segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A televisão e os animais: um assunto que precisa ser estudado


Os animais não humanos são marginalizados pela sociedade desde os primórdios da civilização. Considerados como seres inferiores e indignos de direitos, os bichos são ainda retratados no modelo que estamos inseridos e este modelo é refletido e reforçado pelos meios de comunicação. Dentre os existentes o de maior acesso e que exerce grande fascínio é a televisão. Através dela é possível estar em Bagdá e em cinco minutos presenciar uma chacina no Rio de Janeiro. A pequena tela esconde seu atrativo na imagem em movimento. O conjunto de fatores que complementam a imagem faz da TV um meio hipnotizante e portador da verdade. E os animais ainda são uma das principais vítimas deste meio. As informações noticiadas e ora vomitadas aos telespectadores são, muitas vezes, incompletas e contêm falsas verdades sobre os assuntos relacionados aos animais e aos que os defendem.

Tom Reagan comenta no seu livro Jaulas Vazias que as notícias sobre os animais não sangram o suficiente para a mídia noticiar. O sensacionalismo presente nos meios de comunicação destrói a essência da informação, da mensagem que seria transmitida dando lugar ao senso comum e a falta de criatividade dos profissionais da comunicação.

Embora seja um assunto complexo e cheio de interpretações, a forma como a televisão divulga os assuntos relacionados aos animais precisa ser estudada e discutida entre os que defendem a causa. O objetivo desta coluna não é dizer a verdade sobre o assunto, mas indicar alternativas aos que produzem diariamente os programas de televisão e mostrar aos telespectadores os principais erros do meio quanto a este tema.

Fonte: ANDA 

Sem comentários: