quarta-feira, 21 de julho de 2010

Os raros bons exemplos!


O Canil/ Gatil Intermunicipal de Torres Novas e o Canil Municipal de Valongo são raros exemplos em Portugal, que demonstram ser possível existir um canil municipal de forma sustentável, sendo tudo, menos um campo de concentração animal. As autarquias podem inclusive, candidatar-se a fundos europeus para o melhoramento das condições dos canis municipais e melhoramento do bem estar animal...bastando para isso, vontade politica e pro actividade.





O caso do Canil/Gatil Intermunicipal de Torres Novas, é disso prova, com um autarca sensível à questão, que não se limitou a mostrar a sua boa vontade, não se ficou apenas pelas palavras, que por esta altura já nos soam de forma "gasta", lançou mãos à obra e com a colaboração do veterinário da autarquia, voluntários e a uma selecção cuidada de pessoal a desempenhar funções neste local...ergueu este moderno canil/gatil municipal, virado para um futuro digno de um país desenvolvido de primeiro mundo.

Também o Canil Municipal de Valongo, é um referencial de boas politicas de bem estar animal...não promovendo a eutanásia como solução fundamental ao dramático problema de abandono de animais em Portugal, incentiva sim a esterilização dos animais dos seus munícipes, contando com um veterinário capaz e empenhado em mudar a realidade que é tida como típica num canil municipal, tal como o de Lisboa, por exemplo.


De tal forma foi constituído um centro veterinário, entre outras preocupações, o centro promove constantes campanhas de adopção dos animais aí residentes, vai até às escolas e traz até si, as crianças do município, crianças essas que desenvolvem actividades de voluntariado...ocupando assim, os seus tempos livres... consciencializando/educando e formando cidadãos, dotando-os de práticas cívicas... Desloca-se também até às várias freguesias do município, estando assim mais perto das populações e conseguindo consecutivamente motivar os donos de animais domésticos à sua vacinação, colocação de chip e cuidados de saúde e higiene...a custos bem mais acessíveis, que os praticados nas clínicas privadas....

Campanha de vacinação / chip, junto das populações locais...

Centro Veterinário Municipal de Valongo

Sem comentários: