terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Campanha de esterilização de animais abandonados"

Desde já apresento as minhas desculpas pela extensão deste "post", mas a importância do tema assim o impõe...

"LISBOA – Participação na Assembleia Municipal aberta ao público dia 10/12

Representantes da Campanha de Esterilização (10 pessoas) estiveram presentes nesta sessão.


Foram lidos os textos abaixo reproduzidos, um de apresentação dos objectivos para Lisboa da Campanha de Esterilização e outro sobre as condições de detenção dos animais no Canil/Gatil de Lisboa e a necessidade urgente de obras.


Nesta assembleia o público intervém no início da sessão e não há qualquer resposta dos deputados municipais o que é bastante desconsolador , mas é o regulamento. Ficámos a saber que só em sessão posterior os deputados podem chamar o assunto a debate, o que esperamos que venha a acontecer com as propostas que apresentámos
No final das intervenções houve deputados que bateram palmas, no que foram secundados pelos amigos dos animais presentes na sala.
No final, alguns deputados vieram falar connnosco assim como uma jornalista.
Hoje está a ser enviada, por e-mail, documentação a cada um dos Partidos representados na AM e à presidente da AM."

...........................................................................

"LISBOA – INTERVENÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE 10/12

Exma. Srª. Presidente, Exmos. Deputados Municipais, Exmos Presidentes das Juntas de Freguesia
Estou aqui em representação de um grupo de 68 cidadãos do concelho de Lisboa que, preocupados com a situação dos animais abandonados e negligenciados da cidade, estão empenhados numa Campanha Nacional de e Esterilização de Cães e Gatos.
Informo que esta campanha mobiliza já 446 munícipes de 96 concelhos.
A política que tem sido seguida no nosso país para erradicar animais abandonados assenta exclusivamente no abate anual de dezenas de milhares de cães e gatos. Esta política, além de éticamente condenável, é ineficaz e dispendiosa porque não resolve o problema uma vez que todos os dias aumenta o número de animais abandonados já que a sua reprodução é descontrolada.
Manter uma estrutura de abate como o canil de Lisboa é muitíssimo mais dispendioso do que implementar uma política activa de esterilização que a breve prazo reduzirá substancialmente o número de animais que ali entram.
Eis as nossas propostas:
• O regulamento do Cani/Gatil de Lisboa deve contemplar a esterilização obrigatória de todos os animais dados para adopção. Defendemos que a esterilização deverá ser feita antes do animal ir para os novos donos, a menos que exista recomendação veterinária em contrário, ou seja nos casos em que a esterilização possa ser nociva para a saúde do animal. A única maneira de ter a certeza que o animal adoptado não se irá reproduzir é assegurar a sua esterilização a priori da adopção. A partir do momento em que o munícipe X vá ao canil e escolha o animal Y para adoptar, este só será entregue ao novo dono já com a esterilização efectuada. Se os Canis Municipais não se envolverem de uma maneira pro-activa numa política de esterilização obrigatória, estarão a contribuir para a perpetuação do problema da sobre-população, pois os animais adoptados poderão vir a reproduzir-se.
• Uma vez que o Canil de Lisboa possui 5 veterinários ao seu serviço, a prática sistemática de esterilizações parece-nos algo perfeitamente viável. No entanto, sugerimos que o Município proponha protocolos de colaboração com clínicas veterinárias e com as Faculdades de Medicina Veterinária, onde os custos seriam apenas os dos materiais e assim se contribuiria também para a formação prática dos alunos do 4º/5º ano (obviamente sobre supervisão dos professores de cirurgia).
• A Câmara e as Associações de Defesa Animal do concelho devem realizar parcerias para a esterilização dos animais abandonados que estas recolhem. Em Lisboa existem, do nosso conhecimento, 4 associações com espaços próprios ou de aluguer, que recolhem animais abandonados pelos donos ou que se dedicam à esterilização dos mesmos. A saber: Pravi, União Zoofila, Sociedade Protectora dos Animais e Animais de Rua. A Câmara deverá negociar com cada uma destas instituições protocolos de apoio à esterilização, estipulando o número mínimo de esterilizações com que estas podem contar, uma vez que as mesmas não recebem qualquer apoio estatal.
• Defendemos ainda que a Câmara Municipal proporcione aos munícipes com recursos comprovadamente limitados a esterilização gratuita dos animais que possuem. Esta medida deverá ter um regulamento explicativo e deverá ser amplamente publicitada nas Juntas de Freguesia e no site da internet da Câmara Municipal.
Frisamos ainda que as nossas propostas irão poupar dinheiro ao Município, pois a esterilização é a única maneira eficaz de reduzir a população animal errante e assim reduzir também o elevadíssimo número de animais que entra nos canis municipais. Se tomarmos em conta a eficácia da política de esterilização, o baixo valor de custo destas intervenções frisa ainda mais a viabilidade da sua implementação. De facto, os materiais e produtos envolvidos na esterilização de uma cadela de 20 kg têm unicamente o custo de 11,39 euros e na de uma gata de 4 kg, o custo de 9, 73 euros.
Por último, Exmos senhores, queremos frisar que o grupo da Campanha de Esterilização aguarda com grande expectativa a oportunidade de colaborar estreitamente com o Município para se implementar esta política de forma eficaz. A esterilização de animais errantes e negligenciados é de certeza um dos casos em que as considerações éticas envolvidas estão ao mesmo nível das considerações económicas. A esterilização reduz o número de animais. Reduzir o número de animais errantes irá, a longo prazo, poupar dinheiro ao Município. Os benefícios são óbvios. Parece-nos que em tempo de crise, qualquer medida que se proponha a reduzir custos, como é o caso da Campanha de Esterilização, é merecedora da vossa consideração.
O nosso grupo de cidadãos atentos e empenhados é composto por pessoas muito diversas, que desempenham varias profissões e com saberes diversificados que estão disponíveis para trabalhar em conjunto com o Município de Lisboa na implementação desta Campanha de Esterilização.
O apoio desta Assembleia às propostas que aqui apresentámos é da maior importância para o sucesso desta iniciativa e é esse apoio que vos pedimos.
Terminamos com a informação de que, na sequência da nossa intervenção na reunião pública do executivo da Câmara em 25 de Novembro, já efectuámos um contacto para o gabinete do Exmo Senhor Vereador José Sá Fernandes e aguardamos a marcação de uma reunião .
Obrigada pela vossa atenção.
Sandra Archibald"

...................................................................

Exmos Senhores

A minha intervenção é sobre as condições de acolhimento dos animais no Canil/gatil municipal, a necessidade urgente de obras e consequentemente a necessidade de que o orçamento de 2010 contemple as verbas necessárias para a remodelação do canil.
No seguimento de uma intervenção semelhante que fiz na reunião pública do executivo da Câmara que teve lugar em 25 de Novembro, o Sr. Vereador Sá Fernandes afirmou, em resposta, que neste momento existe um projecto para as obras, que vai ser lançado um concurso e que as obras serão feitas. No entanto, instado a dizer se o orçamento de 2010 contemplava as verbas para as mesmas, não deu uma resposta clara .
Já depois dessa sessão, esteve aberta a apresentação de ideias no âmbito do orçamento participativo e 11% do total das 540 ideias apresentadas diziam respeito exactamente à urgente necessidade de obras no Canil/Gatil. Um tão elevado número de munícipes a referirem um mesmo problema da cidade, a manifestarem uma mesma preocupação, é revelador do profundo descontentamento da população da cidade com a forma como são tratados os seus animais abandonados no canil/gatil de Lisboa.
Para quem nunca foi ao canil, vou descrever sucintamente as condições terríveis em que vive a maioria dos animais. Para sabermos do que estamos a falar, convém dizer que no canil entram em média 7 cães por dia e 5 deles acabam por ser abatidos o que perfaz cerca de 2000 cães abatidos num ano.
São os estrados com pouco mais de 1 m em que os cães de porte médio ou grande nem se conseguem deitar, presos com uma curtíssima corrente que não sei se terá 50 cm . Ali 60 a 70 cães fazem as necessidades, comem, bebem e sobretudo ladram, ganem e uivam, num stress e sofrimento que parte a alma. Estes estrados, que não são sequer boxes, não têm as dimensões exigidas por lei. De facto o Dec-Lei 276 de 2001 de 17 de Outubro, em anexo retomado no Dec- Lei 255 de 2009 de 24/09, exige para detenção em regime fechado, o espaço minímo, para um animal até 16 kg , de 2 m2.
A sala e as gaiolas em que estão presos os gatos não têm as menores condições, sendo pouco maiores que gateiras. Em 2006, os dados fornecidos pelo próprio canil, indicavam uma mortalidade dos gatos de mais de 40% dos gatos entrados no canil, que nesse ano foram cerca de 1100, ou seja animais que não chegam a ser abatidos ( o que é de facto uma forma de reduzir custos…) simplesmente morrem devido às condições de cativeiro e nomeadamente em consequência de doenças contraídas no próprio canil.
Há ainda uma espécie de “ caixa forte” fracamente iluminada onde estão os chamados animais perigosos, cujos donos, esses sim provavelmente perigosos, têm processos judicais e que ali ficam meses.
Não é suportável a manutenção deste campo de concentração para animais na cidade europeia que Lisboa pretende ser.
Assim, apelo a esta Assembleia para que no exercício das suas funções de aprovação do plano de actividades e do orçamento para 2010 garanta que as obras no canil/gatil de Lisboa estejam contempladas.
Apelo ainda a que esta Assembleia aprove, com caracter de urgência, uma deliberação que impeça o Canil/Gatil de Lisboa, dado não ter actualmente as condições requeridas de sanidade e de bem estar, de efectuar capturas de gatos nas colónias existentes na cidade enquanto não estiver construido o novo gatil.
Obrigada pela vossa atenção.
Lisboa, 10 de Dezembro de 2009
Margarida Garrido"

Campanha de Esterilização de Animais Abandonados

Se pretende saber o que a este nível se está a fazer na sua cidade e se quer participar, porque só assim se consegue mudar, visite o site da campanha em Campanha de Esterilização de Animais Abandonados

Sem comentários: