quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Surreal!

Numa via pública em Aveiro, vejo por acaso o cadáver de um cão dentro de um saco plástico, já desfeito pelo vento, o corpo em decomposição...Fico chocada com a imagem, pois não parece tratar-se de um animal vitima de atropelamento e ali deixado, mas sim, ali jogado depois de morto, como se fosse lixo....

Enviei e.mail para os serviços gerais da Câmara Municipal de Aveiro, a solicitar que o canil municipal procedesse ao levantamento do corpo, explicando a situação, sendo que até hoje não obtive resposta.
Ligo para os números de telemóvel existentes no site da autarquia, inerentes ao canil municipal.
Aí, foi o espanto total, de um número reencaminharam-me para outro, supostamente para a pessoa responsável.

Telefono então para o segundo número sugerido, responde-me a pessoa, funcionário do canil em questão, que já se encontrava em casa (logicamente 5 horas da tarde, a "função pública" já não se encontra disponível...) exponho o problema e a resposta foi: ..."mas então não existe por aí alguém capaz de pegar no cão e enterrá-lo num pedaço de terra?"...eu retorqui, incrédula com o que acabara de ouvir e pensando que teria percebido mal, "...mas o animal está morto, em decomposição, no caminho passam por exemplo muitas crianças e acima de tudo estamos perante um caso de saúde pública, não quer o senhor que seja eu a retirar daquele local o animal...vou então ligar para a GNR (SEPNA) para darem eles uma solução à questão, já que não compete ao canil...". O funcionário indica-me a esta altura o número dos serviços de resíduos sólidos e urbanos (serviços de recolha do lixo municipal), mas claro que por aquela hora, não se encontra já ninguém para atender as chamadas...

Agora pergunto eu, não caberá aos canis municipais, esta função?
Deslocar-se-ão os serviços de recolha do lixo propositadamente à zona para recolher o cadáver do animal?

...E enterrar num bocado de terra? Não será da responsabilidade do canil municipal recolher e incinerar o corpo, uma vez que se encontra numa via pública?

Em Lisboa, Sintra, Oeiras, cidades das quais conheço a realidade, são os canis municipais que têm a si agregada esta diligência.

E com tudo isto o corpo do animal ali permanece!...

Sem comentários: