terça-feira, 13 de abril de 2010

"Centenas de pessoas reclamam em Lisboa legislação de protecção dos animais e fim das touradas"

Foto: (c) SÁVIO FERNANDES/GLOBAL IMAGENS (incluída na notícia do JN)

"Centenas de pessoas manifestaram-se este sábado em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa, para exigir ao Governo mais legislação que proteja os animais e o fim das touradas em Portugal. Depois da concentração, os manifestantes seguiram em marcha até à Assembleia da República.

"Tradição não é justificação, é falta de instrução!", "torturar e matar merece castigo" e "já não somos primitivos" eram algumas da frases que se podiam ler em cartazes, enquanto "troque de lugar com os touros" e "todos diferentes, todos animais" eram algumas das opções nas 't-shirts'.

"O que pretendemos dizer ao legislador e ao Governo é que os cidadãos estão muito descontentes com a forma como os animais estão protegidos em Portugal e exigem mais proteção legislativa", afirmou aos jornalistas Rita Silva, presidente da Animal, associação que convocou o protesto.

Maria João Oliveira, uma das manifestantes, que vestia uma camisola onde se podia ler "salva os touros dos toureiros", considerou o protesto "bastante válido": "Os animais não estão protegidos em termos de legislação", disse.

"A evolução da sociedade também se vê pela forma como se tratam os animais", acrescentou, revelando ter tido conhecimento do protesto através das redes sociais.

Já Cristina, presente nas marchas e manifestações há vários anos, disse que em Portugal os animais só têm valor "enquanto património de alguém", reclamando, por isso, mais legislação.

Criticou ainda a recente criação, pelo Ministério da Cultura, de uma Secção de Tauromaquia: "É uma vergonha e uma ofensa".

Depois da concentração, os manifestantes seguiram em marcha até ao Parlamento.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Com Lusa"

In SIC TV

300 (número avançado por alguns meios de comunicação), foram no mínimo os participantes nesta manifestação, é lamentável que os órgãos de comunicação, tenham feito apenas cálculos por baixo, sem se certificarem junto das autoridades, de que os números avançados eram os correctos...lamentável é também o facto de darem nos seus programas noticiosos, destaque a tantos assuntos fúteis e em nada relevantes e terem reservado apenas uns escassos minutos a esta nossa grande manifestação, a maior feita em Portugal, em prol dos direitos dos animais e que tanto me orgulha!

Para saber mais, ver em PPA...

Sem comentários: