segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Lisboa – O projecto da cidade mais votado pelos munícipes ainda não passou do papel "

"Julho 14, 2010 por campanhaesterilizacaoanimais

Foi o projecto mais votado pelos lisboetas no orçamento participativo de 2010 mas os representantes do Grupo de Lisboa que estiveram em reunião com o Vereador Sá Fernandes e os responsáveis pelo Canil/Gatil Municipal, no passado dia 1 de Julho, souberam da boca do vereador que o projecto só agora está na Divisão de Obras Municipais para lançamento do concurso de empreitada. Quanto ao inicio das obras que o vereador tinha garantido, na reportagem da RTP do dia 3 de Maio, que se iniciariam após o verão, já estão, a ser atiradas para o fim do ano, isto ainda sujeito “ às contingências habituais” (sic).

Relativamente ao cumprimento dos pontos das Recomendações 11 e 12 aprovadas pela Assembleia Municipal de Lisboa, em 9 de Fevereiro ( ver post, neste site, do dia 9/2 ), o panorama não é mais animador.

As capturas dos gatos prosseguem e os pobres animais continuam nas mesmas deploráveis condições de detenção, em completa violação da Recomendação nº 12. Munícipes que têm adoptado gatos do canil vêm-nos morrer ao fim de poucos dias, depois de contagiarem outros animais da casa.

Os obstáculos levantados pela directora do canil, Dr.ª Luísa Costa Gomes, para os tirar daquelas instalações prende-se, diz ela, com a dificuldade legal de construir um espaço provisório ou mesmo procurar espaços alternativos, porque qualquer novo espaço tem de ser previamente legalizado pela DGV.

Mas o mais ridículo é que o próprio canil não está legalizado pela DGV, por contrariar as normas de detenção dos animais previstas no Dec- Lei 315/2003, pelo que estas preocupações só são invocadas para que nada seja feito que beneficie os animais.

Quanto à discussão do Plano de Implementação da Campanha de Esterilização dos Gatos Silvestres de Lisboa, que é a contrapartida do Grupo de Lisboa para o cumprimento da Recomendação 12, ficou adiada, uma vez que os responsáveis do canil não tinham lido o documento de 20 páginas oportunamente enviado, continuando o Grupo a aguardar a recepção da análise do plano, prometida para daí a uma “semana” pela Drª LCG.

Entre 2002 e 2009 o número de abates de cães e gatos no canil/gatil de Lisboa aumentou 39%. A CML, e em particular a sua directora que já está à frente do canil há muitos anos, deviam ter vergonha destes números e tudo tentarem para alterar a situação. Em vez disso, a má vontade e os obstáculos ao que se propõe, são a postura mais comum.

A morte e sofrimento no canil/gatil de Lisboa é um quotidiano aceite pelos seus responsáveis e só uma atitude enérgica dos munícipes e dos seus representantes na AML mudará isso.

Ver mais informações na coluna da direita, em Distrito de Lisboa- Lisboa

site https://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/"

A saga continua...

Sem comentários: