segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um exemplo para outros veterinários do país...

Apesar da notícia ser do ano passado, a informação é actual. 


Associação ARPA promove esterilização de animais a preços reduzidos.

Defensoras da esterilização dos animais de companhia como um dos métodos mais eficazes no controlo de populações errantes e preocupadas com a falta de campanhas de sensibilização em Portugal, duas médicas veterinárias de nacionalidade brasileira fundaram, este mês, a ARPA – Associação pela Redução Populacional e Abandono de Cães e Gatos, em Vila Nova de Poiares.


Dirigida aos donos de cães e gatos que não têm capacidade económica para suportar as despesas com a esterilização dos seus animais, a ARPA oferece a possibilidade de esta ser feita a preços económicos. “Os preços variam entre os 20 euros para um gato macho, e os 70 euros para uma cadela de grande porte”, adiantou, ao JN, Mildren Costa, que há quatro anos pratica medicina veterinária em Portugal.


Quando chegou encontrou uma realidade bastante diferente da existente no Brasil. “Lá, as prefeituras e as universidades trabalham em parceria para que os animais possam ser esterilizados mesmo quando os donos não têm muito dinheiro. Fazem preços mais reduzidos ou facilitam o pagamento, através de prestações mensais, por exemplo”, disse.


Neste momento, a associação está apenas a receber as inscrições, podendo as fichas serem preenchidas aqui. “Depois de nos enviarem a documentação solicitada, os pedidos são sujeitos a uma triagem. Podem candidatar-se pessoas da zona centro do país, contudo, só serão aceites aquelas que ganhem o salário mínimo, estejam desempregadas ou reformadas. Cada pessoa pode candidatar todos os animais que tiver”, adianta Mildren Costa, vice-presidente da ARPA.


As intervenções cirúrgicas serão feitas sempre ao domingo ou dias feriados, estando as primeiras marcadas para 13 de Março. Numa segunda fase, as duas mentoras deste projecto pretende alargar o projecto aos animais errantes. “Nesse caso, iremos proceder à sua captura, esterilização e devolução”, explicou, dizendo que em “Vila Nova de Poiares, há centenas de colónias de gatos”.


A aposta na esterilização a preços reduzidos e a animais errantes pretende ser uma forma de tentar controlar as ninhadas de animais abandonados e “evitar a morte destes animais nos canis”. “Aqui, em Portugal, a eutanásia nos canis parece ser o método preferido para erradicar os animais abandonados. No Brasil, a eutanásia de animais errantes é a última das soluções e utilizada apenas em casos extremos”, criticou Mildren Costa.


Para mais informações, deixamos aqui os contactos da ARPA:
Estrada da Beira
Entroncamento
3350-087 Vila Nova de Poiares

arpa.associacao@gmail.com ou 93 169 76 33      

Fonte: Blog "os Bichos" JN.

Sem comentários: