terça-feira, 29 de abril de 2008

"Love, peace or Else"...

(c) Alfredo Leite

"Apadrinhar uma criança por 21 euros

Um café pode mudar uma vida. Duas. Ou até mesmo várias. Um café pode mudar várias vidas. Naquela manhã de Dezembro, Nuno Barquinha não imaginava que uma ida ao café Elevador, na Rua do Ouro, em Lisboa, pudesse transformá-lo e, consequentemente, que pudesse transformar a vida de alguém de outro continente.

Nuno Barquinha tem 29 anos e é subgerente do balcão do banco Santander na Rua do Ouro. Numa manhã de Dezembro, enquanto esperava pelo café costumeiro, pegou num prospecto que cheirava a viagens e aventura: "Destinos de Sonho. Moçambique, Angola, Zâmbia, Nepal, entre outros... Desde 13 euros por pessoa. Inclui todas as despesas."

O anúncio era tentador. Nuno Barquinha, viajante inveterado, leu e abriu para saber mais. No interior do programa, descobriu muito mais do que uma viagem: "Reserve já um destino de sonho para uma criança e faça a viagem da sua vida. Porque nem todos podem escolher o seu destino de sonho, o CCS Portugal actua em comunidades desfavorecidas, dando a esperança de um futuro melhor a crianças necessitadas através do apadrinhamento à distância.

"
Nuno Barquinha continuou a ler. Ficou imediatamente interessado mas foi à noite, sentado no sofá da sala, que teve tempo para descobrir o Centro para a Cooperação e Desenvolvimento (CCS) e o seu projecto de apadrinhamento à distância. Recortou o cupão de adesão e começou, assim, a mudar o rumo dos seus dias e o da vida de um menino moçambicano.

Dos três tipos de apadrinhamento à distância (apadrinhamento completo, apadrinhamento escolar e apadrinhamento colectivo de uma turma), Nuno escolheu o apadrinhamento completo, que o compromete a enviar 21 euros por mês (ou 63 euros por trimestre ou 252 euros por ano) para garantir o sustento completo de uma criança, capaz de assegurar assistência alimentar, sanitária e educativa.

Pouco tempo depois do apadrinhamento, Nuno Barquinha recebeu em casa mais informação sobre a associação e o mais importante: uma fotografia do seu afilhado e um texto com a sua história: "O Joaquim é uma criança alegre apesar de passar por algumas dificuldades. Vive com os pais, três irmãos e quatro irmãs na localidade de Chigamane", em Moçambique. Além disto, Nuno ficou a saber que o Joaquim vive em condições bastante diferentes das suas: "A casa do Joaquim está construída com materiais locais, sem água canalizada, electricidade ou casa de banho.

"
Nuno Barquinha é padrinho há apenas três meses. Mas resolveu tirar uns dias de férias para ir conhecer o afilhado. Parte hoje, às 19.00, com a mulher e 100 quilos de lápis, livros, cadernos, canetas. A viagem vai-lhe custar, no total, cerca de 2700 euros. A TAP foi solidária e permitiu-lhe levar os 100 quilos de material escolar.

Para Nuno, não basta dar 21 euros por mês. O seu empenho é maior. Por isso, quando decidiu ir a Moçambique, começou a contactar empresas e amigos para que lhe dessem roupa, material escolar, brinquedos, livros, medicamentos. Começou por reunir cinco mil artigos. E aí pensou: e se eu chegasse aos 10 mil? Nuno parte hoje e conseguiu juntar 13 250 coisas. Não irão todas com ele. As outras partem, dentro de pouco tempo, num contentor disponibilizado por um padrinho que trabalha na Petrogal.

Um café pode mudar uma vida. Duas. Ou até mesmo várias. Neste caso mudou a do Nuno, a do Joaquim e a de muitos outros que, graças ao entusismo deste padrinho, têm contactado o CCS para se juntarem a este projecto de apadrinhamento à distância."

Extraído de DN Online

Sem comentários: