domingo, 28 de junho de 2009

They Don't Care About Us!

...Embora não fosse fã, admiro o génio, assim sendo, aqui fica a minha homenagem - "They don't care about us" - Michael Jackson - Vídeo realizado por Spike Lee.



sexta-feira, 26 de junho de 2009

Canil Municipal Abertura Sábado, dia 27 Junho

"No próximo Sábado, dia 27 de Junho, o Canil/Gatil Municipal de Coimbra (junto à Mata do Choupal) abrirá as suas portas, das 14:30 às 18:00, para

quem queira adoptar um amigo de quatro patas.


Esta é a sua oportunidade de adoptar um dos muitos animais que aguardam ansiosos por um dono que lhes proporcione uma vida feliz!

Apela-se a todos os potenciais interessados em adoptar um animal que tenham consciência plena de que assumem a responsabilidade pelo bem estar do animal durante a sua existência!


Em nome de todos os animais que já foram adoptados e dos que ainda aguardam por essa sorte:


Muito obrigada!"

terça-feira, 23 de junho de 2009

"Apelo Especial: Por favor, apoie a ANIMAL e, ao fazê-lo, ajude os animais que a ANIMAL ajuda, protege e representa"

"É o lado menos público da ANIMAL, mas que também existe e que também constitui parte das operações da organização. Na noite de ontem, a ANIMAL respondeu a mais um apelo para resgatar e colocar sob protecção da organização um cão idoso extremamente debilitado, doente e traumatizado, mas em estado de saúde recuperável, que se encontrava extremamente fraco, ferido e assustado e em risco iminente de ser capturado pelos serviços municipais, no concelho de Loures.


O animal, que entretanto está internado num hospital veterinário de Lisboa desde a noite passada, onde está a ser examinado e tratado, passou a estar sob os cuidados da ANIMAL, que tem a seu cargo vários animais que vai resgatando no decurso das suas actividades, nomeadamente quando responde a situações extremas de crueldade contra animais ou quando são reportados à ANIMAL casos em que animais se encontram seriamente feridos ou doentes, enfrentando riscos diversos, não tendo qualquer autonomia ou hipótese de encontrarem quem mais os ajude. Nessas situações, se a ANIMAL tiver capacidade para lhes prestar assistência, é isso que faz – e é isso que tantas vezes tem feito, apesar da organização não ter um abrigo ou qualquer estrutura própria para acolhimento de animais, e apesar de não ter uma rede ou esquema organizado para encaminhamento de animais para adopção.

Os animais que estão sob os cuidados da ANIMAL são, de resto, animais que foram encontrados profundamente traumatizados e cuja adopção por terceiros não seria indicada, considerando as características em que foram encontrados e os traumas que experienciaram, pelo que acabam por ficar sob os cuidados permanentes dos elementos da organização. Foi o caso do cão resgatado na noite de ontem, foi o caso do resgate de um cão ferido e fugido do mundo das lutas de cães que foi resgatado pela ANIMAL há duas semanas, e é o caso de tantos outros, que têm encontrado na ANIMAL garantia de recuperação, cuidados médicos, carinho, amor e protecção permanente de qualquer ameaça.

Neste momento, porém, a ANIMAL está a enfrentar importantes limitações financeiras decorrentes do avolumar de despesas relacionadas com o resgate e protecção de animais, tendo a sua capacidade para ajudar outros animais absolutamente esgotada, assim como enfrenta limitações financeiras também resultantes do desenvolvimento e intensificação de acções de campanha, pressão política e acção jurídica em defesa dos animais nas diversas frentes em que a ANIMAL actua, entre as quais se conta a frente de combate cívico às touradas.

É neste contexto que a ANIMAL envia um apelo especial a todos os seus amigos e apoiantes para que façam um donativo para apoiar esta organização no seu trabalho, num momento especial de necessidade de ajuda em que se encontra. Cada euro conta, literalmente, pelo que, se puder, por favor faça hoje mesmo um donativo à ANIMAL por qualquer dos seguintes meios:

· Faça um donativo através de transferência bancária para a conta bancária da ANIMAL com o NIB: 003600939910003447469 (Montepio Geral);

· Faça um donativo através da conta da ANIMAL no PayPal.com, para
info@animal.org.pt;

· Faça um donativo através de cheque ou vale postal à ordem de “Associação ANIMAL”, enviando-o para: Associação ANIMAL, Apartado 24140 – 1251-997 Lisboa.

Em nome dos animais que a ANIMAL procura representar e defender, MUITO OBRIGADO."

Associação Animal

..."Portugal disposto a aceitar caça costeira à baleia "

"22.06.2009 - 19h52 Ricardo Garcia
Portugal admite o regresso de alguma caça à baleia a nível internacional, em troca de mais medidas de conservação para os grandes cetáceos. Aproximar as posições pró e contra a caça à baleia é a postura que o país está a manter na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI), que começou hoje no Funchal, Madeira.

O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, apelou à flexibilidade, como forma de resolver o conflito interno em que a CBI está mergulhada há anos. “Uma solução só pode ser encontrada se ambos os lados estiverem disponíveis para fazerem concessões e para aceitarem que o resultado final não será perfeito para nenhum dos lados”, disse Nunes Correia, num discurso na abertura da conferência.

Portugal, por sua parte, estaria disponível para aceitar a reintrodução da caça à baleia a partir de cidades costeiras – como o Japão tem reivindicado nos últimos anos. Mas, em troca, exigiria um reforço de algumas medidas de conservação e a redução da caça feita ao abrigo de programas científicos, com os quais o Japão mata centenas de baleias todos os anos, sobretudo na Antárctida.

Segundo o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, só fará sentido um pacote que resulte em mais protecção para as baleias. “Estamos disponíveis para trabalhar nisso”, disse ao PÚBLICO.

No seu discurso de hoje, o ministro do Ambiente também disse que Portugal está disponível “para ouvir, para promover o entendimento e a confiança, para chegar a um compromisso”.

A caça comercial à baleia – que colocou algumas espécies de cetáceos à beira da extinção – está suspensa por uma moratória desde 1986. Dividida entre países que defendem e que contestam a proibição, a CBI está a tentar evitar o seu próprio colapso.

A reunião da Madeira, porém, não vai ser conclusiva. A discussão sobre o seu futuro vai continuar por pelo menos mais um ano.

Nunes Correia defendeu, hoje, que o debate seja feito também a nível ministerial. Até agora, os países estão representados nas reuniões da CBI por comissários.

Organizações não-governamentais protestaram hoje contra a caça à baleia. A Greenpeace defende que os esforços sejam dirigidos a uma estratégia para recuperar as populações de baleias a níveis anteriores à indústria baleeira. A Sea Shepherd Conservation Society protestou, à porta da conferência, contra os programas de caça científica do Japão.

Já a World Society for the Protection of Animals contesta um pedido da Dinamarca para maiores quotas de caça aborígene na Gronelândia. Segundo os ambientalistas, a carne dessa caça acaba por ser vendida em supermercados."

Jornal Publico

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Incentivo de Peso!

"No seguimento do nosso pedido de uma declaração de SS o Dalai Lama sobre o nosso projecto, acabámos de receber permissão para publicar o excerto, escrito por ele, que abaixo transcrevemos:

"Hoje, em conjunto com um crescente apreço pela importância dos direitos humanos, há uma maior consciência em todo o mundo da necessidade de proteger não apenas o ambiente, mas também os animais e os seus direitos. Infelizmente, continuam a existir aqueles que sentem ser não apenas aceitável, mas também um prazer, caçar ou lutar com animais, resultando nas suas mortes dolorosas. Isto parece contradizer o geral espírito igualitário que hoje cresce na maioria das sociedades.

Creio profundamente que os seres humanos são fundamentalmente amáveis por natureza e sinto que devemos não apenas manter relações gentis e pacíficas com os nossos companheiros seres humanos, mas ser também muito importante estender o mesmo tipo de atitude ao meio ambiente e aos animais que vivem naturalmente em harmonia com ele. Quando era um rapaz que estudava o Budismo no Tibete, foi-me ensinada a importância de uma atitude carinhosa para com os outros. Uma tal prática de não-violência aplica-se a todos os seres sensíveis - toda a criatura viva que tem uma mente. Onde existe uma mente, existem sentimentos como dor, prazer e alegria. Nenhum ser sensível deseja a dor, em vez disso todos desejam a felicidade. Visto que todos partilhamos estes sentimentos nalgum nível fundamental, nós, como seres humanos racionais, temos uma obrigação de contribuir, de todos os modos que pudermos, para a felicidade das outras espécies e dar o nosso melhor para aliviar os seus medos e sofrimentos"

Sua Santidade o Dalai Lama"

Partido Pelos Animais

"Neta de Che Guevara despe-se a favor da PETA"


"Lydia Guevara resgatou a boina do avô e optou por um colar de cenouras simbolizando munições para protagonizar a última campanha da PETA, intitulada «Começa uma revolução vegetariana».

A neta do guerrilheiro Ernesto «Che« Guevara, de 24 anos, dá a cara por uma campanha a favor de uma dieta vegetariana.

«Após falar com a minha família, decidi que devia participar na campanha já que, na qualidade de vegetariana, estou a utilizar o nome do meu avô a favor de uma causa em que acredito e defendo», declarou após a sessão fotográfica."...

Desenvolvimento do tema, aqui

"Autarca de Vila Franca Xira revela que alguns deputados vão criar grupo de pressão a favor das touradas"

...Não foi com surpresa que li esta notícia, e constatei que a autarca de Vila Franca de Xira, é um dos elementos mais entusiastas deste "movimento" pró-tourada, tendo em conta que o canil pertencente ao município que esta autarca preside (segundo testemunhas...), está longe de constituir exemplo, no que ao tratamento de animais abandonados para ali recolhidos, diz respeito!...

...A grande desilusão, prende-se mesmo com o deputado Manuel Alegre...que tanto considerava...

"
Actuais e antigos deputados portugueses favoráveis à preservação e valorização das tradições tauromáquicas estão a criar um grupo de trabalho que se pretende organizar de modo a desenvolver várias iniciativas em defesa da chamada "festa brava".

A iniciativa começou a desenhar-se em 2008, com a participação de uma delegação de antigos parlamentares portugueses num fórum realizado em Espanha, em que também participaram organizações representativas de parlamentares aficionados espanhóis e franceses.

O objectivo fundamental é desenvolver nos respectivos Parlamentos, junto dos Governos destes países com tradição taurina e no plano da União Europeia, várias iniciativas que contribuam para a defesa e promoção da tauromaquia enquanto património cultural.

Segundo Maria da Luz Rosinha (PS), presidente da Câmara de Vila Franca de Xira e da Secção de Municípios com Actividade Taurina - estrutura criada no seio da Associação Nacional de Municípios Portugueses que tem mais de 30 autarquias aderentes -, é possível, nesta altura, adiantar que integram este grupo Salter Cid (ex-deputado), Vera Jardim e Manuel Alegre, deputados do PS.

Rosinha diz confiar na importância do trabalho que pode ser desenvolvido por estes deputados e não se mostra preocupada com recentes decisões de três municípios, que resolveram pronunciar-se contra a realização de corridas de toiros nos seus territórios.

"As pessoas são livres de escolher o tipo de espectáculo que querem ver e certamente que os meus colegas que tomaram posição contra a festa o fizeram correspondendo àquilo que é o sentimento dos seus munícipes. É um direito que lhes assiste", sublinha.

No entender da autarca ribatejana, as decisões contrárias dos órgãos municipais de Viana do Castelo, Cascais e Sintra não serão muito relevantes. "A posição de Viana do Castelo já motivou também uma atitude ao contrário, uma manifestação a favor da festa. Cascais tinha uma praça já desactivada há bastante tempo e Sintra não lhe reconhecia tradição tauromáquica", vincou, em declarações ao PÚBLICO.

Segundo Maria da Luz Rosinha, a Secção de Municípios com Actividade Taurina continua a preparar uma proposta de transferência para os municípios da competência para licenciar espectáculos taurinos, a exemplo do que acontece com outras actividades culturais e o grupo de deputados apoiantes da tauromaquia vai continuar a desenvolver-se e a articular esforços com os seus congéneres espanhóis e franceses.

Já no que diz respeito ao posicionamento do PS, a autarca reconhece que a tauromaquia é uma questão que divide opiniões, mas considera que não é propriamente uma questão "fracturante": "Há divisão no PS, como existe em todos os outros partidos políticos. É uma questão individual."


Maria da Luz Rosinha diz que o objectivo é desenvolver junto do Parlamento e do Governo a defesa das touradas"

(Por Jorge Talixa. In “Público”, 22 de Junho de 2009, http://jornal.publico.clix.pt/magoo/noticias.asp?a=2009&m=06&d=22&uid=&id=311060&sid=59240)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Associação de protecção de animais alemã queixa-se às autoridades de membros serem alvo de ameaça de morte em Portugal"

"Uma associação alemã de defesa do bem-estar animal, a Animals Angels, anunciou, em comunicado, que apresentou queixas formais à Comissão Europeia (CE) e ao Estado Português na sequência de um caso de ameaças de morte que terá sofrido um dos seus membros e um outro de outra entidade congénere espanhola – a Associacion Nacional Para La Defensa de Los Animais (ANDA) – que investigavam as condições do mercado de gado da Associação de Produtores de Leite e Carne do Baixo Minho (Leicar), situado em S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim.

Contactado pelo PÚBLICO, o presidente da Leicar, José Oliveira, rejeitou a hipótese de qualquer funcionário do mercado ter participado nos incidentes relatados pela associação alemã a quem apelida de “fundamentalista”, embora reconheça que existe um “mal-estar” entre os “negociantes” de gado e os elementos das associações que “seguem os camiões para todo o lado”.

O director da Animal Angels, Les Ward, que enviou ainda protestos a membros do Parlamento Europeu e às embaixadas de Portugal e da Alemanha (em Portugal) exigiu que as autoridades portuguesas e da CE façam, em conjunto, “investigações urgentes” aos “violentos incidentes” em que se viram envolvidos Julia Havenstein (Animals Angels) e Alberto Diez (ANDA), no passado dia 21 de Abril. A primeira situação terá ocorrido durante a manhã. Segundo a versão relatada pela Animals Angels, dois condutores de camiões de transporte de gado que tinham saído do mercado dirigiram-se ao posto de vigilância dos activistas – um carro estacionado em plena estrada pública - e “aos gritos e insultos”exigiram os meios que estavam a ser utilizados para registar as actividades nas instalações da Leicar. Um dos homens “exibiu uma faca” e disse aos activistas que os “mataria e lançaria os seus corpos na floresta”. Como a faca chegou a “estar perto da face de Alberto Diez”, este e Havenstein decidiram abandonar o local onde se tinham posicionado depois de à sua chegada, terem visto os portões da Leicar sido fechados por “funcionários do mercado”.

Ainda assim, da estrada pública, os dois activistas conseguiram observar as rampas de cargas e descargas dos animais e, em meia-hora, terão detectado “várias infracções à legislação”, nomeadamente “animais atados e com as caudas torcidas a serem puxados pelos cornos, espancados em partes sensíveis do corpo e transportados em veículos com ventilação insuficientes e com rampas inadequadas a uma carga ou descarga em segurança”, descreve a Animals Angels.

À tarde, Julia Havenstein e Alberto Diez terão voltado a S. Pedro de Rates com o intuito de verificar as condições de transporte de animais para Espanha. Pararam o carro no mesmo lugar, mas os camiões no interior do mercado “posicionaram-se propositadamente de maneira a tapar a visão” aos dois elementos das duas associações que optaram por mudar de local de observação. Contudo, “imediatamente, cinco homens saíram do mercado e começaram a correr atrás do carro, gritando e lançando ameaças com paus”, levando os dois activistas a rumarem à Póvoa onde participaram os acontecimentos à GNR embora, ao que pudemos apurar, até ontem ainda não tivessem apresentado uma queixa formal.

Les Ward entende que as autoridades portuguesas deviam ordenar a suspensão da actividade do mercado até que ficasse provado que está a ser cumprida a legislação comunitária sobre o transporte de gado e as condições de sanidade animal. Alberto Diez, na página da Internet da ANDA, qualifica o mercado de Rates de “dantesco” e “o pior da Europa” onde são postos à venda animais “gravemente feridos e doentes” e, além do mais, faz concorrência “desleal” aos espanhóis que tiveram de melhorar as suas condições sanitárias. Como a carne é etiquetada no local de abate, Diez diz que pode estar a ser comercializada carne em Espanha comprada em Rates e, por isso, lançou um pedido aos negociantes espanhóis que não comprem carne oriunda daquele mercado português cuja situação “é do conhecimento das autoridades portuguesas que não actuaram para remediá-la”.

A denúncia da Animals Angels é, refira-se, semelhante a uma outra que a associação fez, em 2007 o que para José Oliveira “é incompreensível” já que garante ter em seu poder uma carta, enviada pela organização alemã, com data de 4 de Dezembro de 2008, que louva as condições e o funcionamento do mercado de S. Pedro de Rates, “de longe o melhor e o maior do país”. O dirigente da Leicar argumenta que o “controle sanitário e o funcionamento do mercado é acompanhado permanentemente por elementos da Direcção-Geral de Veterinária” e desmente a prática dos maus-tratos aos animais, aludidos pela Animals Angels. O mercado da Leicar, desde que foi inaugurado, em 2002, pelo 1.º Ministro, “já foi sido visitado por dezenas de elementos dos sucessivos Governos” e nunca houve críticas, “bem pelo contrário”. “Temos sido apontados como um exemplo”, assevera.

Por semana, são transaccionadas em Rates “mais de mil cabeças de gado” e a “maior parte “ vai para Espanha, sendo a Leicar - argumenta José Oliveira - quem está a “salvar a produção” agro-pecuária a qual, num ano, teve “uma quebra superior a 40 por cento”. Sobre o transporte dos animais, o dirigente da Leicar lembra que se trata de uma actividade que requer um licenciamento e uma vistoria e, por outro lado, quem for apanhado na estrada a infringir as regras corre o risco de apanhar multas pesadas. Nessa situação “são colocados em risco milhares de euros o que não se entenderia num sector em crise”, disse. Todavia, a ANDA adianta, com base em fontes da GNR, que há duas semanas foi apanhado um camião que se dirigia ao mercado de Rates com 36 vacas, “a maioria feridas e inclusive uma tinha perdido um olho”. A Guarda Nacional Republicana obrigou o transporte a seguir para o matadouro mais próximo, acrescenta a ANDA."

Fonte: Jornal Publico

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Como é proposta da oposição... era capaz de apostar em como não vai ser aprovada!...

"O Bloco de Esquerda apresentou o Projecto de Lei “Protege a Saúde dos Animais Domésticos”, onde propõe que a taxa de IVA incidente sobre os medicamentos e os tratamentos médico-veterinários seja de 5%, tornando mais acessível a prestação de cuidados de saúde aos animais domésticos e contrariando todos os indesejáveis efeitos associados à sua ausência. O mesmo pode ser consultado através deste link: http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=34638."

Fonte: Bloco de Esquerda

Pensamentos...


"[...] cada vez mais o homem se tem posto e considerado mais no mundo como o dono do mundo, com o direito de destruir os animais e as plantas, de escravizar os irmãos homens, de transformar a vida inteira nalguma coisa que não tem outro fim senão o de sustentar a sua vida material" Agostinho da Silva

Ass. dos Amigos dos Animais de Águeda

A Associação dos Amigos dos Animais de Águeda, é mais uma instituição sem fins lucrativos, onde os animais residentes são mais que muitos e as ajudas sempre muito poucas, assim, se quiser e lhe for possível, torne-se sócio, voluntário, adopte um animal com consciência e responsabilidade, forneça ração, mantas e outros donativos que ache necessários...

Leve o seu cão à "banhoca" e seja solidário!

Ass. dos Amigos dos Animais de Águeda

OBAMA...sim! Vamos conseguir um bom lar!


O Obama está em Santa Maria da Feira e pode adoptá-lo através do 91 47 39 301 (Constança Silva)

Foi abandonado num dia de chuva e ali ficou na berma da estrada "enroladinho" e todo encharcado, tem 9 meses e está à espera de um dono responsável!

Animais de Rua - Jantar Beneficente - Participe!

"Olá a todos!

Vimos convidar todos os apoiantes, padrinhos, sócios e amigos da Associação Animais de Rua a participar no nosso Jantar Beneficente, que terá lugar no Hotel Ipanema Park, no Porto, no dia 25 de Julho.

Será uma excelente oportunidade para conhecer e conviver com pessoas que partilham o ideal da protecção dos animais e passar uma noite divertida e diferente. Temos inúmeras surpresas preparadas para este ser um serão memorável para todos!

A ementa do jantar será vegetariana, e todo o valor angariado com as inscrições será utilizado na esterilização de animais de rua.

Temos uma oferta especial para os primeiros 50 inscritos! ;)

Para mais informações, por favor escreva para geral@animaisderua.org"

Associação Animais de Rua — Esterilização e Protecção de Animais em Risco
http://www.animaisderua.org/
geral@animaisderua.org

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Porque nem tudo é mau...


"O centro veterinário Municipal teve o prazer de estar presente na caminhada organizada pela Divisão do Ambiente da C.M de Valongo, que percorreu o novo corredor ecológico e partes da Serra de Santa Justa, terminando numa visita ao Fojo romano das Pombas. Nesta caminhada foram levados alguns animais do Centro veterinário Municipal."



O Centro Veterinário Municipal de Valongo, desenvolve um trabalho exemplar no combate ao abandono de animais no município, com campanhas de sensibilização da população, como por exemplo, colocando animais em contacto directo com crianças e idosos, para que estes percebam que um animal não é uma coisa, é muito mais que isso...


Incentiva a esterilização de cães e gatos e desenvolve acções de adopção e vacinação de animais no seu concelho.

Para mais saber... - Centro Veterinário Municipal de Valongo

"PROTEGE ENQUANTO TRATA "

"INICIATIVA P.E.T.
PROTEGE ENQUANTO TRATA

Cães e Gatos, abandonados, estão a ser alimentados, cuidados e acarinhados, em Hotel de "5 estrelas".

São candidatos a uma adopção responsável!

Consulte www.iniciativapet.com para acompanhar esta campanha."

LPDA

Fazendo o seu registo no site da Pro Plan, está também a oferecer uma refeição a um animal abandonado!

"Stop the Carnage"



Agência: DDB

"As primeiras-damas Carli Bruni e Michelle Obama, tem mais em comum, do que serem mulheres de homens que governam um país.

Além de elegantes, Carla e Michelle, são contra o uso de peles de animais na moda.

Tanto é que Carla escreveu uma carta ao PETA, dizendo que não usa e não possui em seu guarda roupa nenhuma peça do tipo.

Já a secretária de Michelle também garantiu que a primeira dama americana é cem por cento "pele-free".

Desse jeito, agora só basta esperar que Carla e Michelle estampem seus rostos para as próximas campanhas do PETA."

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Canil Intermunicipal da Valimar - Um exemplo nacional!


...A provar que é possível fazer-se melhor e bem, se da parte dos autarcas nacionais houver interesse e vontade, os esforços reúnem-se e tudo é de se concretizar, até constituir-se um canil intermunicipal digno de países de 1º mundo!




..."A construção e gestão de um canil de carácter intermunicipal foi a resposta encontrada e considerada mais adequada pelos seis Municípios que compõe a Comunidade Urbana Valimar para fazer cumprir a legislação em vigor, que impõe que compete “às Câmaras Municipais, actuando dentro das suas atribuições nos domínios da defesa da saúde pública e do meio ambiente, proceder à captura dos cães e gatos vadios ou errantes”(artigo 17º. Portaria 1427 de 15 de Dezembro de 2001).

Assim, esta resposta traduziu-se na criação de uma infra-estrutura, dotada de equipamento e pessoal preparado para o efeito, que está a funcionar no Lugar da Brandoa, freguesia de Fornelos, em Ponte de Lima."...


Site: Canil Intermunicipal da Valimar

Canil Municipal de Portimão...

...Por respeito às pessoas que denunciaram a situação, resolvi retirar o meu "post", sobre este tema, apelo apenas a quem de direito que investigue...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Iniciativas

"A PATAS ERRANTES vai estar presente com uma banquinha no MERCADO ECOLÓGICO de CASCAIS.

Todos os 2ºs e 4ºs Sábados do mês
Das 9h-18h
Jardim Visconde da Luz - Cascais

Visite um Mercado Diferente !
Seja Solidário !"

Associação Patas Errantes

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Voluntários ao "Partido pelos Animais"

Caso esteja interessado em tornar-se voluntário do "Partido pelos Animais", na angariação de assinaturas necessárias para a constituição do partido, por favor, clique aqui...

sábado, 6 de junho de 2009

Uma das razões pela qual votaria nele, fosse eu americana...

...Como lamento não ter neste país, um Barack Obama, para eleger...

"While speaking in Henderson, Nevada, Democrat Barack Obama says he won't just be a president for the American people, but the animals too.

"What about animal rights?" a woman shouted out during the candidate's town hall meeting outside Las Vegas after he discussed issues that relate more to humans, like war, health care and the economy.

Obama responded that he cares about animal rights very much, "not only because I have a 9-year-old and 6-year-old who want a dog." He said he sponsored a bill to prevent horse slaughter in the Illinois state Senate and has been repeatedly endorsed by the Humane Society.

"I think how we treat our animals reflects how we treat each other," he said. "And it's very important that we have a president who is mindful of the cruelty that is perpetrated on animals."
as reported by Associated Press

Indeed, Senator Barack Obama pledges support for nearly every animal protection bill currently pending in Congress, and he says he will work with executive agencies such as the U.S. Department of Agriculture to make their policies more humane. He has written and spoken of the important role animals play in our lives, as companions in our homes, as wildlife in their own environments, and as service animals working with law enforcement and assisting persons with disabilities.

Obama also comments on the broader links between animal cruelty and violence in society:
    "I've repeatedly voted to increase penalties for animal cruelty and violence and, importantly, to require psychological counseling for those who engage in this behavior as part of the punishment. In addition to being unacceptable in its own stead, violence towards animals is linked with violent behavior in general, especially domestic violence, and we need to acknowledge this connection and work to treat it. Strong penalties are important and I support them, but we know that incarceration alone can't solve all our problems. As president, I'd continue to make sure that we treat animal cruelty like the serious crime it is and address its connection to broader patterns of violence."

In Barack Obama - "Animal Welfare Advocate"

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Associação de Animais de Sto Tirso Tirso Sem Ração!...

..."Por dia os animais comem 120kg de ração, ou seja, mais de 60€, sendo nós, uma associação sem fins lucrativos e sem ajuda de entidades públicas, não temos rendimento, ou seja, vivemos de donativos e do que vendemos na nossa lojinha ASAAST, que infelizmente tem sido muito muito pouco.

MAIS UMA VEZ PRECISAMOS DA AJUDA DE TODOS, DE QUE MANEIRA:
-» Doando ração, na zona do Porto, Sto Tirso e Guimarães fazemos recolhas;
-» Fazendo donativos em €;
-» Visitando a nossa lojinha e fazendo muitas compras www.lojinhasaast.blogspot.com

-» Apadrinhando os nossos meninos;

Peço as padrinhos/madrinhas, se puderem, para nos ajudarem com a ração do afilhado, já seria uma boa ajuda."

ASAAST

terça-feira, 2 de junho de 2009

Esperança...

Foto: (c) Marta Vitorino

..."A esperança é a última a morrer." "Diz-se. Mas não é verdade. A esperança não morre por si mesma. A esperança é morta. Não é um assassínio espectacular, não sai nos jornais. É um processo lento e silencioso que faz esmorecer os corações, envelhecer os olhos dos meninos e nos ensina a perder crença no futuro."...

Mia Couto

IAMS/EUKANUBA = Tortura!

"Estas 2 marcas na realidade são uma só, e fazem algumas das torturas mais horríveis em cães e gatos (mais em cães), testes completamente sem necessidade, operações de barriga aberta com os animais meio conscientes, e confinam os bichos a uma vida (que pode durar 15 anos!)em isolamento total, sem qualquer contacto com outros animais ou humanos a não ser para serem sucessivamente operados. O mesmo animal pode sofrer sucessivas operações durante anos e anos da sua vida

Aqui vai a informação em forma de documentário (com câmaras escondidas),feito por pessoas que investigavam as práticas da
IAMS/EUKANUBA: http://www.petatv.com/tvpopup/Prefs.asp?video=iams

O vídeo é curto e não é necessário fazer download, pode-se ver directamente.

POR FAVOR DIVULGUEM ESTA INFORMAÇÃO! Não apoiem financeiramente tanta crueldade, a maioria das marcas já não usa este tipo de testes."

segunda-feira, 1 de junho de 2009

CIDADE ANTI-TOURADAS

"A Marinha Grande está a um pequeno passo de se tornar a segunda CIDADE ANTI-TOURADAS de Portugal. O Presidente da Câmara Municipal garantiu à LUSA que vai levar ao executivo municipal uma Moção Anti-touradas que a ANIMAL lhe fez chegar. Em breve, será votada pelos vereadores. Se a maioria destes a votar favoravelmente, a batalha está ganha. É importante que os vereadores se sintam pressionados e quantos mais e-mails de Anti-touradas lhes chegarem melhor.


Tem mais informações em

http://mgranti-touradas.blogspot.com

Mas, para ajudar, basta que, coloque os seus dados pessoais solicitados no fim da mensagem abaixo e que envie o que está abaixo do tracejado,

Para:

gap@cm-mgrande.pt;alb.cascalho@cm-mgrande.pt;relacoes.publicas@cm-mgrande.pt;artur.oliveira@cm-mgrande.pt;joao.pedrosa@cm-mgrande.pt;sergio.moiteiro@cm-mgrande.pt

Com Conhecimento (Cc) a:

campanhas@animal.org.pt


Com Cópia Oculta (Cco) ou (Bcc) a:

marinhenses.antitouradas@gmail.com

-----------------------------------------------------------------

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande

Ex.mos Senhores Vereadores da Câmara Municipal da Marinha Grande

Excelências,

A Marinha Grande é uma bela cidade, com uma importante história e cultura de luta social pela justiça e por direitos fundamentais. Não é, por isso, estranho que não tenha qualquer tradição tauromáquica - não tendo também uma praça de touros - e que a recente organização de uma tourada neste concelho tenha sido - e esteja ainda a ser - tão contestada socialmente.

Porque há tradições boas e tradições más, porque a tradição por si só não é justificação para legitimar as touradas, porque as touradas implicam, necessariamente, a tortura cruel de tantos animais que sofrem horrivelmente em cada corrida de touros, este é um assunto sobre o qual acredito ser preciso marcar uma posição firme, racional, científica e moralmente justificada - a única posição certa: a de defender que a Marinha Grande não volte a ser palco da tortura de animais, fazendo, assim, jus à sua histórica busca pela justiça e luta contra a opressão.

Por uma Marinha Grande ainda mais justa e compassiva, venho por este meio pedir à Câmara Municipal da Marinha Grande, na pessoa de V. Ex.as, que adopte as seguintes decisões:

Primeira. – Declarar a Marinha Grande oficialmente uma cidade amiga dos animais e respeitadora dos seus direitos.

Segunda. – No âmbito da primeira decisão, declarar a Marinha Grande uma cidade anti-touradas, ou seja, oficial e simbolicamente oposta à promoção e realização de corridas de touros e de quaisquer actos de violência ou tortura contra animais que lhes possam causar ansiedade, angústia, medo ou sofrimento físico ou psicológico e emocional de alguma ordem.

Terceira. – No âmbito da primeira e segunda decisões, expressar a vontade institucional do Município da Marinha Grande de que não sejam promovidas ou realizadas quaisquer corridas de touros na cidade, em qualquer espaço, público ou privado, e não autorizar a realização de qualquer espectáculo tauromáquico no concelho da Marinha Grande, sempre que ele dependa, em alguma medida, de qualquer autorização a ser concedida pelo Município.

Quarta. – Expressar, junto do Parlamento e do Governo, a vontade do Município da Marinha Grande de ver as corridas de touros proibidas em todo o país através de uma Lei da República, a bem de Portugal enquanto país que se quer moderno e continuamente progressista, a bem da sociedade portuguesa, que não admite a violência contra animais, e a bem dos animais em Portugal.

Quinta. – Expressar, junto de outros Municípios da região de Leiria, bem como junto de outros Municípios com os quais o Município da Marinha Grande tenha uma maior proximidade institucional, a vontade de vê-los a acompanhar a presente declaração de princípios e tomada de medidas para concretizar um passo importante na protecção dos animais, como é o caso da implementação de compromissos municipais anti-touradas nos concelhos sob a administração dos municípios que os estabelecem oficialmente.

Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª e ficando na expectativa de uma resposta a esta mensagem, que espero que seja positiva,

Com os meus melhores cumprimentos,

[Indique o SEU NOME AQUI]
[Indique a SUA CIDADE AQUI]
[Indique o SEU ENDEREÇO DE E-MAIL AQUI]"

MANIFESTO DO PARTIDO PELOS ANIMAIS

"Segue abaixo o Manifesto do Partido Pelos Animais. Nele está resumida a nossa visão a respeito dos animais, da natureza e do meio ambiente e de como tratamos o ambiente em que vivemos. Esta visão é a base dos pontos de vista do Partido Pelos Animais.
A Vida na Terra manifesta-se de várias formas. Só o número de espécies animais ultrapassa 1 milhão. Cada forma de vida tenta manter-se mesmo que seja à custa de outras formas de vida. As espécies podem ser concorrentes ou relacionar-se como caçador-presa. Todas as formas de vida juntas fazem parte do ecossistema global, que encontra naturalmente um equilíbrio dinâmico. Por esta razão, a vida na Terra não é um paraíso pacífico, mas uma luta permanente que causa sofrimento aos envolvidos, mesmo até à morte.
O ser humano faz parte do sistema ecológico na terra, mas – devido ao seu desenvolvimento mental e à cultura que resulta deste – é capaz de prosseguir os seus próprios interesses à custa de outras formas de vida de uma maneira mais intensa e em maior escala do que qualquer outra criatura. Contudo, esse mesmo desenvolvimento mental também dá ao Homo Sapiens a liberdade de não infligir sofrimento e danos desnecessários a outros organismos e mesmo a membros da sua própria espécie, no presente e no futuro. O respeito pela integridade física e mental de todas as espécies de vida na terra é a base de um relacionamento mais pacífico entre os homens e destes com os animais e com a natureza em geral.
O respeito pela vida ainda não está suficientemente desenvolvido nos seres.
Isto levou e ainda leva a uma enorme brutalidade e negligência do
comportamento humano. Como consequência disso, áreas naturais estão a desaparecer rapidamente, espécies animais estão a extinguir-se e o
ecossistema global está sobrecarregado e desorganizado, correndo-se o risco do desaparecimento de grandes grupos populacionais.
É moralmente inaceitável que as pessoas explorem a natureza tão
intensamente que por essa razão a forma de vida na terra seja mudada
drasticamente e o biótipo do ser humano e de outras formas de vida se tornem piores, menores, ou cheguem a desaparecer. Gerações futuras serão mais confrontadas com a consequência disso do que a geração actual. Por isso é de grande importância que as pessoas suportem o limite ecológico. Este tem que se direccionar para a redução da utilização de espaço, solo, energia, plantas e animais.
A Carta da Terra, surgida a partir de uma iniciativa das Nações Unidas em 1987 (United Nations World Commission on Environment and Development: www.earthcharter.org), é utilizada como ponto de partida por organizações relacionadas com a natureza e meio ambiente. A protecção da vitalidade, diversidade e limpeza da terra é, nesta carta, descrita como uma "santa tarefa" do ser humano . No artigo 15 está formulado como alvo especial o respeito e a piedade na forma de lidar com animais. Deve ser impedida a prisão brutal de
animais e a caça e métodos de pesca que causem extremo, longo e desnecessário sofrimento devem ser proibidos.
A Carta está direccionada para o uso permanente da natureza pelo homem. Na verdade também são reconhecidas outras formas de vida que a humana e esse reconhecimento do seu valor próprio torna prescritos o respeito e a compaixão no contacto com os animais, embora no que respeita ao uso de animais não existam restrições claras .
Isto aconteceu na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Liga Internacional dos Direitos do Animal em 1977. Aqui não somente fica suposto que todos os animais têm que ser tratados com respeito, mas no artigo 7 é classificada a morte desnecessária de um animal, e qualquer decisão relacionada com isso, como um "crime contra a vida". A caça por prazer e a pesca desportiva são claramente condenadas, enquanto para o uso de animais para testes são colocadas normas que atendem a uma necessidade e acompanham uma pesquisa de aplicação de alternativas.
Após dois séculos de protecção aos animais já estamos mais que a tempo de reduzir a continuidade do uso de animais.
Os Animais ainda são considerados como objectos subalternos (“coisas” no nosso Código Penal) que podem ser utilizados para os interesses humanos. A exploração dos animais e do seu biótipo, mesmo que seja de curta duração, tem, inevitavelmente, uma consequência negativa para os animais e acaba a maioria das vezes com a morte deles.

Por essas razões, em relação a todas as formas de lidar com o uso de animais, deverá ser cuidadosamente estudado o interesse humano e as consequências para o animal.
O uso de animais para interesses não vitais dos homens pode nessa
aproximação ser recalcado e banido. Isto evidentemente é válido também, entre outros exemplos, para a produção da pele, o circo, a tourada, a pesca desportiva e outras formas bruscas de diversão utilizando os animais. Religiões e tradições culturais que agridam o bem-estar dos animais precisam de ser renovadas.
As tradições não são de facto fantasmas inalteráveis, mas podem e devem adaptar-se à mudança dos tempos e a um novo conceito e normas morais humanas, pois no passado fez-se o mesmo.
Também no uso de animais para testes e de animais para consumo humano sempre servirá a dosagem ética de diferentes interesses do homem e do animal. Também aqui devem ser aplicadas alternativas para testes com animais e produtos animais.
O desenvolvimento e aplicação dessas alternativas podem por isso também ser considerados necessariamente éticos.
Um trato cuidadoso e amoroso com a natureza e os animais significa na verdade que os homens demonstram respeito pelo corpo e uma mentalidade íntegra. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) oferece para isso um adequado ponto de partida. Por eles foram criadas leis onde a pessoa em liberdade e sem opressão e violência pode viver e desenvolver-se. Aqui o homem tem que levar em consideração a própria raça. A sua liberdade termina onde começa a liberdade do outro. A Declaração Universal dos Direitos Humanos forma, junto com a Declaração dos Direitos do Animal e a Carta da
Terra, um ponto de partida prático para a forma segundo a qual o homem com os homens, com os animais e com a natureza se deve relacionar. Este ponto de partida é usado no programa eleitoral do Partido Pelos Animais.
Para que seja possível uma mudança do comportamento humano relativamente ao próprio homem, à natureza e aos animais, é importante que se proceda a uma profunda reforma das mentalidades e dos factores culturais, sociais, políticos e económicos que as condicionam. O Partido Pelos Animais apoia assim todas as iniciativas que visem melhorar as condições de vida dos homens, em harmonia com a natureza e as restantes espécies. O Partido Pelos Animais apoiará e promoverá particularmente acções que visem aumentar a consciência e sensibilidade humanas a respeito do facto evidente de que todos os seres sensíveis desejam igualmente a felicidade e o bem-estar e não desejam sofrer. Por esta via, o Partido Pelos Animais assume estar ao serviço do desenvolvimento do próprio homem, na prática de um novo paradigma mental, ético e civilizacional que torne a humanidade mais fraterna e solidária do universo em que vive e de todas as formas de vida com que convive.

Oeiras, 29 de Maio de 2009

A Comissão Coordenadora

António Rui Ferreira dos Santos
Pedro Luís Sande Taborda Nunes de Oliveira
Paulo Alexandre Esteves Borges
Fernando Leite"

Fonte: "Partido Pelos Animais"