China e Japão, os principais mercados para as presas de elefante, provavelmente apoiarão a medida.

Mas dezenas de outros países africanos, como o provável apoio da Europa, tentarão estender a proibição a 20 anos.

Diferentemente de muitos fóruns de negociação das Nações Unidas, o alinhamento dos interesses nacionais pode evoluir de uma proposta para outra.

Estados Unidos e Europa vêm o atum como uma causa comum, mas não estão de acordo, por exemplo, quanto ao urso polar, caçado legalmente pelos povos indígenas do Ártico, que com frequência vendem a pele do animal. Os Estados Unidos pediram que a espécie fosse incluída na lista do Anexo I.

A China, por sua vez, estará na posição de acusado em várias situações. O fórum examinará uma resolução destinada a condenar a criação de tigres, praticada unicamente na China. O país mais populoso do mundo também é um importante mercado para o marfim e as barbatanas de tubarão.

No caso de muitas propostas apresentadas, alguns poucos países são afetados diretamente, o que cria uma situação na qual as várias partes trocam favores e votos... Ou mais, segundo veteranos da CITES.

"Há corrupção e, naturalmente, há governos corruptos", resumiu Lieberman, uma ex-negociadora americana vinculada à CITES durante mais de 20 anos."

De Marlowe Hood (AFP)

segunda-feira, 8 de março de 2010

"Blog # 558 "

"Foi o idealismo dos seguidores de J. J. Rousseau que permitiu o suicídio de Leandro, um miúdo de 12 anos que se atirou às águas do Tua, em Mirandela, depois de ter sido humilhado e agredido por colegas seus. Para designar o fenómeno criou-se o conceito de ‘bullying’, que não é bastante nem ajuda a explicar por que razão a humilhação de colegas, na escola, se tornou tão preocupante. Os leitores de Rousseau, tal como o filósofo, acreditam na bondade dos ‘indivíduos’ e supõem que a sociedade os decompõe (os ‘indivíduos’ são sempre vítimas e, por isso, os agressores de Leandro já têm o correspondente apoio psicológico, que ele não teve). Não acreditaram que os ‘indivíduos’ eram capazes de aterrorizar de tal maneira um seu semelhante ao ponto de o levarem ao suicídio."

Crónicas de Francisco José Viegas

terça-feira, 2 de março de 2010

"Morrer como um touro"

...Porque não é demais falar no assunto...


"O Ministério da Cultura resolveu criar uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura a pretexto de que lidar touros seria uma tradição cultural portuguesa a preservar. Mas a tradição é mais antiga, do tempo em que humanos e animais lutavam na arena para excitar os nervos da multidão com o sangue e a morte anunciada. A piedade, que é um valor mais antigo do que Cristo, veio, na sua interpretação cristã, salvar disto os humanos. Esqueceu-se, porém, dos animais.

Há um momento nas touradas em que o touro, muito ferido já pelas bandarilhas, o sangue a escorrer, cansado pelos cavalos e as capas, titubeia e parece ir desistir. Afasta-se para as tábuas. Cheira o céu. Vêm os homens e incitam-no. A multidão agita-se e delira com o sangue.

O touro sabe que vai morrer. Só os imbecis podem pensar que os animais não sabem. Os empregados dos matadouros, profissionais da sensibilidade embaciada, conhecem o momento em que os animais “cheiram” a morte iminente. Por desespero, coragem ou raiva (não é o mesmo?), o touro arremete pela última vez. Em Espanha morre. Aqui, neste país de maricas, é levado lá para fora para, como é que se diz? ah sim: ser abatido.

A multidão retira-se humanamente, portuguesmente, de barriga cheia de cultura portuguesa, na tradição milenar à qual nenhuma piedade chegou

Os toureiros têm pose que se fartam (e com a qual fartam toda a gente). Pose de hombre, pose de macho. Mas os riscos que de facto correm são infinitamente menores que a sorte que inevitavelmente espera os touros, que o sofrimento e a desorientação que infligem aos touros para o seu próprio prazer e o da multidão. Dá vontade de dizer que quem se porta assim, quem mostra orgulho de se portar assim, tem entre as pernas, e não apenas literalmente, órgãos bem mais pequenos que aqueles que os touros exibem. Os toureiros são corajosos mas entram na arena sabendo que haverá sempre quem os safe, senão à primeira colhida, então à segunda. Às vezes aleijam-se a sério e às vezes morrem, o que talvez prove que os deuses da Antiguidade são justos, vingativos e amigos de todos os animais por igual. Os touros, esses, não têm ninguém que os vá safar em situação de risco, estão absolutamente sós perante a morte. Querem os toureiros ser hombres até ao fim? Experimentem ser tão homens como eram os homens e os animais na Antiguidade: se ficarem no chão, fiquem no chão. Morram na arena. É cultura. A senhora ministra da Cultura certamente compensará tão antigo costume.

Também era da tradição, em Portugal por exemplo, executar em público os condenados, bater nas mulheres, escravizar pessoas. Foi assim durante milénios. Ninguém via mal nenhum nisso a não ser, confusamente, com dúvidas, as próprias vítimas. Até que a piedade, na sua interpretação moderna e laica, acabou com tão veneráveis tradições.

Que será preciso para acabar com a tradição da tourada? Que sobressalto do coração será necessário para despertar em nós a piedade pelos animais?

- Paulo Varela Gomes (Historiador), “Cartas do Interior”, Público, 27.02.2010, P2, p.3. "

In PÚBLICO