quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comunicado da Nestlé/Purina - experiências em animais?...

Após ter recebido a informação de que a Nestlé/Purina (ração para animais), testava os seus produtos em animais e que submetendo estes a um possível sofrimento, não fazia sentido promover acções / campanhas de ajuda a animais abandonados, porque o sofrimento de uns não justifica a felicidade de outros...e portanto pedi à empresa um esclarecimento sobre este assunto, porque sendo uma multinacional com consciência social, e a ser verdade, tudo isto não passaria de manobras de marketing.

Para meu espanto e mesmo surpresa, a empresa não se colocou em cima do seu pedestal de grande multinacional e enviou-me um comunicado que visa o esclarecimento pretendido, fica-me a tranquilidade de tudo ser efectuado sobre a vigência da lei Suíça, que é bastante rigorosa no que à protecção dos direitos dos animais diz respeito, mas deixa-me inquieta o facto de contudo estes testes serem efectuados...

O comunicado da Nestlé/Purina:

"
Declaração sobre
A Posição da Nestlé relativamente a
Experimentação Animal

No desenvolvimento de produtos alimentares para consumo humano, a Nestlé faz uso limitado de experimentação em animais, conduzido sobre a autoridade e a responsabilidade do Centro de Pesquisa Nestlé (NRC – Nestlé Research Center), situado cerca de Lausanne, na Suíça. Estes testes, que lidam com a segurança alimentar, alergias, imunologia e nutrição, são parcialmente mandatórios de acordo com a legislação suíça e/ou internacional.

Os testes são levados a cabo no estrito cumprimento da Lei Suíça, uma das mais restritivas do mundo. Nenhum teste pode ser levado a cabo sem a prévia aprovação de um comité independente, nomeado pelas autoridades. Esse comité é presidido pelo cirurgião veterinário cantonal e inclui representantes de associações de protecção dos animais.

O número total de animais usados nos testes (quase exclusivamente ratazanas e ratos, bem como alguns hamsters e porcos) decaiu significativamente durante os últimos anos devido à implementação da política “Triple R” (Reduce, Refine, Replace) pela estrutura de investigação da Nestlé. No entanto, não será possível no futuro eliminar completamente a experimentação animal na pesquisa alimentar.

Na área de Petfood, os investigadores da Nestlé Purina PetCare focam a sua pesquisa na nutrição e saúde dos animais de companhia. Em diversos locais por todo o mundo, novas dietas são testadas (também pela sua palatibilidade) nas espécies a que se destinam (cães e gatos), usando exclusivamente procedimentos não-invasivos. Novos produtos são igualmente desenvolvidos, respondendo a problemas de saúde dos animais de companhia como a saúde do tracto urinário dos felinos, obesidade, bolas de pelo, diabetes, alergias alimentares e saúde oral.

A Nestlé Purina PetCare não apoia nem utiliza quaisquer procedimentos invasivos que possam causar sofrimento a gatos ou cães, nem participa em qualquer pesquisa que requeira a indução de doença ou eutanásia de cães ou gatos.
A estatística tem demonstrado que os gatos e cães criados em instalações da Nestlé Purina PetCare vivem mais tempo do que a média dos indivíduos das respectivas espécies/raças."...

Para mais informações contactar a Nestlé/Purina através do e.mail: faleconnosco@pt.nestle.com – ou se preferir, Serviço de Informação Nestlé Purina 800 207 139, nos dias úteis entre as 8:30 e as 18:30.

Pode ainda saber de mais marcas de empresas, que testam produtos em animais, aqui:

Animal Rights Africa.org


A.P.A.C. - Associação Protectora de Animais do Cadaval


ou Centro Vegetariano

Sem comentários: