quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

...

"Jóias de Sangue
A ONU denunciou a opulenta indústria dos diamantes como possível subsidiária de conflitos, criminalidade e terrorismo em muitos países Africanos. Esta realidade perdura apesar de, desde 2002, funcionar um esquema de certificação da indústria diamantífera, assinado por empresas e por governos africanos. O Processo Kimberley apela aos consumidores daquelas jóias a não recorrer a transacções ilegais. Esta iniciativa não só promove uma maior transparência em torno da indústria, como alerta para os benefícios que os diamantes podem trazer na senda do desenvolvimento e da erradicação da pobreza.
Agricultura para o Desenvolvimento
Os solos cultivados segundo a agricultura biológica retém mais dióxido de carbono (CO2) do que os solos da agricultura convencional, contribuindo assim para o combate ao aquecimento global. Além disso, este tipo de agricultura possibilita a redução da pobreza nos países em desenvolvimenta, como o demonstra um estudo do Fundo para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD – ONU). A agricultura biológica cria mais emprego, produz alimentos de elevado valor económico e evita os custos indirectos da utilização de produtos químicos, tais como o esgotamento dos solos e as doenças derivadas da contaminação.

FSM: até 2009!
Programação confusa, demasiados debates, serviços caros – para lá dos problemas, o Fórum Social Mundial (FSM) deixou algumas ideias fortes. Destacamos a “Semana Global Contra a Dívida”, que decorrerá entre 15 e 21 de Outubro para pressionar o cancelamento das dívidas aos países mais pobres. Também foi decidido o lançamento de uma campanha em defesa das condições de trabalho na preparação do Euro 2008 (Suíça) e do Mundial 2010 (África do Sul). O próximo FSM ocorrerá em 2009; aos que vêem neste interregno um sinal de fraqueza, os seus defensores lembram que muitas das propostas do FSM têm sido adoptadas e que mesmo o Fórum Económico Mundial – que reuniu em simultâneo ao FSM na Suíça as grandes potências económicas e empresários - se centrou nas questões sociais.

Sem comentários: