quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"BE visitou hoje,dia 7/10, o canil municipal de Lisboa"

"Aguardei a delegação do BE que se deslocou ao canil de Lisboa para a visita às instalações e acompanhei essa visita . Logo após a passagem pelos vários espaços do canil retirei-me para o carro e por conseguinte não assisti à conversa entre a delegação e os responsáveis do canil.

Perguntei à candidata Natasha Nunes se iam fazer um comunicado sobre a visita o que esta confirmou. Portanto a razão de ser deste e-mail é o meu relato pessoal do que vi e senti naquelas dezenas de minutos que durou a visita. Assim que tenha o comunicado do BE divulgá-lo-ei.

Quem já entrou no canil de Lisboa sabe do que falo. É sobretudo para os outros que escrevo.

Começo por uma afirmação - tudo no canil é horrível. O canil foi concebido como um local de extermínio ( neste momento devem ser abatidos cerca de 2000 animais /ano, o forno crematório lá estava a funcionar, passámos ao pé) e apesar das obras feitas recentemente não perdeu esse seu traço essencial.

São as boxes mínimas com uma curtíssima corrente ( 50 cm ?) para estadias de curta duração, até ao abate. Ali dezenas de animais fazem as necessidades, comem, bebem e sobretudo ladram, ganam e uivam, num stress e sofrimento que parte a alma. Estas boxes não têm as dimensões exigidas por lei. Pergunta-se : como é que a DGV tolera isto ? Só os particulares é que têm de cumprir a lei? Ou estas já de si miseráveis leis de protecção dos animais que temos neste país não são, de facto, para cumprir?

A sala dos gatos, as boxes dos gatos, são indescritíveis de pequenez, quase umas gateiras.Não tive coragem de espreitar mas disseram-me que nalgumas estavam mães e filhos.

Depois, a sala dos “animais perigosos”. Imaginem uma caixa forte e dentro desta umas jaulas com uns pobres seres aos pulos e a ladrar em pânico. Terão luz? Não sei ao certo. São animais cujos donos têm processos judiciais , ficam meses no canil.

Depois, chega-se à parte moderna , à parte dita “ boa” do canil. Tratam-se de boxes no exterior com dimensões razoáveis, de um material que me pareceu um metal escuro, mas não posso jurar porque nesse momento acho que já me encontrava em choque. O aspecto não é simpático, parecem jaulas. Ali estão animais sozinhos ou mais de um por jaula . Estes animais são em muito menor número que todos os outros, são os “adoptáveis”.

E depois , oh, ironia há uma boxe enorme, com 3 cães, mesmo à frente da entrada, é patético, é de chorar porque se havia dúvidas sobre o que ficou para trás, aquilo é o contraponto e quem a concebeu não percebeu que aquela jaula é um libelo contra o canil de Lisboa para quem acaba de o visitar .

Junto uma reportagem do DN do ano passado que tem números fidedignos sobre o canil de Lisboa.

O canil de Lisboa é muito pior do que certos outros, os do Porto, por exemplo ? Não sei.

Mas sei que este canil tem de mudar sem demora.


Cumprimentos,

margarida garrido"


...Quanto ao Bloco de Esquerda, há que encontrar uma coerência nas suas políticas, pois estamos atentos às possíveis inconsistências...

Sem comentários: