sexta-feira, 30 de abril de 2010

Verdades ou mentiras inconvenientes?

Foto: (c) Hermann


"Rajendra Pachauri: "Estão a atacar-me porque sou uma ameaça"

Bombardeado por críticas e acusações, o presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas aponta o dedo aos cépticos e aos grupos de interesses, e diz que a ciência é clara quanto aos perigos do aquecimento global. Rajendra Pachauri tem em mãos a tarefa de concluir o quinto relatório global de avaliação climática, previsto para 2014.

Em dois anos, o presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) passou do paraíso à tormenta. Em 2007, o Prémio Nobel da Paz atribuído ao IPCC - e também ao ex-vice-presidente dos EUA Al Gore - projectou-o como uma das figuras mais proeminentes no campo das alterações climáticas. Mas o próprio sucesso fez de Rajendra Pachauri, 69 anos, um alvo. O caso climategate - sobre e-mails alegadamente reveladores pirateados de uma universidade britânica - lançou dúvidas sobre a credibilidade de alguns trabalhos científicos usados pelo IPCC. Seguiu-se a descoberta de erros nos seus relatórios. E agora é o próprio Pachauri que está a ser acusado de se servir do IPCC para beneficiar outras instituições, especialmente o instituto ambiental TERI (The Energy and Resources Institute), que dirige há décadas. A tudo isto, Pachauri, que esteve esta semana em Lisboa para uma conferência na Gulbenkian, responde com uma certeza: a ciência das alterações climáticas é sólida e as suas conclusões devem ser consideradas."(...)

Desenvolvimento em "Público ecosfera"

Anúncios de publicidade, que apelam à consciência... II



Clicar nas imagens para aumentar...

...Palavra de político nada vale,,,

(...)"Logo no início da reunião, solicitada ao Sr. Vereador Sá Fernandes pela Campanha de Esterilização de Animais Abandonados em 6 de Março, e que depois de muita insistência tinha sido marcada para hoje, dia 29 de Abril, o vereador informou que só dispunha de 5 minutos para participar na mesma.

Houve unicamente tempo para passar em revista, a correr, os pontos das recomendações aprovadas na Assembleia Municipal de Lisboa de 9 de Fevereiro e inquirir das obras do canil/gatil.

Destacamos 2 aspectos:

- em relação à suspensão das capturas dos gatos tudo se mantém igual, não tendo sido dado seguimento à recomendação da suspensão das capturas nem da mudança de instalações em que os gatos se encontram.

- relativamente às obras do canil/gatil, os projectos das especialidades só estarão prontos em Junho, após o que será lançado o concurso, cuja duração é uma incógnita, pelo que o vereador não sabe quando se iniciarão os trabalhos.

Na sequência da saída da sala do Vereador Sá Fernandes, que antes de o fazer acabou por sugerir que pedíssemos uma outra reunião, os 7 elementos do Grupo de Lisboa consideraram não haver condições para prosseguir a conversa com o corpo técnico do canil/gatil que estava presente, e decidiram, por sua vez, sair.

Já foi enviado o e-mail abaixo a solicitar uma nova reunião.


O mínimo que podemos dizer é que depois da euforia que vivemos no dia 9 de Fevereiro, depois das históricas recomendações aprovadas na AML, foi grande a desilusão. Iamos com uma mão cheia de ideias para propôr à Câmara para a Campanha de Esterilização dos Gatos Silvestres de Lisboa. Uma Campanha que substitua os abates pelas esterilizações. Uma Campanha que fica, agora, temporariamente suspensa, à espera da próxima reunião com o Sr. Vereador Sá Fernandes.
Os animais abandonados de Lisboa podem contar connosco, não vamos desistir. Porém, para a grande maioria dos que estão neste momento detidos no canil/gatil municipal de nada valerá a nossa luta e por esses a nossa tristeza é imensa.


(Para ler as recomendações aprovadas na AML ver post de 26 de Março no site da Campanha

http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/)"

domingo, 25 de abril de 2010

"Ciência: Fiscalização aos biotérios e ao uso de animais em experiências é insuficiente - investigadores"

"Investigadores e opositores ao uso de animais em experiências alertaram na véspera do Dia Mundial do Animal de Laboratório para a incipiente fiscalização aos locais de criação de animais para fins experimentais e às práticas dos cientistas em Portugal.

“A Direção Geral de Veterinária [DGV] tem poucos recursos para avaliar o bem-estar animal nos biotérios e licenciar os biotérios”, afirmou à agência Lusa Anna Olffon, especialista em ética animal e investigadora do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), onde integra a comissão de ética local.

Tendo em conta a demora da intervenção da DGV, a investigadora considera que existe em Portugal “o risco de os projetos avançarem sem autorização da DGV”, apesar de afirmar que o problema não está nas más práticas científicas, mas antes nas condições de bem-estar dos animais nos biotérios, ou viveiros para animais de laboratório.

Também João Relvas, investigador do IBMC na área do desenvolvimento do sistema nervoso, defende que “deveria haver mais fiscalização”.


A falta de fiscalização leva a que, por vezes, experiências em que existem alternativas ao uso de animais continuem a ser feitas com recurso animais, sobretudo em experiências básicas que não se destinam a comprovar hipóteses colocadas pelos cientistas, defendeu Constança Carvalho, da Plataforma de Oposição ao futuro Biotério de Azambuja, um projeto da Fundação Champalimaud.

Apesar de a investigação científica continuar a exigir o uso de animais, os dois investigadores defenderam que tem havido em Portugal uma evolução quanto às práticas utilizadas.

“Verifica-se um interesse dos investigadores em melhorar a sua prática”, disse Anna Olffon, que dá formação em ética animal a outros cientistas.

A Lusa aguarda uma resposta da DGV às críticas dos investigadores. Cabe à DGV a fiscalização, não só das práticas dos cientistas - se devem ou não recorrer a animais ou outras alternativas -, mas também das condições de alojamento dos animais nos biotérios, cerca de uma dúzia em Portugal, nem todos licenciados.

O Dia Mundial do Animal de Laboratório assinala-se no sábado para recordar os milhões de animais que todos os anos são utilizados e mortos em experiências científicas.

Em Lisboa, o dia será assinalado com uma marcha contra a construção do biotério da Azambuja, um projeto das Fundações Gulbenkian e Champalimaud e da Universidade de Lisboa que prevê a instalação de dezenas de milhares de jaulas para animais destinados à investigação científica.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***"

In Correio do Minho

"A Democracia Política Conduz à Ineficiência e Fraqueza de Direcção"



"Os defeitos da democracia política como sistema de governo são tão óbvios, e têm sido tantas vezes catalogados, que não preciso mais do que resumi-los aqui. A democracia política foi criticada porque conduz à ineficiência e fraqueza de direcção, porque permite aos homens menos desejáveis obter o poder, porque fomenta a corrupção. A ineficiência e fraqueza da democracia política tornam-se mais aparentes nos momentos de crise, quando é preciso tomar e cumprir decisões rapidamente. Averiguar e registar os desejos de muitos milhões de eleitores em poucas horas é uma impossibilidade física. Segue-se, portanto, que, numa crise, uma de duas coisas tem de acontecer: ou os governantes decidem apresentar o facto consumado da sua decisão aos eleitores - em cujo caso todo o princípio da democracia política terá sido tratado com o desprezo que em circunstâncias críticas ela merece; ou então o povo é consultado e perde-se tempo, frequentemente, com consequências fatais. Durante a guerra todos os beligerantes adoptaram o primeiro caminho. A democracia política foi em toda a parte temporariamente abolida. Um sistema de governo que necessita de ser abolido todas as vezes que surge um perigo, dificilmente se pode descrever como um sistema perfeito."

Aldous Huxley, in "Sobre a Democracia e Outros Estudos"

...Apesar disto e da desilusão em que se tornou este Portugal , acredito que
25 de Abril, sempre!...

Publicidade com consciência.




(Clicar na imagem para aumentar)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Concerto em Aveiro em prol dos animais abandonados, não falte!

(Clicar para ver imagem)

(...) O auditório da Reitoria da UA acolhe, no dia 4 de Maio, a partir das 21h00, um concerto em prol dos animais de rua. Intitulado «Pautas e Caudas», o espectáculo junta, no mesmo palco, os músicos de Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) e o convidado especial, Mário Laginha. A apresentação está a cargo do Prof. Jorge Castro Ribeiro e de Sofia Leandro. O espectáculo tem um preço de entrada único de 7,50 € e a receita reverterá integralmente para os animais abandonados. As reservas podem ser efectuadas para o endereço pautasecaudas@gmail.com.

Agradecemos ajuda na divulgação!"(...)

Rui Alvarenga


quinta-feira, 22 de abril de 2010

"Abates de animais nos canis de Portugal"

"Estima-se em mais de 100 000 o número anual de animais abatidos nos canis portugueses (in Fernando Rodrigues “Esterilização Obrigatória por Lei” , http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/ , post de 8 de Fevereiro ).

Com o desinteresse e a falta de transparência a que as entidades responsáveis pelos animais de companhia nos têm habituado, o Ministério da Agricultura recusou-se a divulgar os dados referentes ao movimento nos canis , alegando que os mesmos não estavam compilados… sob a forma pretendida ( ver site da Campanha, post de 13 de Janeiro ).

A este silêncio da entidade de topo, junta-se a dificuldade em obter estes dados junto das Câmaras. De destacar, pela positiva, a Câmara de Águeda que os forneceu à munícipe que os solicitou.

Os dados mais fidedignos de que dispomos são, portanto, os do inquérito da Assembleia da República de 2007. Desactualizados, mas que nos permitiriam se conhecêssemos os actuais, ver a evolução da situação. Este é o deplorável estado da administração que pagamos.

Simplesmente, a este inquérito da AR só 47 canis (desconhecemos o número dos existentes mas tendo em conta que há 308 Câmaras, é possível que ultrapassem as 2 centenas) forneceram a respectiva movimentação de animais e, consequentemente, o número de abates e também de adopções, elemento importante para ajuizar da politica seguida pelo canil.

Pretendemos completar esta informação com a recolhida junto dos membros da Campanha de Esterilização relativamente às suas localidades mas, como já se disse, só Águeda deu números oficiais. Nas restantes 37 respostas que obtivemos, temos uma estimativa de abates para Cascais e, nos restantes casos, unicamente indicações relativas a procedimentos e condições dos canis, mas sem números.

Estes dados sobre abates são de grande importância para o nosso trabalho em prol da esterilização dos animais abandonados. São eles que provam à evidência a necessidade de uma politica assente na esterilização e não na repugnante politica de abate. São estes dados que, divulgados junto da opinião pública, a trazem para o nosso lado.

Para além disso, é indispensável, antes das reuniões com as autarquias ter presente o número de abates praticados nos canis que gerem. Nenhum autarca gosta de ser confrontado com esses números que desmentem, nalguns casos, histórias cor de rosa que os responsáveis nos querem impingir.


21 de Abril de 2010

Campanha de Esterilização de Animais Abandonados"

"Acha isto chocante?"

Absolutamente genial!!!

"Ganhou vários prémios a nível internacional. Esta campanha de sensibilização da Turquia é de 2007, mas continua actual."


Ver vídeo aqui - "Acha isto chocante - TSF"

quarta-feira, 21 de abril de 2010

"OEIRAS PROMOVE ESTERILIZAÇÃO GRATUITA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS "

A Câmara Municipal de Oeiras vai proceder à esterilização gratuita de animais domésticos, como canídeos ou felinos, pertencentes a munícipes que demonstrem não ter condições para pagar o custo da cirurgia.

Esta iniciativa, que dá prioridade aos idosos, visa evitar o fenómeno crescente do abandono de ninhadas na via pública, segundo o comunicado da CM de Oeiras.

Lisboa:
A Câmara Municipal de Lisboa leva a cabo a Campanha de Esterilização de Animais Abandonados na cidade e ainda a suspensão de capturas de gatos pelo Canil/Gatil Municipal

"Foi aprovada em Fevereiro, entre outras medidas:
A esterilização gratuita dos animais de munícipes com recursos comprovadamente limitados para esse fim, estabelecendo para tal um regulamento, claro e transparente, que deverá ser publicitado nas juntas de freguesia e no site da CML"

"Campanha de adopção - Canil Municipal de Loures |"


"Creio que estarão recordados do dramático caso denunciado pela associação Animais de Rua, dos animais de Loures, que viviam em condições deploráveis(http://www.animaisderua.org/eventos/animais_loures). Durante anos, um indivíduo viveu às custas da venda destes cães que viviam em cima de ossadas e se encontravam subnutridos. Nasciam, viviam, alimentavam-se, defecavam e urinavam em cima dos ossos que eram ao mesmo tempo a sua única fonte de alimentação. Neste cenário, só os mais fortes sobreviviam. Os que morriam eram comidos pelos seus companheiros de cativeiro (fenómenos de canibalismo na espécie canina só acontecem em situações extremas como esta).

Esta situação, que se arrastou durante anos, só há poucos meses terminou. Foi finalmente dada à câmara municipal a autorização judicial para que estes animais fossem retirados para o canil municipal.

No seguimento do excelente trabalho feito pela Animais de Rua, que conseguiu já donos e famílias de acolhimento temporário para muitos destes animais, a Pé ante Pata dá agora o seu contributo para também tentar ajudar.
Dado que habitualmente o canil só abre aos dias de semana, o que impossibilita muitas adopções, no próximo Sábado, dia 24 de Abril, vai estar aberto das 10h às 17h, horário em que a Pé ante Pata lá estará em campanha de adopção.
Estes animais são na sua maioria bastante jovens, sendo que há também muitos cachorros. Infelizmente, até agora, todos estes cães só conheceram sofrimento desde o dia em que nasceram. Cabe-nos a nós ajudá-los a ter a vida digna que tanto merecem. Foi através da mão humana que conheceram o terror, mas agora é hora de também através da mão humana terem um final feliz.

São quase todos animais muito medrosos, mas que facilmente recuperarão a confiança no ser humano se lhes for dada essa oportunidade. Gostam de festas, nenhum deles é agressivo e todos eles se dão muito bem com outros animais.

A campanha irá realizar-se nas instalações do canil, no parque urbano de Santa Iria da Azóia, pelo que é fundamental a divulgação de forma a que esta iniciativa tenha sucesso.
Ajudem-nos a ajudar este animais. Podem ver as divulgações feitas pela comunicação social sobre este caso em http://www.animaisderua.org/comunicacao_social

Contactos:
peantepata@gmail.com
96 358 20 33 - Vanda

96 796 17 32 - Mafalda"

quinta-feira, 15 de abril de 2010

(...) "Devo estar louco." (...)

"Se eu quisesse, enlouquecia. Sei uma quantidade de histórias terríveis. Vi muita coisa, contaram-me casos extraordinários, eu próprio... Enfim, às vezes já não consigo arrumar tudo isso. Porque, sabe?, acorda-se às quatro da manhã num quarto vazio, acende-se um cigarro... Está a ver?

A pequena luz do fósforo levanta de repente a massa das sombras, a camisa caída sobre a cadeira ganha um volume incompreensível, a nossa vida... compreende?... a nossa vida apresenta-se ali como algo... como um acontecimento excessivo. [...]


Uma vez fui a um médico.
- Doutor, estou louco - disse. - Devo estar louco. - Tem loucos na família? - perguntou o médico. - Alcoólicos, sifilíticos? - Sim, senhor. O pior. Loucos, alcoólicos, sifilíticos, místicos, prostitutas, homossexuais.

Estarei louco?
O médico tinha sentido de humor, e receitou-me barbitúricos. - Não preciso de remédios - disse eu. - Sei histórias tenebrosas acerca da vida. De que me servem barbitúricos?"

(De Herberto Helder, Estilo
)

Foto: (c) Helder Mendes

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Um dia solidário com a Associação Pravi.

"A PRAVI vem por este meio convidá-lo(a) a estar presente na actividade ““Um dia em comunhão com a natureza e em solidariedade com os animais” previsto para o dia 24 de Abril de 2010 pelas 9:45H com ponto de encontro na Igreja Matriz de Almargem do Bispo.

Esta actividade é especialmente pensada para os amantes da natureza e para os amigos dos animais e consistirá em um passeio em montanha nas imediações do hotel para cães de Almargem do Bispo, com passeio (opcional) dos cães da PRAVI.

Venham ao passeio, tragam a vossa família, filhos, amigos e amigas e terão um dia muito agradável e especial no campo.

Esta actividade não tem custo, mas a PRAVI apela ao vosso espírito de solidariedade e conta que tragam um saco de ração para cão (pois estamos sem ração a partir de Abril) e/ou que façam o vosso donativo para cobrir as despesas com os veterinários que já ascende a mais de 6.000,00 Euros.

Sendo um passeio em montanha, não esquecer de trazer água, roupa confortável, botas/ténis e para que possam passear o cão uma coleira e trela.

Podem fazer a vossa inscrição até 22 de Abril para os e.mails
pravi@pravi.org;sonia.s.a.garcia@gmail.com e indicarem o nome dos participantes, contacto e qual o cão ou cães que desejam passear (ver em ficheiro anexo todos os que não tiverem uma cruz). Todos os inscritos recebem mail de confirmação de inscrição e indicações de como vir até ao local da actividade.
Contamos com a vossa presença e boa disposição.

PRAVI

www.pravi.org

ASSOCIAÇÃO PRAVI
Departamento Animais em Risco"

terça-feira, 13 de abril de 2010

"2.ª Marcha contra Biotério da Azambuja"

"No dia 24 de Abril a POB realiza a segunda marcha de protesto contra a construção do biotério da Fundação Champalimaud.

A marcha começará às 14h30 na Rotunda do Saldanha (Lisboa) em frente à Fundação Champalimaud (Atrium Saldanha) e seguirá até à Fundação Calouste Gulbenkian.
Contamos com a colaboração de todos em mais esta altura crucial para travar este projecto
Não falte!"

Plataforma de Objecção ao Biotério


"Centenas de pessoas reclamam em Lisboa legislação de protecção dos animais e fim das touradas"

Foto: (c) SÁVIO FERNANDES/GLOBAL IMAGENS (incluída na notícia do JN)

"Centenas de pessoas manifestaram-se este sábado em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa, para exigir ao Governo mais legislação que proteja os animais e o fim das touradas em Portugal. Depois da concentração, os manifestantes seguiram em marcha até à Assembleia da República.

"Tradição não é justificação, é falta de instrução!", "torturar e matar merece castigo" e "já não somos primitivos" eram algumas da frases que se podiam ler em cartazes, enquanto "troque de lugar com os touros" e "todos diferentes, todos animais" eram algumas das opções nas 't-shirts'.

"O que pretendemos dizer ao legislador e ao Governo é que os cidadãos estão muito descontentes com a forma como os animais estão protegidos em Portugal e exigem mais proteção legislativa", afirmou aos jornalistas Rita Silva, presidente da Animal, associação que convocou o protesto.

Maria João Oliveira, uma das manifestantes, que vestia uma camisola onde se podia ler "salva os touros dos toureiros", considerou o protesto "bastante válido": "Os animais não estão protegidos em termos de legislação", disse.

"A evolução da sociedade também se vê pela forma como se tratam os animais", acrescentou, revelando ter tido conhecimento do protesto através das redes sociais.

Já Cristina, presente nas marchas e manifestações há vários anos, disse que em Portugal os animais só têm valor "enquanto património de alguém", reclamando, por isso, mais legislação.

Criticou ainda a recente criação, pelo Ministério da Cultura, de uma Secção de Tauromaquia: "É uma vergonha e uma ofensa".

Depois da concentração, os manifestantes seguiram em marcha até ao Parlamento.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Com Lusa"

In SIC TV

300 (número avançado por alguns meios de comunicação), foram no mínimo os participantes nesta manifestação, é lamentável que os órgãos de comunicação, tenham feito apenas cálculos por baixo, sem se certificarem junto das autoridades, de que os números avançados eram os correctos...lamentável é também o facto de darem nos seus programas noticiosos, destaque a tantos assuntos fúteis e em nada relevantes e terem reservado apenas uns escassos minutos a esta nossa grande manifestação, a maior feita em Portugal, em prol dos direitos dos animais e que tanto me orgulha!

Para saber mais, ver em PPA...

"Canis municipais são matadouro"

"Portugal tinha pouquíssimos canis municipais licenciados. Com os apoios comunitários começaram a surgir canis municipais e pior, inter-municipais, que recebem animais de diversos concelhos quando, considerando a dimensão do problema do abandono em Portugal, nem capacidade tinham para receber os animais provenientes de um só concelho. O resultado são autênticos matadouros, onde se investiram quantias absurdas, e a não resolução humanitária do problema (mas simplesmente sanitária) em que há uma eliminação massiva e compulsiva de animais em nome da saúde pública. A realidade do abandono na Europa é diferente da realidade portuguesa. Infelizmente por cá é um problema de contornos muitíssimo superiores !!! Um canil intermunicipal até pode ser a solução humanitária para Viena porém, em Portugal, para conseguir evitar o abate compulsivo e indiscriminado ao fim dos oito dias regulamentares, terá de ter uma capacidade média para cerca de 90 animais e POR CONCELHO! O modelo de canil que a lei Portuguesa contempla não é compatível com a dimensão do problema em Portugal que em vez de melhorar, até com a proliferação das ONG’s de defesa animal, está a agravar-se com a mortandade atroz nos canis municipais e inter-municipais subdimensionados para as necessidades: E o genocídio instalou-se!!

As associações são inúmeras mas não possuem os apoios e as instalações necessárias para receber os animais que os canis municipais capturam e recebem compulsiva e indiscriminadamente, entregues sem muitas vezes qualquer razão válida, ou sem os donos que os abandonam a uma morte certa, se empenharem em encontrar uma alternativa ao comodismo de os despejar num qualquer matadouro municipal ou intermunicipal.
Fica um apelo desesperado, um NÃO á proliferação dos modernos canis municipais cujo modelo não se adapta ao enorme abandono em Portugal.

Esterilizar a preços justos (e não escandalosamente especulativos como os praticados nas clínicas veterinárias), informar, sensibilizar e corresponsabilizar para a posse, naturalmente, responsável de animais, LEGISLAR MODELOS ALTERNATIVOS AOS TRADICIONAIS CANIS MUNICIPAIS – COM MAIOR CAPACIDADE COMO É O CASO DOS PARQUES ZOOLÓGICOS SÓ AUTORIZADOS PARA ANIMAIS SELVAGENS e, por fim, criar apoios ás Associações de Protecção Animal, legalmente constituídas, e que podem ajudar a albergar e a recolocar em novos lares de adopção animais retirados dos canis municipais construídos com centenas de milhares de euros de fundos comunitários que não conseguem resolver, mas sim agudizar, o problema.

APAAE

Directora: Dra. Maria do Rosário Ferreira Almeida"