domingo, 30 de setembro de 2007

SOS Animal

Aqui ficam algumas datas das mais variadas acções / campanhas de adopção de animais a realizar nos próximos tempos, com a presença de múltiplas instituições e associações Zoófilas, se quer adoptar um animal não deixe de comparecer, senão, pode sempre ajudar com a contribuição de géneros: ração, cobertores, medicamentos, donativos, etc... NÃO COMPRE, ADOPTE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!



Dia 6 e 7 Outubro 2007: Dia do Animal LPDA na Praça Sony - Parque das Nações (brevemente)


Dia 7 Outubro 2007: Crafts & Design, no Jardim da Estrela - Lisboa (brevemente)






sexta-feira, 28 de setembro de 2007

...

...Uma vez mais numa situação dramática, a questão é: na zona onde vivo existe na rua mais um cão abandonado, neste caso, um cão em muito mau estado (está no limite da vida, no fio da navalha, está tão mas tão magro, apesar de jovem tem o aspecto de cão velho já no final de vida, de tão magro e acabado que está...é um pobre coitado quase sem pêlo algum (embora fosse animal de vasta pelagem) o corpo está coberto de peladas e chagas (feridas abertas que sangram) as orelhas semi - comidas), já pedi ajuda a tudo e a todos... a única resposta positiva que obtive, foi apenas de um grupo de voluntários (Pé ante Pata) que se responsabilizou pela parte relativa aos tratamentos veterinários, o problema é que antes de proceder a esses cuidados tenho que lhe conseguir um local para onde ele voltar...
Não posso permitir que seja abandonado de novo, é tremendamente cruel e não tenho tal coragem... portanto, o cão contínua na rua, doente e à espera de uma alma caridosa e humana que o receba, quanto menos não seja uma família de acolhimento que lhe ofereça a sua casa até lhe conseguirmos encontrar um dono de verdade!

Fica o APELO!!! Escusado será dizer que é URGENTE!

A única foto que tenho dele é esta...tirada há já alguns meses, provavelmente quando foi abandonado, agora está irreconhecível.

Swatch, Taylor, Burton, and Miller Agree: Time to Go Fur-Free

"Swiss watchmaker Swatch, Burton Snowboards, and fashion giants Rebecca Taylor and Nicole Miller have made the compassionate decision never again to use fur in their designs.

After learning from PETA how animals who are killed for their fur are treated, these companies realized that cruelty to animals and fashion just aren’t compatible. In a letter to PETA, Swatch’s Chief Operating Officer Reto J. Stöckli wrote, “Swatch Ltd. and the Swatch Group Ltd. do not want to be associated with cruelty to animals.”

Swatch, Rebecca Taylor, Nicole Miller, and Burton are now part of a growing group of compassionate companies that have adopted fur-free policies, including Calvin Klein,
Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, H&M, Forever 21, J.Crew, Gap Inc., Abercrombie & Fitch, American Eagle, and many others.

Companies are pledging to go fur-free after learning how millions of rabbits, minks, and other fur-bearing animals are subjected to miserable conditions in the name of fashion each year. Animals on fur farms spend their entire lives confined to cramped, filthy wire cages and often go without clean water and veterinary care. At the end of their miserable lives, these animals are killed using the cheapest and cruelest killing methods available, including suffocation, electrocution, gassing, and poisoning.

What You Can Do
Swatch, Rebecca Taylor, Nicole Miller, and Burton have pledged to stop selling fur in favor of
animal-friendly alternatives, but unfortunately, many others in the clothing industry have yet to make this promise.

Burberry may be best known for its distinctive plaid, but its use of real fur is making the design house synonymous with cruelty to animals. The company knows about the suffering that goes into every fur-trimmed coat, hat, and bag, yet it continues to use fur in its designs.

Please tell Burberry that there is no excuse for continuing to use dead, tortured animals in its designs."

PETA

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Campanha “Touradas. Não vás, não vejas, não mates”

"• 30 de Setembro • 17h • Alameda Dom Afonso Henriques • Lisboa •
Em nome do entretenimento e da tradição, todos os anos realizam-se em Portugal centenas de corridas de touros onde milhares de touros são torturados e por fim mortos.
Por detrás dos trajes e das rotinas, esconde-se a arte do ódio e da morte, do desrespeito e da insensibilidade. O carácter de tradição ou de arte não justificam, no séc. XXI, a tortura e morte de um ser que tem a capacidade de sentir e sofrer, tal como os humanos.
O entretenimento de um povo é essencial mas não deve e não pode estar associado à tortura de um indivíduo que nele não deseja participar.O sofrimento não pode fazer parte das nossas tradições. Por isso, a Associação Acção Animal iniciou este ano uma campanha de sensibilização pelo boicote às corridas de touros em Portugal. Esta campanha está a ser concretizada em duas frentes com objectivos distintos.
A primeira, uma forte campanha publicitária que recorreu à ironia para expôr a incompatibilidade da continuação da existência de touradas num país que se quer mostrar civilizado e desenvolvido. No filme realizado é provocada a comparação entre uma tourada e a tortura de uma pessoa que é apedrejada por uma multidão em fúria.
Afirmamos desta forma que não é coerente ser contra uma forma brutal de sofrimento e morte mas não acabar com a outra. Esta campanha tem tido uma óptima aceitação na internet, com o vídeo da campanha a ser visto mais de 30.000 vezes, contrastando com as várias recusas de exibição dos vários formatos tanto na imprensa como nas televisões.
O vídeo pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?v=EzQ_NBV5Z4g
Outros formatos publicitários (incluindo o panfleto da campanha) podem ser vistos em: http://picasaweb.google.com/accaoanimal/AcOAnimalAntiTouradas
Complementando esta campanha publicitária e em colaboração com a Wresling Portugal e a Associação GAIA, será realizado um evento pelo boicote às touradas no próximo dia 30 de Setembro pelas 17h na Alameda D. Afonso Henriques (Metro Alameda).
Neste evento vários activistas irão aplaudir, vaiar e emocionar-se de uma forma original com o combate de luta livre o que certamente irá atrair a presença de muitos curiosos e seguidores fieís deste tipo de entretenimento.
Queremos com isto cumprir dois objectivos de extrema relevância, 1) o de chamar a atenção às pessoas, principalmente aquelas que vão às touradas ou que conhecem alguém que vai, que as touradas são eventos que, em nome do entretenimento, promovem o sofrimento, a tortura e a morte dos touros; e 2) o de pedir a quem rodeia estes aficionados que mostrem iniciativa para ir com estes a outros eventos desportivos ou lúdicos, mas que não provoquem a morte e sofrimento de animais. Desta forma, a luta livre é mostrada aqui como uma alternativa à tourada, tal como outros tipos entretenimento.
Porque todos unidos temos mais força, convidamos todas as pessoas, grupos e associações que se identificam com a oposição às touradas a estarem presentes neste evento.
Se possível, pedimos que tragam roupa preta ou escura e que tragam uma flor à vossa escolha.
Perceberão porque durante o evento.Para além da simples presença é necessária a coloboração noutras acções e manifestações. Os interessados em participar futuramente devem enviar os seus dados para geral@accaoanimal.com.
Saudações amigas,
Mécia Bento
Direcção Acção Animal
Pelo direito à vida Animal"

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Sociedade Protectora dos Animais acusa Câmara de promover «caça às bruxas»

"A presidente da Sociedade Protectora dos Animais (SPA), Ermelinda Martins, acusou hoje a Câmara do Porto de promover uma «caça às bruxas» para retirar os cães perigosos dos bairros municipais, baseando-se numa postura que «não respeita a lei geral».

«Isto é uma ilegalidade. A lei permite ter um máximo de três animais em casa e, mesmo animais potencialmente perigosos, podem estar em casa desde que sejam cumpridos determinados requisitos», afirmou Ermelinda Martins, em declarações à Lusa.
Segundo a presidente da SPA/Porto, entre esses requisitos, destacam-se a obrigatoriedade dos animais potencialmente perigosos terem um chip identificativo e possuírem seguro, sendo ainda obrigatório que o proprietário não tenha cadastro criminal.
«A postura municipal não respeita a lei geral, obrigando a sair das habitações dos bairros camarários todos os cães potencialmente perigosos, sob pena dos seus proprietários serem despejados», denunciou.


Em causa, está a nova postura municipal do Porto sobre a permanência de cães potencialmente perigosos nas habitações municipais, em vigor desde Julho.
As raças de cães potencialmente perigosas são o cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pit bull terrier, o rottweiller, o staffordshire terrier americano, o staffordshire bull terrier e o tosa inu.

Postura de «caça às bruxas»
A nova postura, além de manter a anterior proibição de alojamento temporário ou permanente de animais perigosos ou potencialmente perigosos, também passou a proibir a circulação e permanência destes animais nas áreas comuns dos bairros municipais.
Para cumprir esta postura, a autarquia lançou uma campanha em que apela aos cidadãos para denunciarem casos que conheçam de animais perigosos nos bairros camarários.
«Isto é uma autêntica caça às bruxas, até arrepia», afirmou a presidente da SPA/Porto, que considerou «muito agressiva» a actuação da empresa municipal Domus Social, que gere os bairros camarários.


Segundo Ermelinda Martins, «à custa de tentar acabar com os animais perigosos que os traficantes de droga usam como armas, a câmara está a retirar todos os animais dos bairros municipais, mesmo os que se encontram legais, porque as pessoas ficam com medo de serem despejadas das suas casas se não se livrarem dos animais».
A presidente da SPA/Porto citou um caso recente ocorrido com o dono de uma cadela rotweiller com seis anos, companheira de brincadeiras da filha do proprietário, com três anos, que foi dada para adopção por receio de ver a família despejada da sua casa.

«O animal tem seguro, está dentro da lei, não há razão nenhuma para separar este cão da menina que ele viu nascer e acompanha desde essa altura sem ter criado qualquer problema até hoje», frisou.

A Câmara do Porto possui cerca de 14 mil habitações distribuídas por 48 bairros municipais, onde - segundo um levantamento feito pela Domus Social - foram detectados 117 cães das sete raças consideradas potencialmente perigosas.
Na sequência da entrada em vigor da nova postura municipal, a autarquia já admitiu que um número significativo destes animais foi retirado dos bairros municipais.

Com Lusa"

...Um passeio que se tornou num pesadelo.

Este último fim de semana numa distância de alguns quilómetros, passei sem exagero por cerca de 14 cães abandonados. Fiquei chocada, foi triste e inacreditável, falamos realmente de uma calamidade esta que se vive no nosso país, a do abandono irresponsável de animais...

Passo a informar a quem possa fazer algo, talvez porque vive por essas zonas e tenha a possibilidade de alguma forma auxiliar estes cães.


Os primeiros 5 (um deles pequeno e preto, em muito mau estado, mancava de uma pata e corria desorientado por meio de ruas estreitas e movimentadas) que vi, foi em Cascais , numa localidade chamada de "Zambujeiro", junto a Alcabideche - Cascais Shopping (zona de moradias e vivendas).

Mais tarde e já na estrada N9, na direcção Estoril - Sintra, observo num "descampado" (após a zona industrial) do lado direito da via e perto da rotunda (junto ao horto - venda de plantas) 6 animais castanhos, muito encolhidos de frio nas terras desse local, área muito perigosa, tendo em conta a proximidade com a via automóvel...E por fim e para me deixar bem "arrasada", quando chego ao cruzamento do Cacém (mesmo perto do supermercado LDL) vejo outros 4 cães... Não sei como explicar os sentimentos que levei para casa nesse dia, foi um misto de revolta, enorme frustração, incapacidade e muita angustia...

Enfim, vergonha de viver num país, que sem grande peso na consciência abandona de forma quase impune as suas crianças, os seus idosos e de forma mais cruel e serena os seus animais...
Bem vindos ao terceiro mundo!

"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo."
Olympia Salete

(Foto de Dirceu Garcia Garcia Junior )

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Realidades escandalosas dos canis municipais do nosso país!....

..."Normalmente o canil municipal não retira animais às pessoas sem permissão dos donos. Eles são chamados pela vizinhança, habitualmente, em situações de insalubridade - ou seja, situações em que a falta de higiene e de cuidado com os animais ponha em risco a de outras pessoas. Nestas situações não há intervenção da polícia, porque as ordens de tribunal para captura de animais levam muito tempo. O que acontece é que os funcionários falam com o dono e tentam persuadi-lo a entregar de livre vontade os seus animais (o que estranhamente até acontece). Existem pessoas que têm em casa 40 gatos, outras que têm cães com que não se preocupam e não vigiam nem tratam, e nessas situações é que isto infelizmente acontece.
No Canil Municipal há poucas situações em que os animais são abatidos, e isto (infelizmente é verdade porque a injecção letal é mais cara para o estado que a alimentação dos cães, e só se pensa nisso quando uma despesa cobre a outra!!!) acontece quando: há doença que cause sofrimento ao animal; há doença que economicamente não compense tratar (isto arrepia); quando é decidido que o animal representa ameaça para a população(não sei quem decide); quando há grande número de animais e não há espaço(indigno mas infelizmente real em período de férias).A razão porque sei disto é porque tenho falado com responsáveis pelo canil. Inclusive andam a tentar fazer obras para tornar aquilo mais "habitável" mas a camara NÃO INVESTE!!!
Outra situação deplorável é a do canil de Setúbal, onde vou sempre à procura da Zara, que fugiu este fim-de-semana, como devem saber. A situação é idêntica - mas sabem quantas jaulas têm? OITO apenas e seis GAIOLAS enferrujadas. Os animais não são vistos nem alimentados de sexta a segunda porque não está lá ninguém, ficam às escuras, bebés e tudo. A CÂMARA NÃO DÁ DINHEIRO!!! Site com fotos? Nada...Estas coisas são uma miséria. Aceito sugestões."

4 de Outubro: Um Dia Para Relembrar Todos os Animais!

"Bom dia!

Aproxima-se o Dia Mundial do Animal. Normalmente, as celebrações deste dia centram-se nos animais de companhia. Contudo, além dos cães e dos gatos, há muitas outras espécies de animais que também sofrem diariamente e que também necessitam urgentemente de ajuda.

Por exemplo:

Os porcos, as vacas, as galinhas, os peixes e outros animais utilizados pela indústria alimentar.
Os ursos, os felinos, os elefantes, os golfinhos e outros animais explorados por circos ou parques zoológicos.
Os touros massacrados em touradas.
Os primatas, os coelhos, os ratos e outras cobaias utilizados para os mais diversos fins em laboratórios de experimentação animal.
As raposas, os furões, as focas, as chinchilas e outros animais mortos pela sua pele.

No Dia Mundial do Animal, assuma o compromisso de procurar ajudar activamente todos os animais sencientes!

Ajude a despertar consciências e ofereça um poster/postal de defesa dos animais e um folheto de sensibilização aos seus amigos ou familiares.

Encoraje as pessoas a reflectirem sobre a forma como se relacionam com os outros animais.

Para o ajudar a sensibilizar e informar aqueles que estão mais perto de si, por cada conjunto de Posters/Postais Pelos Animais que encomendar, a Associação Pelos Animais oferecerá um conjunto de folhetos educativos "Animais Como Nós".

Seja activo na defesa dos animais! Não só no dia 4 de Outubro, mas todos os dias do ano.

Seja a voz daqueles que sofrem em silêncio e na sombra das nossas sociedades.

Seja a voz daqueles que não podem falar por eles.

Pelos animais,

Associação Pelos Animais"

...E já agora não deixem de visitar o Blog: Norte e Estrela (que ternurinhas...)

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Não deixes de apoiar, assinar e divulgar!

" Visite e Apoie: ManifestoANIMAL.org, Pelo Fim dos Crimes Sem Castigo



A ANIMAL está a desenvolver a Campanha "Manifesto ANIMAL, Pelo Fim dos Crimes Sem Castigo", em defesa da aprovação e implementação em Portugal de uma nova lei de protecção dos animais, que assuma a forma de um Código de Protecção dos Animais, para tornar a protecção legislativa dos animais em Portugal mais moderna, eficaz, progressista e justa. Clique aqui para visitar o site de campanha ManifestoANIMAL.org e para dar o seu contributo para que os objectivos desta sejam conseguidos."


"ANIMAL avança com grande campanha para implementar em Portugal uma nova e moderna lei de protecção dos animais


Inquérito Nacional “Valores e Atitudes face à Protecção dos Animais em Portugal” CIES/ISCTE/Metris GfK mostra que a maioria esmagadora dos Portugueses considera ser “importante” ou “muito importante” haver uma nova lei que proteja todos os animais em Portugal e que a implementação desta é “urgente” ou “muito urgente”


Primeiro Santuário para Animais em Portugal está a começar a ser estabelecido pela ANIMAL na região de Lisboa"


Ass. Animal

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A "Peta" está a desenvolver campanhas de "Controle de Natalidade Animal"...

...Que me parece ser a solução para combater o excesso de população de animais domésticos no mundo... E consequente abandono!
Para mais informações consulte: ABC Peta Animal Birth Control





segunda-feira, 17 de setembro de 2007

...por uma existência sem correntes!



Divagações

..."Assim como os ossos, carne, intestinos e vasos sanguíneos estão encerrados numa pele que torna a visão do homem suportável, também as agitações e paixões da alma estão envolvidas pela vaidade; esta é a pele da alma."...




Friederich Nietzsche (Um dos meus pensadores favoritos)
Foto:(c) Carlos Pereira

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

AAAAMOITA APELA POR COMIDA PARA OS SEUS ANIMAIS

"Amigos,
É com bastante desespero que vos escrevo a apelar á vossa compaixão e ajuda.
A RAÇÃO na Associação dos Animais Abandonados da Moita, em Alhos Vedros, ACABOU DE VEZ!!!!!!!
NÃO TEMOS VOLUNTÁRIOS SUFICIENTES SOMOS SÓ 3 PARA 7 DIAS E NÃO TEMOS CAMPANHAS DE RECOLHAS DE DONATIVOS :(
Temos ração suficiente apenas para 3/4 DIAS
SERÁ QUE NOS PODEM AJUDAR?
0035 0579 00699924300 45 PARA RAÇÃO
OBRIGADA
VEJAM OS CONTACTOS NO APELO QUE REENVIO:
Sílvia Almeida(Quinta do Conde)

Uma lição de vida para todos nós!!!

"Veja porque uma imagem vale mais do que mil palavras.

Gratidão – Sentimentos dos animais... E ainda existem pessoas que acham que os animais não têm nada para nos ensinar...

A foto mostra uma cadela Doberman lambendo um bombeiro exausto.Ele tinha acabado de salvá-la de um incêndio em sua casa, resgatando-a e levando-a para o relvado da frente.Ela estava prenha. O bombeiro teve medo dela no início, pois nunca antes ele tinha resgatado um Doberman.Quando finalmente o fogo foi extinto, o bombeiro sentou-se na relva para recuperar o fôlego e descansar.Um fotógrafo do jornal "The Observer", notou a Doberman olhando para o bombeiro. Ele viu-a andar na direcção dele e interrogou-se sobre o que a cachorra iria fazer.Enquanto o fotógrafo levantava a câmara, ela aproximou-se do bombeiro que lhe tinha salvo a vida e a dos seus filhos...... e beijou-o."

terça-feira, 11 de setembro de 2007

...Ainda com alguma esperança...

Deparo-me uma vez mais com a situação de quase desespero ao tentar salvar dois animais que apareceram há já uns meses pela zona onde vivo (entre Oeiras e Sintra), pois é, preciso de ajuda para as auxiliar, falo de duas cadelas uma ainda jovem (a branca malhada) extremamente magra (literalmente pele e ossos), com alguma "lesões" na pele e talvez infecção numa das vistas...este animal está numa situação de muita fragilidade, muito debilitada...no limite das suas forças, por se encontrar em tal estado, receio que não aguente na rua o Inverno que se avizinha.



Julgo que terá já nascido na rua, pois não permite o contacto com seres humanos, não me foi possível ainda tocar-lhe e quando consigo dar-lhe de comer tenho que me afastar da comida para que ela se aproxime.

A outra é castanha, parece já ter alguma idade, apareceu há cerca de 2 semanas, é muito dócil e persegue toda a gente, talvez na esperança de encontrar o dono...dorme no parque no meio de ervas secas.


Assim sendo, procuro alguém que me ajude a encontrar quem as possa adoptar, família de acolhimento ou alguma instituição capaz de as receber, eu não posso pois já tenho outros cães e não me é permitido... Há já algum tempo que tento sem sucesso encontrar uma solução, portanto aqui fica o apelo, se alguém tiver a possibilidade de fazer algo por estes animais, deixe aqui (comentários) a referência desse interesse.


Obrigada!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007


FOUR PAWS campaign against the dog mafia

..." Today, FOUR PAWS starts an international campaign against the illegal trade in puppies. The trade in puppies has increased enormously in the past few years, and the supply of young dogs from Eastern Europe is currently far greater than the demand.
Tourists from Austria, Germany or the Netherlands are willing to buy cheap, far too young puppies at the numerous dog markets in Hungary and other Eastern European countries.In addition, the unscrupulous business with animals imported from Hungary and other countries is flourishing in Austria, Germany, Switzerland and the Netherlands.
Here, the puppies are sold via newspaper advertisements, in dubious shops, in private flats or directly from car boots. Very often, animal lovers buy these dogs out of sympathy – without knowing that this makes them responsible for the future breeding of more dogs.The animals neither have been appropriately inoculated nor have they been wormed. Therefore, they easily become sick. As the puppies are taken from their mothers when they are far too young, they often develop behavioural disturbances and many of them do not survive.
FOUR PAWS wants to thwart the unscrupulous trade in puppies.
Take part!
Support our protest and sign our online petition
Thank you for your support!
Your FOUR PAWS team
FOUR PAWS

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Diário de um mundo cruel!...

"Amigos

O Assis estava com uma pata em ferida há dois meses. É um cãozinho que nunca deixou ninguem tocar-lhe, já nasceu na rua. Demorámos 2 meses a capturá-lo. Foi uma tarefa muito dificil, após várias tentativas ele ia fugindo pelo canavial, pela serra e desaparecia.




Esse dia foi uma dia felz, não só porque o conseguimos agarrar, depois de vários tranquilizantes na comida, como soubemos que a sua pata tinha salvação!

No entanto, chegaram os resultados da análises, tem tudo, quase tudo, babesia, herliquia e leshmanie e problemas de figado.. Vamos tratá-lo com todo o respeito que ele merece.



É jovem, muito assustado, mas muito meigo, no 1º. mês teve de ser dopado diariamente para lhe fazermos o penso. Agora é um pouquinho mais fácil. Já tem um colar e assim é apanhado por tràs.
Deitamo-lo e depois deixa fazer tudo, sempre em pânico. É um amor.

Precisamos de padrinhos, de Vibramicina ou Ronaxan e Glucantime.

Apadrinhe este animal a quem demos nome de santo, ele tem medo dos humanos, e tem razão para isso.

Apetece abraçá-lo vezes sem conta, os seus olhos são muito tristes.
Divulgue por favor.

O brigada

Ana Duarte
Sesimbra, 5 de Setembro de 2007

Ana Duarte 964423018

Rosa Zegre 969174268

Françoise 968132815

"O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridiculo – Émile Zola""


segunda-feira, 3 de setembro de 2007

35 animais de Courelas da Brava - Urgente

"Amigos
Como tenho vindo a comunicar os 35 animais de Courelas da Brava com adopção muito urgente continuam sem solução. Apenas um foi adoptado.
A situação está em ponto de desespero. Junto fotos de 5 animais, dos 35, e respectivas histórias de vida.
Por favor divulguem.
Se não forem adoptados até ao dia da sentença serão abatidos.

Obrigada

3 de Setembro de 2007

Ana Duarte


Julio - Foi encontrado junto ao carro da actual dona, D. Maria José, com as orelhas e a cauda a sangrar, por terem sido cortadas à tesoura, como confirmou o veterinário. Tremia de medo, febre e de dor. Estava muito assustado e tentava chegar ás orelhas e à cauda com as patas desesperadamente. Estava em Pânico. Tem +- 20 kg, porte médio grande, cerca de 4 anos e muito meigo.






Vivi Estava em trabalho de parto sem conseguir ter as crias, já mortas dentro dela.. Estava num buraco na berma de uma estrada. Já quase não tinha forças para se mexer. Foi oprada ficando logo esterilizada. Tem +- 4 anos, pesa cerca de 15kg, é muito meiga, brincalhona e dá-se bem com todos os animais.





Mimosa Encontrada pela D. Maria José, num estacionamento muito magra, desidratada e sem poder andar. Tinha esgana, ficou com sequelas, tem um tique na pata direita frontal. Tinha um arame ao pescoço que o cortou e estava a sangrar, estava tambem coberta de lama. É muito meiga, tem +- 20 kilos, cerca de 5 anos. Dá-se bem com outras fêmeas.

Lisa Perduraram-na ao portão da D. Maria José, dentro de um saco. Estava inconsciente, teve de ser reanimada com massagens cardiacas e tinha queimaduras de cigarro na barriga. Tem +- 30 kilos, muito viva, meiga e brincalhona, tem +- 3 anos, dá-se bem com machos e alguams fêmeas.





Speed Encontrada amarrada a uma arvore, com meio metro de corda. Estava ensopada de água e a tremer. Fazia muito frio e estava à chuva. Era inverno estava com uma pneumonia. Demorou a recuperar. Tem +- 15 kilos, Muito viva, brincalhona e muito meiga. Tem +- 4 anos. Dà-se bem com outras fêmeas."