quinta-feira, 31 de julho de 2008

Histórias de Verão...


(...) "Peço ajuda URGENTE para o cão (que eu chamo de PASTOR), pois os do canil andam mesmo atrás do cãozinho, e de certeza voltam la esta semana que vem. O cãozinho é muito meigo de porte médio/grande, gosta muito de atenção, só tem um defeito, quando passam carros ele gosta de ir atrás deles a ladrar.

A pessoa que trata deles (a senhora Fernanda é quem lhes põe agua, comidinha e da umas festinhas), não consegue arranjar lugar para por o cãozinho. Ela esta com o coração nas mãos, pois o caozinho é muito meiguinho, nunca teve um lar e não merece um fim destes. Não sei precisar a idade do cãozinho, já é adulto, terá mais que 4 anos.

POR FAVOR AJUDEM O PASTOR.
ELE NÃO MERECE IR PARA O CANIL (onde ja sabemos os fim dele, e o canil de Vila Real não tem boas referencias, nada boas). Em anexo fotos do menino.

Nome:
PASTOR
Idade: 4 anos
Sexo: macho
Porte: grande
Raça: x de pastor alemão
Temperamento: muito meigo
Localidade: Vila Real

-----------------



"Tenho cerca de 1 ano e sou arraçada de Labrador, sou extremamente carinhosa e brincalhona, procuro um dono que me possa dar o devido valor que tenho. Estou a viver na rua."(...)
Zona onde se encontra: Agrela - Santo Tirso (Porto)

Patrícia Alves

TM: 917755362

E.mail: patriciaalves@sapo.pt




(...)"Hoje de manhã ao ir abastecer ao posto da BP de Alfena, andava lá esta cadela adulta abandonada, ela é uma Husky de olhos azuis, acontece que em vez de ser beje/branca ou cinza/branca, esta é toda branca. (...) Ela é muito meiguinha, mas ao mesmo tempo muito medrosa, pois afastava-se das pessoas que por ela passavam, e com razão, pois estas pessoas faziam de conta que ela não existia. (...) Desde já agradeço o esforço de todos para que esta cadela encontre um dono (ou FAT) que a AME e a RESPEITE.

Eliana Santos
Contacto - 916156539"


As mãos de um futuro que tarda em chegar...

Criança Palestina na faixa de Gaza
in publico.pt

Quem promete cumpre!...

"Ela está à espera que Portugal cumpra o que prometeu e dispense 0,7% do Rendimento Nacional Bruto para a ajuda ao desenvolvimento dos países mais pobres.
E vai continuar à espera.
Até quando, Portugal?"

www.objectivo2015.org/atequando

terça-feira, 29 de julho de 2008

Abrigo de S. Lázaro


"1º Santuário Português para Cães Abandonados

O Parque de Bem-Estar Animal é um projecto único em Portugal e destina-se à recolha de animais (cães e gatos) abandonados ou vítimas de maus tratos.

Esta iniciativa que data de 1999 assenta numa parceria entre a A.P.A.A.E. (Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante) e a Câmara Municipal de Castelo Branco."(...)

A.P.A.A.E.- Esta associação está de parabéns, desenvolve conjuntamente com a Câmara Municipal de Castelo Banco um trabalho exemplar e louvável em prol dos animais abandonados... a recomendar!

Parece até inacreditável estarmos a falar de um abrigo/hotel com estas condições/preço para animais errantes no nosso país, prova de que é possível traçar outros caminhos com vontade e esforço de todos, principalmente das autarquias, cuja solução é sempre a mais fácil e "barata"...

Tudo em : A.P.A.A.E. (Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante)


...Mais promessas que não se cumprem...


"Ela está à espera que Portugal cumpra o que prometeu e dispense 0,7% do Rendimento Nacional Bruto para a ajuda ao desenvolvimento dos países mais pobres.
E vai continuar à espera.
Até quando, Portugal?"

www.objectivo2015.org/atequando
in meia hora

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os médicos e as dependências...

"Em Portugal, há uma unanimidade que todos os especialistas conhecem, mas que poucos doentes sabem: são frequentes os casos de médicos dependentes de álcool, drogas ou comprimidos. Com uma diferença fundamental em relação ao resto da população: nestes casos um erro pode matar ou provocar lesões irreparáveis numa pessoa"(...)

Extraído de "Sábado", notícia desenvolvida no mesmo semanário.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

...Mais apelos de um Verão em "agonia"...


"Muito raramente peço a vossa ajuda, mas este caso é de alguma gravidade e agradeço os vossos conselhos ou ajuda que me possam dar.

Esta cadela apareceu aqui há 2 dias, abandonada com toda a certeza, e já vão perceber porquê; tem a pata da frente torcida o que a impede de caminhar correctamente e tem grande dificuldade em atravessar a rua, tem uma pelada seca na pata esquerda traseira, que penso não ser sarna, tem também pendurado numa das suas mamas uma espécie de furúnculo de cor preta.

As fotos que envio em anexo demonstram bem o seu estado e a tristeza nos
seus olhos, esta madrugada passei uma hora com ela e constatei o seguinte: gosta de ração e é muito meiga e se "puxarmos" por ela ainda abana o rabinho e vem atrás de nós, o que leva a crer que ainda não "desistiu", mas temo que um carro o vá fazer por ela.

É muito mais bonita do que parece nas fotos, apesar do pêlo danificado,
nota-se que depois de cuidada tornar-se-á uma linda cadela de cor "fígado-chocolate" tipo Retriever do Labrador.

O ideal seria alguém com disponibilidade monetária que a pudesse levar ao veterinário ou que fosse comigo à Soc. Protec. Dos Animais e como é claro uma FAT ou uma família também seriam bem vindos.
Sei que é pedir demais nos tempos que correm devido à proximidade das férias, mas não custa tentar.

Se precisarem das fotos com maior definição, avisem que eu envio.

Agradeço desde já,
Atentamente,
Herculano Santos Dias
93 658 1600
hejosadi@yahoo.com.br."


-----------------------------------------


"Olá a todos! Sou um menino de 8 meses e há uns tempos fui atirado pela janela de um carro numa rotunda! Felizmente uma alma caridosa acolheu-me e tratou de mim!
Sou muito meigo e esperto, já aprendi a fazer os cócós e os chichis na rua! Vou duas vezes por dia!
Os meus actuais salvadores não podem ficar comigo porque têm dois filhos pequenos e não sobra tempo para me darem toda a atenção que eu mereço! Se não conseguir arranjar uma família permanente até ao final do mês, terão de me entregar no canil para abate!
Além de ser lindo, como podem ver nas fotos, peso apenas 5,5 kgs e já estou desparasitado! Também já fiz a vacinação inicial.
De momento encontro-me com os meus salvadores no Forte da Casa, mas posso ser entregue na zona de Lisboa, se for o caso!
Espero poder encontrar uma casa definitiva brevemente! Se me quiserem, entrem em contacto com a minha salvadora:

Joana Nascimento - 91 643 52 26

Obrigado a todos!
Faísca"

(Corre o risco de voltar para onde foi encontrado ou para o canil...) »» O FAÍSCA JÁ FOI ADOPTADO!!!

-------------------------------



"MUITO URGENTE ! ! ! ! ! ! !

Esta é a Jô, foi encontrada abandonada na zona de Oeiras, está em minha casa mas apenas poderá ficar temporariamente, muito meiga tem +/- 1 ano de idade (extremamente meiga) precisa urgentemente de uma família que a adopte.
Ajudem-me a encontrar-lhe um lar !
Caso não tenham disponibilidade agradeço que reencaminhem este mail para o maior numero de pessoas possível.

OBRIGADO ! ! ! ! ! ! ! !"

Luís Mendonça
Telefone: 213701824 / Ext. 670824


-----------------------------------



"CHOW CHOW NO CANIL DO PORTO PARA ABATER

> Este belíssimo exemplar encontra-se num canil do Porto para adopção e em risco de abate contactar sofia.silva@animaisderua.org

Está tão triste encostado à parede......."

terça-feira, 22 de julho de 2008

Vidas que fartam

Foto: (c) Karina Bertoncini

Nada me prende a nada.
Quero cinquenta coisas ao mesmo tempo.
Anseio com uma angústia de fome de carne
O que não sei que seja -
Definidamente pelo indefinido...
Durmo irrequieto, e vivo num sonhar irrequieto
De quem dorme irrequieto, metade a sonhar.

Fecharam-me todas as portas abstractas e necessárias.
Correram cortinas de todas as hipóteses que eu poderia ver da rua.
Não há na travessa achada o número da porta que me deram.

Acordei para a mesma vida para que tinha adormecido.
Até os meus exércitos sonhados sofreram derrota.
Até os meus sonhos se sentiram falsos ao serem sonhados.
Até a vida só desejada me farta - até essa vida...

Álvaro de Campos

segunda-feira, 21 de julho de 2008

O abandono que a cidade esconde...


"Lisboa, AV. da Liberdade,

Vejo esta senhora sempre que passo no centro de Lisboa, nunca a vi a pedir e também nunca está muito tempo no mesmo sitio, simplesmente não quer estabelecer qualquer tipo de relação com ninguém, no entanto quando a fotografo olha-me nos olhos até que seja eu a desviar o olhar...
Tento e já tentei saber o que se passa, além do facto de viver na mais medonha miséria (como se fosse pouco) mas a única conclusão a que cheguei é que esconde em becos, nas sombras das esquinas dos prédios, nos bancos de jardim. A cidade passa por ela e normalmente não a vê.
Tapada por mantas ou apenas por papelões,e sempre acordada olha fixamente para toda a gente...
Atravessa a noite e depois, quando o dia clareia, desagua novamente nas ruas, quase sempre sem destino certo, quase sempre à volta das mesmas ruas, pelos mesmos bairros, com as mesmas roupas.

Ser sem-abrigo não é uma fatalidade.
Ninguém nasce sem-abrigo."

Marta Victorino

A clara verdade!

"Como devia ser claro para o Presidente George W. Bush e o senador [e candidato republicano] John McCain, a frente central da guerra ao terrorismo não é o Iraque nem nunca foi"

Barrack Obama, candidato democrata à presidência dos EUA
in publico.pt

"Ouro no Festival Internacional de Publicidade de Nova Iorque. Esta campanha foi criada pela McCann Erickson para a Amnistia Internacional"

Clicar para aumentar


Clicar para aumentar


Clicar para aumentar
"Ele não fez nada. Só está a divulgar o número de telefone da Amnistia.
Discriminar não é humano. Denuncie."

"He's done nothing. He's just showing Amnesty's phone number.
Discriminating is not human. Denounce it."

"A McCann-Erickson (agência de Portugal) conquistou ouro no Festival Internacional de Publicidade de Nova Iorque, bem como o Leão em Cannes, com a campanha "Presos" para a Amnistia Internacional. A campanha, que aborda a discriminação em geral e as vertentes raciais, religiosas e sociais em particular".

sábado, 19 de julho de 2008

O Nick precisa de rápida ajuda!



"O Nick é um jovem que vagueia alegremente pelas ruas do Infantado á mais de duas semanas.
É muito, muito meigo mesmo, brincalhão, mas calmo. Vai atrás de toda a gente, e devia ser cão de apartamento, porque tenta desesperadamente entrar nos prédios.


É frustrante e triste ver este amigo todos os dias sem poder fazer mais que alimentá-lo (casa cheia), mesmo sabendo que ele se encontra numa das ruas mais movimentadas do Infantado e, bem perto dali, morar um sujeito que deve ter muito contra os cães errantes, tanto que já matou, envenenando a comida dá-da aos animais.


O Nick está também exposto aos parasitas, ao calor intenso, ás crianças que se divertem a atirar pedras. Isto vai matando lentamente sabem.. e tudo o que eu pedia era que não deixassem o Nick perder esta inocente alegria

Alguém que, pelo menos, fique com o Nick até ele arranjar dono, POR FAVOR !
Terá cerca de 1,5 meio, e tanta vida de lealdade para dar
Não Esterilizado.


Contactos para adopção ou acolhimento:

D. Belmira Pereira

919241340
mira.51@hotmail.com"

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Impunidade dos factos

Foto: (c) Bart

(...)"Actualmente não existe fatalidade… uma criança que morre de fome actualmente…é... assassinada."(...)

Jean Ziegler, o relator especial das Nações Unidas para o direito à alimentação, entrevistado por Carlos Vaz Marques
in TSF

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Racismo em Portugal


"O debate sobre o racismo em Portugal está confinado ao preto e branco. É compreensível, dados os antecedentes. Mas, em tempo de convivência & guerrilha multicultural, convinha que alargássemos o espectro – o racismo é uma doença perigosa que não é exclusiva dos brancos. Veja-se o que acontece na Quinta da Fonte, com a guerra entre a 'comunidade cigana' e a 'comunidade negra' e atente-se nas acusações, ameaças e justificações: algumas delas são racismo puro e duro, se bem que os patrulheiros da linguagem não tivessem actuado nem pedido a intervenção dos tribunais. A ideia de que se desculpa o racismo dos pobres e dos subúrbios é tão maligna como qualquer outra – salvo que ao abrigo do guarda-chuva da 'falta de educação cívica'. Sitiados, vamos perdendo a coragem."

Crónicas de José Francisco Viegas

quarta-feira, 16 de julho de 2008

"Neo-liberalismo um novo pensamento único"

"A esquerda em Portugal e na Europa atravessa um dos momentos mais difíceis da sua história. Com a queda do muro de Berlim esperava-se a emergência do socialismo democrático.
Mas o que veio foi o capitalismo global, a globalização desregulada, passe o paradoxo, pelas regras do banco Mundial, do FMI, da OCDE e outras organizações internacionais, que fizeram do neo-liberalismo um novo pensamento único.
Pretende-se fazer crer que não há outras soluções senão as que decorrem das receitas impostas por estas instituições, muitas delas também veiculadas por Bruxelas."

Manuel Alegre in Ops!
Foto: Ana Mokarzel



...E assim se traficam animais oriundos de circos em Portugal...

(...)"A leoa que foi encontrada em cativeiro numa quinta de Ameixoeira, Lousada, tinha como destino ser vendida a empresas de realização de festas no Vale do Sousa, tipo de animação que começa a ser frequente na região."(...)

Totalidade do artigo em "Jornal de Notícias"

terça-feira, 15 de julho de 2008

Espaço Alternativo Animal - Pet-sitting em família

Blogue de simbiose : Simbiose - Animais e Plantas, Espaço Alternativo Animal - Pet-sitting em família

"Aqui no nosso espaço a estadia do animal não se limita apenas aos cuidados básicos de alimentação e higiene. Não somos um hotel, somos uma família apaixonada por animais e que dedica seu tempo em prol de um bem estar maior a estes amiguinhos durante a ausência dos donos.

Aqui eles recebem o carinho e a atenção que realmente necessitam e por tratar-se de um ambiente familiar, torna-se acolhedor e ficam como se estivessem em casa.

Durante o dia os seus amiguinhos de 4 patas interagem com os monitores e brincam a valer...é só observar as carinhas na foto...

DIVULGUE A TODA VOSSA LISTA , SE POSSÍVEL ANEXE EM SEUS BLOGS E DÊ TAMBÉM
AOS VOSSOS AMIGOS A POSSIBILIDADE DE DESCANSAREM DE FACTO NAS SUAS FÉRIAS!

Obrigada

Anne"

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Animais de Rua!!!

"Hoje venho falar-vos de alguns meninos, protegidos e esterilizados pelo projecto Animais de Rua, que tenho para adopção, e que precisam urgentemente de ir para casas novas.

Alguns estão em FAT que não podem ficar com eles mais tempo, outros estão na rua.

Com as férias a aproximar-se, tenho mesmo que encontrar famílias definitivas para eles. Se não puderem adoptar nenhum, peço que ajudem na sua divulgação.

CÃES:
O Tozé, a Mel e a Lolita viviam numa matilha. Foram todos esterilizados e estão numa clínica veterinária à espera de uma família definitiva.

Kikas: a Kikas vive acorrentada a uma casota, e passa os dias sozinha, depois de ter lá sido deixada pelos supostos donos, que até aí afogavam todas as suas ninhadas. Desde então, tem vindo a ser alimentada por um vizinho, mas as condições em que vive são desumanas. A Kikas é de porte médio, tem cerca de 3 anos e já está esterilizada. É muitíssimo dócil, adora a companhia de pessoas, e precisa urgentemente de uma nova família, que a trate como ela merece e a tire daquele lugar.



Kika: a Kika tinha uma casa e supostamente uma família, mas quando descobriram que estava grávida decidiram deixá-la num canil de abate. Um amigo dos animais conseguiu convencer as pessoas a ficar com ela até os bebés poderem ser adoptados, a Kika foi esterilizada, e é agora urgente encontrar um novo lar para ela.



Lolita: A Lolita é uma menina com 1 ano e 10 kgs. É incrivelmente meiga e tem um ar cheio de inteligência. Quando foi recolhida, praticamente saltou para dentro do carro, parecendo ter percebido que aquela era a oportunidade da sua vida. É muito asseada, pelo que pode perfeitamente viver num apartamento.



Tozé: o Tozé é um rapazola com 8 meses e 16 kg. É muito tímido e incrivelmente dócil. Está aos poucos a ganhar confiança nas pessoas, e adora mimo. Será um companheiro e um amigo para toda a vida para quem decidir adoptá-lo.



Mel: a Mel é mãe do Tozé, e é uma menina com 2 anos e 6 kgs. Embora seja a mais pequena do grupo, quando vivia na rua defendia os seus filhos já crescidos com todas as suas forças. Quando foi recolhida parecia muito assustada, mas assim que se viu a salvo ganhou confiança, e adora mimos. É muito pequenina, asseada e calminha, pelo que pode perfeitamente viver num apartamento.




(...)Obrigada desde já por toda a ajuda que possam dar na divulgação destes meninos!
Sofia Silva"


Animais de Rua - Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar


"O projecto ANIMAIS DE RUA tem como principal objectivo a esterilização de animais carenciados. A superpopulação de animais de companhia é uma realidade: o número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adoptá-los, o que leva a que muitos milhares de animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos. O projecto Animais de Rua foi criado para tentar minorar o sofrimento desses animais."

*Matilha dos Montes da Costa (Ermesinde/Porto)



A tristeza do abandono no olhar da inocência... - Procura de momento um dono de verdade!

"Esta é a maior matilha que conhecemos e provavelmente a mais difícil de capturar. Os moradores tratam muito mal os animais e as duas únicas pessoas que os alimentam são insultadas por o fazerem."(...)

Laivos de humanismo


"Apareceu aqui no hotel há cerca de 3 dias um cachorrinho de pêlo de cor clara, um pouco mal tratado em termos de aspecto, mas fora isso parece-me saudável. Embora não perceba muito de cães, não me parece que vá ficar muito grande. É meiguinho, pelo que deve ter sido criado por alguém até agora e foi abandonado ou perdido. Ontem tivemos de o tirar da entrada da recepção do hotel. Naturalmente voltou sempre ao mesmo sitio sossegadinho, dentro do hotel, para dormir mais um pouco.


Acabamos por conseguir colocá-lo num caixote de cartão e colocá-lo num local resguardado no parque de estacionamento, mas esta situação é insustentável por muito tempo. Hoje andou um pouco pelo parque, mas pelo que me apercebo tem estado a dormir no tal caixote, onde lhe colocámos água e comida.

Do pessoal do hotel infelizmente ninguém pode ficar com ele, daí este apelo que vos faço, caso possam acolhê-lo ou saber quem o possa fazer, divulgando este pedido.

Por favor, ajudem!


Está em Penafiel.

Contacto: silvavera@hotmail.com
09 Julho 2008
Obrigada"

Vera Silva

sexta-feira, 11 de julho de 2008

"A nação está no estado que merece!"

"Não sei se ouviram o debate sobre o 'estado da nação' mas aviso que foi tiro & queda. Ou seja: sofremos de uma doença fatal – o reencontro com a realidade, se é que alguma vez a pátria se confrontou com ela, crua e não muito sorridente. Os fundos europeus e os correspondentes investimentos públicos não puderam evitar esse reencontro que só os autistas pensavam ser impossível de modo a prolongar o estado de festa e entusiasmo permanente. Os portugueses sabem hoje que não podia ser assim: está aí a factura para pagar e o nosso bolso não está preparado. Gastámos muito dinheiro em foguetório, telemóveis e incompetência. Ao contrário dos resultados dos exames escolares, manipulados pelo desejo pueril de facilidade, essa realidade não se pode falsificar. E é só o começo."

Crónicas de Francisco José Viegas
* Foto: Marta Victorino

Falhar...

"Um dos principais problemas de Portugal é o medo. Não correr riscos por ter medo de perder. Falhar é não tentar".

Paulo Teixeira Pinto, antigo responsável do Millennium BCP

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Animais no Circo, NÃO!

"Está anunciada, na 5.ª edição da “Festa do Circo” do INATEL, que terá lugar no Estádio do INATEL em Lisboa, entre 10 e 12 de Julho, a participação do Circo Victor Hugo Cardinali, que incluirá degradantes e cruéis actuações circenses com animais, nomeadamente com chimpanzés e com focas, como se pode ver no anúncio em http://www.inatel.pt/cultura/festacirco08.html.

(1) Apesar de ser evidente que o lugar dos chimpanzés, das focas e dos outros animais não é no circo, (2) apesar de ser do conhecimento público que, nos circos, os animais ficam apenas reduzidos a amedrontadas sombras do que realmente seriam, se pudessem, levando vidas de frustração, angústia, privação e de descarga de violência, e (3) apesar do Circo Victor Hugo Cardinali ter sido exposto pela ANIMAL quanto ao uso de violência contra animais, tendo o próprio Victor Hugo Cardinali, dono e director do circo, admitido em declarações ao Rádio Clube Português que bateu nos seus elefantes e que “tem que ser assim ou não está ali a fazer nada”, o INATEL decidiu incorporar nesta “Festa do Circo” – que seria uma excelente oportunidade para promover o circo sem animais, seja circo tradicional ou novo circo – não só actuações com animais, mas, como se isso não bastasse, apresentadas por uma companhia de circo que tem um péssimo histórico no que se refere ao modo como trata os seus animais.

Por favor, envie a sua mensagem de protesto à Direcção do INATEL. Envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua mensagem, se preferir – para: cultura@inatel.pt; inatel@inatel.pt; Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

Mensagem Sugerida

Exm.º Senhor Presidente da Direcção do INATEL,

Venho escrever a V. Ex.ª para lamentar profundamente e condenar vivamente o facto do INATEL ter decidido incorporar na sua 5.ª edição da “Festa do Circo”, a decorrer entre 10 e 12 de Julho em Lisboa, actuações com animais, nomeadamente com chimpanzés e com focas, apresentadas pelo Circo Victor Hugo Cardinali, cujo currículo de violência contra os seus animais – praticada e confessada publicamente, sem pudor algum, pelo seu dono e director – é notório.

É hoje mais do que evidente que o lugar dos chimpanzés, das focas e dos outros animais não é no circo. Os circos com animais baseiam-se num conceito de subjugação e escravização de animais que representa algo do passado, em que humanos com deformações e animais exóticos eram apresentados como manifestações do bizarro. Ainda hoje, actuações absurdamente aviltantes tais como números com chimpanzés a fumar, a tocar guitarra ou a subir varas, focas a descer escorregas, ursos a andar de bicicleta, babuínos a montar póneis, entre outros exemplos, fazem parte dos antiquados e cruéis circos com animais que ainda se mantêm em actividade – e que devem ser urgentemente obrigados a modernizar-se, mantendo a tradição do circo mas apenas com os seus artistas humanos – e sem qualquer animal.

É sabido que, nos circos, os animais ficam apenas reduzidos a amedrontadas sombras do que realmente seriam, se pudessem, levando vidas de frustração, angústia, privação e de descarga de violência. Não é menos sabido e facilmente passível de se concluir que os circos com animais nada têm de educativo – antes pelo contrário, apresentam apenas situações em que animais são forçados a actuar de forma radicalmente diferente daqueles que seriam os seus comportamentos naturais. São também espectáculos que se opõem à missão moral e ecológica da conservação das espécies animais e dos seus habitats, que a Humanidade parece finalmente estar a começar a chamar a si mas que os circos desafiam a cada passo, tendo originalmente estado, e muitos continuando ainda hoje a estar, envolvidos no tráfico de animais exóticos e na captura destes no meio selvagem.

Chamo especialmente a atenção de V. Ex.ª para os resultados da investigação que a ANIMAL e a Animal Defenders International conduziram dentro dos circos com animais em Portugal em 2003 e 2005, apresentados no vídeo “Basta de Sofrimento nos Circos”, disponível online em http://tvanimal.org/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=43, e no relatório da investigação, também disponível em http://tvanimal.org/images/stories/relatorios/relatorio_basta_de_sofrimento_nos_circos.pdf.

Nesta investigação, o Circo Victor Hugo Cardinali foi exposto quanto ao uso de violência contra animais, tendo o próprio Victor Hugo Cardinali, dono e director do circo, admitido em declarações ao Rádio Clube Português que bateu nos seus elefantes e que “tem que ser assim ou não está ali a fazer nada”.

Face ao exposto, não entendo como pôde o INATEL incorporar nesta “Festa do Circo” actuações com animais e peço a V. Ex.ª se digne tomar medidas no sentido de excluir desta festa as actuações com animais, sendo certo que, se tal não acontecer, não só não irei a este evento, como aconselharei todas as pessoas que conheço a fazerem o mesmo.

Ficando na expectativa de uma resposta e agradecendo antecipadamente a atenção dispensada à presente mensagem,

Com os melhores cumprimentos,

Nome:
Cidade:
E-mail:"

Blog ANIMAL

quarta-feira, 9 de julho de 2008

"Entre a foice e o martelo"

Foto: (c) C. Serra

"O proprietário do clube de futebol Chelsea, Roman Abramovich, admitiu pela primeira vez que fez fortuna à custa da compra de favores políticos e da influência de velhos oligarcas próximos do Kremlin. Abramovich assume que pagou a "velhos oligarcas para obter uma parte importante dos recursos do petróleo e do alumínio da Rússia e para sair incólume do desmantelamento sangrento pós-comunista". Abramovich reconhece que pagou ao compatriota pela sua influência junto do ex-presidente Boris Yeltsin, com o objectivo de ficar com a Sibneft, aquando da privatização em 1995."

in Diario de Notícias

terça-feira, 8 de julho de 2008

...A escolha das palavras...

"Cara Manuela Ferreira Leite, apesar da sua idade e da sua experiência, deixe-me dar-lhe um conselho: nunca - mas nunca - utilize a palavra "procriação".
Ninguém, a não ser padres e freiras, pode usar a palavra "procriação" e sair de mansinho de uma conversa, como se não fosse nada. Procriação cheira a incenso. Procriação cheira a naftalina.
A rebuçados do dr. Bayard. A Farinha 33.
Aos tempos em que só havia a A1 e a A2. Para sua informação, cara Manuela, Portugal já vai na A44. Portanto, ponha um post-it no porta-moedas: "procriação, não." Se de repente estiver no meio de uma entrevista à TVI e começar a pensar "ah, e tal, a procriação" - shut, ponha logo a mão na boca. Procriação, não."

João Miguel Tavares in DN

Ternurinhas...


"Apresento-vos a Lassie. Esta menina passou uns dias na A28 junto ao nó de Matosinhos, a tentar desesperadamente furar a rede que separa a autoestrada dos campos em redor.

Apesar de estarmos lotados de animais, nesta altura do ano horrenda, não conseguimos ficar indiferentes.

A Lassie revelou-se uma cadela espectacular, que sabe obediência básica (senta, deita, dá a pata) e é indiferente aos outros cães.
Procura-se um lar para esta cadelinha amorosa.
Será entregue esterilizada.

Contactos

Maria - 912358033

mariaqueirozz@gmail.com"

--------------------


"Cadela (entre 1 e 2 anos), cruzada de Caniche. Porte pequeno (6,8Kg), cor antracite. Recolhida da rua recentemente, é extremamente meiga e carente. Uma doçura que só precisa de carinho... Será esterilizada brevemente.



A Cerca, abrigo dos animais abandonados (adopções tlm. 960 392 452) Póvoa de Varzim"

S.O.S

"Estes cachorrinhos são filhos de uma cadela de rua que vive no Bairro do Sobreiro, na Maia e nasceram num buraco debaixo de um prédio do bairro. Como estavam sujeitos a maus-tratos e a irem parar ao Canil Municipal,foram recolhidos temporariamente por uma moradora. No entanto, por falta de condições, a senhora (que já tem 3 cães em casa) pediu ajuda na divulgação,pois não os poderá manter durante muito mais tempo em sua casa. São 9 no total, 5 fêmeas e 3 machos. Têm cerca de 1,5 mês e serão de porte pequeno/médio.









Ajudem a divulgar por favor. Obrigada.
Carla Condições para a adopção: pagamento do microchip e vacina.
Data do Apelo: 07/07/08

Zona: Grande Porto

E-mail: carla.fleite@gmail.com

Tlm: 916538306 ou 961306449"

segunda-feira, 7 de julho de 2008

A justiça e a verdade dos segredos!...

Foto: (c) Beowulf

" um certo pudor, compreende-se, em abordar o "caso Maddie". Para além das nebulosas jurídicas e policiais há, curiosamente, questões políticas. Passado todo este tempo sobre o início da investigação o caso continua envolto em discussões quase pueris e em obstáculos processuais diversos. Para lá do essencial – que é a resolução do "caso", ou seja, o conhecimento da verdade – há uma pergunta que todos os cidadãos devem colocar: podem confiar na polícia e nos magistrados do MP? Estarão ambos a salvo de pressões políticas e de influências tais que os impeçam de concluir um caso como este? A matéria é grave e as acusações andam no ar. E, sinceramente, nenhum segredo de justiça pode impedir que os cidadãos façam as perguntas que têm a fazer. A sua segurança está em jogo."


Crónicas de José Francisco Viegas

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Inquietações...

Muita gente haverá que se sente indignada contra quem defende os direitos dos animais, argumentado "que nos devíamos preocupar mais com as pessoas...", o que possivelmente desconhecem é que quem é defensor da causa animal, luta pela ajuda ao ser humano mais frágil, contra as injustiças de uma forma em geral...Coisa que quase de certeza não acontece com quem se esconde atrás de críticas cínicas e nada faz, mas que aponta o dedo aqueles que se esforçam em mudar o que de errado se passa no país em que vivemos, seja em benefício do nosso semelhante ou das quase sempre vítimas (animais) da agressividade consequente de vidas mal vividas (as nossas).

Aqui fica a denúncia de mais casos de violência atentada por seres humanos contra animais em Portugal.


(...) "Um cão foi mutilado com uma máquina de ceifar, na passada terça-feira, em Cacia, concelho de Aveiro. O responsável pelo acto abandonou o cão sem assistência, tendo o animal morrido passadas 24 horas."(...)

Totalidade da notícia em "Público on line"

(...)"O caso aconteceu na Rua António Ribeiro da Silva, em Real.
Joaquim Ferreira, morador naquela rua, ficou surpreendido quando há cerca de um mês recebeu uma carta do Tribunal de Braga dando conta de que deveria pagar uma coima de 870 euros por posse de animais em situação ilegal."(...)

(...)"O mesmo morador de Real garante, ainda, que todos os animais estão “devidamente registados na Junta de Freguesia e legalizados, e têm as vacinas em dia.”(...)

Totalidade da notícia em "Correio do Minho"


* Foto de Diogo Santos

quinta-feira, 3 de julho de 2008

O "star System" e as letras...

"Ao contrário de muitos 'eventos' relacionados com a literatura e a edição, a Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), no Brasil, que ontem abriu as suas portas com um debate sobre Machado de Assis, não está confinada ao pequeno meio dos literatos, académicos ou profissionais.

Está presente o 'star system' local, um misto de 'beautiful people' que leu o último romance da moda e das 'elites' que aparecem em público.

Eles vêm para apreciar o espectáculo, claro, mas também para ver os seus pares e serem vistos no meio de celebridades como Cees Noteboom, Zoe Heller ou Alessandro Baricco. Em Portugal, as 'elites' raramente falam de livros, e não sabem sequer pronunciar o nome dos autores da moda. Nem isso. O 'star system' português é muito pouco alfabetizado, de facto."


Crónicas de José Francisco Viegas
* Foto de Filipe Monteiro

...E não é que merecemos todos um prémio!

"Sejamos, portanto, honestos. Se a preocupação do Governo tivesse fortes motivações sociais, o IVA a reduzir teria que ser o das taxas reduzida e intermédia.
São estas que incidem sobre a generalidade dos produtos com os quais os consumidores de rendimentos mais baixos fazem a maior parte das suas despesas. Mas a motivação principal não foi essa, como é bom de ver, e não vale agora a pena travesti-la daquilo que não é.

Quando anunciou a descida do imposto, no dia 26 de Março, Teixeira dos Santos apresentou-a como um "prémio" ao esforço dos portugueses pela consolidação orçamental e não como uma medida de cariz social."

Paulo Ferreira no editorial do Público, sobre a redução do IVA em 1%.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

A desumana indiferença!

Recebi o mail que aqui hoje coloco e nem queria acreditar no que estava a ler, como podemos nós ser tão egoístas e cruelmente desumanos, ser tão indiferentes ao sofrimento à dor de "terceiros"...é realmente muito triste!





"VAMOS DAR UMA AJUDINHA?


Quando já nada nos admira nesta 'raça' que de humana pouco tem, eis que mais um caso nos volta a chocar. Como é possível?? Como é possível tamanha indiferença durante 5 dias?!? Comportamentos destes muito dizem sobre o carácter das pessoas, que é nenhum!

No dia 19 de Junho de 2008, fomos avisadas por uma cliente do trabalho de uma de nós que estava na rua por trás ao trabalho um cãozinho que estaria ali pelo menos há dois dias atropelado sem se mexer, que só mexia a cabeça. Obviamente corremos logo para lá!

Se já estar ali há dois seria chocante, este menino estava assim há 5 dias! Inclusive uma mulher (para não dizermos monstro) quando nos viu ali veio ter connosco a dizer que ele estava ali desde Domingo à noite (ou seja, há 5 dias) e para o deixarmos estar ali que mais um diazito e ele morria (o resto da conversa da nossa parte foi bastante brava por razoes óbvias).

Como é possível numa rua movimentada ninguém parar? O que é isto? Que espécie de gente afinal é esta com quem vivemos em suposta sociedade??

Nem podíamos acreditar neste cenário... Mesmo ali à nossa frente um menino com metade do corpo tapado com terra (que ele próprio deve ter feito com as patas da frente, possivelmente para tentar mexer-se ou para se tapar do sol). Quando nos viu ali a falar com ele carinhosamente, abanou a caudita que saia assim fora da terra. Tinha um olho para fora e muito infeccionado (como se consegue ver na foto) e o corpinho partido... mas ficou tão feliz por nos ver ali...

Há 5 dias ali naquele estado... Sem comer, sem beber e com o imenso calor que se tem feito sentir... Quando lhe fizemos festinhas, desfez-se em chichi e humedeceu a terra, que deitava um cheiro horrível. Tinha também fezes todas secas à volta do rabo que não deixavam as outras
saírem.

Pegámos nele ao colo e ele chorou baixinho, e lambeu-nos as mãos... Corremos com ele para a veterinária e o ponto de situação era:

> * muito desidratado e muito muito fraco
> * ruptura dos ligamentos das duas patas
> * um problema nos joelhos (do qual não nos recordamos do nome)
> * bacia possivelmente fracturada
> * possível incontinência (urina e fezes, possivelmente já ultrapassado)
> * o estado do olho (que no meio de todos os outros problemas é o menor dos problemas)

Deixou a veterinária fazer todo o tratamento e não se mexeu uma única vez, apesar de lhe estar a doer imenso.
Não nos sentimos capazes de o 'abandonar' .
Já sabemos o orçamento e, em princípio, o menino será operado hoje.

* Cirurgia: 325 euros
* Radiografias: 30 euros
* Alimentação: 7 euros
* Medicação Injectável: 10 euros

Num total de cerca de 375 euros. A quem nos puder ajudar, por favor, entre em contacto connosco pelos telefones ou e-mail. Só com a ajuda de todos conseguiremos... :(

Se alguém quiser ajudar neste caso o NIB é o: 0036 0070 9910 0075 9543 7

T.M: 915408298 /939454292
geral@refugiodaspatinhas.org"

Elsa Cerqueira

terça-feira, 1 de julho de 2008

Abandono é CRIME!

Está hoje em dia claro que as constantes campanhas de sensibilização ao não abandono de animais não funcionam, não são eficazes, pois todos os anos o flagelo acontece pelas muitas ruas deste país, são e parece que todos os anos mais, os animais largados à sua sorte, abandonados ao desespero de se verem sozinhos e perdidos... consequência da irresponsabilidade e insensibilidade de alguém que outrora se dignou chamar de dono.

A questão é e caso não se saiba, abandonar animais em Portugal é crime, punido por lei com sanções pesadas, o problema é que e como com tudo o que a animais diz respeito, ninguém lhe dá importância e as denúncias não são presentes às devidas autoridades, nem pelo cidadão em si nem pelas associações zoófilas ou canis municipais que recebem muitos dos animais que lá são depositados por indivíduos que apresentam sempre desculpas (histórias de grande fantasia e criatividade) absurdas para justificar tal acto.

Começa a ser inadmissível que se abandonem animais de ânimo leve sem que nada aconteça ao responsável de tal ilegalidade e que apenas e só o animal seja punido...

Não seja conivente com esta situação e denuncie em prol dos animais, pois eles serão sempre o elo mais fraco, talvez desta forma as pessoas se sintam mais dissuadidas e pensem duas vezes antes de procederem ao exercício mais fácil que é o de largar o seu animal de
estimação como se de li
xo se tratasse, um objecto que atrapalha...

* SE TEM CONHECIMENTO DE MAUS TRATOS OU ABANDONO DE ANIMAIS CONTACTE A :

SEPNA - "G.N.R - S.O.S Ambiente
" (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente)
Tel : 217 503 080 / Fax: 217 503 086
Email: sepna@gnr.pt
Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520