segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Da solidão às poucas certezas...

Foto: (c) Wagner Alves

"...Nunca o nosso mundo teve ao seu dispor tanta comunicação. E nunca foi tão dramática a nossa solidão. Nunca houve tanta estrada. E nunca nos visitámos tão pouco. Sou biólogo e viajo muito pela savana do meu país, nessas regiões encontro gente que não sabe ler livros, mas que sabe ler o seu mundo, nesse universo de outros saberes, sou eu o analfabeto. Não sei ler sinais da terra, das árvores e dos bichos. Não sei ler nuvens, nem o prenúncio das chuvas. Não sei falar com os mortos, perdi contacto com os antepassados que nos concedem o sentido da eternidade. Nessas visitas que faço à savana, vou aprendendo sensibilidades que me ajudam a sair de mim e a afastar-me das minhas certezas, nesse território, eu não tenho apenas sonhos. Eu sou sonhável."...

Mia Couto

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Partido Pelos Animais: Realidade ou Utopia?"

Paulo Borges, um dos fundadores do "Partido pelos Animais", explica em detalhe, o porquê da necessidade de um partido, pelos animais em Portugal, na entrevista ao "Animalia.pt"

"Pensata Animal"

..."O diálogo filosófico parte de questionamentos, questionamentos nascem das dúvidas e as dúvidas originam-se do descontentamento, da desconfiança, do desconforto defronte o estado de coisas tradicionalmente estabelecido e imutável. É desse descontentamento, das inquietações com a realidade a volta que nasce a Filosofia como um pensar crítico radical."...

Para reflectir - "Pensata Animal"

domingo, 16 de agosto de 2009

Em discussão...

A temática da realidade vivida nos canis municipais em Portugal, está em discussão no fórum do "Jornal Sol", é demasiado grave para se omitir, veja, divulgue e participe, são já muitas as denúncias de norte a sul do país, há que exigir mudanças!

É desumano e nada digno!

Procure em: www.sol.pt

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

"Defensores dos animais suspeitos de ataques contra farmacêutica suíça "

"Activistas de direitos dos animais terão sido responsáveis por uma série de ataques na Áustria à companhia farmacêutica suíça Novartis.

O mais recente dos ataques ocorreu no início da semana na cidade de Bach, onde um incêndio deflagrou na casa de férias do director executivo da empresa suíça, Daniel Vasella, havendo suspeitas de que terá sido uma acção criminosa, avança a agência Reuters.

Na semana passada os activistas vandalizaram os túmulos dos pais de Vasella e a urna com os restos mortais da mãe foi roubada. Deixaram também uma mensagem na lápide da mãe do director da empresa que dizia “Deixem a HSL já”, referindo-se ao financiamento da Novartis à companhia inglesa Huntingdon Life Sciences (HLS), que realiza testes em animais para companhias farmacêuticas.

O episódio assemelha-se ao ocorrido no Reino Unido em 2004, em que defensores dos direitos dos animais desenterraram um caixão e roubaram os restos mortais de uma mulher cuja família tinha um negócio de produção de porcos como cobaias para pesquisas.

A HSL foi alvo de uma grande campanha de activistas de direitos dos animais, cujos líderes se encontram na maioria presos. A Novartis afirmou que já não trabalha com a companhia inglesa há vários anos.

Há três semanas atrás surgiram “graffitis” a condenar a acção da Novartis e o seu director na igreja da localidade de Risch, Suíça, onde reside Vasella.

Também foram deixadas mensagens nas estradas perto da residência do director, indicou a cadeia de televisão CNBC, como “Vasella é um assassino”, “estamos a vigiar-te”, “morte a Vasella” e “vamos voltar”.

Casos e carros de empregados da Novartis também foram alvo de acções atribuídas aos activistas.

A forma de agir dos activistas na Áustria assemelha-se à utilizada na campanha no Reino Unido contra a HSL, com fortes ataques a indivíduos específicos.

O activismo dos defensores de direitos dos animais tem aumentado na Europa e nos Estados Unidos, apesar de ter diminuído no Reino Unido depois dos julgamentos dos extremistas que fizeram campanha contra a HLS, no ano passado."

Jornal "Publico"

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comunicado da Nestlé/Purina - experiências em animais?...

Após ter recebido a informação de que a Nestlé/Purina (ração para animais), testava os seus produtos em animais e que submetendo estes a um possível sofrimento, não fazia sentido promover acções / campanhas de ajuda a animais abandonados, porque o sofrimento de uns não justifica a felicidade de outros...e portanto pedi à empresa um esclarecimento sobre este assunto, porque sendo uma multinacional com consciência social, e a ser verdade, tudo isto não passaria de manobras de marketing.

Para meu espanto e mesmo surpresa, a empresa não se colocou em cima do seu pedestal de grande multinacional e enviou-me um comunicado que visa o esclarecimento pretendido, fica-me a tranquilidade de tudo ser efectuado sobre a vigência da lei Suíça, que é bastante rigorosa no que à protecção dos direitos dos animais diz respeito, mas deixa-me inquieta o facto de contudo estes testes serem efectuados...

O comunicado da Nestlé/Purina:

"
Declaração sobre
A Posição da Nestlé relativamente a
Experimentação Animal

No desenvolvimento de produtos alimentares para consumo humano, a Nestlé faz uso limitado de experimentação em animais, conduzido sobre a autoridade e a responsabilidade do Centro de Pesquisa Nestlé (NRC – Nestlé Research Center), situado cerca de Lausanne, na Suíça. Estes testes, que lidam com a segurança alimentar, alergias, imunologia e nutrição, são parcialmente mandatórios de acordo com a legislação suíça e/ou internacional.

Os testes são levados a cabo no estrito cumprimento da Lei Suíça, uma das mais restritivas do mundo. Nenhum teste pode ser levado a cabo sem a prévia aprovação de um comité independente, nomeado pelas autoridades. Esse comité é presidido pelo cirurgião veterinário cantonal e inclui representantes de associações de protecção dos animais.

O número total de animais usados nos testes (quase exclusivamente ratazanas e ratos, bem como alguns hamsters e porcos) decaiu significativamente durante os últimos anos devido à implementação da política “Triple R” (Reduce, Refine, Replace) pela estrutura de investigação da Nestlé. No entanto, não será possível no futuro eliminar completamente a experimentação animal na pesquisa alimentar.

Na área de Petfood, os investigadores da Nestlé Purina PetCare focam a sua pesquisa na nutrição e saúde dos animais de companhia. Em diversos locais por todo o mundo, novas dietas são testadas (também pela sua palatibilidade) nas espécies a que se destinam (cães e gatos), usando exclusivamente procedimentos não-invasivos. Novos produtos são igualmente desenvolvidos, respondendo a problemas de saúde dos animais de companhia como a saúde do tracto urinário dos felinos, obesidade, bolas de pelo, diabetes, alergias alimentares e saúde oral.

A Nestlé Purina PetCare não apoia nem utiliza quaisquer procedimentos invasivos que possam causar sofrimento a gatos ou cães, nem participa em qualquer pesquisa que requeira a indução de doença ou eutanásia de cães ou gatos.
A estatística tem demonstrado que os gatos e cães criados em instalações da Nestlé Purina PetCare vivem mais tempo do que a média dos indivíduos das respectivas espécies/raças."...

Para mais informações contactar a Nestlé/Purina através do e.mail: faleconnosco@pt.nestle.com – ou se preferir, Serviço de Informação Nestlé Purina 800 207 139, nos dias úteis entre as 8:30 e as 18:30.

Pode ainda saber de mais marcas de empresas, que testam produtos em animais, aqui:

Animal Rights Africa.org


A.P.A.C. - Associação Protectora de Animais do Cadaval


ou Centro Vegetariano

Baltazar, outra vítima da cobardia do ser humano!


"Amigos dos Animais,

As desgraças de Verão continuam... Ontem quando nos dirigíamos ao local onde nasceram 10 cachorrinhos para cuidar deles, ligou-nos a sra. que os alimenta com mais esta triste notícia:

Na noite anterior, a tranquilidade do bairro da Atrozela foi interrompida pelo chiar dos pneus de uma carrinha. Alguns vizinhos foram à janela e testemunharam - o que infelizmente já vem sendo um hábito nos útimos tempos - um cão a ser atirado da carrinha em movimento quem nem sequer travou para que, cobardemente, pudessem fugir do local com rapidez.



Chegámos ao local e deparámos com o Baltazar, nome que lhe demos, um Mastim dos Pirenéus. Estava faminto e cheio de sede mas recusava-se a mover-se da frente dos caixotes do lixo para onde tinha sido atirado, pois ainda estava à espera que o viessem buscar... Rapidamente percebemos o motivo do abandono, este cachorro que, segundo o veterinário não deve ter mais de oito meses, partiu-nos o coração, não conseguindo ficar indiferentes à sua tristeza e ao seu delicado estado de saúde.Assim, pouco nos importou as suas feridas ensanguentada, as falhas de pêlo, ou seu focinho coberto de crostas, agarrámo-nos a ele confortámos o seu sofrimento sendo recompensados com lambidelas e carinhos.
Levámo-lo de imediato ao veterinário, fez-se os testes necessários, conseguindo-se apurar que o nosso menino sofre de um grave problema de pele.

Fomos então confrontados com as duas soluções possíveis para o nosso querido Baltazar:

1 - Um tratamento muito dispendioso que passa por uma alimentação específica a base de ração hipoalergénica, medicação que ronda, sem receita médica, os € 100, cada caixa, idas frequentes ao veterinário e o alojamento em hotel porque não dispomos de espaço próprio.



2 - O abate.

Apesar de estarmos no limite das nossas capacidades financeiras e logísticas, porque infelizmente, temos os tostões contados para os animais que já estão a nosso cargo, e os voluntários são poucos, não desistimos do nosso menino e vamos fazer o possível e o impossível para que recupere a sua saúde, beleza e a alegria natural de cachorro que é. O Baltazar merece a oportunidade que os donos não lhe deram, preferindo cruelmente abandoná-lo à sua sorte junto do lixo, como ele próprio, pelo estado em que se encontrava, de lixo se tratasse.

Para fazer face a todas as despesas que teremos de suportar com o Baltazar, precisamos da ajuda monetária de todos aqueles que não ficarem indiferentes a esta história. Seja madrinha/padrinho contribua com o que puder. Ajude-nos a ajudar o menino dos olhos doces, vitima da negligência, ignorância e maldade humana.

NIB: 0033 0000 4534 7808 946 05

Para mais informações sobre o Baltazar contactar UPPA

91 695 90 24

933 719 225

--
UPPA
União Para a Protecção dos Animais
A UPPA é uma associação sem fins lucrativos que presta assistência a cães e gatos abandonados, errantes ou em situação de risco.
Para saber mais e ajudar visite http://uppa2007.hi5.com e www.uppa.pt"

Canil Municipal de Ovar, mais uma mancha NEGRA!

Eu gostaria realmente que os meus post's versassem também sobre outros temas do meu interesse, mas perante a realidade com que me deparo num assunto que me é tão querido, como a causa animal, não vejo outra saída senão continuar a desenvolver matérias relativas à mesma questão.

E uma vez mais, exponho aqui a denuncia apresentada num jornal local, de mais um canil municipal acusado de negligência e maus tratos a animais abandonados e capturados para o mesmo espaço...Há quem refira com insistência que estas denuncias se justificam apenas por causa das eleições que se aproximam, tratado-se apenas de calúnias, mas gostaria eu de perceber o que beneficiam pessoas envolvidas na luta de defesa animal, com a difamação de autarcas ou médicos veterinários, a meu ver tudo o que conseguem é muitas dores de cabeça e depois, teríamos que estar a braços com uma grande "cabala" a nível nacional, uma vez que estas denuncias referem diferentes autarquias de diferentes cidades e de partidos políticos bem dispares!

Infelizmente não me parece plausível esta desculpa, dará jeito a quem tem a responsabilidade de fiscalizar e agir, dá também menos trabalho! Até porque se trata de animais, coisa insignificante e secundária...neste país tão pequenino!E os autarcas claro, têm mais com que se preocupar...

Aqui está agora também o Canil Municipal de Ovar, desenvolvimento da notícia aqui - Jornal "Praça Publica online"

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

...Não deixe de assinar e divulgar!

"Aos Amigos(as) dos Animais

Encontra-se disponível no endereço http://www.peticao.com.pt/esterilizacao-caes-gatos uma carta a dirigir aos partidos candidatos às próximas eleições legislativas e autárquicas sobre a extrema necessidade e urgência de lançar uma campanha nacional de esterilizações de cães e gatos que ponha fim à sobrepopulação, ao abandono e aos abates realizados nos canis.

Esta carta, se for subscrita por muitas centenas de activistas e por associações, trará o tema para as campanhas eleitorais e mostrará aos partidos a nossa determinação em usar o voto para obtermos reais alterações de comportamento e de políticas das entidades públicas.
O email de contacto é campanha.esterilizacao@gmail.com

A petição será entregue aos Partidos no dia 15 de Setembro pelo que se pede o maior empenhamento na divulgação da mesma, de forma a recolher-se o maior número possível de assinaturas.

Saudações
Margarida Garrido"

...Mas não há ninguém capaz de agir, perante tanta arrogância!?

"Olá a todos os que se importam! Vimos dar conhecimento da resposta da Câmara Municipal da Guarda ao pedido de esclarecimento da Anvetem no seguimento de uma exposição escrita por email da Engenheira Zootecnica daquele Canil.

Esta resposta parece ter sido suficiente para demover a disponibilidade da Anvetem para um esclarecimento mais aprofundado
sobre o assunto. Parece ter sido suficiente para eles. Não queremos
pensar que seja porque o Director Técnico deste Canil, o Veterinário
Municipal, faz parte da Anvetem. Queremos antes pensar que não estão é para se chatear com o bem estar do cãozinho e do gatinho, como já
estamos habituados.

Será que é só a nós que esta resposta parece uma piada? Será que o
esclarecimento (fraco) que utilizaram invalida a possibilidade de que seja verdade o que a Engenheira diz ter visto e ver todos os dias no seu local de trabalho? Não nos parece.

Eles dizem:

- O Canil Municipal da Guarda encontra-se devidamente licenciado como CRO - Centro de Recolha Oficial, pela entidade competente (DGV);

Se se encontra devidamente licenciado calculamos que os cães não
estejam submetidos a temperaturas negativas no Inverno. Calculamos que os tratadores não lavem as boxes à mangueirada com os cães
(suficientemente socializados para serem acarinhados por crianças em
visitas de estudo mas não para se retirarem das boxes para estas serem higienizadas) lá dentro, permanecendo estes molhados (sejam adultos ou cachorros) submetidos a temperaturas negativas. Calculamos então que as lâmpadas de infravermelhos são ligadas e que a maioria não está partida e que não há ordem da Câmara para permanecerem desligadas para cortar no orçamento. Se está licenciado então tudo isto que presencia quem lá vai não passa de uma ilusão óptica. Isto são pequenos exemplos... haverá mais. Quem não acredita tem bom remédio. Vão lá ver e com sorte são recebidos pela competência e boa educação que os tratadores aprenderam nas tantas formações que frequentaram. Não sei se ficámos mais descansadas com este esclarecimento ou se começámos a pôr em questão a DGV.

- Possui um Director Técnico - Médico Veterinário Municipal;

Pois possui. Mas infelizmente este Senhor é da opinião que assim as
coisas estão bem e opiniões individuais não se discutem, certo? E o
facto de este Senhor existir justifica de imediato que as palavras da Engenheira (que ao contrário deste Senhor está lá de segunda a sexta em horário completo de trabalho) são descabidas?

- Encontra-se dotado de pessoal qualificado para o efeito (com
frequência de acções de formação continuada, nomeadamente, tratador e captura de animais (ministrado pela DGV) e HST;

Basta um pequeno contacto com os tais tratadores para percebermos a
qualidade e quantidade de formações que receberam. Basta um telefonema para o Canil. Basta ir à Câmara para terem conhecimento do número de queixas escritas de munícipes chocados com o tratamento que estes dão aos animais e aos próprios munícipes ou ao número de abaixo assinados a população descontente. Ou talvez não sirva de nada porque estas queixas NUNCA TIVERAM RESPOSTA por isso o mais certo é "não existirem". Mas se a DGV qualificou tão bem este pessoal ... quem é a população para se queixar. Quem são os donos dos animais capturados para refilar? Quem são os potenciais adoptantes para abrir a boca? Era o que faltava. Neste município as coisas funcionam assim.


- Relativamente às declarações enunciadas pela Srª Eng. Zootécnica
Gabriela Lopes, técnica contratada por esta Câmara Municipal, não
correspondem à verdade;


Claro que não. Ela arriscou o seu posto de trabalho porque quer férias mais cedo. E ela, ao contrário dos senhores destacadas do serviço de "recolha de lixo" para a captura e tratamento de animais, não tem qualquer formação de qualidade. Pelo menos da qualidade que lhes convém... Já estamos todos a ver no que isto vai dar. Esta Senhora vai ser destacada para outro serviço onde não possa continuar a questionar a incompetência humana e o Canil será um inferno mas fechado à população para que ninguém possa questionar. É o que falta. E já agora... esta afirmação baseia-se em quê? Foi uma resposta imediata a um email que os fez sentir-se atacados? Não tiveram tempo de fazer averiguações? Quem responde, aposto que nem nunca pôs os pés no Canil Municipal. É tão fácil dizer que é mentira... é tão fácil não acreditar que o seja. Deixa-se ao critério de cada mente iluminada.

- São opiniões isoladas de carácter individual, sem qualquer
autorização desta Câmara Municipal.

A sério? Não será essa opinião partilhada por muitos munícipes?
Sugerimos que se faça contagem das queixas escritas que deram entrada na Câmara. Sem autorização da Câmara? Ficávamos surpreendidas de dessem autorização para admitir incompetência. Se fosse para lisonjear davam a cara num segundo e admitiam que realmente é tudo a mais pura das verdades pois quem lá está todos os dias é que vê e sabe o que diz.

- Pensamos ter contribuído para o esclarecimento da situação.

Estamos deveras esclarecidos! Vocês não?

Já percebemos que isto não vai a lado nenhum. Já percebemos que as
coisas são abafadas quando não interessam. Já percebemos que vai haver uma retaliação para quem falou. Quando esta Engenheira sair do seu posto de trabalho terão a confirmação da veracidade das suas palavras!

Esta resposta envergonha o município, envergonha esta cidade, os seus representantes e as pessoas que engolem este tipo de esclarecimentos.

Será que a única resolução para este problema é política? Então temos
bom remédio. Todos temos uma voz e não precisamos gritar por quem não nos quer ouvir. Somos muitos e se já provámos que a união move montanhas quando queremos ajudar só temos que encarar a necessidade de mudança como uma outra forma de ajudar... mas desta vez em grande escala.

Aguardamos uma resposta mais esclarecedora e esperamos pelo regresso
da Engenheira para sabermos se o Rico continua para adopção ou foi
abatido já que um dos bem formados "tratadores" nos respondeu que não sabe qual é o Rico, que há lá muitos cães grandes castanhos e todos os dias entram muitos. Pois claro!

Para os que têm duvidas não sigam o exemplo da Anvetem e façam uma
visita na ausência da Engenheira.

Façam o que nenhum dos Senhores com poder de fazer mudanças se lembrou de fazer... vejam o comportamento daqueles animais na presença dos bem formados "tratadores". O facto de eles estarem aterrorizados enrolados num canto da boxe, de terem medo da mangueira, de fazerem chichi pelas patas abaixo quando eles passam não nos parece fingido... mas quem sabe!!! Se calhar são opiniões individuais dos animais, que não que alguém coloque em risco o seu local de trabalho, o seu cargo, só para se divertir ou chamar as atenções sobre si.... sim, porque depois disto, a Eng.ª correspondem à verdade e não são autorizadas por esta Câmara."

...Mais uma situação, muito mal explicada, sim porque não me parece que alguém arrisque o seu posto de trabalho, por brincadeira ou para chamar até si as atenções...a Engª Zootecnica deste canil, ou será dispensada ou afastada das funções que exerce naquele local...estamos em Portugal, meus senhores!


É inacreditável, que não exista uma autoridade, tipo a "ASAE", "isenta" que investigue estas situações (de preferência, internacional, claro...), sim, porque a DGV, o que faz é muito pouco, ou vai camuflando as questões...É inacreditável a prepotência dos autarcas e funcionários das autarquias, patentes nas nossas cidades...tendo em conta as suas atitudes para com os seus próprios munícipes...mas a culpa é nossa, somos nós que os elegemos!


À
Srª Eng. Zootécnica Gabriela Lopes, o meu MUITO OBRIGADA pela sua coragem!

domingo, 2 de agosto de 2009

"Abandono deixou de ser prática exclusiva do período de férias - associações "

"Lisboa, 02 Ago (Lusa) - O abandono de animais de estimação em Portugal deixou de ser uma prática exclusiva dos meses que antecedem as férias de Verão e passou a acontecer todos os dias do ano, acusam responsáveis de associações.

"Qualquer pretexto serve" para abandonar um animal de estimação quando se torna incómodo ou um entrave. Quem o afirma é Ana Pino, uma das responsáveis da Associação Portuguesa de Cães Abandonados (APCA), que diariamente acolhe os animais que tiveram a rua como destino ou os que são entregues directamente à porta da associação.

"Vou trabalhar para o estrangeiro" ou "vou mudar para uma casa onde o senhorio não permite animais" são, segundo a responsável da APCA, apenas "algumas das muitas desculpas" que diariamente ouve quando os até então melhores amigos do homem se tornam um obstáculo para os donos.

"Há dois ou três anos verificava-se um aumento significativo de cães abandonados antes do Verão. Mas essa tendência já não se nota. Infelizmente, o abandono passou a acontecer todos os dias do ano", lamenta Ana Pino, que já conta 206 cães na associação.

É uma "situação dramática que já vinha a aumentar e que agora foi agravada pela crise económica", refere, por sua vez, o presidente da associação Animal, para quem, no entanto, continuam a "notar-se picos de abandono entre Junho e Agosto".

Segundo disse à Lusa Miguel Moutinho, os factores económicos contribuem cada vez mais para o abandono de animais em Portugal. "Muitos já não conseguem suportar as despesas mais básicas, como a alimentação, e optam pelo abandono do animal, que é sempre o elo mais fácil", critica.

Mas não é apenas o aumento do número que preocupa Ana Pino. A responsável da associação sedeada em Sintra lamenta que os cães que até lá conseguem chegar estejam "em cada vez pior estado".

"Há uma grande falta de responsabilidade. As pessoas não percebem o que significa ter um cão e as despesas quase nunca são tomadas em conta", critica, referindo que "tudo o que tem a ver com dinheiro é muito complicado".

Quando os donos são confrontados com "grandes despesas veterinárias - que não têm nenhum tipo de comparticipação nem podem ser descontadas no IRS - os cães são simplesmente abandonados porque não há como os tratar".

Há até, muitos que "recusam pagar um cêntimo quando entregam os animais à associação", que para receber um cão pede "uma taxa de 20 a 50 euros", refere.

As estimativas que apontam para que cada ano sejam abandonados dez mil cães em todo o país não convencem quem já está no terreno há muitos anos. "Parece-me muito pouco, quando a APCA, que é pequena, acolhe cerca de 300 cães por ano e os canis municipais, em média, entre 40 e 50 por semana", reage Ana Pino.

Opinião partilhada por Miguel Moutinho, que considera tal número "absurdo". "Se fossem apenas dez mil animais estaríamos muito bem", refere, salientando que as estimativas que as associações fazem no terreno "são muito mais dramáticas".

"Não existe qualquer estudo que permita falar de números próximos da realidade. Mas, se admitirmos, que, em média, 500 animais (números conservadores) são abandonados em cada um dos 308 concelhos por ano, já estamos a falar de 150 mil", explicou."

Agência Lusa / Expresso online

Update on St. Bernards Suffering in Johnstown, PA, July 31, 2009 and Thayne's attempt to help them.


...Parte II...


St. Bernards Suffering in Johnstown, PA July 30, 2009: Thayne tries to get help for the dog


Veja, comente,escreva, divulgue, mas não fique indiferente...