quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fundo Monetário Animal

Mais uma bela iniciativa, em prol dos animais abandonados!

A história na integra:

"Amigas e amigos,
Vou começar por enviar este email a quem me conhece e pedir que reencaminhem, na esperança de chegar a todos quantos ajudam os animais, sejam associações, sejam particulares.
Erika Nunes (eu mesma), desde sempre amante dos nossos melhores amigos de várias patas, cores, feitios, etc, desde 2004 que começou a colaborar com o grupo de amigas que veio a formar os Bichanos do Porto. Saiu, por motivos pessoais e, até, de saúde, em 2005, pois engravidou e teve mais um bebé e não "dava jeito" nenhum continuar numa vidinha às vezes indecente em horários e correrias com os bichinhos. Mas, este ano, voltou à actividade. Uma mãozinha num caso dos Bichanos, outra nos Animais de Rua, outra em vários particulares de outras zonas do país e, até, da ABRA. A certo ponto, este ano, tinha 10 gatos em casa, duas cadelas no quintal e dois miúdos pequenos para criar (sozinha). Ajudas monetárias e em géneros foram sendo dadas sempre, desde à SOS Animais, até à ASAAST, à AANIFEIRA, etc. Ainda conseguiu esterilizar a maioria de uma colonia de rua (colónia da Regeneração, Porto), mas a dificuldade na angariação de fundos (pagou N do bolso), as capturas sozinha com duas crianças pequenas, às vezes de noite num beco ermo, outras vezes à chuva, os transportes antes e depois de ir para o trabalho e os pós-operatórios com a casa também cheia de penduras, interrompeu temporariamente esses "trabalhos". Agora, "chovem" gatos bebés abandonados na rua, em hipotermia, em cima de telhados sem saída, caídos nos quintais de vizinhas que não gostam de gatos (e já envenenaram alguns), etc. No email, "chovem" urgências todos os dias e os euros de sempre as mesmas pessoas não se multiplicam. Essencialmente, queria dar mais e não tinha como, então ajuda-se com o que se tem: ideias, iniciativa, profissionalismo e contactos também.
A Carla Mendonça, com quem eu (Erika) tinha contactos profissionais, mas com quem, aquando da adopção da gata dela, comecei a conversar sobre estes assuntos e, embora sem tempo, sem "vida" e sem "estômago" para lidar com as situações dos animais no terreno, quis ajudar com euros e achou que as pessoas, tal como ela, antes de adoptar a gata que adoptou agora, não conhecem a realidade do trabalho dos voluntários no terreno e da extrema necessidade de fundos para tudo: desde os medicamentos as rações, passando pelas areias de gato ou as trelas de cão.
Criámos a 18 de Dezembro de 2009, um grupo no Facebook denominado FUNDO MONETÁRIO ANIMAL (FMA), que está a dar os primeiros passos mais burocráticos para funcionar e que visa angariar uns trocos (um euro hoje ou esta semana ou este mês, multiplicado por muitos, ajuda muito) para distribuir por aqueles casos que recebemos diariamente no email: aqueles gatos doentes, aquele cão atropelado, aquela associação sem ração, etc, etc. O FMA quer receber esses apelos no email fundo.animal@gmail.com e apresentará os casos no grupo para motivar quem desconhece essa realidade para que ajude.
Imaginámos uma forma de funcionamento que nos salvaguarde de qualquer desconfiança e seja justa. Esperamos ter pensado bem:
- cada mês começará com saldo a zero e terminará com saldo a zero;
- o extracto de cada mês será apresentado aos "benfeitores" do mês, havendo apenas os movimentos de crédito de cada um; deles e o débito para os casos eleitos, apenas deduzido do valor que o banco cobra para a transferência bancária (0,5€) - assim, não haverá dinheiros injustificados, nem custos de funcionamento, pois a conta não tem despesas (Banco Big);
- um euro=um voto: ninguém decide sobre o destino dos fundos alheios, muito menos quem criou o FMA;
- quem deposita ajudas mas não quer votar será informado do resultado do mês e os seus euros terão sido convertidos em votos divididos pelos participantes daquele mês, assim será o julgamento colectivo a decidir também sobre aquele dinheiro;
- quem receber o dinheiro, seja particular ou associação, terá como único dever informar o público do FMA da ajuda recebida e do desfecho do caso ajudado - acreditamos que, com mais historias felizes, com belos "antes e depois", as pessoas sentir-se-ão mais motivadas a ajudar.
O caminho só se faz andando, passe o cliché. Estamos a começar, teremos de contar com a vontade e boa-fé dos amigos e de quem já nos conhece antes de chegarmos a cada vez mais pessoas. Agradeço que quem me conhece, a mim ou à Carla Mendonça, possa dar algum testemunho (no Facebook ou no blog) que abone a favor da verdade desta iniciativa em que sabemos que corremos riscos pessoais, pois haverá sempre quem nos coloque em cheque por haver dinheiro envolvido, mas que visa apenas e tão-só, ajudar a criar consciência para os problemas com que nos deparamos enquanto voluntários e, efectivamente, que o resto da sociedade se digne contribuir, ao menos, com um eurito aqui e ali. Tudo junto, fará a diferença.
Por agora, queria pedir também que, quem tiver e puder ceder, nos envie (fundo.animal@gmail.com) fotos de animais ajudados por vós, que não sejam demasiado chocantes para quem não tem "estômago" ou não está habituado a isso, mas que só assim perceberá por que é que os animais precisam de ajuda. Com a vossa permissão, serão publicadas no blog e na página do Facebook e, tendo definição suficiente, com os devidos créditos, em jornais e revistas que divulgarão, brevemente, a iniciativa
Obrigada por lerem tanta prosa!


Erika Nunes (kya2005@gmail.com)
Facebook:http://www.facebook.com/pages/Fundo-Monetario-Animal/375345985306?ref=search&sid=1787821527.1840953272..1
Enviar apelos para fundo.animal@gmail.com
Fazer depósitos para 0061 0050 00543958500 60 (Banco Big)


DIVULGUEM POR TODOS OS VOSSOS CONTACTOS, FÓRUNS, GRUPOS, AMIGOS, ETC E VAMOS FAZER A DIFERENÇA!"

Sem comentários: