quarta-feira, 5 de agosto de 2009

...Mas não há ninguém capaz de agir, perante tanta arrogância!?

"Olá a todos os que se importam! Vimos dar conhecimento da resposta da Câmara Municipal da Guarda ao pedido de esclarecimento da Anvetem no seguimento de uma exposição escrita por email da Engenheira Zootecnica daquele Canil.

Esta resposta parece ter sido suficiente para demover a disponibilidade da Anvetem para um esclarecimento mais aprofundado
sobre o assunto. Parece ter sido suficiente para eles. Não queremos
pensar que seja porque o Director Técnico deste Canil, o Veterinário
Municipal, faz parte da Anvetem. Queremos antes pensar que não estão é para se chatear com o bem estar do cãozinho e do gatinho, como já
estamos habituados.

Será que é só a nós que esta resposta parece uma piada? Será que o
esclarecimento (fraco) que utilizaram invalida a possibilidade de que seja verdade o que a Engenheira diz ter visto e ver todos os dias no seu local de trabalho? Não nos parece.

Eles dizem:

- O Canil Municipal da Guarda encontra-se devidamente licenciado como CRO - Centro de Recolha Oficial, pela entidade competente (DGV);

Se se encontra devidamente licenciado calculamos que os cães não
estejam submetidos a temperaturas negativas no Inverno. Calculamos que os tratadores não lavem as boxes à mangueirada com os cães
(suficientemente socializados para serem acarinhados por crianças em
visitas de estudo mas não para se retirarem das boxes para estas serem higienizadas) lá dentro, permanecendo estes molhados (sejam adultos ou cachorros) submetidos a temperaturas negativas. Calculamos então que as lâmpadas de infravermelhos são ligadas e que a maioria não está partida e que não há ordem da Câmara para permanecerem desligadas para cortar no orçamento. Se está licenciado então tudo isto que presencia quem lá vai não passa de uma ilusão óptica. Isto são pequenos exemplos... haverá mais. Quem não acredita tem bom remédio. Vão lá ver e com sorte são recebidos pela competência e boa educação que os tratadores aprenderam nas tantas formações que frequentaram. Não sei se ficámos mais descansadas com este esclarecimento ou se começámos a pôr em questão a DGV.

- Possui um Director Técnico - Médico Veterinário Municipal;

Pois possui. Mas infelizmente este Senhor é da opinião que assim as
coisas estão bem e opiniões individuais não se discutem, certo? E o
facto de este Senhor existir justifica de imediato que as palavras da Engenheira (que ao contrário deste Senhor está lá de segunda a sexta em horário completo de trabalho) são descabidas?

- Encontra-se dotado de pessoal qualificado para o efeito (com
frequência de acções de formação continuada, nomeadamente, tratador e captura de animais (ministrado pela DGV) e HST;

Basta um pequeno contacto com os tais tratadores para percebermos a
qualidade e quantidade de formações que receberam. Basta um telefonema para o Canil. Basta ir à Câmara para terem conhecimento do número de queixas escritas de munícipes chocados com o tratamento que estes dão aos animais e aos próprios munícipes ou ao número de abaixo assinados a população descontente. Ou talvez não sirva de nada porque estas queixas NUNCA TIVERAM RESPOSTA por isso o mais certo é "não existirem". Mas se a DGV qualificou tão bem este pessoal ... quem é a população para se queixar. Quem são os donos dos animais capturados para refilar? Quem são os potenciais adoptantes para abrir a boca? Era o que faltava. Neste município as coisas funcionam assim.


- Relativamente às declarações enunciadas pela Srª Eng. Zootécnica
Gabriela Lopes, técnica contratada por esta Câmara Municipal, não
correspondem à verdade;


Claro que não. Ela arriscou o seu posto de trabalho porque quer férias mais cedo. E ela, ao contrário dos senhores destacadas do serviço de "recolha de lixo" para a captura e tratamento de animais, não tem qualquer formação de qualidade. Pelo menos da qualidade que lhes convém... Já estamos todos a ver no que isto vai dar. Esta Senhora vai ser destacada para outro serviço onde não possa continuar a questionar a incompetência humana e o Canil será um inferno mas fechado à população para que ninguém possa questionar. É o que falta. E já agora... esta afirmação baseia-se em quê? Foi uma resposta imediata a um email que os fez sentir-se atacados? Não tiveram tempo de fazer averiguações? Quem responde, aposto que nem nunca pôs os pés no Canil Municipal. É tão fácil dizer que é mentira... é tão fácil não acreditar que o seja. Deixa-se ao critério de cada mente iluminada.

- São opiniões isoladas de carácter individual, sem qualquer
autorização desta Câmara Municipal.

A sério? Não será essa opinião partilhada por muitos munícipes?
Sugerimos que se faça contagem das queixas escritas que deram entrada na Câmara. Sem autorização da Câmara? Ficávamos surpreendidas de dessem autorização para admitir incompetência. Se fosse para lisonjear davam a cara num segundo e admitiam que realmente é tudo a mais pura das verdades pois quem lá está todos os dias é que vê e sabe o que diz.

- Pensamos ter contribuído para o esclarecimento da situação.

Estamos deveras esclarecidos! Vocês não?

Já percebemos que isto não vai a lado nenhum. Já percebemos que as
coisas são abafadas quando não interessam. Já percebemos que vai haver uma retaliação para quem falou. Quando esta Engenheira sair do seu posto de trabalho terão a confirmação da veracidade das suas palavras!

Esta resposta envergonha o município, envergonha esta cidade, os seus representantes e as pessoas que engolem este tipo de esclarecimentos.

Será que a única resolução para este problema é política? Então temos
bom remédio. Todos temos uma voz e não precisamos gritar por quem não nos quer ouvir. Somos muitos e se já provámos que a união move montanhas quando queremos ajudar só temos que encarar a necessidade de mudança como uma outra forma de ajudar... mas desta vez em grande escala.

Aguardamos uma resposta mais esclarecedora e esperamos pelo regresso
da Engenheira para sabermos se o Rico continua para adopção ou foi
abatido já que um dos bem formados "tratadores" nos respondeu que não sabe qual é o Rico, que há lá muitos cães grandes castanhos e todos os dias entram muitos. Pois claro!

Para os que têm duvidas não sigam o exemplo da Anvetem e façam uma
visita na ausência da Engenheira.

Façam o que nenhum dos Senhores com poder de fazer mudanças se lembrou de fazer... vejam o comportamento daqueles animais na presença dos bem formados "tratadores". O facto de eles estarem aterrorizados enrolados num canto da boxe, de terem medo da mangueira, de fazerem chichi pelas patas abaixo quando eles passam não nos parece fingido... mas quem sabe!!! Se calhar são opiniões individuais dos animais, que não que alguém coloque em risco o seu local de trabalho, o seu cargo, só para se divertir ou chamar as atenções sobre si.... sim, porque depois disto, a Eng.ª correspondem à verdade e não são autorizadas por esta Câmara."

...Mais uma situação, muito mal explicada, sim porque não me parece que alguém arrisque o seu posto de trabalho, por brincadeira ou para chamar até si as atenções...a Engª Zootecnica deste canil, ou será dispensada ou afastada das funções que exerce naquele local...estamos em Portugal, meus senhores!


É inacreditável, que não exista uma autoridade, tipo a "ASAE", "isenta" que investigue estas situações (de preferência, internacional, claro...), sim, porque a DGV, o que faz é muito pouco, ou vai camuflando as questões...É inacreditável a prepotência dos autarcas e funcionários das autarquias, patentes nas nossas cidades...tendo em conta as suas atitudes para com os seus próprios munícipes...mas a culpa é nossa, somos nós que os elegemos!


À
Srª Eng. Zootécnica Gabriela Lopes, o meu MUITO OBRIGADA pela sua coragem!

Sem comentários: