sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O abandono de animais acaba na impunidade dos infractores!

Tendo em conta a história abaixo relatada, não admira portanto que o abandono de animais em Portugal seja escandaloso, uma vergonha e as autoridades tudo o que fazem é nada!

"Na sequência do nosso email anterior e da conversa telefónica, informamos:

A Sra. D. Lina que abandonou o animal ontem à porta da instalações da Associação Bianca mora na Rua Elvira Tavares Ventura, nº. 152, 3º. Esq. Montijo.

Esta morada foi-me dada por telefone, pela própria Srª.D. Lina que abandonou o animal. Disse não ter receio da policia e que podiam lá ir a casa.

A Srª e o marido, abriram a porta de trás da carrinha e tiraram de lá o animal, e depois enxutaram-o.

As colaboradoras insistiram que não tinham ordens para receber o animal ao que a Srª. D.Lina disse já ter falado com a Presidente da Associação (a signatária) o que é mentira. As colaboradoras insistiram em dizer que não recebiam o animal.

As colaboradores da Associação tiveram de apanhar o animal que estava amedrontado e poderia se dirigir para a estrada, depois da Srª. D. Lina dizer mais uma vez que não levava o animal de volta para o Montijo.

Antes de se ir embora a Srª. D. Lina deixou o contacto de telemovel para, disse" Se quiserem dinheiro liguem-me". Disse ainda que o cão não era seu, mas sim do seu vizinho que ia ser internado e que não poderia ficar "ali".

Trata-se de um caso de abandono que merece punição. A pessoa que recolher um animal fica sendo responsável pelo mesmo, de acordo com a lei portuguesa. Para todos os efeitos legais o animal é da Srª. Dina, pois foi a pessoa que o transportou e o abandonou, assumindo assim a propriedade dele.

A irresponsabilidade e o sentido de não punição leva-nos a exigir justiça para este caso. Que não deve cair no esquecimento e ser mais um entre centenas. O abandono de animais de companhia é uma calamidade publica em Portugal, cabe ás autoridades tomarem todas as providências.

A Associação Bianca colabora com a Câmara Municipal de Sesimbra, a quem irá participar o caso, e não pode recolher animais de outros concelhos.

O animal encontra-se doente e será hoje visto por um médico veterinário. Foi-lhe dado o nome de Monty.

Pede-se responsabilidade à Srª. D.Lina também para pagamento de todas as despesas que a Associação venha a ter com o animal, que permanecerá com a Bianca até ser encontrado novo dono, depois de recuperado.
O casal conduzia uma carrinha "Tipo Berligo", de cor escura.

Com os melhores cumprimentos
A Presidente da Direcção
Drª. Ana Duarte

2008/6/22 Bianca Associação sesimbra.bianca@gmail.com"

Resposta:

"Sobre o assunto em epígrafe, encarrega-me o Exmº. Tenente-General, Comandante-Geral, de informar que após averiguação feita à situação comunicada por Vª. Ex.ª em 23 de Junho de 2008, cuja denúncia ficou registada com o número 2128/08, o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, através da sua Equipa do Destacamento Territorial do Montijo, não elaborou qualquer expediente Contra-Ordenacional, pela inexistência de infracção.

Com os melhores cumprimento,
CSEPNA/GNR"

Sem comentários: