domingo, 1 de abril de 2012

"Os alemães têm de pagar a crise"

Puseram os alemães  a produzir a seguir à II Guerra Mundial para se esquecerem de Hitler. E deu um enorme resultado. Se se fala hoje com um alemão do seu trabalho é um homem feliz. Se se tenta falar de Hitler embatuca.    

Hoje os alemães são um povo pacífico, simpático, moderno mas não toleram erros nas contas nem dívidas. (o ministro das Finanças  alemão, Wolfang Schaeuble, disse esta semana que eram uma droga). Muito menos que lhe toquem no valor do dinheiro.

Fabricar notas  é a coisa mais fácil do mundo e podia ser a solução para resolver a crise financeira. Naturalmente criando inflação. Mas como diz Paul Krugman a inflação pode ser a solução para a atual crise.  As dívidas encolhiam automaticamente.  Quem tem muito dinheiro naturalmente que ficaria com menos. E os alemães seriam os mais afectados.  

Só que a inflação é um fantasma quase tão negro para os alemães como  Hitler (foi ela, aliás, quem abriu a porta ao Fuhrer). Para pagarem as brutais indemnizações da I Guerra Mundial, impostas pelos aliados, imprimiram moeda muito acima da economia real  e causaram uma inflação gigantesca no país. A crise de 1929 fez o resto. Quando hoje o BCE segue uma política dura decontrolo da inflação, são os traumas alemães que estão por detrás. 


"Rendas  excessivas" alemãs  

Fala-se cada vez mais que os alemães se deviam lembrar hoje do que passaram. Tem fundamento? Parece ter. A guerra é outra mas o busílis é o mesmo.  Os alemães embarcaram na I Guerra porque estavam bem preparados para ela. Como se sabe foi uma carnificina. Os aliados vingaram-se a seguir, esmifrando-os com as dívidas de guerra.

Ora, salvaguardando distâncias óbvias, também nós embarcámos  numa guerra à doida do consumo com dinheiro a juros baixos que  não era nosso. Temos a vantagem de não termos morto ninguém. Só demos mesmo cabo de nós quando trocámos de  carro de dois em dois anos e saímos de  T2 para T5.  

Hoje, para nos salvarmos da bancarrota, os alemães  carregam-nos  forte nas "rendas excessivas" (para usar um termo em voga) sobre o  dinheiro que nos emprestam. Na Alemanha, dois anos a pão e água, de 1930 a 1932, bastaram para  Hitler chegar ao poder em eleições com 14 milhões de votos (37,5%).  

Por aqui, por mais brandos que sejam os costumes, nunca se sabe o que pode acontecer (afinal tivemos as guerras liberais e o estado de sitio nos anos 1920). E da dura Grécia nem se fala. Bem como da Espanha com "ganas",, à beira do resgate.    

O problema é os alemães não percebem que um Fuhrer pode ter muitas faces e nacionalidades. E o problema ainda maior, para  voltar ao princípio, é que  embatucam na história anterior a 1945. Hoje, umas lições a explicar-lhes que é melhor  pagarem a crise para não despertarem  génios do mal pela Europa fora, resolvia  o atual bloqueio europeu  do " mais um pacote de austeridade, mais um pacote de resgate".  

Paulo Gaião - Jornal Expresso.

Sem comentários: