E pior, a questão nem se prende com as infra-estruturas do canil, mas sim e principalmente com os recursos humanos do mesmo, gente que tem a sensibilidade de uma pedra, o humanismo de um "calhau" e que descarrega as suas frustrações nos pobres dos animais, vitimas como sempre!
Leia e indigne-se, escreva, reclame e denuncie!
E.mail:canilmunicipalguarda@gmail.com
URL Site:http://canilguarda.hi5.com
Sediada em:Guarda - Guarda - Guarda (São Vicente)
Galegos (antiga ETAR)
6300 - Guarda
Telefone: 271225357
Um novo serviço, colocado à disposição de todos quantos queiram reclamar e reivindicar algo, junto das respectivas autarquias: Plataforma _ Autarquias.org
Por alguém que vive de perto a realidade deste canil:
"Depois do que hoje vi no Canil, o Vosso texto sobre a "minha" Cotovia (sim, eu sou a madrinha... ela veio da Quinta dos Cuviais e por isso ficou Cotovia) fez-me chorar... hoje fui lá buscar a Xaninha que amanhã vou entregar no Buçaco... o Canil estava fechado a sete chaves... pelos vistos ninguém queria que eu entrasse embora seja o meu local de trabalho... não só tiraram a chave que dá acesso às celas onde estão os animais, como puseram uma corrente com cadeado no portão grande... é escandaloso, é inaceitável, é uma vergonha haver quem dê cobertura a estas atitudes... quem não deve não teme e nada há a esconder, ou pelo menos, nada devia haver....fiquei aterrada com o que vi que pelos vistos é habitual ser assim qd estou de férias... o canil era assim há três anos, entravam, sofriam horrores e eram abatidos... às vezes parece que há muita gente que quer que o Canil volte a ser o que era... um centro de tortura e abate.... hoje vi lá cães pequenos e grandes, novos e velhos, com coleira, bem tratados e todos sem excepção a pedirem q alguém os salve... há ali cães com dono, há ali cães que não foram entregues... há ali cães que precisam MUITO de um novo dono.
Estou de férias... as minhas férias implicam que aqueles pobres não tenham o mínimo contacto com seres humanos para além de dois "artistas" que vão de mangueira em punho, quase de madrugada, lavar os dejectos da noite... nada mais... não há saídas para apanharem sol e esticarem as patas, não há janelas abertas para verem algo mais que paredes frias, não há festinhas,não há ninguém que lhes diga que vale a pena.
Deixei o caozarrao, o Rico, feliz e contente, um cão colinha que só queria festas... hoje vi de novo o Rico assustado, a temer o contacto humano, a esconder o olhar... fiquei doente e não aceito que o Canil Municipal da Guarda seja assim na minha ausência... não há direito que assim seja, não podem brincar assim com a vida dos animais... quem não gosta de cães NÃO PODE trabalhar num canil; quem acha que TODOS os cães que ali entram deviam ser abatidos, NÃO PODE trabalhar num canil, quem agride animais por puro gozo, NÃO PODE trabalhar num canil... muitos sabem de histórias tristes, outros pensam que o Canil Municipal da Guarda é um paraíso... pois a esses deixo um desafio... vão visitar o canil AMANHÃ!!! POR FAVOR, se algum de vocês puder, vá ao Canil, vão tentar ajudar aqueles tristes, vão tentar consolá-los, vão exigir um tratamento diferente... não precisa ser assim, basta haver um mínimo de dedicação, basta gostar de animais, basta saber respeitar a vida, e isso falta MUITAS vezes no Canil Municipal da Guarda.
NÃO VOU CONTINUAR CALADA E A DAR COBERTURA ÀS ATROCIDADES QUE ALI SÃO COMETIDAS em especial quando eu não estou... o normal é abaterem TODOS os que entram nas minhas férias e acreditem que vi lá montes de focinhos novos... em Junho abateram todos... cães jovens, saudáveis, cães que tinham entrado há meia dúzia de dias... se ninguém fizer nada, segunda-feira muitos vão ser abatidos sem a MÍNIMA razão plausível. CANSEI-ME DE SER CONIVENTE!
NÃO VOLTO A FICAR CALADA!
Obrigada a todos os que ajudam e aos que vão ajudar...."
(...)
E por fim o lema deste canil, municipal da Guarda, é:
"Não os podemos salvar a todos mas podemos salvar muitos!"
"Somos um Canil Municipal, e não sendo o típico canil municipal que funciona como um fim de linha, aqui, embora cada vez mais esporádicos, os abates são uma realidade.
A culpa nem sempre é dos canis, a culpa é dos responsáveis que obrigam a que eles existam."
Canil Municipal da Guarda
...No mínimo irrisório!