sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Segredo!?

" uma suspeita sobre os "processos" e as "investigações em curso" sob "segredo de justiça" e que são publicados ou circulam entre agentes do poder. A República não pode estar na mão de traficantes de fotocópias ou de espiões vulgares. O novo sistema informático dos tribunais portugueses, o Citius, parece permitir a "consulta" dos processos por gente que lhes é estranha (o que acontece no actual, o Sitaf) – por um 'administrador informático'; a partir daí, por um amigo, um director-geral, um empresário interessado ou um ministro curioso. Alguns juízes protestam contra o facto e a possibilidade; o secretário de Estado, com boa-fé, nega que os políticos queiram meter-se na justiça. Claro. Mas existe a possibilidade de alguém ler, a meio, o trabalho de um juiz. Percebem?"

Crónicas de Francisco Viegas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Matilha de São Marcos - Sintra - Esterilização e adopção!

É com muita tristeza que hoje sou eu quem precisa da vossa valiosa ajuda, pois estou muito desanimada e um pouco perdida.



...Isto porque, perto da urbanização onde vivo, existe um descampado onde fui descobrir uma matilha de 12 cães, umas 5 cadelas, uma delas está novamente "prenha" e grande parte dos outros membros da matilha são cachorros com cerca de 7 meses, muito novinhos...

Hoje, um dia tão chuvoso e frio fui encontrá-los esfomeados e a tremer de frio, fiquei com o coração destroçado, deixei-lhes comida e pouco mais pude fazer, sinto-me muito impotente e quase sozinha nesta luta!...

Já pedia ajuda a algumas associações de defesa animal, a associação Patas Errantes, ajuda-me com a captura e esterilização das cadelas, pois a matilha têm-se reproduzido a olhos vistos e não tarda nascerão mais cachorros na rua.



Por falta de padrinhos e madrinhas de esterilização, as cadelas ficam em lista de espera....mas essa espera pode traduzir-se num grande drama...por isso venho solicitar a ajuda de todos na divulgação desta história para ver se se consegue ajudas (verbas) para as esterilizações e recobro em hotel ou FAT de forma a acelerar todo o processo.


Cada esterilização de fêmeas ficará por 70 euros e machos 30, visto que serão realizadas através de uma associação de protecção animal.
A estes valores acresce a diária em hotel por uma semana, correspondente ao recobro.



O local, trata-se de descampados que circundam a urbanização de São Marcos - Sintra.


A esterilização de uma das cadelas adultas é urgente, pois lutamos contra o tempo, ela está "prenha" e quase a ter os filhotes...

O 2ª apelo prende-se com a urgência de conseguir donos ou FAT'S para os cachorros, nesta 1ª fase, pois são os mais sensíveis aos perigos que são muitos, como por exemplo a via rápida que circunda esta zona e que eles teimam em atravessar, a carrinha do canil também passa com muita frequência por esta zona, já para não falar nas pessoas que os tentam envenenar!... E o frio, nem sei como conseguem resistir, se os vissem como os tenho visto!?



Aqui deixo as fotos dos cachorros para adopção e as cadelas para esterilização, apesar de todos estarem à procura de donos!

ELES SÃO LINDOS!!!

Não fiquem indiferentes, não vamos permitir que novas ninhadas nasçam nestas condições!

Obrigada pela atenção e toda a ajuda que poderem dar!!

Contactos:
Carla Rodrigues - cf_rodrigues@yahoo.com

PRECISAMOS URGENTEMENTE DE MADRINHAS PARA AS ESTERILIZAÇÕES E FAT'S PARA OS CACHORROS ADOPTÁVEIS!!!

"Actualização da história na Arca de Noé"

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Marrocos: Vendedores faziam «hot dogs» de carne de cão

"A polícia marroquina deteve sete vendedores de cachorros-quentes que faziam jus ao nome, com salsichas feitas de carne de cães, que era misturada com cebola, tomate e outros ingredientes antes da sua distribuição.

Os sete detidos capturavam os cães no aterro sanitário de Mediuna, perto de Casablanca, e após matá-los, faziam as salsichas com a sua carne, informa hoje o jornal Al Bayane.

O grupo dedicava-se a essa actividade há mais de três anos, como admitiu o chefe do grupo, que reconheceu ter repartido a mercadoria entre cozinheiros de diversas regiões dessa localidade.

Os presos serão levados na próxima terça-feira à Justiça, acrescenta o jornal.

Não é o primeiro caso deste tipo em Marrocos, onde em 2006 um vendedor de salsichas e dois cúmplices foram presos por essa mesma prática."

In Diário Digital

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"Macumbas com sacrifício de animais investigadas "

"Sintra. A situação é conhecida da associação Animal e do gabinete veterinário municipal: animais são sacrificados em rituais macabros. O caso foi denunciado à PJ, que o remeteu ao MP, que arquivou agora o processo. Uma antropóloga diz que há práticas religiosas que podem ser confundidas com bruxaria O Ministério Público de Sintra decidiu arquivar um inquérito sobre o sacrifício de animais na serra de Sintra porque não conseguiu identificar os responsáveis, mas admite reabri-lo "se surgirem novos elementos de prova". A denúncia partiu de Jorge Nascimento, um lisboeta que costuma passear aos fins-de-semana junto à lagoa Azul. "Costumo vir com a família e comecei a encontrar animais mortos e moribundos, cães, gatos, cabras e até sapos pregados nas árvores", conta.

"Fiz a denúncia à Polícia Judiciária [PJ] há quase um ano, mas isto está cada vez pior", assegura. Além dos animais, diz que é frequente encontrar muitas velas, comida e garrafas de bebidas alcoólicas. "É desolador e há também o risco de incêndio", avisa.

De acordo com o processo, a que o DN teve agora acesso, a PJ remeteu o caso à Comarca de Sintra por considerar "que a investigação não cabe nas suas competências". A procuradora-adjunta classificou os factos de "crime ambiental" e delegou as diligências na GNR de Sintra. Após cinco meses de investigações, o Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA) devolveu os autos de inquérito sem ter conseguido apurar responsabilidades. No final de Setembro, a procuradora Susana Nunes arquivou o processo e enviou cópia da denúncia à Câmara de Sintra, "para os fins tidos por convenientes", sem informar que o processo fora arquivado.

A notícia do arquivamento apanhou de surpresa o Gabinete Médico-Veterinário Municipal, que continua a acompanhar o assunto com preocupação. "Quase todos os sábados vamos buscar sacos de animais mortos à lagoa Azul", revela Alexandra Pereira. As autoridades sabem que os animais são mortos sobretudo em cultos religiosos e acreditam que tenham origem ilegal.

Entre os vestígios recolhidos já apareceram corações. "Um deles teve de ir para análise porque parecia de humano, mas apurou-se que era de porco", conta a veterinária, para quem está em causa não só o bem-estar animal mas também a saúde pública. Além disso, diz, a liberdade religiosa não pode servir de desculpa, porque a lei proíbe "todas as violências contra animais de companhia, nomeadamente todos os actos que, sem necessidade, inflijam a morte, o sofrimento ou lesões" e a violação desta disposição é considerada "uma contra-ordenação punível com uma coima entre 500 e 3740 euros".

Para Jorge Nascimento, "a lagoa Azul é a capital da bruxaria e chegam a vir pessoas do estrangeiro para fazer 'tratamentos'". Numa das macumbas detectadas pelo DN já em Novembro, era visível uma cabeça de cabra e pedaços de um galo envoltos em farinhas e frutas. Ali perto, o chão estava coberto de velas junto a panos pretos e vermelhos, garrafas de cachaça e whisky, roupa e charutos.

Estes casos são conhecidos pela associação Animal, que admite existir "uma actividade frequente de cultos diversos que incluem o abate ritual de animais em Sintra, na Arrábida e noutras zonas". Mas segundo Miguel Moutinho, "as denúncias reportam-se sempre aos vestígios mas nunca permitem identificar os autores"."

LUÍS GALRÃO, Diário de Notícias


Não se conseguem encontrar os responsáveis?
O local é sempre o mesmo, os vestígios estão lá, as provas, é sempre ao fim de semana...

...Há coisas realmente muito estranhas, só bruxaria mesmo!


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

“Semana da Leishmaniose”


"A Semana da Leishmaniose surge como resposta ao grande objectivo do ONLeish: a criação de uma rede de vigilância epidemiológica da Leishmaniose em Portugal.

De 19 a 24 de Janeiro de 2009, poderá fazer o RASTREIO GRATUITO DA LEISHMANIOSE CANINA ao seu cão. Vamos rastrear cerca de 3000 cães em todo o território continental. Para tal, contamos com a colaboração de mais de 130 Centros de Atendimento Médico-Veterinário; cada um irá recolher algumas dezenas de amostras."...

Toda a informação em ONLeish

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Max , monte enorme de doçura!



Este "caozinho" é de porte grande, é um monte de doçura, mete dó cruzar com este bichinho.... muito meigo.



A Sílvia Alexandra, está a braços com mais um menino na rua, está bastante magro e só quer um novo e quentinho lar. Corre sérios riscos de ser levado pelo Canil Municipal, já que é prática corrente das pessoas daquela localidade!


Quem quer dar uma oportunidade a este menino. Haverá alguém capaz de ajudar a Sílvia a ajudar este menino? Quem pode acolher temporariamente eu adoptar este monte enorme de doçura.



Contactos:
Silvia Cunha
Ligue 916386464 / 962945010

Vila Nova de Gaia

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Refúgio das Patinhas - Várias Ajudas - Muito Urgentes


"Era", uma das cadelas ao cuidado do Refúgio...

"O Refúgio das Patinhas tem vindo a atravessar uma fase muito, muito difícil e, mais do que nunca, precisamos bastante de colaboração. Por favor, ajude-nos a ajudar. Agradecemos imenso a quem puder ajudar em relação a qualquer um destes casos:
  • Oferta urgente de ração para cachorros, de ração para cães adultos, de latinhas de ração para cães e de desparasitante Drontal Puppy.
  • Oferta de ração Purina ONE (cão adulto) para o Limão.
  • Oferta de medicações urgentes: Romefen, Ronaxan, Rymadyl, Maxilase, Rilexin 300, Conofite, Clorohexidina (Lifo-Scrub), TakTik, Dermocanis Seborreia, pomada Omnimatrix, pipetas Advocate, coleiras Scalibor, Fucidine H.
  • Oferta de ossos de roer, brinquedos e sobretudo ossos de longa duração para animais em recuperação em jaula.
  • Oferta de resguardos para a Telma e para a Babita."

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Leishmaniose: Rastreio nacional inédito sobre doença canina que afecta todos os anos 15 portugueses"

"Bragança, 12 Jan (Lusa) - Uma média de 15 portugueses são todos os anos infectados pela leishmaniose, uma doença canina transmissível ao homem ainda pouco conhecida mas que pode ser fatal para animais e humanos quando não tratada.

Para um melhor conhecimento da realidade portuguesa e da prevalência da doença, o Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLEISH) vai realizar, durante a próxima semana, um rastreio inédito que abrangerá cerca de três mil cães em 53 localidades.

Segundo explicou à Lusa Duarte Lopes, médico veterinário e membro desta associação, as leishmanioses são doenças infecciosas parasitárias que afectam pessoas e animais, inclusive os domésticos.

As manifestações menos graves desta doença surgem a nível cutâneo, mas podem também atingir órgãos viscerais como o fígado ou o baço e ser fatal quando não tratada.

A doença não se transmite por contacto directo com o animal ou a pessoa infectada, mas através de um insecto (flebótomo), tal como acontece com doenças como a dengue ou a malária.

Na variante humana da leishmaniose, conhecida como "Kala Azar", os grupos de risco são crianças até aos quatro anos, idosos e pessoas imunodeprimidas.

Os sintomas podem ir da febre irregular, à perda de peso, anemia e aumento do volume do baço e do fígado.

O número de casos humanos, reportados anualmente à Direcção-Geral de Saúde, é de cerca de 15 infectados, muito inferior à incidência em animais, segundo aquela associação.

A infecção canina é muito frequente nos países da Bacia Mediterrânica e da América do Sul e ocorre principalmente em áreas rurais ou nas zonas limítrofes das cidades, mas está a aumentar também em zonas urbanas.

De acordo com dados da ONLEISH, estima-se que em Espanha, França, Itália e Portugal estejam infectados cerca 2,5 milhões de cães.

Em Portugal Continental são consideradas endémicas as região de Trás-os-Montes e Alto Douro, a subregião da Cova da Beira, o concelho da Lousã, a região de Lisboa e Setúbal, o concelho de Évora e o Algarve.

Porque o nível de conhecimento da doença é ainda reduzido, esta iniciativa da ONLEISH vai rastrear três mil cães de norte a sul do país, entre os dias 19 e 24.

O que alguns estudos pontuais ou a observação, sobretudo dos médicos veterinários locais, têm revelado é que esta doença emergente está a propagar-se devido também ao aquecimento global.

Segundo Duarte Lopes, a região de Trás-os-Montes é disso exemplo, já que há alguns anos a incidência da doença estava limitada à região do Douro e actualmente está a transmitir-se ao interior da região.

HFI.

Lusa/fim"

Jornal de Notícias

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"GAZA «Hipocrisia sangrenta»"


Foto: (c) "Gazeta online"

"Altos responsáveis de países que se consideram faróis da «civilização» multiplicam apelos à «contenção» e ao «cessar-fogo» em Gaza, como quem procura assim cumprir uma obrigação perante o «agravamento da crise» no Médio Oriente. A hipocrisia de presidentes, ministros, diplomatas ou porta-vozes é tão óbvia como de costume, mas ainda consegue ser chocante tendo em consideração a tragédia que vitima mais de um milhão de meio de pessoas amontoadas num pequeno território inóspito aferrolhado entre Israel, o Egipto e o Mediterrâneo.

Tais apelos baseiam-se na objectividade de um pretenso distanciamento entre as «partes em conflito», assim se exigindo uma rigorosa simetria de comportamentos como numa guerra convencional entre exércitos clássicos. Simetria, pois, entre civis indefesos e as forças armadas que ocupam o quarto lugar no ranking das mais poderosas do mundo; entre ocupados e ocupantes; entre morteiros mais ou menos artesanais e o poder de fogo dos F-16 e dos tanques de última geração; entre comunidades famintas sujeitas há anos a um feroz bloqueio de bens essenciais e uma nação estruturada apoiada sem limites pelo mais poderoso país do planeta; entre as vítimas e respectivos descendentes de uma limpeza étnica e os ses autores.

O Hamas quebrou a trégua e tem de pagar, devendo desde já sujeitar-se ao regresso ao cessar-fogo faça o inimigo o que fizer, sentenciam os diplomatas civilizados. Trégua que verdadeiramente nunca existiu, uma vez que foi desde logo desrespeitada pelo Estado de Israel ao violar um dos seus pressupostos essenciais: o fim do bloqueio humanitário a Gaza. Durante os últimos seis meses o cerco não apenas se manteve como se apertou.

Como movimento terrorista, o Hamas tem que pagar, dirão ainda e sempre os civilizados senhores do poder de distinguir os que são e os que não são terroristas, do mesmo modo que lançam guerras contra possuidores de armas de extermínio que nunca existiram.

O Hamas, porém, praticamente não era nada quando se iniciou a primeira Intifada palestiniana, em fins de 1988. Hoje, o papel dos serviços secretos de Israel na criação efectiva de um movimento islâmico, o Hamas, para dividir a resistência nacional palestiniana dirigida pela Organização de Libertação da Palestina (OLP) já nem é sequer um segredo de Polichinelo. Os interessados em aprofundar o assunto poderão começar por pesquisar através da obra de Robert Dreyfuss e começar a desenrolar o novelo. Descobrirão elementos muito interessantes e com flagrante actualidade. A verdade é que de grupinho divisionista e terrorista o Hamas se transformou num movimento que, tirando dividendos dos fracassos sucessivos do chamado processo de paz, boicotado por Israel e Estados Unidos e assumido pela Fatah como única opção estratégica, conseguiu ganhar as eleições parlamentares palestinianas em 2006. O Hamas cresceu com as estratégias militaristas em redor, como os talibãs no Afeganistão (agora controlando zonas a menos de 50 quilómetros de Cabul) ou o Hezbollah no Líbano, fruto das invasões israelitas da década de oitenta.

Reconhecer que o Hamas é agora uma realidade evidente no problema israelo-palestiniana não significa fraqueza, simpatia ou conivência com o terrorismo. É, prosaicamente, uma simples questão de senso comum.

As eleições de 2006, proclamaram os observadores internacionais, muitos deles oriundos das terras «civilizadas», foram livres e justas. Logo, ao Hamas coube formar governo – diz-se que é assim que funciona a democracia.

Engano puro. A chamada «comunidade internacional» decidiu não reconhecer o governo escolhido pela maioria dos palestinianos; nem sequer aceitou uma aliança entre o Hamas e a Fatah, que praticamente fazia o pleno da vontade dos eleitores. Pelo contrário, também não são segredo as diligências da administração de George W. Bush e do governo israelita de Ehud Olmert para lançar a guerra civil entre as duas principais organizações palestinianas – chegando, para isso, a fornecer armas à Fatah – fazendo simultaneamente por ignorar o acordo entretanto estabelecido pelos dois movimentos sob mediação do Egipto e da Arábia Saudita.

Este processo conduziu à divisão palestiniana: a Fatah na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, dependente do que Israel lhe permite ou não fazer; e o Hamas controlando Gaza, território dos seus principais feudos. Daí ao bloqueio a Gaza e, agora, à invasão, foi um pequeno salto.

O massacre está em curso, assistindo-se na comunicação social a tão curiosos como ridículos esforços para distinguir entre vítimas civis e militares. Em Gaza, para que conste, não há militares, a não ser os invasores. Existem restos da polícia autonómica, militantes do Hamas armados e organizados como milícias. O resto é milhão e meio de desempregados, famintos e humilhados. Tal é o inimigo de Israel que lançou alguns morteiros, por exemplo contra a cidade de Asqelon, que em 1948 se chamava Al-Majdal e era uma aldeia árabe cuja população, vítima da limpeza étnica em que assentou a criação do Estado de Israel, se refugiou em Gaza.

Os dirigentes de Israel asseguram que os «civis» serão poupados durante a invasão. Tal como aconteceu em 1982 em Beirute, onde os militares comandados por Ariel Sharon, fundador do partido de Ehud Olmert e Tzipi Livni, destruíram o sector ocidental da cidade, acabando por patrocinar os massacres de Sabra e Chatila. Ou em 1996, quando Shimon Peres, actual presidente israelita, foi responsável pelo massacre de Canan, também no Líbano, e mesmo assim perdeu as eleições parlamentares.

Gaza, ainda assim, será diferente de Sabra e Chatila. Agora, os soldados israelitas sujam mesmo as mãos com o sangue das populações indefesas – salpicando inevitavelmente os hipócritas que os defendem."


Por José Goulão - Le Monde diplomatique

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Dedução de despesas com saude animal em IRS

"Grande parte de nós já nos deparamos com avultadas contas em medicamentos, tratamentos e outras contas para tratar os nossos animais de estimação. Muito se fala em proteger os animais. É obrigatória a sua vacinação e tratamento, trata-se de uma situação de prevenção da saúde publica, mas nenhum dos encargos médicos com os nossos amigos animais podem ser incluídos na declaração do IRS.
Porque acho que deveria ser o contrário, convido-a(o) a assinar esta petição apara posterior envio À Assembleia da República" - Assinar Petição

BIANCA SESIMBRA PRECISA DE AJUDA!

"Atenção Voluntários, Coordenadores do BAA e população em geral:

A Associação Bianca, em Sesimbra, precisa urgentemente de ração!
São muitos cães e consomem 450Kgs de ração seca por semana!!!!
Estão em extrema dificuldade. Ajudem-nos por favor a recolher o mais possível. Os animais agradecem.


Podem contactar:
Ana Duarte - 964423018
sesimbra.bianca@gmail.com"

AAAMOITA SEM RAÇÃO CÃO/GATO

"E-mail da AAAMoita ao Banco Alimentar Animal


"Com a chegada da data de entrega do terreno, ainda temos 19 cães para retirar e muitas outras coisas. Com a falta de canis, pois nos últimos meses muitos cães foram deixados amarrados ao nosso portão, tivemos de dividir à pressa várias boxes. Isso implicou gastar tudo o que tínhamos em material.
Hoje prevíamos trazer os restantes cães, mas o gerador avariou, sem ele não podemos terminar de soldar os canis que faltam para transferir os animais. O arranjo ronda os 100 euros. A Câmara vai começar a demolição esta semana! Como um mal não vem só.... Temos ração para um dia!! Por favor, AJUDEM-NOS COM RAÇÃO!!!
No próximo sábado, dia 10, continuamos a precisar de muita ajuda. Precisamos especialmente de uma carrinha para as coisas mais pesadas."

AAAAM - Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita
Contacto: aaaamoita@gmail.com
URL: http://aaaamoita.com.sapo.pt
Caixa Geral de Depósitos NIB 0035 0579 00699924300-45"

domingo, 4 de janeiro de 2009

Um passo à frente!



"Hoje em dia é reconhecido que a esterilização dos animais deve ser fomentada para evitar o abandono de animais. Aliás, o incentivo à castração é uma das novas competências das Autarquias locais e dos respectivos Centros de recolha oficial de animais.

O Centro Veterinário Municipal de Valongo orgulha-se de ser um dos primeiros (senão o primeiro) dos Centros de recolha de animais a incentivar a esterilização, executando-a de forma gratuita a quem adoptar um animal, desde a sua inauguração no ano de 2004.

Nesta nova e inédita iniciativa, o Centro veterinário Municipal de Valongo, através da cooperação com Médicos veterinários em regime de voluntariado, durante a semana de 26 a 30 de Novembro, executou a esterilização (castração) gratuita de cerca de 250 animais vadios, cães e gatos, retidos em Associações de protecção animal que operam na área metropolitana do Porto.

Estas esterilizações contribuiram para um maior número de adopções e ajudou a evitar a reprodução destes animais, ajudando assim a tarefa destas Associações de protecção animal, que como é do conhecimento geral, passam por algumas dificuldades financeiras.

A esterilização ou castração consiste na remoção por cirurgia, dos ovários no caso das fêmeas, e dos testículos no caso dos machos, evitando que os animais se possam reproduzir, diminuindo o número de vadios e facilitando a sua adopção."