segunda-feira, 31 de maio de 2010

" Resposta à pergunta de algumas pessoas Questão interessante. Vamos ver se essa eu consigo responder de modo didático. "

"1) Quem faz esta pergunta admite que existem dois tipos de pessoas no mundo: As Pessoas Que Ajudam e as Pessoas Que Não Ajudam.

Além disso, admite também que faz parte das Pessoas Que Não Ajudam, afinal, do contrário, diria "Por que não me ajudam a defender as crianças com fome?", ou "Venham defender comigo as crianças com fome!", ou "Não, obrigada, vou defender as crianças com fome".
Então ela se coloca claramente através de sua escolha de palavras como uma Pessoa Que Não Ajuda.

É curioso a Pessoa Que Não Ajuda, não faz nenhum esforço para ajudar, mas, sim, para tentar dirigir as ações das Pessoas Que Ajudam. É bastante interessante. Se eu fosse até sua casa organizar sua vida financeira sob a alegação de que eu sei muito mais sobre administração familiar eu estaria interferindo, mas ela se sente no direito de interferir nas ações que uma pessoa resolve tomar para aliviar os problemas que ela encontra ao seu redor.
É uma Pessoa Que Não Ajuda, mas ainda assim quer decidir quem merece ajuda das pessoas Que Ajudam e o nome disso é "prepotência".


2) Pessoas Que Ajudam nunca vão ajudar as "crianças com fome". Nem tampouco os "velhos", os "doentes" ou os "despossuídos". E sabe porquê?
Porque "crianças com fome" ou "velhos" ou qualquer outro destes é abstrato demais. Não têm face, não são ninguém. São figuras de retóricas de quem gosta de comentar sobre o estado do mundo atual enquanto beberica seu uisquezinho no conforto de sua casa.
Pessoas Que Ajudam agem em cima do que existe, do que elas podem ver, do que lhes chama atenção naquele momento. Elas não ajudam "os velhos", elas ajudam "os velhos do asilo X com 50,00 reais por mês".
Elas não ajudam "as crianças com fome", elas ajudam "as crianças do orfanato Y com a conta do supermercado".
Elas não ajudam "os doentes", elas ajudam o "Instituto da Doença Z com uma tarde por semana contando histórias aos pacientes".
Pessoas Que Ajudam não ficam esperando esses seres vagos e difusos como as "crianças com fome" baterem na porta da sua casa e perguntar se elas podem lhe ajudar.
Pessoas Que Ajudam vão atrás de questões muito mais pontuais.
Pessoas Que Ajudam cobram das autoridades punição contra quem maltrata uma cadela indefesa sem motivo.
Pessoas Que Ajudam dão auxílio a um pai de família que perdeu o emprego e não tem como sustentar seus filhos por um tempo.
Pessoas Que Ajudam tiram satisfação de quem persegue uma velhinha no meio da rua.
Pessoas Que Ajudam dão aulas de graça para crianças de um bairro pobre.
Pessoas Que Ajudam levantam fundos para que alguém com uma doença rara possa ir se tratar no exterior.
Pessoas Que Ajudam não fogem da raia quando vêem QUALQUER COISA onde elas possam ser úteis. Quem se preocupa com algo tão difuso e sem cara como as "crianças com fome" são as Pessoas Que Não Ajudam.

3) Pessoas Que Ajudam são incrivelmente multitarefa, ao contrário da preocupação que as Pessoas Que Não Ajudam manifestam a seu respeito. (Preocupação até justificada porque, afinal, quem nunca faz nada realmente deve achar que é muito difícil fazer alguma coisa, quanto mais várias).
O fato de uma pessoa Que Ajuda se preocupar com a punição de quem burlou a lei e torturou inutilmente um animal não significa que ela forçosamente comeu o cérebro de criancinhas no café da manhã. Não existe uma disputa de facções entre Pessoas Que Ajudam, tipo "humanos versus animais".
Geralmente as Pessoas Que Ajudam, até por estarem em menor número, ajudam várias causas ao mesmo tempo. Elas vão onde precisam estar, portanto muitas das Pessoas Que Ajudam que acham importante fazer valer a lei no caso de maus-tratos a um animal são pessoas que ao mesmo tempo doam sangue, fazem trabalho voluntário, levantam fundos, são gentis com os menos privilegiados e batalham por condições melhores de vida para aqueles que não conseguem fazê-lo sozinhos.
Talvez você não saiba porque, afinal, as Pessoas Que Ajudam não saem alardeando por aí quando precisam de assinaturas para dobrar a pena para quem comete atrocidades contra animais, que estão fazendo todas estas outras coisas, quase que diariamente. E acho que é por isso que você pensa que se elas estão lutando por uma causa que você "não curte", elas não estão fazendo outras pequenas ou grandes ações para os diversos outros problemas que elas vêem no mundo. Elas estão, sim. E se fazem ouvir como podem, porque sempre tem uma Pessoa Que Não Ajuda no meio para dar pitaco.

Então, como dizia meu avô, "muito ajuda quem não atrapalha". Porque a gente já tem muito trabalho ajudando pessoas e animais que precisam (algumas até poderiam ser chamadas tecnicamente de "crianças com fome", se assim preferem os que não ajudam). "

Não o diria de melhor forma...

"Carta sobre a Felicidade"


"(...) a morte nada é, pois todo o bem e todo o mal residem na sensação, e a morte é a erradicação das sensações. Por conseguinte, a adequada tomada de consciência de que a morte nada tem a ver connosco faz com que o carácter mortal da vida não provoque cuidados: não concedendo-lhe uma duração infinita, mas suprimindo-lhe o desejo de imortalidade. Nada há de temível na vida, para quem está verdadeiramente consciente de que nada existe também de terrível em não viver.

Estúpido é pois aquele que afirma ter medo da morte não porque sofrerá ao morrer mas por sofrer com a ideia de que ela há-de chegar. É verdadeiramente em vão que se sofre por esperar qualquer coisa que não nos causa qualquer perturbação! Assim, o mais temível dos males, a morte, nada tem a ver connosco: quando somos, a morte não é, e quando a morte é, somos nós que já não existimos! Ela não tem qualquer relação nem com os vivos nem com os mortos, pois para uns ainda não é, e os outros já não são. E, no entanto, a multidão foge da morte como se ela fosse quer a maior das infelicidades quer o ponto final nas coisas da vida.


O sábio, pelo contrário, não teme já não estar vivo: viver não lhe pesa sem que por isso ache que é um mal não viver. Tal como não escolhe nunca a alimentação mais abundante mas a mais agradável, assim também não procura o tempo mais longo de vida mas o mais agradável."

(Epicuro,
Carta sobre a Felicidade)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Por uma boa causa.

(...)"É com grande satisfação que comunicamos que a Via Verde e o projecto Delfim criaram uma parceria para, através da recolha e reciclagem de identificadores, contribuírem para a preservação dos golfinhos do Sado.

Esta campanha pretende incentivar os clientes que tenham identificadores que já não usam, ou que estejam avariados, a entrega-los numa Loja Via Verde, ou envia-los gratuitamente por correio até ao dia 15 de Junho.

A entrega de cada identificador, no decorrer desta campanha traduz-se numa oferta de 5 Euros para apoiar o Projecto Delfim, cuja actividade se centra na investigação e preservação dos golfinhos do Sado, uma população que se encontra hoje fortemente ameaçada.

O projecto Delfim é a associação científica, sem fins lucrativos, que mais se tem dedicado ao estudo e à conservação dos golfinhos do Sado.

Caso pretenda participar, deve entregar o identificador que já não usa, ou que está avariado, numa Loja Via Verde ou enviar gratuitamente por correio para:

Via Verde Portugal, S.A.
Remessa Livre nº 27
EC Rebelva (Carcavelos)
2776-960 Carcavelos

A Via Verde agradece e os golfinhos também.

Departamento Comercial
Via Verde Portugal"

Agenda animal

Dia 28 e 29 de Maio 'Feira de Adopção Animal - Qt.ª da Conceição, Leça da Palmeirai'

Organização: Ajuda Alimentar Animal.

"Há queixas de maus tratos a cães em Fátima"

"Há várias denúncias de maus tratos a cães, animais abandonados que são capturados no Santuário de Fátima: "Muitos animais são mortos, alguns por envenenamento, mas as pessoas que trabalham no santuário têm medo de falar disto." Quem dá a cara nesta acusação é Maria do Céu Alves Romeiro, presidente da Associação dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF). "Tenho provas concretas, isto é uma barbaridade no 'altar do mundo' as pessoas não estão a respeitar os animais", assume, indignada, Maria do Céu Romeiro.

Para já, as autoridades que gerem aquele espaço de culto remetem-se ao silêncio. "Só nos pronunciaremos no momento que consideramos oportuno", disse, ao DN, Leopoldina Simões, responsável pela sala de imprensa do santuário da Cova da Iria.

Na Internet, circulam um punhado de fotos que atestam as alegadas atrocidades. Foi mesmo criado um grupo numa rede social (designado por 'Escândalo no Santuário de Fátima/matança de inocentes') que , de anteontem para ontem, aumentou mais de 1500 membros. Neste , onde se faz eco destas denúncias da APAAF. A criadora deste grupo no Facebook, Joana Teixeira Dumas, explicou ao DN que antes desta iniciativa enviou várias mensagens de correio electrónico para a Reitoria do Santuário de Fátima. "Até agora, ninguém respondeu. Não tenho antipatia nem simpatia pela Igreja, aquilo que me move é a defesa dos animais. Mas não deixa de ser irónico isto estar a acontecer em Fátima".

O dedo acusador da APAAF (criada em Setembro de 2009 e que já tem 43 membros) também contempla os serviços da Câmara Municipal de Ourém "por inexistência de um canil/gatil condigno", refere Céu Romeiro. A presidente desta associação, funcionária da biblioteca José Saramago no Instituto Polítécnico de Leiria, assegura ao DN que as fotografias que demontram os maus tratos "são verdadeiras e são a prova concreta do que se está a passar em Fátima".

Sem querer, para já, desmentir estas acusações, fonte da autarquia disse ontem ao DN que "o serviço municipal de veterinária está a tentar apurar a credibilidade da denúncia, uma vez que, há factos que não são novos e, de tempos a tempos, surgem estas recorrentes denúncias" na praça pública. Ainda assim, a mesma fonte da Câmara Municipal de Ourém confirma que "o actual canil municipal não tem as melhores condições, estando já em fase de projecto a nova infra-estrutura, que ficará situada no estaleiro municipal". A polémica na Net, essa, cresce de hora a hora."

In Diário de Notícias


terça-feira, 25 de maio de 2010

"Elephant with Tattered Ears L"

(clicar para aumentar)


Um dos meus animais favoritos, fotografado magistralmente pelo meu fotografo de eleição - Nick Brandt

Só não vê, quem é cego! (Parte II)

(Clicar para aumentar a foto)

(...) "Como prometi aqui estão as provas em como no Santuário se maltratam os animais. Só falta a foto da foice mas ainda está na máquina da minha amiga, que neste momento não ma pode passar para o computador....com estas fotos podem provar que não é mentira o que alguém começou por dizer e eu corroborei, infelizmente....já é tempo de situações como estas acabarem e não quero dizer que todas as pessoas no Santuário estejam felizes com esta situação, não estão....tenho lá amigos que não podem dar a cara por receio de perderem os seus empregos, que me ajudaram a tirar vários de lá e eles próprios encarregam-se de os encaminhar para amigos e família, mas que tudo isto é uma realidade é....aqui está a prova.
Quem quiser ajudar faça o que puder....contra factos não há argumentos. Mandem agora email's para todas as entidades do Santuário, CM Ourém e quaisquer outra identidade que achem pertinente....estas imagens são motivo de grande tristeza e de luto....Reparem na foto em que estão os animais mortos todos amontoados , possivelmente à espera do carro do lixo....animais com coleira por conseguinte com dono....os passaritos mortos....um cão já meio enterrado....o guarda que foi apanhado e parou de o arrastar pois viu que o meu amigo lhe estava a tirar a foto e que ficou depois muito chateado....não foi a tempo de não ficar na foto....tudo isto seria evitado se Fátima tivesse um canil / Gatil, e tem um óptimo sitio para isso, que em principio segundo CM Ourém é a antiga ETAR de Fátima....mas já lá vão várias reuniões....e continuamos na mesma....quem utilizar este mail que seja por amor aos canitos , para que eles tenham a possibilidade de ter um cantinho onde possam ser alimentados, tratados e posteriormente encaminhados para boas famílias....è uma realidade que os cães gostam muito de ir para o Santuário muito simplesmente por haver muito estrangeiro, alguns conheço, que pedem os restos nos hotéis e os vão alimentar lá....na melhor das intenções mas com resultados terríveis para os animais....
Não tenho mais palavras para mostrar o meu repudio por toda esta situação e só espero que todos juntos consigamos sensibilizar todas estas entidades para este grave problema...Como já disse não é com um espírito de intolerância e sim por um grande amor pelos canitos, que revelo esta situação, até porque continuo a acreditar que hajam pessoas no santuário que desconheçam esta situação mas, haverá outras que primam por uma grande crueldade e é para essas para que sejam afastadas ou sensibilizadas que NÃO MAIS isto poderá acontecer....já há muita gente atenta....

BEM HAJAM POIS JÁ NÃO NOS SENTIMOS TÃO SÓS....OBRIGADA

"APAAF"

Desde já as minhas desculpas, se as fotos ferirem a sensibilidade de alguém, mas existem coisas que só vendo para acreditar...

Não tenho sequer palavras para comentar algo de tão horrendo, chocante e primitivo...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Gaia: Lontra vive numa casa de banho do Parque Biológico "

"O acolhimento difícil de uma lontra é o caso «mais frustrante» entre os 2660 animais recolhidos, em 2009, no centro de recuperação do Parque Biológico de Gaia, pois o animal vive há meses numa casa de banho.

A lontra macho chegou em agosto de 2009 ao Parque Biológico de Gaia pelas mãos de um vigilante da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, em Aveiro, ainda bebé.

A responsável pelo centro de recuperação de animais selvagens, Vanessa Soeiro, contou à Lusa que a lontra está «em perfeitas condições para ser libertada», mas que o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) ainda não arranjou um espaço.

Quando ali chegou, o centro de recuperação estabeleceu a idade do animal em dois meses e meio e alimentou-a a biberão até voluntariamente começar a comer sólidos.

Vanessa Soeiro adiantou que, cerca de um mês depois de feito o desmame, o centro pediu ao ICNB que desse instrução quanto ao destino a dar ao animal, mas até hoje ele continua a viver numa casa de banho.

Depois de meses em cativeiro, agora é impossível devolver a lontra à sua vida selvagem e o seu destino permanece indefinido."(...)

Desenvolvimento em Diário Digital

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Só não vê, quem é cego!

Bem haja a pessoas como esta, gente de coragem!...

"Exmos Srs.

Sou Maria do Céu Alves Romeiro – Presidente da Associação dos Animais Abandonados de Fátima, APAAF, associação criada em Setembro do ano passado, por um grupo de pessoas que não conseguiram ficar mais tempo indiferentes aos maus tratos que são efectuados todos os dias contra os animais errantes. Já começámos com reuniões no tempo do antigo reitor do santuário Dr. Luciano Guerra e depois da sua saída tivemos reunião com o actual Reitor D. Virgilio Antunes e da qual saiu a promessa de ajuda através de um subsidio a combinar.

O ano passado começamos também reuniões com câmara Municipal de Ourém com o antigo vereador Dr. João Moura e que estavam a correr muito bem, visto que a vergonha de canil que lá existe era uma vergonha para o município e havia necessidade e gente interessada em mudar isto. Vieram as eleições e ganhando o partido da oposição voltou tudo á estaca zero. Novas reuniões, e até hoje ainda não se chegou na lado nenhum….continuo á espera de resposta aos mail’s que enviei com dados necessários ao projecto, vários telefonemas e a resposta continua sem vir….

Em relação ao que foi aqui reportado, não há mentira no que foi dito , eu tenho em meu poder a tal arma de podar oliveiras que foi utilizada para agredir cães alguns meus e de pessoas minhas conhecidas. Que apareceram com grandes golpes nas coxas, existem fotos dos animais a serem arrastados pelos seguranças e falei com alguns dos seguranças que se revoltam contra a situação mas que estão de pés e mãos atadas por receio de perderem os seus empregos e a maneiras que eles arranjam de minorar este mal é levá-los para suas casas e arranjarem donos para eles , através de amigos e vizinhos. O mais cruel dos seguranças é conhecido pelo nome de Russo e mesmo os colegas o temem….dei parte desta situação ao Dr. Luciano Guerra e ele disse-me que ia tratar do assunto. Sei que neste momento por haver muita gente a fazer barulho aqui em Fátima, já existe um maior cuidado para que situações como aquelas que já existiram, não aconteçam tão frequentemente e sei também que algumas são camufladas. Já somos um grupo grande que alimentamos e tratamos e tentamos arranjar sítios para pôr estes animais em outras Associações mas infelizmente continuamos na rua. Foi-nos prometido pela Câmara de Ourém a viabilidade deste canil/gatil nas antigas instalações da antiga Etar de Fátima, sitio esplêndido e ideal, visto pelos engenheiros da Câmara de Ourém que acharam que o projecto tinha viabilidade. Fui sessão de esclarecimento do PRODER para se poder recorrer a fundos Europeus, pois poderíamos fazê-lo visto que não é construção de raiz e sim uma reconstrução pois vai-se aproveitar o que já está feito….Tudo muito bonito….Eu continuo a levantar-me às 6h da manhã para passear e alimentar cães que tiro da rua e que vou dando depois de ser preenchida uma ficha de adopção, trabalho ESTG Leiria e saio às 17h30 m mudo de roupa e vou directo a Casal do Gil S.Mamede onde tenho mais cães para os passear e alimentar, chegando a Fátima por volta das 19h preparo-me para mais uma maratona, alimentar vários cães e gatos. Isto todos os dias, seja feriados fins de semana faça sol chuva ou neve….é esgotante porque por vezes não consigo chegar a todo lado e sofro muitos desgostos com alguns que bem tento e não consigo ajudar….estou cansada desta luta que já comecei há alguns anos e neste momento estou disposta a tudo….O caso dos cães e gatos vadios é uma realidade, se neste momento não há cães a morrer de fome é porque existe em Fátima um grupo de pessoas incluindo algumas de outras nacionalidades que se dispõem a ajudar….pois não estou sozinha nesta demanda, já somos um grupo grandinho e continuo a dizer o caso dos animais abandonados em FÁTIMA é um péssimo cartão de visita para esta cidade que se diz “O altar do Mundo”….grito por socorro preciso de toda ajuda que nos puderem dar para o bem estar de todos os animais.

Tenho a agradecer a várias associações a União Zoófila Fiéis Amigos de Leiria, a APCA de Sintra e APAMG da Marinha Grande e pessoas particulares , que se disponibilizaram para receber animais que de outro modo não saberíamos o que fazer com eles e não conseguimos ficar indiferente….Um grande bem Hajam….E a todos os meus amigos que também eles lutam como eu nas ruas para que os animais que são abandonados em Fátima e arredores tenham um pouco do que têm direito e meus amigos até na Constituição os animais têm direitos.

É com o espírito do amor e não de intolerância que avanço com todas estas minhas declarações e com grande esperança que realmente é agora que vamos fazer toda a diferença, sempre pelo lado positivo e sobretudo pelo maior bem e para o maior número. O que interessa é o bem estar dos animais.

Por tudo isto não consigo ficar indiferente a todo este movimento e acho que é chegado o momento de unir esforços e fazer realmente alguma coisa que se veja e que faça toda a diferença….é tempo de mudança , e embora não vá ser fácil estamos todos preparados para a luta.

Estamos abertos , a APAAF, a qualquer tipo de ajuda que nos queiram dar desde alimentação, material de construção, patrocínios e tudo o que possa ajudar na concretização da construção das instalações para a Associação Protectora dos Animais Abandonados de Fátima APAAF.

Como Associação sem fins lucrativos e que se encontra legal, temos a possibilidade de passar recibos que entrarão como donativos e por conseguinte dedutíveis para efeitos de IRS e IRC.

Estamos aberto a qualquer tipo de esclarecimento que seja necessário para que levemos a bom porto este nosso sonho de que Fátima não mais terá animais abandonados na rua e que tenham um sítio onde possam ser acolhidos e posteriormente adoptados.

Sejam felizes e obrigada pela atenção dispensada."

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Esta podia ser uma alternativa aos canis de abate...protocolos assumidos entre Câmaras Municipais e Associações de defesa animal...

(...)"Estava a ler um apelo/desabafo que por aqui circulava, e a tristeza da amiga dos animais que o escreveu era tanta que resolvi vir contar-vos uma história que vos poderá dar alguma força e esperança.
É que nem todos os canis são maus!!! Surpreendidos? Garanto-vos que é verdade, sem ironia.
Sou voluntária num canil onde não há abates e os animais são tratados com toda a dignidade e muito carinho, não lhes falta um miminho, nem comida, nem água, nem higiene, nem brincadeira, falta-lhes sim um dono, mas até o encontrarem, têm no nosso canil uma família feliz!
Passeiam todos os dias, têm sempre a música a tocar porque os deixa
mais calmos, se estão doentes, tratamo-los, se estão tristes, alegramo-los, se têm frio, tapamo-los com uma mantinha, às vezes até os levamos às nossas casas para terem um dia diferente.
É o canil intermunicipal de Abrantes-Constância-Sardoal, situado em
Abrantes e gerido pela ADACA (Associação de Defesa dos Animais do
Concelho de Abrantes). Naturalmente, quando o nosso canil foi
construído a intenção da Câmara era que os animais lá ficassem 10 dias e depois eram abatidos, mas a nossa Associação não o permitiu e
assumiu a gestão do canil. As câmaras pagam os primeiros 10 dias dos
animais, mas o tempo que ficarem connosco depois disso é por nossa
conta. Mas abater NUNCA! Sobrevivemos da ajuda dos voluntários, dos
sócios, da Clínica Veterinária que está sempre disponível para nós, e dos adoptantes que ainda vão sendo alguns, não existem sequer
funcionários pagos, mas à noite todos dormimos descansados porque
sabemos que os nossos 70 animais são felizes.
Se quiserem comprovar, é só fazerem uma visitinha que serão
alegremente recebidos pelos nossos bichinhos com muitas lambidelas!

Espero que vos tenha tornado o dia mais feliz, como torna os meus.

Obrigada!

Ana Filipa Ferreira"

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Não ao abandono... existem sempre alternativas!


Aqui fica uma sugestão, para quem quer ir de férias e não sabe onde deixar o seu amigo de quatro patas, ou o pretende levar consigo e não sabe quais as estruturas Hoteleiras que os aceitam como sendo bem vindos - Portugal e Espanha!

Livro - "Leva-me de Férias - Guia de Alojamentos que aceitam amigos de quatro patas!"
Editora - Terra Mágica

(Sei que se encontra à venda nas Livrarias Bertrand)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

"Empresa lança tecnologia GPS para animais em Portugal"

Empresa portuguesa anunciou que em breve irá lançar o Inosat Pet Locator, um rastreador GPS em tempo real.

O dispositivo será colocado no pescoço do animal de estimação, que permitirá a sua fácil localização...

Source: Empresa lança tecnologia GPS para animais em Portugal

Date: 2010-05-12

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cruel e desumano, contra a vontade de DEUS, com toda a certeza!


(Actualização)

Em resposta a alguém que questionou o "Santuário" sobre toda esta situação, eis o que disse o
A.Ferreira, secretário do SEAD :

"Ex.mo Senhor (...)


Com as nossas melhores saudações acusamos e agradecemos a sua comunicação que mereceu a nossa melhor atenção. Em resposta, informamos que os factos descritos não correspondem à verdade. A pessoa ou pessoas que colocaram a circular essas informações estão mal informadas. Após a Peregrinação do Santo Padre iremos analisar esta questão e se houver alguma coisa que o Santuário possa fazer no sentido de proteger os animais abandonados, isso será feito.


Cumprimentos A.Ferreira, secretário do SEAD"


Resta agora apurar a certeza da verdade, pois a caixa de arame patente na foto é, ou era uma realidade!...

O PPA (Partido pelos Animais), ficou de constatar "in loco" toda a verdade!...


-----------------------------------

A ser verdade, é extremamente grave e não pode ser calado!!!

Não deveria a Igreja como instituição dar o exemplo, ou não são os animais criaturas de DEUS!?


"O ESCÂNDALO do Santuário de Fátima em relação ao abate de animais é conhecido de muitos, mas ninguém ainda conseguiu parar esta crueldade.

As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto.

Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas.
Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé...

Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou colegas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.

Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foices de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes extremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas.
Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Câmara de Ourem tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.

Quem nos informou, disse-nos também, que os cães que lá estão, vivem os poucos dias que lhes resta em condições extremamente miseráveis.

A Câmara Municipal de Ourém tem prometida (á demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Câmara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esquecendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponível para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autárquicas.

A FAA soube também que existe um engenheiro que reporta directamente à reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais difíceis de apanhar...

Não conseguimos ter acesso ao seu nome, mas sabemos que existe apenas um engenheiro com funções ligadas
à área verde que circunda o santuário.


Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Câmara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão.
Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram á noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus tratos contra os animais prepertados num local "sagrado".

Não sabemos quantos animais foram mortos com a chegada do 13 de Maio e com a vinda do actual representante da Igreja Católica a Fátima, mas acreditamos que quem lá for, não vê nenhum cão, porque as ruas foram limpas, tal como é sempre feito com uma regularidade impressionante.

Esta é uma situação abominável, pela parte de quem se diz representante de Deus, não é compreensível tamanha crueldade num espaço que querem fazer sagrado e que eles próprios profanam e o sujam de morte e sangue.

Deixamos aqui o contacto do Santuário, para quem quiser mostrar a sua indignação perante esta monstruosa atitude.

Peçam para encaminhar a vossa chamada para a reitoria:

249 539 600

Deixamos também os contactos de email:

http://www.santuario-fatima.pt/portal/in
dex.php?id=2891


A Frente de Acção Animal agradece a todos, e todos juntos vamos conseguir acabar com este crime para com os animais."

quarta-feira, 5 de maio de 2010