quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Tudo ainda não aconteceu"

Foto: (c) Humberto Ramos


"Timor é um acto falhado. Basicamente, é o que nos diz este texto, que achei interessantíssimo, e que o jornal Publico mostra hoje.Este é um texto urgente, uma lição para todos.

Com a distância que a passagem do tempo permite, aí está uma dura análise da realidade de um país com que sonhámos, em tempos, e durante tanto tempo. Hoje, a ideia com que fico é que Timor implodiu. Militares e políticos falharam redondamente, sucumbindo a interesses mais ou menos confessáveis, mais ou menos suspeitos, mais ou menos ingénuos, tentações várias, a começar pela tentação da cobardia, da acomodação, da incúria. Fica o embaraço, a pergunta perante aquilo que Timor é, e sobretudo aquilo que Timor nunca será afinal: como foi possível. E o que falhou.

Falhou tudo, parece.

Quando me lembro da recepção a Xanana em Lisboa, as ruas cheias, um Portugal comovido, sempre à beira das lágrimas. Quando me lembro de anos de esperanças, pequenas vitórias, grandes indignações, massacres, Lusitânia Expresso, Nações Unidas, Nobel da Paz e agora isto....

Um país não pode ser só marketing politico e diplomático. Não se inventa uma identidade nacional. Um Mandela timorense afinal nunca apareceu. Timor parece um mar estagnado de equívocos, omissões graves de vária ordem, engodos agora revelados. Uma grande e dolorosa mentira. Uma injustiça perene. Uma lástima."

Pedro Ribeiro


Sem comentários: