segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Leishmaniose: Rastreio nacional inédito sobre doença canina que afecta todos os anos 15 portugueses"

"Bragança, 12 Jan (Lusa) - Uma média de 15 portugueses são todos os anos infectados pela leishmaniose, uma doença canina transmissível ao homem ainda pouco conhecida mas que pode ser fatal para animais e humanos quando não tratada.

Para um melhor conhecimento da realidade portuguesa e da prevalência da doença, o Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLEISH) vai realizar, durante a próxima semana, um rastreio inédito que abrangerá cerca de três mil cães em 53 localidades.

Segundo explicou à Lusa Duarte Lopes, médico veterinário e membro desta associação, as leishmanioses são doenças infecciosas parasitárias que afectam pessoas e animais, inclusive os domésticos.

As manifestações menos graves desta doença surgem a nível cutâneo, mas podem também atingir órgãos viscerais como o fígado ou o baço e ser fatal quando não tratada.

A doença não se transmite por contacto directo com o animal ou a pessoa infectada, mas através de um insecto (flebótomo), tal como acontece com doenças como a dengue ou a malária.

Na variante humana da leishmaniose, conhecida como "Kala Azar", os grupos de risco são crianças até aos quatro anos, idosos e pessoas imunodeprimidas.

Os sintomas podem ir da febre irregular, à perda de peso, anemia e aumento do volume do baço e do fígado.

O número de casos humanos, reportados anualmente à Direcção-Geral de Saúde, é de cerca de 15 infectados, muito inferior à incidência em animais, segundo aquela associação.

A infecção canina é muito frequente nos países da Bacia Mediterrânica e da América do Sul e ocorre principalmente em áreas rurais ou nas zonas limítrofes das cidades, mas está a aumentar também em zonas urbanas.

De acordo com dados da ONLEISH, estima-se que em Espanha, França, Itália e Portugal estejam infectados cerca 2,5 milhões de cães.

Em Portugal Continental são consideradas endémicas as região de Trás-os-Montes e Alto Douro, a subregião da Cova da Beira, o concelho da Lousã, a região de Lisboa e Setúbal, o concelho de Évora e o Algarve.

Porque o nível de conhecimento da doença é ainda reduzido, esta iniciativa da ONLEISH vai rastrear três mil cães de norte a sul do país, entre os dias 19 e 24.

O que alguns estudos pontuais ou a observação, sobretudo dos médicos veterinários locais, têm revelado é que esta doença emergente está a propagar-se devido também ao aquecimento global.

Segundo Duarte Lopes, a região de Trás-os-Montes é disso exemplo, já que há alguns anos a incidência da doença estava limitada à região do Douro e actualmente está a transmitir-se ao interior da região.

HFI.

Lusa/fim"

Jornal de Notícias

Sem comentários: