quarta-feira, 22 de junho de 2005

Ser passivo...

Não consigo perceber o porquê da passividade patente no comportamento do cidadão comum residente em Lisboa e periferia face aos múltiplos assaltos,isto quando, nos comboios se sucedem furtos a pessoas perante a inércia de outras.Eu sou natural da cidade do Porto, vivi por lá toda a minha vida, estou em Lisboa há já alguns meses e chego à conclusão de que realmente as duas cidades são por absoluto diferentes...Não imagino a ocorrência de todo este cenário no Porto.
Acredito que os presumíveis autores dos furtos não fugiriam com tanta ligeireza e boa saúde,talvez porque penso que a gente do Norte é bem mais espontânea (e não tão politicamente correcta),julgo que na capital as pessoas são em demasia controladas e amorfas.

3 comentários:

EV disse...

O povo lisboeta é snob e empertigado. Olha demasiado para o seu umbigo e muito pouco para o que o rodeia. Cada vez mais se assiste ao culto do ego e do "eu", em detrimento da sociedade, enquanto um todo. Cada um trabalha para os seus interesses pessoais e é só isso que interessa. O eu, o agora. Os outros que se amanhem com os problemas deles, os nossos filhos que se amanhem com os problemas do amanhã. É uma cidade muito egoísta esta, onde o que interessa é preservar a nossa carteira e a nossa saúde, mesmo que alguém ao nosso lado, num comboio, esteja a ser privado das ditas por um qualquer assaltante... E assim se assiste, impávido e sereno...

Anónimo disse...

Convidaram-me para "espreitar" este Blog, que até tem posts bem escritos e com reflexões interessantes. Espero sinceramente que pelo facto de a autora ser do Porto, os comentários não se transformem naquela lenga lenga que já não há pachorra de eterna rivalidade entre Lisboa e Porto.

Só revela ignorância, provincianismo e complexos generalizar, ou seja, dizer que «os de Lisboa são assim» e «os do Porto são assado». Sou de Lisboa e também conheço muita gente do Porto "snob e empertigada". Muita gente «egoísta e que trabalha para os seus interesses pessoais».

O que é engraçado é as pessoas de Lisboa que conheço não têm esta permanente missão de estar sempre a criticar os do Porto.

EV disse...

Caro "down under", o que escrevi foi uma constatação minha, ao estar em Lisboa há quase um ano. Estou longe, muito longe, das guerras pueris e provincianas entre Norte e Sul.
Não tenho, nunca tive, nem quero ter nada a ver com isso, pois parece-me que é uma discussão vã e inconsequente. Concordo plenamente contigo, pessoas egoístas e egocêntricas, há-as em todo o lado, Norte ou Sul.
Mas o que já vivi durante este ano aqui em Lisboa não me retira a sensação de que esta é uma cidade fria e assustadiça...