sábado, 18 de dezembro de 2010

Transformando futuros príncipes em ténis.

"Esta semana foi lançada, na Austrália, uma nova marca de ténis _“Gideon”_ debaixo de muita polémica. A marca pertence à associação Ted Noffs que desde 1992 ajuda jovens em risco. A polémica estala quando a matéria-prima utilizada nestes ténis é pele de canguru e principalmente pele de sapo. Os sapos são uma das maiores pragas enfrentadas pelos agricultores australianos, são intitulados dos maiores inimigos da cadeia alimentar porque destroem todos os cultivos por onde passam. A marca defende a sustentabilidade da produção alegando a toxicidade destes anfíbios.

Quanto à marca entre vários projectos, o mais famoso é o “Street University”, acolhe adolescentes que vivem na rua ou com problemas de álcool e toxicodependência e através de voluntários dá-lhes um abrigo temporário, formação e tenta inseri-los novamente na sociedade. Actualmente, esta associação alberga mais de 1000 adolescentes, em Sidney.

Quem não está totalmente convencido sobre esta sustentabilidade, são as associações de defesa dos animais que pedem que sejam apuradas responsabilidades sobre esta situação. Curiosamente são as associações estrangeiras quem mais polémica tem feito. Porque as associações australianas parecem estar mais expostas quer ao trabalho de acção social para o qual a marca reverte, quer ao problema que têm enfrentado com estes animais."

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários: