quarta-feira, 2 de julho de 2008

A desumana indiferença!

Recebi o mail que aqui hoje coloco e nem queria acreditar no que estava a ler, como podemos nós ser tão egoístas e cruelmente desumanos, ser tão indiferentes ao sofrimento à dor de "terceiros"...é realmente muito triste!





"VAMOS DAR UMA AJUDINHA?


Quando já nada nos admira nesta 'raça' que de humana pouco tem, eis que mais um caso nos volta a chocar. Como é possível?? Como é possível tamanha indiferença durante 5 dias?!? Comportamentos destes muito dizem sobre o carácter das pessoas, que é nenhum!

No dia 19 de Junho de 2008, fomos avisadas por uma cliente do trabalho de uma de nós que estava na rua por trás ao trabalho um cãozinho que estaria ali pelo menos há dois dias atropelado sem se mexer, que só mexia a cabeça. Obviamente corremos logo para lá!

Se já estar ali há dois seria chocante, este menino estava assim há 5 dias! Inclusive uma mulher (para não dizermos monstro) quando nos viu ali veio ter connosco a dizer que ele estava ali desde Domingo à noite (ou seja, há 5 dias) e para o deixarmos estar ali que mais um diazito e ele morria (o resto da conversa da nossa parte foi bastante brava por razoes óbvias).

Como é possível numa rua movimentada ninguém parar? O que é isto? Que espécie de gente afinal é esta com quem vivemos em suposta sociedade??

Nem podíamos acreditar neste cenário... Mesmo ali à nossa frente um menino com metade do corpo tapado com terra (que ele próprio deve ter feito com as patas da frente, possivelmente para tentar mexer-se ou para se tapar do sol). Quando nos viu ali a falar com ele carinhosamente, abanou a caudita que saia assim fora da terra. Tinha um olho para fora e muito infeccionado (como se consegue ver na foto) e o corpinho partido... mas ficou tão feliz por nos ver ali...

Há 5 dias ali naquele estado... Sem comer, sem beber e com o imenso calor que se tem feito sentir... Quando lhe fizemos festinhas, desfez-se em chichi e humedeceu a terra, que deitava um cheiro horrível. Tinha também fezes todas secas à volta do rabo que não deixavam as outras
saírem.

Pegámos nele ao colo e ele chorou baixinho, e lambeu-nos as mãos... Corremos com ele para a veterinária e o ponto de situação era:

> * muito desidratado e muito muito fraco
> * ruptura dos ligamentos das duas patas
> * um problema nos joelhos (do qual não nos recordamos do nome)
> * bacia possivelmente fracturada
> * possível incontinência (urina e fezes, possivelmente já ultrapassado)
> * o estado do olho (que no meio de todos os outros problemas é o menor dos problemas)

Deixou a veterinária fazer todo o tratamento e não se mexeu uma única vez, apesar de lhe estar a doer imenso.
Não nos sentimos capazes de o 'abandonar' .
Já sabemos o orçamento e, em princípio, o menino será operado hoje.

* Cirurgia: 325 euros
* Radiografias: 30 euros
* Alimentação: 7 euros
* Medicação Injectável: 10 euros

Num total de cerca de 375 euros. A quem nos puder ajudar, por favor, entre em contacto connosco pelos telefones ou e-mail. Só com a ajuda de todos conseguiremos... :(

Se alguém quiser ajudar neste caso o NIB é o: 0036 0070 9910 0075 9543 7

T.M: 915408298 /939454292
geral@refugiodaspatinhas.org"

Elsa Cerqueira

1 comentário: