terça-feira, 25 de novembro de 2008

Proteste contra a construção de Biotério na Azambuja

Foto: (c) António Araújo


"
A Acção Animal inicia hoje uma campanha contra o novo Biotério Central da Azambuja, que terá uma capacidade de 20 000 a 25 000 animais que serão vendidos a universidades, institutos de investigação e empresas farmacêuticas. Custará 36 milhões de euros, dos quais 27 milhões são provenientes dos impostos pagos por todos. Este dinheiro deve ser investido na investigação e implementação de novas alternativas e não no atraso da ciência.


Tendo em conta a ausência de ética e ineficácia existente na experimentação em animais, por favor não deixe de mostrar a sua indignação contra a construção do biotério, transmitindo a mensagem sugerida abaixo, por e-mail para geral@cm-azambuja.pt com cópia para geral@accaoanimal.com, por fax 263 401 271 ou por telefene 263 400 400.


Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Azambuja,
Dr. Joaquim António Ramos

Tive conhecimento, através da comunicação social, das intenções de V. Exa. em ceder terrenos da autarquia para a construção de um biotério projectado pela Fundação Champalimaud, Fundação Calouste Gulbenkian e Universidade de Lisboa. - Por saber que 92% das drogas consideradas seguras em cobaias não o são em humanos, não havendo qualquer informação sobre drogas eventualmente seguras em humanos que falharam os testes em animais (FDA, 2004); - Por ter conhecimento que Bruxelas propôs um conjunto de alterações para rever a directiva 86/609/EEC. Segundo o Eurogroup for Animals, desde 1986 foram encontradas novas metodologias científicas, aumentaram as diferenças legislativas entre os países e subiu o tom de crítica dos cidadãos europeus em relação aos testes em animais; - Por me preocupar com o facto de medicamentos considerados seguros após experimentação animal se vieram a revelar perigosos ou mesmo letais, quando usados em pacientes humanos, como aconteceu já diversas vezes (por exemplo o medicamento Vioxx, usado para combater o reumatismo em 2004 causou 27 785 ataques cardíacos, dos quais 6 946 fatais); - Por considerar a experimentação animal uma prática inaceitável em termos éticos, - Por estar ciente que o trabalho em investigação biomédica é altamente especializado e consequentemente não terá impacto significativo na taxa de empregabilidade dentro do município; - Por me indignar o facto de mais de 38 000 animais terem sido usados para fins científicos em Portugal no ano de 2007 (DGV, 2008); - Por considerar a experimentação animal uma prática questionável em termos éticos, - Por considerar que as entidades governamentais portuguesas não devem compactuar com a construção desnecessária e imoral de um biotério com fins comerciais em território nacional; Venho por este meio, solicitar-lhe que reconsidere a sua decisão de ceder os terrenos da Câmara Municipal da Azambuja para este fim,

Com os melhores cumprimentos,
Nome completo
Localidade
Data"


Acção Animal
geral@accaoanimal.com
www.accaoanimal.com

Pelo direito à vida Animal

In Defence of Animal Rights

Sem comentários: