segunda-feira, 1 de junho de 2009

CIDADE ANTI-TOURADAS

"A Marinha Grande está a um pequeno passo de se tornar a segunda CIDADE ANTI-TOURADAS de Portugal. O Presidente da Câmara Municipal garantiu à LUSA que vai levar ao executivo municipal uma Moção Anti-touradas que a ANIMAL lhe fez chegar. Em breve, será votada pelos vereadores. Se a maioria destes a votar favoravelmente, a batalha está ganha. É importante que os vereadores se sintam pressionados e quantos mais e-mails de Anti-touradas lhes chegarem melhor.


Tem mais informações em

http://mgranti-touradas.blogspot.com

Mas, para ajudar, basta que, coloque os seus dados pessoais solicitados no fim da mensagem abaixo e que envie o que está abaixo do tracejado,

Para:

gap@cm-mgrande.pt;alb.cascalho@cm-mgrande.pt;relacoes.publicas@cm-mgrande.pt;artur.oliveira@cm-mgrande.pt;joao.pedrosa@cm-mgrande.pt;sergio.moiteiro@cm-mgrande.pt

Com Conhecimento (Cc) a:

campanhas@animal.org.pt


Com Cópia Oculta (Cco) ou (Bcc) a:

marinhenses.antitouradas@gmail.com

-----------------------------------------------------------------

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Ex.mos Senhores Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande

Excelências,

A Marinha Grande é uma bela cidade, com uma importante história e cultura de luta social pela justiça e por direitos fundamentais. Não é, por isso, estranho que não tenha qualquer tradição tauromáquica - não tendo também uma praça de touros - e que a recente organização de uma tourada neste concelho tenha sido - e esteja ainda a ser - tão contestada socialmente.

Porque há tradições boas e tradições más, porque a tradição por si só não é justificação para legitimar as touradas, porque as touradas implicam, necessariamente, a tortura cruel de tantos animais que sofrem horrivelmente em cada corrida de touros, este é um assunto sobre o qual acredito ser preciso marcar uma posição firme, racional, científica e moralmente justificada - a única posição certa: a de defender que a Marinha Grande não volte a ser palco da tortura de animais, fazendo, assim, jus à sua histórica busca pela justiça e luta contra a opressão.

Por uma Marinha Grande ainda mais justa e compassiva, venho por este meio pedir à Câmara Municipal da Marinha Grande, na pessoa de V. Ex.as, que adopte as seguintes decisões:

Primeira. – Declarar a Marinha Grande oficialmente uma cidade amiga dos animais e respeitadora dos seus direitos.

Segunda. – No âmbito da primeira decisão, declarar a Marinha Grande uma cidade anti-touradas, ou seja, oficial e simbolicamente oposta à promoção e realização de corridas de touros e de quaisquer actos de violência ou tortura contra animais que lhes possam causar ansiedade, angústia, medo ou sofrimento físico ou psicológico e emocional de alguma ordem.

Terceira. – No âmbito da primeira e segunda decisões, expressar a vontade institucional do Município da Marinha Grande de que não sejam promovidas ou realizadas quaisquer corridas de touros na cidade, em qualquer espaço, público ou privado, e não autorizar a realização de qualquer espectáculo tauromáquico no concelho da Marinha Grande, sempre que ele dependa, em alguma medida, de qualquer autorização a ser concedida pelo Município.

Quarta. – Expressar, junto do Parlamento e do Governo, a vontade do Município da Marinha Grande de ver as corridas de touros proibidas em todo o país através de uma Lei da República, a bem de Portugal enquanto país que se quer moderno e continuamente progressista, a bem da sociedade portuguesa, que não admite a violência contra animais, e a bem dos animais em Portugal.

Quinta. – Expressar, junto de outros Municípios da região de Leiria, bem como junto de outros Municípios com os quais o Município da Marinha Grande tenha uma maior proximidade institucional, a vontade de vê-los a acompanhar a presente declaração de princípios e tomada de medidas para concretizar um passo importante na protecção dos animais, como é o caso da implementação de compromissos municipais anti-touradas nos concelhos sob a administração dos municípios que os estabelecem oficialmente.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem, que espero que seja positiva,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]"

Sem comentários: