quinta-feira, 16 de maio de 2013

Quando cidadãos deste país estão acima da lei e o preconceito impera...eis o que acontece...




E
stimados amigos, alguns de vocês terão conhecimento desta situação, mas para quem ainda não sabe, vamos relatar-vos mais um episódio triste, que retrata bem a mentalidade do nosso país e as leis por ele aplicadas.
Foi no dia 15 de Fevereiro que ao chegar a casa, a Ana recebeu as festas do costume feito pelos seus dois cães (foto em anexo). Eufóricos com a chegada a casa da sua dona, conseguiram esgueirar-se e fugir. A seguir dá-se então o acontecimento que provocou toda a presente situação. Atacaram alguns animais a alguns metros de casa, entre os quais algumas ovelhas, coelhos e galinhas. Como se poderá verificar pelo desenrolar da situação, tratou-se de uma situação acidental, pois os cães são obedientes, permanecem dentro de casa, lidam com crianças e nunca houve sinais de agressividade, muito pelo contrário. Segundo o testemunho de terceiros que conhecem os cães em questão, estes são dóceis e bastante sociáveis. Os cães foram apanhados a 100m de casa sem qualquer resitência, foi chamada a GNR e apresentada uma queixa crime que acabou por ser arquivada pela Promotora, por considerar-se não haver qualquer tipo de crime. Foi também levantado um Auto de Apreensão dos Animais o qual acabou também por ser arquivado e foi dada ordem para os animais serem entregues ao proprietário. Porém a DÉBIL lei que temos em Portugal, prevê que por questões administrativas, os cães possam permanecer no canil, até que seja dada ordem de abate ou de entrega, cabendo esta decisão ao veterinário municipal. Estando os cães em situação precária e negligenciados, a dona fez uma denúncia na DGAV, conseguindo que lhes fossem fornecidos cuidados e uma alimentação melhor.
A partir daqui amigos, surge então o resto da história que me deixa bastante apreensivo sobre o que poderá acontecer aos animais, sobre a capacidade de quem "lidera" e "ordena" nos nossos canis municipais, sobre o "profsiionalismo" e ética desses mesmos senhores. Já passaram 3 meses desde que os cães foram para o canil. Até agora, não foi tomada nenhuma decisão sobre os mesmos. Apesar da dona ter possibilidade de visitar os cães, será que 3 meses fechados numa jaula não lhes pode alterar o comportamento? Será que um animal dócil não pode ser transformado num animal frustrado quando se vê privado da sua rotina diária, do seu lar, e da companhia daqueles de quem gostam e em quem confiam? Será que existe algum conflito de interesses que faça com que o veterinário municipal, não dê a ordem de restituição dos cães à sua dona, quando na realidade, não existe qualquer crime, auto ou demais que possam originar esta situação? É por serem Pitts? É por serem de uma raça culpada pelo preconceito? É pelos animais mortos pertencerem a alguém de extracto social acima da média na localidade onde isto se passou? E se for um caçador a soltar um perdigueiro ou um podengo no meio das galinhas e dos coelhos, qual vai ser a reacção do cão, este sim, treinado para tal? Amigos, isto passa-se em PAREDES! Esta situação já dura há 3 MESES! A Ana Carmo Costa, quer os seus cães de volta! Vamos ajuda-la a ue lhos sejam devolvidos! PARTILHEM PORTODAS AS PÁGINAS LIGADAS

Lido em Missão Pit Bull

*(Segundo se diz, as ovelhas atacadas eram pertença do pai de um vereador da autarquia respectiva...)

Sem comentários: