quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Menino enroscadinho num canil municipal (ID: 5232)

" Todos estes animais têm uma história: uns tiveram uma família, outros já nasceram na rua. Mas todos têm em comum o facto de partilharem o espaço de um mesmo canil municipal, todos procuram uma 2ª oportunidade, uma possibilidade de ainda serem felizes.
À entrada todos os olhinhos se põem em nós, não compreendem que só viemos para uma mera sessão fotográfica, não sabem que as nossas vidas estão lotadas de casos como o deles, que nas nossas casas já não há espaço para mais nenhum.
Só percebem que entraram humanos e que isso pode significar o passaporte para o exterior, para uma existência diferente, justa, com carinhos, passeios e um tecto para os abrigar e proteger.
À saída, a tristeza dá lugar à revolta e um misto de sentimentos toma conta de todos: tristeza por não os poder trazer a todos, revolta por vivermos num país que permite que os animais sejam desprovidos de direitos. No entanto, regressámos com uma certeza: pela nossa parte tudo vai ser feito para que estes animais tenham direito à vida com dignidade, junto da felicidade que tanto merecem, com um dono 5 estrelas!
Divulguem-nos, contactem-nos, façam perguntas, questionem tudo o que quiserem. Mas por favor não deixem que estes animais (e tantos outros como eles) permaneçam na indiferença. --------------------------------------


Eu sou o menino enroscadinho e estou num canil municipal a cerca de 40 km de Lisboa

Sou muito bonito mas estou muito triste, enrosco-me sempre num cantinho pois é a única maneira de me sentir mais aconchegado.Só quero pensar no dia em que possa finalmente sair daqui, é um sonho que tenho e que me acompanha todos os dias.Sinto-me só....e esta tristeza que me inunda o coração.... terá fim?

Se me quiseres adoptar, contacta:

Contactos para adopção:965039102 Susana sm_cl@sapo.pt962906962

AnaClycia@netcabo.pt"

Felinus

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

...E viva a democracia dos E.U.A !

...É por ocasiões como esta, que me pergunto por onde andarão as organizações que lutam pela defesa dos direitos do Homem, tal como a Amnistia Internacional!?...
"Bush aprova lei que permite julgar suspeitos de terrorismo em tribunais militares
George W. Bush assinou ontem uma lei que promete fazer correr muita tinta. A nova Military Commissions Act, ou lei dos tribunais militares, legitima os interrogatórios musculados e permite julgar suspeitos de terrorismo em tribunais militares.
"São raras as ocasiões em que um Presidente pode assinar uma lei que sabe que vai salvar vidas americanas. Tive agora esse privilégio. A Lei dos Tribunais Militares de 2006 é uma das mais importantes peças legislativas na guerra contra o terror", anunciava Bush após a promulgação da lei.
O diploma agora assinado autoriza os interrogatórios na ausência de advogados, permitindo um amplo leque de procedimentos e legitimando as prisões secretas da CIA, ao mesmo tempo que recusa aos detidos o direito de contestarem as condições de detenção.
E. Vincent Warren é Director-Executivo do Centro para os Direitos Constitucionais.
"Esta lei deixa na mão do presidente, unicamente, a possibilidade de determinar quem é e quem não é um combatente inimigo, mesmo que se tratem de cidadãos americanos. A lei também permite que os não-cidadãos seja detidos por tempo indeterminado e onde quer que apareçam, estejam ou não no campo de batalha", considera Warren.
A lei está a ser contestada nos tribunais e motivou críticas de inconstitucionalidade por parte dos representantes Democratas.
Durante a assinatura do diploma, cerca de duzentos manifestantes em representação de grupos religiosos protestaram contra a lei diante da Casa Branca.
No protesto, foram detidas quinze pessoas."

sábado, 21 de outubro de 2006

Ambar x pastor no canil municipal - urgente (ID: 5082)

"Eu sou o Ambar e estou num canil municipal.
Ou pior ainda, estou de volta ao canil municipal.
Qual não foi a surpresa das minhas amigas quando vieram cá e me viram cá novamente, depois de já ter cá estado e de ter sido adoptado.
Não sei o que as pessoas pensam, devem pensar que gostamos de cá estar, ou então não têm mesmo a consciência do que é adoptar um animal.As adopções, devem ser pensadas e não feitas por impulso.
Eu sei que sou muito bonito, mas não quero que me voltem a adoptar apenas por isso, porque fui feliz e contente, criei amizade, criei raízes, e estava consciente de que tinha arranjado uma família.
Depois lembraram-se que afinal já não me podiam ter, e ala para o canil :(Tenho dois aninhos, sou meiguinho e muito carinhoso.
Desta vez gostava de ser adoptado por uma pessoa consciente, que realmente tenha condições e que me queira realmente para o resto da vida.Se é para me darem uma vida de saltimbanco entre os canis municipais.... prefiro ficar por aqui definitivamente e pelo menos já não sofro mais.
Contactos: AnaC telemovel - 962906962 email - lycia@netcabo.pt
Adopte um animal abandonado....
No canil, em FAT, na rua, na SOS Moura
Muitos animais à espera de um dono

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

"Campanha Pela Real Beleza - Dove"

Dove Evolution

Anúncio criado pela Ogilvy para a "Dove" - Conceito inteligente, só lamento que os seus produtos sejam testados em animais...

terça-feira, 17 de outubro de 2006

A pobreza...

Dia 17 de Outubro, marca a Irradiação da Pobreza, a luta contra a pobreza extrema e a exclusão social... A concretização de tais objectivos parece quanto a mim, mais uma miragem, só em Portugal 20% (INE) da população vive em risco de pobreza extrema.
Apenas na cidade de Lisboa vivem 3.500 sem abrigo...
  • 12,4% da população activa ganha o salário mínimo nacional (374,7 €)
  • A taxa de desemprego em Portugal ronda os 7,2%
  • 26,3 % dos reformados em Portugal recebe menos de 200€ por mês
  • Cerca de 150 mil portugueses recebem o Rendimento Social de Inserção
  • A Taxa de analfabetismo em 2001, era de 9%


    Estes números referem apenas estatísticas significativas a nível do território nacional.

Foto: (c) Bart

Pelo mundo a distribuição da pobreza processa-se da seguinte forma:

  • 43,5% da pobreza afirma-se no Sul da Ásia
  • 24,3% na África sub-saariana
  • 23,2% Extremo Oriente e Pacífico
  • 6,5% América Latina e Caribe
  • 2% Europa e Ásia Central e por fim uns 0,5% no Médio Oriente e Norte de África


    Em conclusão, só me resta dizer que a pobreza não se reduz só à falta de dinheiro, mas sim e também à falta de recursos, disponibilidade desses recursos e falta de formação para os saber usar...


    Enfim, complicada e trabalhosa será a conquista dos pressupostos definidos para a “tal” Irradiação da Pobreza no Mundo, parece-me até uma bela utopia!...
"A Pobreza
Ai não a queres,
assusta-te a pobreza,
não queres
ir de sapatos rotos ao mercado
e voltar com o velho vestido.
Amor, nós não amamos,
como querem os ricos,
a miséria. Nós vamos
extirpá-la como dente maligno
que mordeu até agora o coração do homem.
Mas não quero
que a temas.
Se por minha culpa ela chega a tua casa,
se a pobreza expulsa
os teus sapatos dourados,
que não expulse o teu riso, que é o pão da minha vida.
Se não podes pagar o aluguer,
vai para o trabalho com passo altivo
e pensa, amor,que eu te estou olhando
e que juntos somos a maior riqueza
que jamais se acumulou sobre a terra."
Pablo Neruda

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

"Centro de acolhimento para cães abandonados"

Dar uma segunda oportunidade aos cães abandonados na via pública é o objectivo declarado do Centro de Acolhimento de Animais Abandonados, inaugurado ontem (Dia Mundial dos Animais), em Custóias, Matosinhos. Aproveitando um terreno municipal, cedido à associação MIDAS (Movimento Internacional de Defesa dos Animais), ali serão recolhidos 150 cães até que encontrem um novo dono.

O centro fica, propositadamente, junto ao Canil Municipal de Matosinhos (perto do Monte de S. Brás), destino anual de cerca de 750 animais que são capturados na rua pelos serviços camarários. E que, após uma permanência de cinco dias no canil, têm de ser abatidos.
"Estes animais merecem uma segunda oportunidade na vida. Muitas pessoas acham-lhes piada quando são pequenos, mas abandonam-nos quando crescem. Mas quem não respeita os animais também não consegue respeitar as pessoas. Este centro, que corporiza uma parceria de três anos com o MIDAS, é um espaço de estadia para animais em fase de adopção e visa incrementar a quantidade de cães que encontram novos donos", referiu o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto.
O terreno cedido pela autarquia ao MIDAS tem cerca de 2400 metros quadrados e 70% da sua área é constituída por mata de pinhal e carvalhos.
Espaços amplos
No centro foram construídos seis compartimentos com grandes áreas, dentro dos quais existem espaços cobertos, áreas impermeabilizadas e áreas naturais. Cinco compartimentos têm 108 m2, um 203 m2 e o centro dispõe, ainda, de um espaço para acolhimento de crias, armazém de rações e sala de tratamentos veterinários, instalada em contentores monobloco.
Dulce Mota, da Direcção do MIDAS, sublinhou que "ainda há muito trabalho a fazer"."
As pessoas refugiam-se no aconchego do lar e esquecem-se do que há no exterior. E há muitos a precisar da nossa ajuda, das crianças, aos idosos, passando pelos animais", afirmou.
Entretanto, está a decorrer uma campanha de recolha de rações, que poderão ser entregues nas escolas, no centro de acolhimento ou na autarquia. No fim-de-semana, decorrerá no Passeio Atlântico a Festa do Animal.
Reis Pinto - In Jornal Notícias

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Existem ainda... seres humanos admiráveis!

Dora nasceu para sofrer. Há dois meses, no entanto, saiu-lhe a sorte grande quando o destino desta cadela se cruzou com o de Isabel Lopes, vice-presidente da Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita (AAAAMoita).

“Encontrei-a à beira da estrada, desfalecida. Estava cheia de dentadas de pit bull”, conta a enfermeira, cuja experiência lhe permite afirmar com convicção que a cadela serviu de isco para lutas entre cães. Hoje, Isabel e Dora nutrem uma adoração mútua que se percebe à léguas. E, depois de tudo o que passou, a vida finalmente sorri a esta cadela. Mas Dora corre o risco de voltar a ver dias mais tristes. Isabel explica porquê: “Estamos com sérios problemas com o vizinho do terreno ao lado e agora é a sério porque soubemos que já está em processo de activação uma ordem de despejo contra a AAAAMoita”. Se a situação se confirmar, isso significa que 350 cães e gatos ficarão sujeitos a um futuro que “só Deus conhece”.
O Canil/Gatil da AAAAMoita encontra-se num terreno descampado junto ao rio há 15 anos. No entanto, Isabel só faz parte da equipa há cinco. Os problemas surgiram três anos depois da sua chegada, com o vizinho do terreno do lado ao comando de uma queixa feita à Quercus. “Alegou que isto era prejudicial para a saúde pública, por falta de higiene”, lembra Isabel, que defende: “Só não temos melhores condições porque desde que foi feita a queixa não nos deixam fazer obras”. Revoltada, garante ainda que o vizinho quer é vê-los pelas costas. “Por detrás disto estão jogos sujos que ele não quer que ninguém veja”, deixa no ar.
Independentemente do vizinho ter razão ou não, na altura a AAAAMoita recebeu ordem para desocupar o terreno em 15 dias. Mas os membros da associação bateram o pé e têm levado a melhor. Até à semana passada. “Soube, por portas e travessas, que chegou uma carta à Câmara a exigir que tirem os animais”, conta Isabel, que agora teme que o pior aconteça. “Nós já temos um novo terreno para colocar os animais. O problema é que o material que tínhamos angariado para a construção das casotas foi-nos roubado e agora não temos dinheiro para voltar a comprá-lo”, adianta.
Mesmo assim, a AAAAMoita prefere arriscar para evitar uma desgraça. Por isso, vai pôr mãos à obra no próximo sábado, dia 14. “Vamos mudar o máximo de animais para o novo espaço, estarão melhor lá do que num outro sítio qualquer que nem quero imaginar”, afirma. E lança o desafio: “Vamos precisar de muitas mãos para transferir os animais. Apareçam!” Já agora, quem quiser, já sabe, pode sempre adoptar um novo amiguinho.
"PARA ISTO É PRECISO VESTIR A CAMISOLA "Isabel Lopes adora animais. Enfermeira de profissão, não tem problemas em confidenciar que o ordenado que ganha vai todo para dar uma vida melhor aos seus “amiguinhos”. Ao fim do mês, não lhe sobra nada. Como vive? “Com a roupa que tenho no corpo”, afirma, despreocupada. O que recebe em troca? “A felicidade deles”, responde prontamente. “Não é fácil”, admite. Mas garante que compensa.
A AAAAMoita abriga e alimenta 350 cães e gatos. As condições não são as melhores, mas são as possíveis. “Eu até queria ter isto mais arranjado, mas desde há dois anos que não me deixam fazer nada por causa do processo”, adianta a enfermeira que, mesmo assim, vai fazendo o que está ao seu alcance: “Dou-lhes atenção e alimento-os.” E não é pouco. Para ter uma ideia, por dia, o canil/gatil gasta 130 quilos de granelado. “É preciso vestir a camisola”, garante Isabel: “Despi a do Futebol Clube do Porto para vestir a da AAAAMoita”, brinca.
Janete Frazão

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

...Só para lembrar!

Decorre este fim de semana (dias 7/8) na Praça Sony (Expo - Lisboa) mais uma grande campanha de adopção de animais abandonados, organizada pela LPDA , se possível, não deixem de nos visitar... e já agora, divulguem!...

PJ - Fotos na recta final...

Dia 4 de Setembro no Pavilhão Atlântico de Lisboa
Fotos: (c) Carla/Edgar

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

A Cobardia e Crueldade feitas pessoa...

"AOS MORADORES DA QUINTA DA ALAGOA - CARCAVELOSA
Cuba era uma cadela feliz. Bem tratada. Tratada com respeito. Na Terça-feira, 26 de Setembro, teve a infelicidade de comer na rua, enquanto fazia o seu passeio do fim do dia, alguma coisa envenenada. E morreu após uma noite de terrível agonia e muita tristeza de quem a acompanhou até ao fim.
Eu, a dona, estou triste e desiludida e revoltada.Triste porque perdi uma amiga, digna da palavra fidelidade.

Triste porque a minha filha fica triste de não a ver. Triste porque a alegria das brincadeiras da minha filha com a Cuba já não acontecem mais. Triste porque partilhei com ela o seu sofrimento final. depois de ter regressado a casa feliz e eufórica como de costume. Foi fulminante, doloroso e muito triste.Desiludida com um país que não educa, onde não há civismo (são poucas as pessoas que vejo com o saco para apanhar os dejectos).
Desiludida com as pessoas e o seu egoísmo. Colocar veneno na rua é um perigo para a saúde pública e é punido por lei. Colocar veneno na rua é um crime premeditado de pessoas más, mal formadas, egoístas. É um crime porque quem o faz vai comprar o produto, com má intenção, e aplica-o cobardemente às escondidas de todos, sabendo que está a cometer um crime. Além de criminoso, é pouco inteligente, é burro, estúpido porque não consegue pensar para além da maldade em que egoisticamente vive e perceber que matar assim os animais é desumano. Matar assim os animais é um perigo para todos, incluindo para o próprio criminoso.
A saúde pública inclui os gatos abandonados mas também inclui os animais de estimação que merecem respeito, os adultos que respiram e passeiam numa terra minada com veneno, as crianças que brincam na rua, no chão e com tudo o que lhes apetece. As crianças podem apanhar do chão e ingerir qualquer coisa envenenada, respirar os odores tóxicos de um animal em decomposição que tenha morrido envenenado.
Revoltada porque a EMAC diz ter queixas recentes de vários animais terem já morrido envenenados. Revoltada porque ninguém quer assumir responsabilidades e ninguém quer fazer nada para pôr cobro a um problema que é de todos. Revoltada porque nenhuma autoridade quer receber a queixa entendendo que não é do seu pelouro e remetendo para "os outros", sejam eles quem forem, porque "talvez" seja com eles o tratamento deste assunto. Revoltada porque na Quinta da Alagoa, em Carcavelos, toda a gente sabe quem é o criminoso, porque já assistiram ou porque no trato com ele assim o deduziram, mas ninguém faz nada porque pensa, julga que nada pode fazer senão, talvez, justiça pelas próprias mãos e tornando-se assim tão criminoso quanto o que devia justamente ser julgado. Mas é possível e deve ser feita alguma coisa.
O que eu quero?
Alertar todos os donos de animais para que se acautelem ainda mais. E caso suspeitem que o vosso animal tenha ingerido alguma coisa má, dêem-lhe imediatamente muita água com muito sal para lhe provocar o vómito e contactem logo o veterinário.Pedir a todos os moradores que, tal como eu já fiz, avisem, alertem, participem activamente na melhoria das condições do espaço onde vivem e, testemunhado um crime, não sejam cúmplices e actuem. No caso de testemunharem tal crime, ou suspeitarem de um acto que lhes pareça criminoso, avisem imediatamente as autoridades competentes para que venham ao local recolher as provas para análise a juntar ao processo.
Avisem as autoridades, tentem reunir o maior número possível de provas e a vossa palavra vale como prova. Falar é um dom, é um direito que nos assiste e tem valor perante a lei.
Pedir às autoridades que assumam a responsabilidade pela punição deste crime que aconteceu, acontece e continuará a acontecer até que as entidades competentes façam o que lhes compete, investiguem, processem e levem à justiça quem comete crimes. Que não fique só pelos jornais como notícia sensação do momento mas que tenha seguimento e uma conclusão justa.
Pedir a todos que contem as suas histórias e o que sabem, e que tenham a humanidade de não permitir que tal horror aconteça à sua porta. Comuniquem e não tenham medo de se fazerem ouvir e de testemunharem contra aquilo com que nenhum ser humano, digno desse nome, pode concordar.
Todos, não só os moradores da Quinta da Alagoa em Carcavelos, mas todos os que infelizmente vivem situação semelhante, devem agir. Eu ajudo.
Porque um animal que vive connosco não nos faz apenas companhia, ensina-nos muito. Ensina-nos, principalmente, a sermos humanos!
Qualquer informação relevante sobre este assunto queiram por favor comunicar de imediato para:
Polícia de Carcavelos 214 570 228
Polícia Municipal 214 815 611 ou 214 815 635
Gabinete do Munícipe da CM de Cascais: gab.municipe@cm-cascais.pt e 800203186
Helena Gonçalves
Telefone: 91 930 37 21 E-mail: correiohg@hotmail.com

-" catw (Carla Mar) 2006/10/03"

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Mais uma fantástica campanha!

Esta é mais uma criativa campanha publicitária promovida por mais uma ONG... pretendendo chamar a atenção para a problemática relacionada com a forma como o ser humano trata os animais, neste caso, pode ler-se o "Slogan":


"A cada ano centenas de cães são abandonados porque os seus donos se cansam de brincar com eles."