segunda-feira, 6 de julho de 2009

Porquê ESTERILIZAR?

"Controle Populacional

Um casal pode originar em 10 anos em sucessivas gerações com duas crias por ano de 2 a 8 filhotes por cria

Proteja o seu amigo e as gerações vindouras!

Esterilize os seus animais!

Todos os anos assistimos ao drama de milhares de cães e gatos abandonados, doentes ou atropelados nas ruas.


Estudos documentam que a única maneira de terminar este flagelo a médio ou longo prazo é prevenir a procriação indiscriminada dos animais. Existem milhares de cães e gatos não castrados à solta nas ruas.


O seu animal é um deles?


Porque esterilizar/castrar... A esterilização das fêmeas previne que o seu animal apanhe doenças sexualmente transmissíveis e incuráveis. Previne também o aparecimento de muitos cancros, infecções uterinas graves, gravidezes psicológicas e cios. O veterinário pode informá-lo sobre isto. A castração do macho previne lutas e certos comportamentos agressivos. A esterilização/castração de gatos torna-se ainda mais essencial porque são animais mais difíceis de controlar, que tendem a fugir para seguir os seus instintos e muitas vezes regressam gravemente feridos, ou não regressam...

Mais animais abandonados nas ruas porquê? Esterilizar e castrar trata-se também (senão principalmente) de controlar o nascimento de animais de rua, muitos deles condenados a uma vida miserável e infeliz. Uma fêmea de rua, com dois cios por ano, pode dar origem a ninhadas de muitos cachorros ou gatinhos que morrerão pouco depois ou ficarão a viver nas ruas, aumentando a uma velocidade enorme o numero de animais vadios, que podem até pôr em perigo a saúde pública.

O que é a esterilização/castração? É uma cirurgia simples e muito rápida. Nos machos é feita uma pequena incisão e são-lhes retirados os testículos. O corte pode depois ser cozido ou deixado aberto, cicatriza em poucos dias. Nas fêmeas, a esterilização consiste em retirar órgãos internos (útero e ovários). A recuperação é rápida, tal como nos machos. A anestesia, que é geral, vai desaparecendo e em poucas horas o animal recupera totalmente. As idades mais aconselháveis para a esterilização são sempre antes da primeira manifestação do cio. No entanto, a operação pode ser feita em qualquer altura, mesmo em fêmeas grávidas.
Idades preferenciais: Cadelas: Antes do primeiro cio Cães: Idade adulta Gatas: Aos 5 meses Gatos: 8-9 meses

O fantasma da castração Muitas pessoas têm argumentos de peso contra a castração... mas ao contrário do que pensam, não se trata de uma crueldade. Envolve riscos, como qualquer cirurgia, mas são mínimos. Qualquer pessoa que possua gatos ou cães castrados pode dizer-lhe que eles recuperam em horas e não dão por diferença nenhuma. Nem sequer ficam impedidos de fazer seja o que fôr. Simplesmente, a hormona que provoca os cios e o instinto de cobrição deixa de ser produzida. Os animais não acasalam por prazer, apenas por instinto, sem consciência, logo, não sofrem com a diferença. Esses instintos desaparecem e o animal fica com menos stress e menos frustração, estando mais feliz e satisfeito com outras actividades e passa os dias mais descansado. O animal castrado ou esterilizado não é necessariamente mais preguiçoso ou gordo do que o animal deixado inteiro! Se alimentado correctamente e dada a oportunidade de suficiente exercício diário qualquer animal se manterá em forma.


Em todo o caso, o veterinário é o melhor conselheiro. Ele o informará das vantagens da castração e da melhor altura para a efectuar. Fale com ele e decida, para o bem do seu animal e de muitos outros."

Retirado do Blog: Esterilização Obrigatória

Sem comentários: