quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Movimento cívico quer construir hotel canino"

"Esperando o apoio da Câmara nesse sentido, o objectivo da criação do equipamento é diminuir a taxa de abandono dos animais

Perto de duas dezenas de pessoas, juntamente com os seus cães, juntaram-se, na manhã de ontem, no Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, para uma pequena “Cãominhada”, que realizaram até à Baixa de Santo António.


Tratou-se de uma iniciativa do núcleo aveirense do Movimento Cívico pelos Animais, uma associação formada muito recentemente (a sua constituição legal deu-se apenas na passada terça-feira), cujo objectivo foi o de alertar para o abandono dos animais, um flagelo que, todos os anos, se acentua no Verão.
O núcleo, que tem Helena Sousa como porta-voz, pretende, “pelo menos, numa primeira fase, prestar apoio ao domicílio às pessoas que vão de férias e não têm com quem deixar os seus animais”. Um projecto que deverá tomar maiores proporções, na medida em que o movimento tem em vista a criação, juntamente com a Câmara de Aveiro, de um espaço próprio para este efeito. “Um hotel canino, composto por uma secção com boxes para animais abandonados, e cujo funcionamento contará com o apoio do veterinário municipal”, explica Helena Sousa, dando conta que tal infra-estrutura consta já de um projecto e protocolo apresentados à autarquia aveirense.
Presente na iniciativa, esteve a vereadora Maria da Luz Nolasco, para quem estes movimentos têm a capacidade de constituir “a força motora para operar uma mudança de atitude por parte da própria autarquia”.

Canil Municipal será
remodelado antes do Inverno
Com efeito, a vereadora reconhece que “nunca foi algo de muito assumido dar protecção a esta causa”. “Qualquer acção que se faça nesta área é sempre muito delicada, porque também não há grandes recursos, nem um historial que suporte um trabalho aturado a esse nível”, acrescenta, referindo que o problema se agrava pela inexistência de verbas provenientes do poder central.
Maria da Luz Nolasco compromete-se, no entanto, a lutar por uma mudança de mentalidades, adiantando que tal começará pela melhoria das condições do canil municipal. Novos revestimentos, uma maternidade e uma zona para desinfestação são intervenções prioritárias, que a vereadora estima que se realizem “antes do Inverno”.
Os principais objectivos deste movimento passam, assim, por, além de sensibilizar a população contra o abandono dos animais, nomeadamente através de acções nas escolas, “dar apoio às pessoas que gostam de animais, mas que não têm onde os pôr” e prestar apoio ao Canil Municipal de Aveiro, “incentivando à adopção, à vacinação e à colocação de chips electrónicos”, sustenta a responsável.
A par com Helena Sousa, a gestão deste movimento em Aveiro está, também, a cargo de Hugo Alves, responsável pela sociabilização de animais conflituosos. A direcção é composta, ainda, por um terceiro elemento, cuja acção tem maior incidência no município de Santa Maria da Feira."

Diário de Aveiro

Sem comentários: