quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Cães também sofrem com doenças sexualmente transmissíveis"

A meu ver, um pouco exagerada, mas penso que a informação é válida...

"Os cães também sofrem com o TVT (tumor venéreo transmissível), que é uma doença venérea assim como, AIDS, câncer, gonorréia e a sífilis em seres humanos.

A doença é um tumor ou uma espécie de câncer que dá através da transmissão de células doentes para o órgão genital do animal, no macho ou na fêmea e ela é transmitida pelo contato sexual de um animal sadio com o contaminado, ou até mesmo pelo hábito de cheirarem-se. Neste caso o tumor pode se instalar no nariz ou até na boca do animal.

O médico veterinário William Ferreira afirma que quanto antes detectado o tumor no cão ou na cadela, melhor será o resultado do tratamento. “Os donos devem trazer seus animaizinhos de estimação pelo menos a cada seis meses, para uma consulta com o veterinário”.

Em alguns casos o tratamento necessita de quimioterapia e/ou cirurgia, por isso o melhor caminho a ser tomado é evitar o contato de nossos animais com cães desconhecidos, principalmente cães de ruas.

“Tome sempre cuidado quando sair com seu cão pela rua e nunca deixe que ele saia sozinho” comenta o veterinário.

Evitando o contato direto entre os animais, seja sexual ou não, você evitará a transmissão deste tumor, além de evitar outros problemas como possíveis brigas e transmissão de outras doenças infecciosas. Afinal nossos animaizinhos de estimação merecem todo cuidado."

(Nota: Segundo sei, mas pode investigar, esta doença só é transmissível entre animais não castrados/esterilizados.)

Fonte : Animais S.O.S


Sem comentários: