sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Consumidor consciente...

Sendo um consumidor consciente, preocupa-me que as marcas que uso, principalmente no que à cosmética diz respeito, não efectuem testes em animais. Recuso-me a sustentar a minha vaidade à custa do sacrifício e sofrimento de animais.

Portanto aqui fica, para o esclarecimento de quem tenha essa consciência, o que se tem feito na procura de alternativas aos testes em animais, no que à cosmética concerne.

"A Colipa, além de manter a colaboração com o projeto Sens-it-iv, anunciou três novos teste in vitro para a substituição dos ensaios de sensibilização feitos em animais, cujo objetivo é predizer o potencial alergênico de uma substância química quando em contato com a pele.

Dois dos testes em questão baseiam-se no efeito das substâncias químicas nas células dendríticas, encontradas em grande quantidade na pele, participantes da resposta imune deste tecido. O primeiro deles – o human cell line activation test (h-CLAT) – foi desenvolvido por duas companhias japonesas, já foi testado em cinco laboratórios desde 2004 e foi considerado satisfatório. O segundo, desenvolvido pela L’Oreal e a Cosmitol AS (Procter & Gamble) será testado em outros laboratórios em breve.

O terceiro dos três testes anunciados se concentra no potencial preditivo da reatividade química de um componente frente às proteínas responsáveis por sua sensibilização.

Além disso, um grupo de pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute, da Universidade da Califórnia, e da Solidus Biosciences desenvolveu dois biochips que, juntos, podem avaliar a toxicidade de produtos nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.

Esses chips fornecem informações sobre toxicidade de maneira rápida e barata, indo ao encontro da necessidade dos produtos cosméticos de serem seguros e sem substâncias testadas em animais.

O primeiro deles, o DataChip, mimetiza a estrutura celular do corpo humano, pois compreende 1080 culturas de células humanas, permitindo um rápido screening da toxicidade potencial de substâncias químicas e fármacos em diferentes tipos de células humanas. Já o MetaChip, que mimetiza as reações metabólicas hepáticas, é importante porque muitas vezes uma substância benigna pode se tornar altamente tóxica quando metabolizada pelo fígado.

O objetivo principal desses chips é lidar com as necessidades principais de análise da toxicidade de um novo composto químico: o efeito nas diferentes células humanas e como a toxicidade é afetada durante a metabolização dessa substância."

Opinião do autor:..." Na Europa há um acordo de não se realizar mais testes em animais até 2009, por isso há uma corrida na pesquisa de métodos alternativos in vitro. O que realmente puder previnir os testes em animais será muito bem visto, mas eliminar testes in vivo é uma realidade pouco provável. Em algum momento animais ou seres humanos terão de testar as novas substâncias, para garantir o uso seguro destas por milhões de consumidores.

Referências:
MONTAGUE-JONES, G. Animal testing alernatives developed for cosmetics. Acesso em 06/01/08.
BIRD, K. Progress in animal testing alternatives, says Colipa. Acesso em 15/01/2008.
MOO-YEAL, L. et al. Three-dimensional cellular microarray for high-throughput toxicology assays. PNAS, v.105, n.1, p.59-63, jan/2008."

Retirado de "Cosmética em Foco"

A ver ainda - Cosmeticsdesign-europe

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A energia é depois usada para aquecer casas na Suécia

"(in tvi.iol.pt, 16 de Outubro de 2009 http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/coelhos-suecia-biocombustivel-estocolmo-tvi24/1096162-4070.html )

Caçadores suecos estão a matar coelhos para serem usados para produzir biocombustível. Os animais são queimados para gerar energia para aquecer as casas da Suécia, noticia a «BBC Brasil».

Os coelhos são abatidos em Estocolmo, na capital. As autoridades dizem que milhares de coelhos são mortos anualmente para proteger parques e campos na cidade, uma vez que sujam os espaços verdes, dizem as autoridades. De acordo com as explicações oficiais, e como não há predadores de coelhos em Estocolmo, as autoridades contratam caçadores para abater os animais.

Depois, os coelhos são congelados até serem um número suficiente, para serem levados para a central da cidade de Karlskoga, onde são queimados para produzir energia para o aquecimento de casas.

A União Europeia financiou mesmo o desenvolvimento do processo que permite produzir biocombustível a partir da queima de restos de animais, informa a «BBC Brasil». Com esta técnica, o corpo do coelho é esmagado, ralado e depois levado para uma caldeira, onde é queimado junto com pedaços de madeira e lixo para gerar calor.

«É um bom sistema, porque resolve o problema de lidar com o lixo animal e gera aquecimento», disse à «BBC Brasil» o director da empresa que desenvolveu o processo."

Há coisas para as quais não encontramos palavras para comentar...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"Macacos, elefantes, leões e tigres proibidos nos circos"

"12 de Outubro de 2009,

Lisboa, 12 Out (Lusa) - A exibição de animais nos circos tem os dias contados com a publicação de uma lei que proíbe a compra de novos macacos, elefantes, leões ou tigres e que impede a reprodução dos animais já detidos pelos circos.

A portaria 1226/2009, publicada hoje e que entra em vigor na terça-feira, divulga uma lista de espécies consideradas perigosas, pelo seu porte ou por serem venenosas, que só podem ser detidas por parques zoológicos, empresas de produção animal autorizadas e centros de recuperação de espécies apreendidas.

Os circos não fazem parte da lista de excepções, assim como as lojas de animais, que também ficam proibidas de vender cobras de grande porte ou venenosas, algumas aranhas ou lagartos."

Também há felizmente BOAS NOTÍCIAS!!!!!!

"Até ao final de 2010 o Gabinete Médico Veterinário Municipal de Sintra irá dispor de novas instalações com canil e gatil, onde a autarquia vai investir um milhão, quinhentos e trinta mil euros. As novas instalações vão nascer ao lado do velho canil, no local onde funcionou o matadouro de Sintra. O equipamento vai ter sala de cirurgia, área de adopção para até 200 animais, local para animais de grande porte e 54 'celas' de quarentena. "Desconheço outro igual, embora haja bons exemplos de menor dimensão", revela Alexandra Pereira."Esta equipa criou um novo nível de exigência em relação ao bem-estar animal e hoje temos um Gabinete Médico-Veterinário muito diferente do que encontrámos depois de 30 anos em que não se fez nada em Sintra", considera o vereador."

In "Diário de Notícias"

Parabéns à Drª Alexandra Pereira, que tenho o prazer de conhecer, que pena não serem todos os veterinários municipais, amantes da profissão e de animais como a Drª Alexandra.

E claro um bem haja ao Vereador Luís Patrício e ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra, pela sensibilidade!

"Quem visita a Quinta da Regaleira, um dos ex-líbris da vila de Sintra, apercebe-se rapidamente da colónia de gatos que vive no local e tenta conquistar a simpatia dos turistas, sobretudo na zona da cafetaria. Mas a maioria dos visitantes desconhece que, desde Agosto, foram alojados na quinta quase uma centena de gatos recolhidos pelo Gabinete Médico Veterinário Municipal.


"Fomos chamados para ajudar a controlar a colónia residente com cerca de 30 animais, e daí surgiu a ideia de recuperar este espaço para acolher provisoriamente os nossos gatos, dado que o nosso canil vai entrar em obras", explica a veterinária municipal Alexandra Pereira (ver caixa). A iniciativa teve o apoio da Fundação CulturSintra e passou pela recuperação de 11 capoeiras em tempos usadas para acolher aves exóticas.

Agora, os 90 hóspedes brancos, pretos, amarelos, azuis ou malhados ocupam com satisfação o parapeito, junto à vedação, ou as inúmeras plataformas de madeira. Uns para aproveitar o sol de Outono, outros, quem sabe, para contemplar sabiamente a mística do espaço. "Não é qualquer um que tem esta vista directa para o castelo de Sintra", comenta Alexandra.

Uns são mansos e pedem colo, outros escondem-se, revelando os traumas dos maus tratos ou do abandono. "Temos uma zona ampla e outra reservada para os mais assustados, mas já se nota a diferença no comportamento, porque alguns eram bravos e agora são meigos", revela.

É o caso do "Riscas", um gatinho cinzento e preto que não perde tempo e salta para os ombros do jornalista. "Era bravo, mas agora que provou mimos não quer outra coisa", explica uma das tratadoras.

Sónia começou como voluntária e agora está a colaborar ao abrigo de um acordo com o Centro de Emprego. "É uma experiência óptima e compensa tudo. O mais difícil é resistir a levá--los todos para casa… Já tenho três gatos e um cão, mas acho que vou ficar com o 'Riscas' ,porque ele não me larga", conta a tratadora enquanto o bichano lhe salta para os ombros. "Muitas vezes são os animais que acabam por escolher o dono", conta.

Apesar da quantidade, são raros os arrufos e o sossego só é quebrado na hora da comida (cerca de oito quilos de ração distribuída diariamente). O segredo está no enriquecimento ambiental feito por voluntários que criaram uma grande variedade de espaços. "É o Seteais dos gatos, um "hotel" de luxo, não só pelo enquadramento, mas também pelo trabalho de enriquecimento", admite o vereador responsável pelo Gabinete Médico Veterinário Municipal.

Apesar das boas condições, o vereador Luís Patrício recorda que a maioria dos "hóspedes" estão ali pelas piores razões. "São animais que não têm culpa de terem ido parar às mãos de humanos sem cuidado, para não dizer mais". E o autarca não esconde o orgulho no trabalho feito em quatro anos (ver caixa). "

In "Diário de Notícias" 4 de Outubro

A Associação APCA de Sintra, também vai construir um novo abrigo para os seus animais, em terreno cedido pela Câmara.


Segundo se diz, também Oeiras vai conhecer um novo canil/gatil municipal, espero que nos mesmos moldes que o de Sintra!

Será que algo começa a mudar?

Em nome da causa ANIMAL.

"Uma petição que recolheu quase 3800 assinaturas em mês e meio, uma razoável cobertura dos órgãos de informação, um acolhimento simpático, mais ou menos empenhado, a nível central dos Partidos que nos quiseram receber e a quem fizemos a entrega da petição, algumas respostas de candidatos a munícipes que enviaram e-mails, umas meramente formais, outras revelando a disposição de avançar na resolução da situação de calamidade em que se encontram os cães e gatos abandonados e negligenciados – mas este pouco que conseguimos não é nada e para conseguirmos reais alterações temos de persistir.

Trago a sugestão de que nos organizemos por concelhos para levarmos, agora em voz, às assembleias municipais e reuniões de câmara abertas à participação do público, as pretensões constantes da petição – esterilização obrigatória de todos os animais adoptados nos canis, esterilização gratuita, feita nos canis pelos veterinários municipais ou através de protocolos com clínicas, dos cães e gatos abandonados e negligenciados, esterilização gratuita dos animais dos munícipes com recursos financeiros limitados - acrescidas de outros aspectos que localmente sejam relevantes, como por exemplo, as condições e politicas de abate dos canis.


Se está disposto a continuar nesta luta, peço-lhe o seguinte:


Envie um email para campanha.esterilizacao@gmail.com sem texto, para facilitar o tratamento da informação, indicando simplesmente no “assunto” Concelho em que vive, o seu nome (facultativo) e e-mail

Por exemplo, no meu caso:

Lisboa, Margarida Garrido, m.margarida.garrido@gmail.com


A partir daqui serão constituídas mailings por concelho e as pessoas serão postas em contacto umas com as outras e a partir daí terão de se organizar localmente.

O ideal seria que até ao fim do ano, tivéssemos conseguido realizar reuniões em todos os concelhos em que existe um número mínimo de pessoas a quererem colaborar.

Depois , fazemos um balanço e logo vemos o seguimento.

Estes nossos esforços não são nada quando comparados com os sofrimentos porque estão a passar os animais encerrados e abatidos nos canis.


Por eles, pelos outros que estão na calha para os substituírem na desgraça, não podemos desistir.


Cumprimentos

Margarida Garrido"

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Fábrica de Aniamis para experiências - Biotério Central" da Azambuja (Portugal)"

"IMPORTANTE - PROTESTE E AJUDE OS ANIMAIS



Várias entidades portuguesas pretendem torturar dezenas de milhar de animais

Campanha contra o novo "Biotério Central" da Azambuja (Portugal)

Este Biotério a ser construído será um local onde irão de forma muito cruel torturar milhares de animais para fins ditos "científicos". Terá uma capacidade de 20 000 a 25 000 animais que serão vendidos a universidades, institutos de investigação e empresas farmacêuticas. Custará 36 milhões de euros, dos quais 27 milhões são provenientes dos impostos pagos por todos. Este dinheiro deve ser investido na investigação e implementação de novas alternativas e não no atraso da ciência.
Tendo em conta a ausência de ética e ineficácia existente na experimentação em animais, por favor não deixe de mostrar a sua indignação contra a construção do biotério.


Saiba o que pode fazer vendo os artigos abaixo e o link :

http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php?topic=876.0

Este site será actualizado sempre que houver novidades, visite regularmente.

Coloque os seus comentários no fórum:

http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php?topic=876.0

Há alternativas à experimentação em animais.

Portugal quer construir um Biotério quando todos os que existem em tantos e tantos países estão a fechar por esta ser considerada uma prática desnecessária.

Ouçam a entrevista e vejam o vídeo em www.pob.pt.vu

Assinem a petição! > www.petitiononline.com/pob2010/petition.html"

(...)"Nota: Para informações mais detalhadas e para uma abordagem científica acerca de quão anti-científica, inválida e fraudulenta é a experimentação animal, por favor visite:

. www.curedisease.net

· www.curedisease.com

· www.pcrm.org

· http://www.eceae.org/g_resources.php

· www.endeuanimaltests.org

· www.scienceroom.org"

Associação Animal



Nobel da Paz para Barack Obama


"A Academia Sueca justifica, ainda neste momento, a atribuição do prémio Nobel da Paz a Barack Obama.

O presidente dos EUA é galardoado com o Nobel da Paz "pelos extraordinários esforços no fortalecimento da cooperação da diplomacia internacional e na cooperação entre os povos".

"O combate às alterações climáticas", em ciclo contrário à política do antecessor George W. Bush, e a afirmação na oposição à "proliferação das armas nucleares" são outros dos argumentos da Academia sueca para eleger Obama como Nobel da Paz."

In "Jornal de Notícias"

BRAVO!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"Amigos dos Animais sem dinheiro para rações""

"Os 120 quilos diários de ração para 250 cães traduzem-se em 1600 euros mensais impossíveis para a Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso. Vive-se de voluntariado e de apoios escassos. Grita-se um apelo: ajuda.

Todos têm um nome. Todos têm uma história. Teodoro é cão de caça. Grande, meigo. Envelheceu, perdeu dentes e deixou de ser útil. Foi descartado no abrigo da instituição, atirado por cima da rede. Assim mesmo. Ninguém sabe como resistiu à queda…

A pequena Julieta, pintas de dálmata em forma de 'basset hound', tem menos de um ano. Viu a vida tropeçar no azar do dono: o homem perdeu a casa onde moravam e teve de recorrer a uma habitação social, onde os animais são proibidos… Habituada a um apartamento e à proximidade humana, Julieta dá sinais de depressão.

De cauda sempre espevitada e pomposamente enrolada em felicidade, Casie está adaptada. Tem um fetiche: uma bola que ora esconde, ora coloca aos pés de alguém para que lha atirem. Imbatível na corrida, parte desenfreada. Nem as patas curtas são obstáculo: não há outro cão que alcance a bola antes dela. Há, ainda, as existências menos felizes de "uma cadela que foi encontrada amarrada a cadeado a uma árvore, com as crias mortas ao lado" ou um cão achado também "amarrado a uma árvore, com um saco na cabeça", indigna-se Luísa Pelayo, presidente da Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (ASAAST).

Chega-se a resgatar animais do canil municipal, para salvá-los do abate certo, e "há sempre cães em lista de espera", alerta a responsável. "Nos casos mais críticos, temos de arranjar maneira de fazê-los entrar", diz.

Contas feitas, o abrigo, situado num terreno alugado em Santa Cristina do Couto, está, pois, "lotado", com cerca de 250 animais a consumirem 120 quilos de alimento por dia.

"A nossa luta diária é para arranjar ração", preocupa-se Luísa Pelayo, explicando que a Associação vive apenas das quotas dos associados (2,5 euros mensais) e da generosidade alheia. "Não temos mais para os sustentar. É impossível", lamenta.

"O dinheiro da Associação não chega para alimentar os animais e pagar aos veterinários. Precisamos de ajuda", pede. "Há despesas que saem do nosso bolso", assume Luísa Pelayo, confirmando que, ali, trabalha-se por devoção. Não há lucro: apenas o reconhecimento dos bichos, que se vão somando no blogue www.asaastirso.blogspot.com. Sempre à espera de alguém que os queira."

In "Jornal de Notícias" (08 de Outubro 2009)


"BE visitou hoje,dia 7/10, o canil municipal de Lisboa"

"Aguardei a delegação do BE que se deslocou ao canil de Lisboa para a visita às instalações e acompanhei essa visita . Logo após a passagem pelos vários espaços do canil retirei-me para o carro e por conseguinte não assisti à conversa entre a delegação e os responsáveis do canil.

Perguntei à candidata Natasha Nunes se iam fazer um comunicado sobre a visita o que esta confirmou. Portanto a razão de ser deste e-mail é o meu relato pessoal do que vi e senti naquelas dezenas de minutos que durou a visita. Assim que tenha o comunicado do BE divulgá-lo-ei.

Quem já entrou no canil de Lisboa sabe do que falo. É sobretudo para os outros que escrevo.

Começo por uma afirmação - tudo no canil é horrível. O canil foi concebido como um local de extermínio ( neste momento devem ser abatidos cerca de 2000 animais /ano, o forno crematório lá estava a funcionar, passámos ao pé) e apesar das obras feitas recentemente não perdeu esse seu traço essencial.

São as boxes mínimas com uma curtíssima corrente ( 50 cm ?) para estadias de curta duração, até ao abate. Ali dezenas de animais fazem as necessidades, comem, bebem e sobretudo ladram, ganam e uivam, num stress e sofrimento que parte a alma. Estas boxes não têm as dimensões exigidas por lei. Pergunta-se : como é que a DGV tolera isto ? Só os particulares é que têm de cumprir a lei? Ou estas já de si miseráveis leis de protecção dos animais que temos neste país não são, de facto, para cumprir?

A sala dos gatos, as boxes dos gatos, são indescritíveis de pequenez, quase umas gateiras.Não tive coragem de espreitar mas disseram-me que nalgumas estavam mães e filhos.

Depois, a sala dos “animais perigosos”. Imaginem uma caixa forte e dentro desta umas jaulas com uns pobres seres aos pulos e a ladrar em pânico. Terão luz? Não sei ao certo. São animais cujos donos têm processos judiciais , ficam meses no canil.

Depois, chega-se à parte moderna , à parte dita “ boa” do canil. Tratam-se de boxes no exterior com dimensões razoáveis, de um material que me pareceu um metal escuro, mas não posso jurar porque nesse momento acho que já me encontrava em choque. O aspecto não é simpático, parecem jaulas. Ali estão animais sozinhos ou mais de um por jaula . Estes animais são em muito menor número que todos os outros, são os “adoptáveis”.

E depois , oh, ironia há uma boxe enorme, com 3 cães, mesmo à frente da entrada, é patético, é de chorar porque se havia dúvidas sobre o que ficou para trás, aquilo é o contraponto e quem a concebeu não percebeu que aquela jaula é um libelo contra o canil de Lisboa para quem acaba de o visitar .

Junto uma reportagem do DN do ano passado que tem números fidedignos sobre o canil de Lisboa.

O canil de Lisboa é muito pior do que certos outros, os do Porto, por exemplo ? Não sei.

Mas sei que este canil tem de mudar sem demora.


Cumprimentos,

margarida garrido"


...Quanto ao Bloco de Esquerda, há que encontrar uma coerência nas suas políticas, pois estamos atentos às possíveis inconsistências...

Chico-espertismo português

"A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres. Agora dizemos que Sócrates não serve. E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada. Por isso começo a suspeitar que o problema não está no trapalhão que foi Santana Lopes ou na farsa que é o Sócrates. O problema está em nós. Nós como povo.

Nós como matéria-prima de um país. Porque pertenço a um país onde a ESPERTEZA é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais o que o euro. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO-SE OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

Pertenço ao país onde as EMPRESAS PRIVADAS são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, clips e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos... e para eles mesmos.

Pertenço a um país onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos.

Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito. Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos.

Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros.

Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem económica. Onde os nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar a alguns.

Pertenço a um país onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser "compradas", sem se fazer qualquer exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar-lhe o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão. Um país onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes. Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas. Não. Não. Não. Já basta.

Como "matéria-prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que nosso país precisa. Esses defeitos, essa "CHICO-ESPERTERTICE PORTUGUESA" congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são portugueses como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte...

Fico triste. Porque, ainda que Sócrates fosse embora hoje mesmo, o próximo que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, e nem serve Sócrates, nem servirá o que vier. Qual é a alternativa?

Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa.

E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente abusados!

É muito bom ser português. Mas quando essa Portugalidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, então tudo muda..

Não esperemos acender uma vela a todos os santos, a ver se nos mandam um Messias.

Nós temos que mudar. Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer. Está muito claro... Somos nós que temos que mudar. Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda a nos acontecer: desculpamos a mediocridade de programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de mouco, de desentendido. Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO.

AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO EM OUTRO LADO.
E você, o que pensa?.... MEDITE!"

Eduardo Padro Coelho in Público, 2007
(mas podia ser em 2009... ou 2020)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Telhados de vidro...

Como se pode ver nesta notícia, a Câmara de Salvaterra de Magos, a única no país sob o jugo do Bloco de Esquerda não se opôs à realização de um "rodeo" na cidade, perante o beneplácito da autarca, defensora dos touros do morte, ao contrário do que é a ideologia apregoada pelo partido.

Para um partido que declarou, quase aos quatros ventos, ser o único com uma secção do seu programa eleitoral dedicada aos direitos dos animais, esta posição da autarca de Salvaterra (que se vai recandidatar á Câmara, com o apoio do BE) chega como uma verdadeira pedrada no charco da credibilidade e coerência dos valores defendidos pelo Bloco...


Já sabemos, desde há muito, como a política (e os políticos) andam desacreditados neste país. O que não esperávamos era um tiro no pé desta natureza...


Ah, e o timing de divulgação desta notícia, em pleno Dia Mundial do Animal, foi perfeito!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A arrogância de ser humano...


(...)"O assunto de Deus diz o provérbio makwa (1), é como o ovo: "se não seguramos cai ao chão, se seguramos demasiado parte-se".

Do mesmo modo, a ideia de "meio ambiente" pressupõe que nós, humanos, estamos no centro e as coisas moram à nossa volta. Na realidade, as coisas não nos rodeiam, nós formamos com elas um mesmo mundo, somos coisas e gente habitando um indivisível corpo."...

in ..."interinvenções"

Palavras dos outros

(...) "Os números são aterradores: 90 milhões de africanos morrerão com SIDA nos próximos 20 anos. Para esse trágico número, Moçambique terá contribuído com cerca de três milhões de mortos. A maior parte destes condenados são jovens e representam exactamente a alavanca com que poderíamos remover o peso da miséria. Quer dizer, África não está só perdendo o seu próprio presente: está perdendo o chão onde nasceria um outro amanhã. Ter futuro custa muito dinheiro. Mas é muito mais caro só ter passado."...


Foto: (c) Artur Franco

..."Os desafios são maiores que a esperança? Mas nós não podemos senão ser optimistas e fazer aquilo que os brasileiros chamam de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. O pessimismo é um luxo para os ricos."...

Mia Couto