segunda-feira, 22 de abril de 2013

“Hoje em dia existem mais escravos do que em qualquer período da nossa história.”



"Com uma proposta, no mínimo, inusitada, a agência SapientNitro desenvolveu esta brilhante e criativa ação para a “ONG End It“, que, apesar da delicadeza do tema, nos convoca para uma reflexão que fica impactada tanto pela proposta quanto pelo meio que a ação se utiliza para apresentá-la. De longe, uma ideia que, na certa, vai servir de referência para criativos e seres humanos empenhados em ajudar a solucionar os problemas do mundo.

A proposta do movimento que a ONG End It sustenta é eliminar um problema que a gente, infelizmente, já se acostumou a ver mas finge que não. Ignorando estatísticas e mantendo nossa rotina, seguimos a vida sem atentar que, apesar de já estarmos em 2013, a escravidão – termo aparentemente esquecido nos antigos livros de história do colégio – ainda existe e está cada vez mais forte e “invisível” aos olhos daqueles que não querem enxergar o problema. Nas entrelinhas, todos nós temos uma parcela desta culpa. Afinal, ignoramos e achamos que isso nem sequer acontece mais.

Para provar o contrário e mostrar que a escravidão não é algo do passado é importante registrar que, hoje em dia, temos mais escravos pelo mundo do que antigamente. Desta forma, os criativos apelaram por uma “mídia” um tanto quanto surpreendente: um caminhão com laterias transparentes. A ideia é simples. Afinal, como se pode atingir um público que apesar de já saber do problema, o ignora? “Simples”. Vá de encontro até onde a confortável visão desta audiência se encontra e, sem delongas, escancare o problema de uma só vez." (...)


Sem comentários: