quinta-feira, 20 de maio de 2010

Só não vê, quem é cego!

Bem haja a pessoas como esta, gente de coragem!...

"Exmos Srs.

Sou Maria do Céu Alves Romeiro – Presidente da Associação dos Animais Abandonados de Fátima, APAAF, associação criada em Setembro do ano passado, por um grupo de pessoas que não conseguiram ficar mais tempo indiferentes aos maus tratos que são efectuados todos os dias contra os animais errantes. Já começámos com reuniões no tempo do antigo reitor do santuário Dr. Luciano Guerra e depois da sua saída tivemos reunião com o actual Reitor D. Virgilio Antunes e da qual saiu a promessa de ajuda através de um subsidio a combinar.

O ano passado começamos também reuniões com câmara Municipal de Ourém com o antigo vereador Dr. João Moura e que estavam a correr muito bem, visto que a vergonha de canil que lá existe era uma vergonha para o município e havia necessidade e gente interessada em mudar isto. Vieram as eleições e ganhando o partido da oposição voltou tudo á estaca zero. Novas reuniões, e até hoje ainda não se chegou na lado nenhum….continuo á espera de resposta aos mail’s que enviei com dados necessários ao projecto, vários telefonemas e a resposta continua sem vir….

Em relação ao que foi aqui reportado, não há mentira no que foi dito , eu tenho em meu poder a tal arma de podar oliveiras que foi utilizada para agredir cães alguns meus e de pessoas minhas conhecidas. Que apareceram com grandes golpes nas coxas, existem fotos dos animais a serem arrastados pelos seguranças e falei com alguns dos seguranças que se revoltam contra a situação mas que estão de pés e mãos atadas por receio de perderem os seus empregos e a maneiras que eles arranjam de minorar este mal é levá-los para suas casas e arranjarem donos para eles , através de amigos e vizinhos. O mais cruel dos seguranças é conhecido pelo nome de Russo e mesmo os colegas o temem….dei parte desta situação ao Dr. Luciano Guerra e ele disse-me que ia tratar do assunto. Sei que neste momento por haver muita gente a fazer barulho aqui em Fátima, já existe um maior cuidado para que situações como aquelas que já existiram, não aconteçam tão frequentemente e sei também que algumas são camufladas. Já somos um grupo grande que alimentamos e tratamos e tentamos arranjar sítios para pôr estes animais em outras Associações mas infelizmente continuamos na rua. Foi-nos prometido pela Câmara de Ourém a viabilidade deste canil/gatil nas antigas instalações da antiga Etar de Fátima, sitio esplêndido e ideal, visto pelos engenheiros da Câmara de Ourém que acharam que o projecto tinha viabilidade. Fui sessão de esclarecimento do PRODER para se poder recorrer a fundos Europeus, pois poderíamos fazê-lo visto que não é construção de raiz e sim uma reconstrução pois vai-se aproveitar o que já está feito….Tudo muito bonito….Eu continuo a levantar-me às 6h da manhã para passear e alimentar cães que tiro da rua e que vou dando depois de ser preenchida uma ficha de adopção, trabalho ESTG Leiria e saio às 17h30 m mudo de roupa e vou directo a Casal do Gil S.Mamede onde tenho mais cães para os passear e alimentar, chegando a Fátima por volta das 19h preparo-me para mais uma maratona, alimentar vários cães e gatos. Isto todos os dias, seja feriados fins de semana faça sol chuva ou neve….é esgotante porque por vezes não consigo chegar a todo lado e sofro muitos desgostos com alguns que bem tento e não consigo ajudar….estou cansada desta luta que já comecei há alguns anos e neste momento estou disposta a tudo….O caso dos cães e gatos vadios é uma realidade, se neste momento não há cães a morrer de fome é porque existe em Fátima um grupo de pessoas incluindo algumas de outras nacionalidades que se dispõem a ajudar….pois não estou sozinha nesta demanda, já somos um grupo grandinho e continuo a dizer o caso dos animais abandonados em FÁTIMA é um péssimo cartão de visita para esta cidade que se diz “O altar do Mundo”….grito por socorro preciso de toda ajuda que nos puderem dar para o bem estar de todos os animais.

Tenho a agradecer a várias associações a União Zoófila Fiéis Amigos de Leiria, a APCA de Sintra e APAMG da Marinha Grande e pessoas particulares , que se disponibilizaram para receber animais que de outro modo não saberíamos o que fazer com eles e não conseguimos ficar indiferente….Um grande bem Hajam….E a todos os meus amigos que também eles lutam como eu nas ruas para que os animais que são abandonados em Fátima e arredores tenham um pouco do que têm direito e meus amigos até na Constituição os animais têm direitos.

É com o espírito do amor e não de intolerância que avanço com todas estas minhas declarações e com grande esperança que realmente é agora que vamos fazer toda a diferença, sempre pelo lado positivo e sobretudo pelo maior bem e para o maior número. O que interessa é o bem estar dos animais.

Por tudo isto não consigo ficar indiferente a todo este movimento e acho que é chegado o momento de unir esforços e fazer realmente alguma coisa que se veja e que faça toda a diferença….é tempo de mudança , e embora não vá ser fácil estamos todos preparados para a luta.

Estamos abertos , a APAAF, a qualquer tipo de ajuda que nos queiram dar desde alimentação, material de construção, patrocínios e tudo o que possa ajudar na concretização da construção das instalações para a Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima APAAF.

Como Associação sem fins lucrativos e que se encontra legal, temos a possibilidade de passar recibos que entrarão como donativos e por conseguinte dedutíveis para efeitos de IRS e IRC.

Estamos aberto a qualquer tipo de esclarecimento que seja necessário para que levemos a bom porto este nosso sonho de que Fátima não mais terá animais abandonados na rua e que tenham um sítio onde possam ser acolhidos e posteriormente adoptados.

Sejam felizes e obrigada pela atenção dispensada."

Sem comentários: