sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Animais: dos filmes aos cosméticos.


"Li hoje na Visão um artigo da Time sobre a forma como são tratados os animais em Hollywood durante as filmagens. Será que longe vai o tempo em que um cavalo era vendado e empurrado de um penhasco sobre um lago, de modo a captar-se a imagem de um cowboy montado a saltar para a água? Tal sucedeu em 1939, durante as filmagens do western Jesse James. A indignação foi geral e surgiram novas regras para as gravações com animais.

Recentemente, e apesar dos esforços e acompanhamento da American Humane Association, um dos treinadores abateu um chimpanzé à frente de um supervisor durante a rodagem de Speed Racer, em 2008. Mas há casos de total respeito pelo bem-estar dos animais, como o novo filme de Steven Spielberg, Cavalo de Guerra. E a tecnologia pode dar uma ajuda: Planeta dos Macacos: a Origem foi filmado sem… um único símio.

Também a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) acompanha de perto o bem-estar dos animais, seja frente às câmaras ou noutras situações. Por isso a ONG segue questões tão importantes como testes em animais. Recentemente, a Avon, a Mary Kay e a Estée Lauder passaram a incluir a lista de marcas que fazem testes em animais (a lista pode ser consultada aqui). Esteja atento: na hora de comprar o gel de banho ou o creme facial, não é só o aroma que conta…"

Fonte: Gingko blog.

Sem comentários: